PROFESSOR ENSINA! MAS, QUEM ENSINA O PROFESSOR? Relações de Aprendizagem Mediadas pelas Tecnologias

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Souza, Pedro José Sanches de
Data de Publicação: 2011
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Metodista
Texto Completo: http://tede.metodista.br/jspui/handle/tede/952
Resumo: A discussão sobre a formação de Professores sempre foi um desafio, especialmente em se tratando dos caminhos e descaminhos acerca das práticas cotidianas e, muito mais, ainda hoje, com a inserção da tecnologia dentro das salas de aula. A pesquisa investigou se o uso da tecnologia favorece a interação professor-aluno e se isso se torna um facilitador na busca de novos conhecimentos, colaborando para a alteração da prática cotidiana. Para desenvolver tais discussões realizamos uma revisão da literatura e da legislação sobre a formação de professores no contexto brasileiro e sobre a formação de professores e as tecnologias. Elaboramos análises das ações do Governo Federal, privilegiando o contexto do Estado de São Paulo por ser o foco da nossa investigação. Para a realização da pesquisa de campo contamos com a colaboração de professores do Ensino Fundamental II e do Ensino Médio de Escolas Estaduais e os responsáveis das Oficinas Pedagógicas das Diretorias de Ensino dos Municípios de Santo André e Mauá para a aplicação de um questionário e realização de entrevistas de aprofundamento. Verificamos que os esforços de implantação de projetos desenvolvidos pela rede estadual esbarram na burocracia e na descontinuidade, provocadas pela mudança de administração, onde se priorizam os interesses pessoais em detrimento dos interesses coletivos. Em contrapartida, encontramos os formadores nas Diretorias de Ensino, que precisam atender todas as questões administrativas e políticas, e, ao mesmo tempo, darem conta da formação continuada dos professores, resolvendo problemas que, muitas vezes, estão longe de suas possibilidades e verificamos também que o uso da tecnologia na atividade docente ainda não é o esperado, ou seja, estes professores não fazem uso pedagógico do computador, porém, o uso aumentou sistematicamente, mas trazê-lo para a sala de aula ainda é um desafio e reflete a forma de agir e de pensar dos professores envolvidos no processo desta pesquisa.
id METODISTA_ad0c236044023c39a0c7e6f0ab5299bb
oai_identifier_str oai:tahbit.umesp.edu.dti:tede/952
network_acronym_str METODISTA
network_name_str Repositório Institucional da Metodista
repository_id_str
spelling PROFESSOR ENSINA! MAS, QUEM ENSINA O PROFESSOR? Relações de Aprendizagem Mediadas pelas TecnologiasTecnologia educacionalFormação de professoresRelações de aprendizagemEducational technologyteacher traininglearning relationsCNPQ::CIENCIAS HUMANASA discussão sobre a formação de Professores sempre foi um desafio, especialmente em se tratando dos caminhos e descaminhos acerca das práticas cotidianas e, muito mais, ainda hoje, com a inserção da tecnologia dentro das salas de aula. A pesquisa investigou se o uso da tecnologia favorece a interação professor-aluno e se isso se torna um facilitador na busca de novos conhecimentos, colaborando para a alteração da prática cotidiana. Para desenvolver tais discussões realizamos uma revisão da literatura e da legislação sobre a formação de professores no contexto brasileiro e sobre a formação de professores e as tecnologias. Elaboramos análises das ações do Governo Federal, privilegiando o contexto do Estado de São Paulo por ser o foco da nossa investigação. Para a realização da pesquisa de campo contamos com a colaboração de professores do Ensino Fundamental II e do Ensino Médio de Escolas Estaduais e os responsáveis das Oficinas Pedagógicas das Diretorias de Ensino dos Municípios de Santo André e Mauá para a aplicação de um questionário e realização de entrevistas de aprofundamento. Verificamos que os esforços de implantação de projetos desenvolvidos pela rede estadual esbarram na burocracia e na descontinuidade, provocadas pela mudança de administração, onde se priorizam os interesses pessoais em detrimento dos interesses coletivos. Em contrapartida, encontramos os formadores nas Diretorias de Ensino, que precisam atender todas as questões administrativas e políticas, e, ao mesmo tempo, darem conta da formação continuada dos professores, resolvendo problemas que, muitas vezes, estão longe de suas possibilidades e verificamos também que o uso da tecnologia na atividade docente ainda não é o esperado, ou seja, estes professores não fazem uso pedagógico do computador, porém, o uso aumentou sistematicamente, mas trazê-lo para a sala de aula ainda é um desafio e reflete a forma de agir e de pensar dos professores envolvidos no processo desta pesquisa.The discussion of teacher training has always been a challenge especially when it comes to the ways and wanderings about the daily practices and more, today with the inclusion of technology within the classroom. The research investigated the use f the technology encourages teacher-student interaction and if it becomes a facilitator in the pursuit of new knowledge contributing to the change in daily practice. To develop such discussions do a review of literature and legislation on teacher training in the Brazilian context, and on teacher training and technology. Elaborate analysis of the actions of the Federal Government, focusing on the context of the State of São Paulo for being the focus of our investigation. For the research field we have the cooperation of teachers of Basic Education II and high schools and the heads of State Pedagogical Workshops of Boards of Education of the cities of Santo Andre and Maua for the application of a questionnaire and conducting depth interviews. We found efforts to implement projects developed by the network state bump in the bureaucracy and the discontinuity caused by the change of administration where prioritize their personal interests. In contrast, we find the trainers in the Boards of Education, which must meet all administrative and political issues, and at the same time, realizing the ongoing training of teachers solving problems that are often far from their potential and we note that the use technology in teaching, is not expected, that is, these teachers are not teaching computer use, but use increased systematically, but bring it to the classroom is still a challenge and reflect the way of acting and thinking of the teachers involved in this research.Universidade Metodista de São PauloEducaçãoBRUMESPPÓS GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃOBahia, Norines PanicacciCPF:49852963032http://lattes.cnpq.br/5881924827893022Demartini, Zeila de Brito FabriCPF:13265477995http://lattes.cnpq.br/8059807589945744Rosalen, Marilena Aparecida de SouzaCPF:96378928741Souza, Pedro José Sanches de2016-08-03T16:15:29Z2011-09-022011-06-20info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfSOUZA, Pedro José Sanches de. PROFESSOR ENSINA! MAS, QUEM ENSINA O PROFESSOR? Relações de Aprendizagem Mediadas pelas Tecnologias. 2011. 112 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Metodista de São Paulo, São Bernardo do Campo, 2011.http://tede.metodista.br/jspui/handle/tede/952porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da Metodistainstname:Universidade Metodista de São Paulo (METODISTA)instacron:METODISTA2016-08-03T18:00:38Zoai:tahbit.umesp.edu.dti:tede/952Repositório InstitucionalPRIhttp://tede.metodista.br/oai/requestbiblioteca@metodista.bropendoar:2016-08-03T18:00:38Repositório Institucional da Metodista - Universidade Metodista de São Paulo (METODISTA)false
dc.title.none.fl_str_mv PROFESSOR ENSINA! MAS, QUEM ENSINA O PROFESSOR? Relações de Aprendizagem Mediadas pelas Tecnologias
title PROFESSOR ENSINA! MAS, QUEM ENSINA O PROFESSOR? Relações de Aprendizagem Mediadas pelas Tecnologias
spellingShingle PROFESSOR ENSINA! MAS, QUEM ENSINA O PROFESSOR? Relações de Aprendizagem Mediadas pelas Tecnologias
Souza, Pedro José Sanches de
Tecnologia educacional
Formação de professores
Relações de aprendizagem
Educational technology
teacher training
learning relations
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS
title_short PROFESSOR ENSINA! MAS, QUEM ENSINA O PROFESSOR? Relações de Aprendizagem Mediadas pelas Tecnologias
title_full PROFESSOR ENSINA! MAS, QUEM ENSINA O PROFESSOR? Relações de Aprendizagem Mediadas pelas Tecnologias
title_fullStr PROFESSOR ENSINA! MAS, QUEM ENSINA O PROFESSOR? Relações de Aprendizagem Mediadas pelas Tecnologias
title_full_unstemmed PROFESSOR ENSINA! MAS, QUEM ENSINA O PROFESSOR? Relações de Aprendizagem Mediadas pelas Tecnologias
title_sort PROFESSOR ENSINA! MAS, QUEM ENSINA O PROFESSOR? Relações de Aprendizagem Mediadas pelas Tecnologias
