A PEDAGOGIA DO JORNALISMO NA TEORIA E PRÁTICA DE LUIZ BELTRÃO
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2012 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da Metodista |
Texto Completo: | http://tede.metodista.br/jspui/handle/tede/645 |
Resumo: | O trabalho descreve e analisa a trajetória de Luiz Beltrão como um dos pioneiros do ensino do jornalismo no Brasil, pesquisando sua metodologia didático-pedagógica. O objetivo é revelar e caracterizar a constituição da pedagogia da comunicação de Luiz Beltrão voltada para o ensino do jornalismo por meio de sua obra e suas ações. Apresenta em sua bibliografia midiológica livros que são verdadeiros manuais para o ensino do jornalismo. Para a realização deste estudo utilizou-se como aportes metodológicos a pesquisa bibliográfica e pesquisa documental, além de reconstruções históricas no intuito de coligir dados e qualificar informações. O resultado da pesquisa revela que Luiz Beltrão forjou uma sólida pedagogia voltada para o ensino do jornalismo. Conclui que sua ação pedagógica foi de fundamental importância para a sistematização do ensino do jornalismo contribuindo assim para a produção do saber comunicacional no Brasil. |
id |
METODISTA_76e2ed9f74c17cd2c430c49dea416792 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:tahbit.umesp.edu.dti:tede/645 |
network_acronym_str |
METODISTA |
network_name_str |
Repositório Institucional da Metodista |
repository_id_str |
|
spelling |
A PEDAGOGIA DO JORNALISMO NA TEORIA E PRÁTICA DE LUIZ BELTRÃOThe pedagogy of journalism in the theoryand pratice of Luiz BeltrãoComunicaçãojornalismoensinopedagogiaLuiz Beltrão.CommunicationJournalismteachingpedagogyLuiz Beltrão.CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAOO trabalho descreve e analisa a trajetória de Luiz Beltrão como um dos pioneiros do ensino do jornalismo no Brasil, pesquisando sua metodologia didático-pedagógica. O objetivo é revelar e caracterizar a constituição da pedagogia da comunicação de Luiz Beltrão voltada para o ensino do jornalismo por meio de sua obra e suas ações. Apresenta em sua bibliografia midiológica livros que são verdadeiros manuais para o ensino do jornalismo. Para a realização deste estudo utilizou-se como aportes metodológicos a pesquisa bibliográfica e pesquisa documental, além de reconstruções históricas no intuito de coligir dados e qualificar informações. O resultado da pesquisa revela que Luiz Beltrão forjou uma sólida pedagogia voltada para o ensino do jornalismo. Conclui que sua ação pedagógica foi de fundamental importância para a sistematização do ensino do jornalismo contribuindo assim para a produção do saber comunicacional no Brasil.The work describes and analizes the trajectory of Luiz Beltrão as one of the pioneers of the teaching of the journalism in Brazil, searching his didactic-pedagogic methodology. The goal is to reveal and characterize the constitution of the pedagogy of the communication by Luiz Beltrão made for the teaching of the journalism with his work and actions. It is presented in his midiologic bibliography, books which are truly manuals to the teaching of the journalism. For the achievement of this learning, it was used as methodology supports, the bibliographic search and documentary search, moreover, historic reconstructions with the intention of gathering data and qualifying information. The result of the search reveals that Luiz Beltrão forged a solid pedagogy made for the teaching of the journalism. It is concluded that his pedagogic action had an essential importance to the adjustment of the teaching of the journalism contributing to the production of the communication knowlegde in Brazil.Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível SuperiorUniversidade Metodista de São PauloProcesso ComunicacionaisBRUMESPPÓS GRADUAÇÃO EM COMUNICAÇÃOMelo, Jose Marques deCPF:14561895610http://lattes.cnpq.br/4271609139942812Peruzzo, Cicília M. KrohlingCPF:16453586456Laurindo, RosemeriCPF:98765443065Gurgel, Eduardo Amaral2016-08-03T12:29:40Z2013-02-272012-12-05info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfGURGEL, Eduardo Amaral. The pedagogy of journalism in the theoryand pratice of Luiz Beltrão. 2012. 110 f. Dissertação (Mestrado em Processo Comunicacionais) - Universidade Metodista de São Paulo, São Bernardo do Campo, 2012.http://tede.metodista.br/jspui/handle/tede/645porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da Metodistainstname:Universidade Metodista de São Paulo (METODISTA)instacron:METODISTA2016-08-03T18:04:54Zoai:tahbit.umesp.edu.dti:tede/645Repositório InstitucionalPRIhttp://tede.metodista.br/oai/requestbiblioteca@metodista.bropendoar:2016-08-03T18:04:54Repositório Institucional da Metodista - Universidade Metodista de São Paulo (METODISTA)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A PEDAGOGIA DO JORNALISMO NA TEORIA E PRÁTICA DE LUIZ BELTRÃO The pedagogy of journalism in the theoryand pratice of Luiz Beltrão |
title |
A PEDAGOGIA DO JORNALISMO NA TEORIA E PRÁTICA DE LUIZ BELTRÃO |
spellingShingle |
A PEDAGOGIA DO JORNALISMO NA TEORIA E PRÁTICA DE LUIZ BELTRÃO Gurgel, Eduardo Amaral Comunicação jornalismo ensino pedagogia Luiz Beltrão. Communication Journalism teaching pedagogy Luiz Beltrão. CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO |
title_short |
A PEDAGOGIA DO JORNALISMO NA TEORIA E PRÁTICA DE LUIZ BELTRÃO |
title_full |
A PEDAGOGIA DO JORNALISMO NA TEORIA E PRÁTICA DE LUIZ BELTRÃO |
title_fullStr |
A PEDAGOGIA DO JORNALISMO NA TEORIA E PRÁTICA DE LUIZ BELTRÃO |
title_full_unstemmed |
A PEDAGOGIA DO JORNALISMO NA TEORIA E PRÁTICA DE LUIZ BELTRÃO |
title_sort |
A PEDAGOGIA DO JORNALISMO NA TEORIA E PRÁTICA DE LUIZ BELTRÃO |
author |
Gurgel, Eduardo Amaral |
author_facet |
Gurgel, Eduardo Amaral |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Melo, Jose Marques de CPF:14561895610 http://lattes.cnpq.br/4271609139942812 Peruzzo, Cicília M. Krohling CPF:16453586456 Laurindo, Rosemeri CPF:98765443065 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Gurgel, Eduardo Amaral |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Comunicação jornalismo ensino pedagogia Luiz Beltrão. Communication Journalism teaching pedagogy Luiz Beltrão. CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO |
topic |
Comunicação jornalismo ensino pedagogia Luiz Beltrão. Communication Journalism teaching pedagogy Luiz Beltrão. CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO |
description |
O trabalho descreve e analisa a trajetória de Luiz Beltrão como um dos pioneiros do ensino do jornalismo no Brasil, pesquisando sua metodologia didático-pedagógica. O objetivo é revelar e caracterizar a constituição da pedagogia da comunicação de Luiz Beltrão voltada para o ensino do jornalismo por meio de sua obra e suas ações. Apresenta em sua bibliografia midiológica livros que são verdadeiros manuais para o ensino do jornalismo. Para a realização deste estudo utilizou-se como aportes metodológicos a pesquisa bibliográfica e pesquisa documental, além de reconstruções históricas no intuito de coligir dados e qualificar informações. O resultado da pesquisa revela que Luiz Beltrão forjou uma sólida pedagogia voltada para o ensino do jornalismo. Conclui que sua ação pedagógica foi de fundamental importância para a sistematização do ensino do jornalismo contribuindo assim para a produção do saber comunicacional no Brasil. |
publishDate |
2012 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2012-12-05 2013-02-27 2016-08-03T12:29:40Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
GURGEL, Eduardo Amaral. The pedagogy of journalism in the theoryand pratice of Luiz Beltrão. 2012. 110 f. Dissertação (Mestrado em Processo Comunicacionais) - Universidade Metodista de São Paulo, São Bernardo do Campo, 2012. http://tede.metodista.br/jspui/handle/tede/645 |
identifier_str_mv |
GURGEL, Eduardo Amaral. The pedagogy of journalism in the theoryand pratice of Luiz Beltrão. 2012. 110 f. Dissertação (Mestrado em Processo Comunicacionais) - Universidade Metodista de São Paulo, São Bernardo do Campo, 2012. |
url |
http://tede.metodista.br/jspui/handle/tede/645 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Metodista de São Paulo Processo Comunicacionais BR UMESP PÓS GRADUAÇÃO EM COMUNICAÇÃO |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Metodista de São Paulo Processo Comunicacionais BR UMESP PÓS GRADUAÇÃO EM COMUNICAÇÃO |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da Metodista instname:Universidade Metodista de São Paulo (METODISTA) instacron:METODISTA |
instname_str |
Universidade Metodista de São Paulo (METODISTA) |
instacron_str |
METODISTA |
institution |
METODISTA |
reponame_str |
Repositório Institucional da Metodista |
collection |
Repositório Institucional da Metodista |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da Metodista - Universidade Metodista de São Paulo (METODISTA) |
repository.mail.fl_str_mv |
biblioteca@metodista.br |
_version_ |
1792601996657688576 |