Comunicação, Valores Comunitários e Sustentabilidade: os portais da UMESP, FEI e FSA.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Rosa, Paulo Cezar
Data de Publicação: 2009
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Metodista
Texto Completo: http://tede.metodista.br/jspui/handle/tede/891
Resumo: Este trabalho analisou a relação entre comunicação e sustentabilidade em universidades comunitárias no Estado de São Paulo associadas à ABRUC (Associação Brasileira das Universidades Comunitárias). O objetivo foi examinar a imagem das universidades, a partir das estratégias de comunicação utilizadas nos portais institucionais. Procurou entender se e como utilizam o diferencial de caráter comunitário no marketing institucional. A pesquisa é de natureza qualitativa, tendo como metodologia central o estudo de caso múltiplos de Yin (2005). Foram também utilizados alguns dos aspectos da Análise de Conteúdo de Bardin (2006) para a categorização dos termos que identificam os valores comunitários. Os portais das universidades comunitárias localizadas na região do ABC paulista (Universidade Metodista do Estado de São Paulo UMESP, Centro Universitário Engenharia Industrial FEI e Centro Universitário Fundação Santo André FSA), se constituem no corpus principal desta pesquisa. A técnica para a análise dos portais foi estruturada a partir do trabalho de Vilella (2003). Foram avaliados aspectos voltados para a facilidade da navegação no uso das informações, tais como: usabilidade, funcionalidade e conteúdo. O período para a coleta de dados foi de um mês, assim distribuído: uma semana durante o período de inscrições para o vestibular e três semanas no início do período letivo do ano de 2008. Como parte da análise da construção da imagem institucional foi também verificado, a partir dos resultados econômicos e financeiros, se existe correlação entre a política de comunicação das instituições comunitárias e a sustentabilidade financeira. Os principais resultados foram: a) não existe uma visibilidade clara dos valores comunitários nos portais institucionais; b) os portais seguem os padrões tradicionais, sem incorporar as inovações tecnológicas, que garantam visibilidade e transparência nas ações das instituições; c) existe correlação entre os resultados econômico-financeiros e o diferencial comunitário como estratégia de comunicação e sustentabilidade das instituições.(AU)
id METODISTA_dd6d40d44773bfd98d12580cd3204d8d
oai_identifier_str oai:tahbit.umesp.edu.dti:tede/891
network_acronym_str METODISTA
network_name_str Repositório Institucional da Metodista
repository_id_str
spelling Comunicação, Valores Comunitários e Sustentabilidade: os portais da UMESP, FEI e FSA.ComunicaçãoEducaçãoUniversidades ComunitáriasCompetitividadeSustentabilidadeImagem e Responsabilidade SocialCommunicationEducationCommunity UniversitiesCompetitivenessSustainabilityImage and Social ResponsibilityCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAOEste trabalho analisou a relação entre comunicação e sustentabilidade em universidades comunitárias no Estado de São Paulo associadas à ABRUC (Associação Brasileira das Universidades Comunitárias). O objetivo foi examinar a imagem das universidades, a partir das estratégias de comunicação utilizadas nos portais institucionais. Procurou entender se e como utilizam o diferencial de caráter comunitário no marketing institucional. A pesquisa é de natureza qualitativa, tendo como metodologia central o estudo de caso múltiplos de Yin (2005). Foram também utilizados alguns dos aspectos da Análise de Conteúdo de Bardin (2006) para a categorização dos termos que identificam os valores comunitários. Os portais das universidades comunitárias localizadas na região do ABC paulista (Universidade Metodista do Estado de São Paulo UMESP, Centro Universitário Engenharia Industrial FEI e Centro Universitário Fundação Santo André FSA), se constituem no corpus principal desta pesquisa. A técnica para a análise dos portais foi estruturada a partir do trabalho de Vilella (2003). Foram avaliados aspectos voltados para a facilidade da navegação no uso das informações, tais como: usabilidade, funcionalidade e conteúdo. O período para a coleta de dados foi de um mês, assim distribuído: uma semana durante o período de inscrições para o vestibular e três semanas no início do período letivo do ano de 2008. Como parte da análise da construção da imagem institucional foi também verificado, a partir dos resultados econômicos e financeiros, se existe correlação entre a política de comunicação das instituições comunitárias e a sustentabilidade financeira. Os principais resultados foram: a) não existe uma visibilidade clara dos valores comunitários nos portais institucionais; b) os portais seguem os padrões tradicionais, sem incorporar as inovações tecnológicas, que garantam visibilidade e transparência nas ações das instituições; c) existe correlação entre os resultados econômico-financeiros e o diferencial comunitário como estratégia de comunicação e sustentabilidade das instituições.(AU)This work analyzes the relationship between communication and sustainability in community universities in the State of São Paulo which are part of the ABRUC (Brazilian Association of Community Universities). The objective is to examine the image of these universities, based on the communication strategies used in their institutional portals. It seeks to understand whether and how they use the fact that they are community universities as a means of differentiation in their institutional marketing. This research is qualitative, using Yin s (2005) methodology of multiple case study. Some aspects of Bardin s (2006) Content Analysis are also used, to categorize the terms that identify the community values. The portals of community universities located in the ABC region of São Paulo (Universidade Metodista do Estado de São Paulo UMESP, Centro Universitário Engenharia Industrial FEI and Centro Universitário Fundação Santo André FSA), constitute the main corpus of this research. The technique used to analyze the portals was structured based on the work of Vilella (2003). Aspects were evaluated relating to ease of navigation in the use of the information, namely: Usability, functionality and content. The data collection period was one month, distributed as follows: One week during the enrolment period for the university entrance exams, and three weeks at the start of the 2008 academic year. In the analysis of the construction of institutional image, it was also observed, based on the institutions economic and financial results, that there is a correlation between communication policy and financial sustainability. The main results were: a) there are no clearly visible community values in the institutional portals; b) the portals follow traditional patterns, without incorporating technological innovations that would guarantee visibility and transparency in the institutions actions; c) there is a correlation between the economic-financial results and the community differential as a communication strategy, and the sustainability of the institutions.(AU)Universidade Metodista de São PauloProcesso ComunicacionaisBRUMESPPÓS GRADUAÇÃO EM COMUNICAÇÃOCaldas, Maria das Gracas CondeCPF:12694613078http://lattes.cnpq.br/4194056997420853Galindo, Daniel dos SantosCPF:16502650000http://lattes.cnpq.br/1101827075498113Moraes, Marcio deCPF:32423123132http://lattes.cnpq.br/7649544274582227Castanho, Maria Eugênia de Lima MontesCPF:45541231212http://lattes.cnpq.br/3883562938853685Santos, Neusa Maria Bastos Fernandes dosCPF:51112312323http://lattes.cnpq.br/8447239091986129Rosa, Paulo Cezar2016-08-03T12:31:06Z2011-10-132009-12-08info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdfROSA, Paulo Cezar. Comunicação, Valores Comunitários e Sustentabilidade: os portais da UMESP, FEI e FSA.. 2009. 360 f. Tese (Doutorado em Processo Comunicacionais) - Universidade Metodista de São Paulo, São Bernardo do Campo, 2009.http://tede.metodista.br/jspui/handle/tede/891porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da Metodistainstname:Universidade Metodista de São Paulo (METODISTA)instacron:METODISTA2016-08-03T18:07:33Zoai:tahbit.umesp.edu.dti:tede/891Repositório InstitucionalPRIhttp://tede.metodista.br/oai/requestbiblioteca@metodista.bropendoar:2016-08-03T18:07:33Repositório Institucional da Metodista - Universidade Metodista de São Paulo (METODISTA)false
dc.title.none.fl_str_mv Comunicação, Valores Comunitários e Sustentabilidade: os portais da UMESP, FEI e FSA.
title Comunicação, Valores Comunitários e Sustentabilidade: os portais da UMESP, FEI e FSA.
spellingShingle Comunicação, Valores Comunitários e Sustentabilidade: os portais da UMESP, FEI e FSA.
Rosa, Paulo Cezar
Comunicação
Educação
Universidades Comunitárias
Competitividade
Sustentabilidade
Imagem e Responsabilidade Social
Communication
Education
Community Universities
Competitiveness
Sustainability
Image and Social Responsibility
CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO
title_short Comunicação, Valores Comunitários e Sustentabilidade: os portais da UMESP, FEI e FSA.
title_full Comunicação, Valores Comunitários e Sustentabilidade: os portais da UMESP, FEI e FSA.
title_fullStr Comunicação, Valores Comunitários e Sustentabilidade: os portais da UMESP, FEI e FSA.
title_full_unstemmed Comunicação, Valores Comunitários e Sustentabilidade: os portais da UMESP, FEI e FSA.
title_sort Comunicação, Valores Comunitários e Sustentabilidade: os portais da UMESP, FEI e FSA.
author Rosa, Paulo Cezar
author_facet Rosa, Paulo Cezar
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Caldas, Maria das Gracas Conde
CPF:12694613078
http://lattes.cnpq.br/4194056997420853
Galindo, Daniel dos Santos
CPF:16502650000
http://lattes.cnpq.br/1101827075498113
Moraes, Marcio de
CPF:32423123132
http://lattes.cnpq.br/7649544274582227
Castanho, Maria Eugênia de Lima Montes
CPF:45541231212
http://lattes.cnpq.br/3883562938853685
Santos, Neusa Maria Bastos Fernandes dos
CPF:51112312323
http://lattes.cnpq.br/8447239091986129
dc.contributor.author.fl_str_mv Rosa, Paulo Cezar
dc.subject.por.fl_str_mv Comunicação
Educação
Universidades Comunitárias
Competitividade
Sustentabilidade
Imagem e Responsabilidade Social
Communication
Education
Community Universities
Competitiveness
Sustainability
Image and Social Responsibility
CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO
topic Comunicação
Educação
Universidades Comunitárias
Competitividade
Sustentabilidade
Imagem e Responsabilidade Social
Communication
Education
Community Universities
Competitiveness
Sustainability
Image and Social Responsibility
CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO
description Este trabalho analisou a relação entre comunicação e sustentabilidade em universidades comunitárias no Estado de São Paulo associadas à ABRUC (Associação Brasileira das Universidades Comunitárias). O objetivo foi examinar a imagem das universidades, a partir das estratégias de comunicação utilizadas nos portais institucionais. Procurou entender se e como utilizam o diferencial de caráter comunitário no marketing institucional. A pesquisa é de natureza qualitativa, tendo como metodologia central o estudo de caso múltiplos de Yin (2005). Foram também utilizados alguns dos aspectos da Análise de Conteúdo de Bardin (2006) para a categorização dos termos que identificam os valores comunitários. Os portais das universidades comunitárias localizadas na região do ABC paulista (Universidade Metodista do Estado de São Paulo UMESP, Centro Universitário Engenharia Industrial FEI e Centro Universitário Fundação Santo André FSA), se constituem no corpus principal desta pesquisa. A técnica para a análise dos portais foi estruturada a partir do trabalho de Vilella (2003). Foram avaliados aspectos voltados para a facilidade da navegação no uso das informações, tais como: usabilidade, funcionalidade e conteúdo. O período para a coleta de dados foi de um mês, assim distribuído: uma semana durante o período de inscrições para o vestibular e três semanas no início do período letivo do ano de 2008. Como parte da análise da construção da imagem institucional foi também verificado, a partir dos resultados econômicos e financeiros, se existe correlação entre a política de comunicação das instituições comunitárias e a sustentabilidade financeira. Os principais resultados foram: a) não existe uma visibilidade clara dos valores comunitários nos portais institucionais; b) os portais seguem os padrões tradicionais, sem incorporar as inovações tecnológicas, que garantam visibilidade e transparência nas ações das instituições; c) existe correlação entre os resultados econômico-financeiros e o diferencial comunitário como estratégia de comunicação e sustentabilidade das instituições.(AU)
publishDate 2009
dc.date.none.fl_str_mv 2009-12-08
2011-10-13
2016-08-03T12:31:06Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv ROSA, Paulo Cezar. Comunicação, Valores Comunitários e Sustentabilidade: os portais da UMESP, FEI e FSA.. 2009. 360 f. Tese (Doutorado em Processo Comunicacionais) - Universidade Metodista de São Paulo, São Bernardo do Campo, 2009.
http://tede.metodista.br/jspui/handle/tede/891
identifier_str_mv ROSA, Paulo Cezar. Comunicação, Valores Comunitários e Sustentabilidade: os portais da UMESP, FEI e FSA.. 2009. 360 f. Tese (Doutorado em Processo Comunicacionais) - Universidade Metodista de São Paulo, São Bernardo do Campo, 2009.
url http://tede.metodista.br/jspui/handle/tede/891
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Metodista de São Paulo
Processo Comunicacionais
BR
UMESP
PÓS GRADUAÇÃO EM COMUNICAÇÃO
publisher.none.fl_str_mv Universidade Metodista de São Paulo
Processo Comunicacionais
BR
UMESP
PÓS GRADUAÇÃO EM COMUNICAÇÃO
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da Metodista
instname:Universidade Metodista de São Paulo (METODISTA)
instacron:METODISTA
instname_str Universidade Metodista de São Paulo (METODISTA)
instacron_str METODISTA
institution METODISTA
reponame_str Repositório Institucional da Metodista
collection Repositório Institucional da Metodista
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da Metodista - Universidade Metodista de São Paulo (METODISTA)
repository.mail.fl_str_mv biblioteca@metodista.br
_version_ 1792601998091091968