A IMPORTÂNCIA DO PROCESSO COMUNICACIONAL NA GESTÃO DA MODALIDADE EAD ESTUDO DE CASO UNIVERSIDADE METODISTA DE SÃO PAULO

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Somensari, Patricia
Data de Publicação: 2012
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Metodista
Texto Completo: http://tede.metodista.br/jspui/handle/tede/20
Resumo: As instituições de ensino superior voltadas para a modalidade a distância, possuem em sua estrutura de gestão alguns mecanismos de comunicação e linguagem. A forma de comunicação online no ensino EAD, deve priorizar a qualidade da recepção e da identificação da mensagem visando atender com sucesso no processo de aprendizagem e melhor interpretação de aspectos culturais dos envolvidos neste processo comunicacional, entre o docente e o discente. Diante do exposto, o objetivo desta pesquisa é encontrar mecanismos para uma melhor comunicação e aprimoramento da linguagem dentro do ambiente virtual de aprendizagem (AVA). Para identificar possíveis tendências de gestão e diante das mudanças da sociedade moderna, as instituições de ensino inseriram a forma de aprendizagem à distância e o EAD foi inserido no cotidiano dos indivíduos com a globalização. A Universidade Metodista, seguindo exemplos de universidades estrangeiras também adotou a educação à distância e seus procedimentos. Ela apresenta em sua gestão inúmeras diferenças na forma de ensino-aprendizagem quando comparada com um curso presencial. Este estudo tem como metodologia a pesquisa qualitativa e como método o estudo de caso. A análise dos dados foi desenvolvida utilizando entrevistas estruturadas. As questões são diretas e abordam o cotidiano dos indivíduos envolvidos. A amostra foi composta de participantes docentes temáticos, auxiliares e discentes, inseridos na modalidade de educação à distância da Universidade Metodista de São Paulo. A unificação do estudo das relações entre discentes e docentes, aliada ao entendimento da forma de comunicação e linguagem no EAD, analisando critérios para a realização de uma gestão traz uma pesquisa com itens relacionados com a educação e formas de aprendizagem no ensino à distância. A pesquisa envolve estudos importantes relacionados com a gestão da educação, linguagem e a comunicação dos indivíduos. Conclui-se com a dissertação, que a comunicação entre os sujeitos pode ficar comprometida se o diálogo não existir com frequência e desta forma compromete o processo comunicacional. (AU)
id METODISTA_e9b149b7aeb3ad251d7ccc406f6f6341
oai_identifier_str oai:tahbit.umesp.edu.dti:tede/20
network_acronym_str METODISTA
network_name_str Repositório Institucional da Metodista
repository_id_str
spelling A IMPORTÂNCIA DO PROCESSO COMUNICACIONAL NA GESTÃO DA MODALIDADE EAD ESTUDO DE CASO UNIVERSIDADE METODISTA DE SÃO PAULOA IMPORTÂNCIA DO PROCESSO COMUNICACIONAL NA GESTÃO DA MODALIDADE EAD ESTUDO DE CASO UNIVERSIDADE METODISTA DE SÃO PAULOThe importance of the communication process managementThe importance of the communication process managementAprendizagemComunicaçãoCulturaLinguagemEADLearningCommunicationCultureLanguageDLECNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAOAs instituições de ensino superior voltadas para a modalidade a distância, possuem em sua estrutura de gestão alguns mecanismos de comunicação e linguagem. A forma de comunicação online no ensino EAD, deve priorizar a qualidade da recepção e da identificação da mensagem visando atender com sucesso no processo de aprendizagem e melhor interpretação de aspectos culturais dos envolvidos neste processo comunicacional, entre o docente e o discente. Diante do exposto, o objetivo desta pesquisa é encontrar mecanismos para uma melhor comunicação e aprimoramento da linguagem dentro do ambiente virtual de aprendizagem (AVA). Para identificar possíveis tendências de gestão e diante das mudanças da sociedade moderna, as instituições de ensino inseriram a forma de aprendizagem à distância e o EAD foi inserido no cotidiano dos indivíduos com a globalização. A Universidade Metodista, seguindo exemplos de universidades estrangeiras também adotou a educação à distância e seus procedimentos. Ela apresenta em sua gestão inúmeras diferenças na forma de ensino-aprendizagem quando comparada com um curso presencial. Este estudo tem como metodologia a pesquisa qualitativa e como método o estudo de caso. A análise dos dados foi desenvolvida utilizando entrevistas estruturadas. As questões são diretas e abordam o cotidiano dos indivíduos envolvidos. A amostra foi composta de participantes docentes temáticos, auxiliares e discentes, inseridos na modalidade de educação à distância da Universidade Metodista de São Paulo. A unificação do estudo das relações entre discentes e docentes, aliada ao entendimento da forma de comunicação e linguagem no EAD, analisando critérios para a realização de uma gestão traz uma pesquisa com itens relacionados com a educação e formas de aprendizagem no ensino à distância. A pesquisa envolve estudos importantes relacionados com a gestão da educação, linguagem e a comunicação dos indivíduos. Conclui-se com a dissertação, que a comunicação entre os sujeitos pode ficar comprometida se o diálogo não existir com frequência e desta forma compromete o processo comunicacional. (AU)The higher education institutions focused on distance learning mode have in its management structure some communication and language mechanisms. The online communication form in distance learning mode must prioritize the quality of message reception and identification to obtain success in learning process and a better interpretation of stakeholder s cultural aspects, among professors and students. Based on that, the objective of this research is to find mechanisms for better communication and upgrading for language in the virtual learning environment. In order to recognize possible trends in management and before the changes of modern society, education institutions embraced distance learning mode and also, with globalization, this mode of education was inserted in daily life of individuals. The Methodist University of São Paulo following examples of foreign universities also adopted distance learning and its procedures. It presents many differences in their management of teaching and learning form compared to a classroom course. The study is a qualitative research methodology, accomplished through a case study. Data analysis was developed through structured interviews. The questions are extremely clear and discusses the daily routine of individuals involved regarding involvement with the theme The selection of the sample is comprising for thematic teachers, employees and students belonging to the institution, whom are inserted in distance learning mode. The coupling of the study of culture ally with forms of communication and language, using criteria for management, demands a research with items related to education and means of learning. The research involves many important studies relating to the either management education, as to the language and individual communication. Finishing the dissertation, subject to the communication may be compromised if the dialogue does not exist with frequency and so undertakes the communication process.(AU)Universidade Metodista de São PauloGestão de organizaçõesBRUMESPPÓS GRADUAÇÃO EM ADMINISTRAÇÃOAlves, Luiz RobertoCPF:49655320000http://lattes.cnpq.br/4505968273643745Vieira, Almir MartinsCPF:98512548458Dias, RovilsonCPF:12315613123http://lattes.cnpq.br/4986150624706990Somensari, Patricia2016-08-02T21:42:23Z2012-09-182012-07-06info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfSOMENSARI, Patricia. The importance of the communication process management. 2012. 83 f. Dissertação (Mestrado em Gestão de organizações) - Universidade Metodista de São Paulo, São Bernardo do Campo, 2012.http://tede.metodista.br/jspui/handle/tede/20porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da Metodistainstname:Universidade Metodista de São Paulo (METODISTA)instacron:METODISTA2016-08-09T18:15:43Zoai:tahbit.umesp.edu.dti:tede/20Repositório InstitucionalPRIhttp://tede.metodista.br/oai/requestbiblioteca@metodista.bropendoar:2016-08-09T18:15:43Repositório Institucional da Metodista - Universidade Metodista de São Paulo (METODISTA)false
dc.title.none.fl_str_mv A IMPORTÂNCIA DO PROCESSO COMUNICACIONAL NA GESTÃO DA MODALIDADE EAD ESTUDO DE CASO UNIVERSIDADE METODISTA DE SÃO PAULO
A IMPORTÂNCIA DO PROCESSO COMUNICACIONAL NA GESTÃO DA MODALIDADE EAD ESTUDO DE CASO UNIVERSIDADE METODISTA DE SÃO PAULO
The importance of the communication process management
The importance of the communication process management
title A IMPORTÂNCIA DO PROCESSO COMUNICACIONAL NA GESTÃO DA MODALIDADE EAD ESTUDO DE CASO UNIVERSIDADE METODISTA DE SÃO PAULO
spellingShingle A IMPORTÂNCIA DO PROCESSO COMUNICACIONAL NA GESTÃO DA MODALIDADE EAD ESTUDO DE CASO UNIVERSIDADE METODISTA DE SÃO PAULO
Somensari, Patricia
Aprendizagem
Comunicação
Cultura
Linguagem
EAD
Learning
Communication
Culture
Language
DLE
CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO
title_short A IMPORTÂNCIA DO PROCESSO COMUNICACIONAL NA GESTÃO DA MODALIDADE EAD ESTUDO DE CASO UNIVERSIDADE METODISTA DE SÃO PAULO
title_full A IMPORTÂNCIA DO PROCESSO COMUNICACIONAL NA GESTÃO DA MODALIDADE EAD ESTUDO DE CASO UNIVERSIDADE METODISTA DE SÃO PAULO
title_fullStr A IMPORTÂNCIA DO PROCESSO COMUNICACIONAL NA GESTÃO DA MODALIDADE EAD ESTUDO DE CASO UNIVERSIDADE METODISTA DE SÃO PAULO
title_full_unstemmed A IMPORTÂNCIA DO PROCESSO COMUNICACIONAL NA GESTÃO DA MODALIDADE EAD ESTUDO DE CASO UNIVERSIDADE METODISTA DE SÃO PAULO
title_sort A IMPORTÂNCIA DO PROCESSO COMUNICACIONAL NA GESTÃO DA MODALIDADE EAD ESTUDO DE CASO UNIVERSIDADE METODISTA DE SÃO PAULO
author Somensari, Patricia
author_facet Somensari, Patricia
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Alves, Luiz Roberto
CPF:49655320000
http://lattes.cnpq.br/4505968273643745
Vieira, Almir Martins
CPF:98512548458
Dias, Rovilson
CPF:12315613123
http://lattes.cnpq.br/4986150624706990
dc.contributor.author.fl_str_mv Somensari, