A INVASÃO HOLANDESA NOS LIVROS DIDÁTICOS E NO ENSINO DE HISTÓRIA

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Donda, Elaine Martins
Data de Publicação: 2010
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Metodista
Texto Completo: http://tede.metodista.br/jspui/handle/tede/1168
Resumo: Essa pesquisa bibliográfica e empírica teve como objetivo analisar livros didáticos de História elaborados para 6ªs séries do ensino fundamental utilizados em uma escola estadual de nome fictício Monte Alto, situada no Extremo Leste de São Paulo e uma escola municipal de nome fictício Morro da Cruz localizada em um bairro da Zona Leste de São Paulo. Durante a construção desse trabalho, pretendeu-se fazer uma leitura de manuais escolares de História, objetivando compreender como a invasão holandesa é abordada nos materiais didáticos. Além dos materiais das escolas estadual e municipal, foram analisados três compêndios do século XIX cujos autores são José Inácio de Abreu e Lima, Francisco Adolfo de Varnhagen e Joaquim Manoel de Macedo, também materiais didáticos de dois autores do século XX, Joaquim Silva e Sérgio Buarque de Holanda. Buscou-se, ainda, evidenciar qual trajetória o livro didático percorre da produção editorial até a distribuição aos destinatários finais, alunos e professores, a partir das contribuições de Circe Bittencourt, Kazumi Munakata e outros referenciais teóricos. Em suma, esse trabalho tencionou responder como os textos didáticos abordam a invasão holandesa e como esse tema é apropriado pelo alunado e docentes. Por meio de estudo de caso, foram analisadas as representações de dois grupos específicos alunos e professores da escola Monte Alto e da escola Morro da Cruz sobre a invasão holandesa, à luz das orientações teóricas de Roger Chartier.
id METODISTA_0491e635783ab796be4d5a46806f0998
oai_identifier_str oai:tahbit.umesp.edu.dti:tede/1168
network_acronym_str METODISTA
network_name_str Repositório Institucional da Metodista
repository_id_str
spelling A INVASÃO HOLANDESA NOS LIVROS DIDÁTICOS E NO ENSINO DE HISTÓRIALivro didáticoHistóriaInvasão HolandesaDiscursoRepresentaçõesApropriações.Libro didácticoHistoriaInvasión HolandesaDiscurso. RepresentacionesApropiaciones.CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADASEssa pesquisa bibliográfica e empírica teve como objetivo analisar livros didáticos de História elaborados para 6ªs séries do ensino fundamental utilizados em uma escola estadual de nome fictício Monte Alto, situada no Extremo Leste de São Paulo e uma escola municipal de nome fictício Morro da Cruz localizada em um bairro da Zona Leste de São Paulo. Durante a construção desse trabalho, pretendeu-se fazer uma leitura de manuais escolares de História, objetivando compreender como a invasão holandesa é abordada nos materiais didáticos. Além dos materiais das escolas estadual e municipal, foram analisados três compêndios do século XIX cujos autores são José Inácio de Abreu e Lima, Francisco Adolfo de Varnhagen e Joaquim Manoel de Macedo, também materiais didáticos de dois autores do século XX, Joaquim Silva e Sérgio Buarque de Holanda. Buscou-se, ainda, evidenciar qual trajetória o livro didático percorre da produção editorial até a distribuição aos destinatários finais, alunos e professores, a partir das contribuições de Circe Bittencourt, Kazumi Munakata e outros referenciais teóricos. Em suma, esse trabalho tencionou responder como os textos didáticos abordam a invasão holandesa e como esse tema é apropriado pelo alunado e docentes. Por meio de estudo de caso, foram analisadas as representações de dois grupos específicos alunos e professores da escola Monte Alto e da escola Morro da Cruz sobre a invasão holandesa, à luz das orientações teóricas de Roger Chartier.Esta investigación bibliográfica y empírica tuvo como objetivo analizar libros didácticos de Historia elaborados para los 6ºs años/grados de la enseñanza básica utilizados en una escuela estatal de nombre ficticio Monte Alto, situada en el Extremo Este de São Paulo, y una escuela municipal de nombre ficticio Morro da Cruz localizada en un barrio de la Zona Este de São Paulo. Durante la construcción de este trabajo, se pretendió hacer una lectura de manuales escolares de Historia, objetivando comprender de qué forma la invasión holandesa es abordada en los materiales didácticos. Además de los materiales de las escuelas estatal y municipal, fueron analizados tres compendios del siglo XIX cuyos autores son José Inácio de Abreu y Lima, Francisco Adolfo de Varnhagen y Joaquim Manoel de Macedo, también materiales didácticos de dos autores del siglo XX, Joaquim Silva y Sérgio Buarque de Holanda. Buscando, además, evidenciar qué trayectoria el libro didáctico recorre de la producción editorial hasta la distribución a los destinatarios finales, alumnos y profesores. Esta parte fue elaborada a partir de las contribuciones de Circe Bittencourt, Kazumi Munakata y otros referenciales teóricos. En suma, este trabajo procuró responder de qué manera los textos didácticos abordan la invasión holandesa y cómo ese tema es incorporado por el alumnado y docentes. Por medio de estudio de caso, fueron analizadas las representaciones sobre la invasión holandesa de dos grupos específicos alumnos y profesores de la escuela Monte Alto y de la escuela Morro da Cruz a la luz de las orientaciones teóricas de Roger Chartier.Universidade Metodista de São PauloEducaçãoBRUMESPPÓS GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃODemartini, Zeila de Brito FabriCPF:13265477995http://lattes.cnpq.br/8059807589945744Munakata, KazumiCPF:12312312312Cardoso, Douglas NassifCPF:35989526895http://lattes.cnpq.br/5692036916956582Donda, Elaine Martins2016-08-03T16:16:19Z2011-02-162010-04-09info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfDONDA, Elaine Martins. A INVASÃO HOLANDESA NOS LIVROS DIDÁTICOS E NO ENSINO DE HISTÓRIA. 2010. 50 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Metodista de São Paulo, São Bernardo do Campo, 2010.http://tede.metodista.br/jspui/handle/tede/1168porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da Metodistainstname:Universidade Metodista de São Paulo (METODISTA)instacron:METODISTA2016-08-03T18:12:38Zoai:tahbit.umesp.edu.dti:tede/1168Repositório InstitucionalPRIhttp://tede.metodista.br/oai/requestbiblioteca@metodista.bropendoar:2016-08-03T18:12:38Repositório Institucional da Metodista - Universidade Metodista de São Paulo (METODISTA)false
dc.title.none.fl_str_mv A INVASÃO HOLANDESA NOS LIVROS DIDÁTICOS E NO ENSINO DE HISTÓRIA
title A INVASÃO HOLANDESA NOS LIVROS DIDÁTICOS E NO ENSINO DE HISTÓRIA
spellingShingle A INVASÃO HOLANDESA NOS LIVROS DIDÁTICOS E NO ENSINO DE HISTÓRIA
Donda, Elaine Martins
Livro didático
História
Invasão Holandesa
Discurso
Representações
Apropriações.
Libro didáctico
Historia
Invasión Holandesa
Discurso. Representaciones
Apropiaciones.
CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS
title_short A INVASÃO HOLANDESA NOS LIVROS DIDÁTICOS E NO ENSINO DE HISTÓRIA
title_full A INVASÃO HOLANDESA NOS LIVROS DIDÁTICOS E NO ENSINO DE HISTÓRIA
title_fullStr A INVASÃO HOLANDESA NOS LIVROS DIDÁTICOS E NO ENSINO DE HISTÓRIA
title_full_unstemmed A INVASÃO HOLANDESA NOS LIVROS DIDÁTICOS E NO ENSINO DE HISTÓRIA
title_sort A INVASÃO HOLANDESA NOS LIVROS DIDÁTICOS E NO ENSINO DE HISTÓRIA
author Donda, Elaine Martins
author_facet Donda, Elaine Martins
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Demartini, Zeila de Brito Fabri
CPF:13265477995
http://lattes.cnpq.br/8059807589945744
Munakata, Kazumi
CPF:12312312312
Cardoso, Douglas Nassif
CPF:35989526895
http://lattes.cnpq.br/5692036916956582
dc.contributor.author.fl_str_mv Donda, Elaine Martins
dc.subject.por.fl_str_mv Livro didático
História
Invasão Holandesa
Discurso
Representações
Apropriações.
Libro didáctico
Historia
Invasión Holandesa
Discurso. Representaciones
Apropiaciones.
CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS
topic Livro didático
História
Invasão Holandesa
Discurso
Representações
Apropriações.
Libro didáctico
Historia
Invasión Holandesa
Discurso. Representaciones
Apropiaciones.
CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS
description Essa pesquisa bibliográfica e empírica teve como objetivo analisar livros didáticos de História elaborados para 6ªs séries do ensino fundamental utilizados em uma escola estadual de nome fictício Monte Alto, situada no Extremo Leste de São Paulo e uma escola municipal de nome fictício Morro da Cruz localizada em um bairro da Zona Leste de São Paulo. Durante a construção desse trabalho, pretendeu-se fazer uma leitura de manuais escolares de História, objetivando compreender como a invasão holandesa é abordada nos materiais didáticos. Além dos materiais das escolas estadual e municipal, foram analisados três compêndios do século XIX cujos autores são José Inácio de Abreu e Lima, Francisco Adolfo de Varnhagen e Joaquim Manoel de Macedo, também materiais didáticos de dois autores do século XX, Joaquim Silva e Sérgio Buarque de Holanda. Buscou-se, ainda, evidenciar qual trajetória o livro didático percorre da produção editorial até a distribuição aos destinatários finais, alunos e professores, a partir das contribuições de Circe Bittencourt, Kazumi Munakata e outros referenciais teóricos. Em suma, esse trabalho tencionou responder como os textos didáticos abordam a invasão holandesa e como esse tema é apropriado pelo alunado e docentes. Por meio de estudo de caso, foram analisadas as representações de dois grupos específicos alunos e professores da escola Monte Alto e da escola Morro da Cruz sobre a invasão holandesa, à luz das orientações teóricas de Roger Chartier.
publishDate 2010
dc.date.none.fl_str_mv 2010-04-09
2011-02-16
2016-08-03T16:16:19Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv DONDA, Elaine Martins. A INVASÃO HOLANDESA NOS LIVROS DIDÁTICOS E NO ENSINO DE HISTÓRIA. 2010. 50 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Metodista de São Paulo, São Bernardo do Campo, 2010.
http://tede.metodista.br/jspui/handle/tede/1168
identifier_str_mv DONDA, Elaine Martins. A INVASÃO HOLANDESA NOS LIVROS DIDÁTICOS E NO ENSINO DE HISTÓRIA. 2010. 50 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Metodista de São Paulo, São Bernardo do Campo, 2010.
url http://tede.metodista.br/jspui/handle/tede/1168
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Metodista de São Paulo
Educação
BR
UMESP
PÓS GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO
publisher.none.fl_str_mv Universidade Metodista de São Paulo
Educação
BR
UMESP
PÓS GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da Metodista
instname:Universidade Metodista de São Paulo (METODISTA)
instacron:METODISTA
instname_str Universidade Metodista de São Paulo (METODISTA)
instacron_str METODISTA
institution METODISTA
reponame_str Repositório Institucional da Metodista
collection Repositório Institucional da Metodista
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da Metodista - Universidade Metodista de São Paulo (METODISTA)
repository.mail.fl_str_mv biblioteca@metodista.br
_version_ 1792601999451095040