author Souza, Pedro José Sanches de
author_facet Souza, Pedro José Sanches de
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Bahia, Norines Panicacci
CPF:49852963032
http://lattes.cnpq.br/5881924827893022
Demartini, Zeila de Brito Fabri
CPF:13265477995
http://lattes.cnpq.br/8059807589945744
Rosalen, Marilena Aparecida de Souza
CPF:96378928741
dc.contributor.author.fl_str_mv Souza, Pedro José Sanches de
dc.subject.por.fl_str_mv Tecnologia educacional
Formação de professores
Relações de aprendizagem
Educational technology
teacher training
learning relations
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS
topic Tecnologia educacional
Formação de professores
Relações de aprendizagem
Educational technology
teacher training
learning relations
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS
description A discussão sobre a formação de Professores sempre foi um desafio, especialmente em se tratando dos caminhos e descaminhos acerca das práticas cotidianas e, muito mais, ainda hoje, com a inserção da tecnologia dentro das salas de aula. A pesquisa investigou se o uso da tecnologia favorece a interação professor-aluno e se isso se torna um facilitador na busca de novos conhecimentos, colaborando para a alteração da prática cotidiana. Para desenvolver tais discussões realizamos uma revisão da literatura e da legislação sobre a formação de professores no contexto brasileiro e sobre a formação de professores e as tecnologias. Elaboramos análises das ações do Governo Federal, privilegiando o contexto do Estado de São Paulo por ser o foco da nossa investigação. Para a realização da pesquisa de campo contamos com a colaboração de professores do Ensino Fundamental II e do Ensino Médio de Escolas Estaduais e os responsáveis das Oficinas Pedagógicas das Diretorias de Ensino dos Municípios de Santo André e Mauá para a aplicação de um questionário e realização de entrevistas de aprofundamento. Verificamos que os esforços de implantação de projetos desenvolvidos pela rede estadual esbarram na burocracia e na descontinuidade, provocadas pela mudança de administração, onde se priorizam os interesses pessoais em detrimento dos interesses coletivos. Em contrapartida, encontramos os formadores nas Diretorias de Ensino, que precisam atender todas as questões administrativas e políticas, e, ao mesmo tempo, darem conta da formação continuada dos professores, resolvendo problemas que, muitas vezes, estão longe de suas possibilidades e verificamos também que o uso da tecnologia na atividade docente ainda não é o esperado, ou seja, estes professores não fazem uso pedagógico do computador, porém, o uso aumentou sistematicamente, mas trazê-lo para a sala de aula ainda é um desafio e reflete a forma de agir e de pensar dos professores envolvidos no processo desta pesquisa.
publishDate 2011
dc.date.none.fl_str_mv 2011-09-02
2011-06-20
2016-08-03T16:15:29Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv SOUZA, Pedro José Sanches de. PROFESSOR ENSINA! MAS, QUEM ENSINA O PROFESSOR? Relações de Aprendizagem Mediadas pelas Tecnologias. 2011. 112 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Metodista de São Paulo, São Bernardo do Campo, 2011.
http://tede.metodista.br/jspui/handle/tede/952
identifier_str_mv SOUZA, Pedro José Sanches de. PROFESSOR ENSINA! MAS, QUEM ENSINA O PROFESSOR? Relações de Aprendizagem Mediadas pelas Tecnologias. 2011. 112 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Metodista de São Paulo, São Bernardo do Campo, 2011.
url http://tede.metodista.br/jspui/handle/tede/952
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Metodista de São Paulo
Educação
BR
UMESP
PÓS GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO
publisher.none.fl_str_mv Universidade Metodista de São Paulo
Educação
BR
UMESP
PÓS GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da Metodista
instname:Universidade Metodista de São Paulo (METODISTA)
instacron:METODISTA
instname_str Universidade Metodista de São Paulo (METODISTA)
instacron_str METODISTA
institution METODISTA
reponame_str Repositório Institucional da Metodista
collection Repositório Institucional da Metodista
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da Metodista - Universidade Metodista de São Paulo (METODISTA)
repository.mail.fl_str_mv biblioteca@metodista.br
_version_ 1792601998281932800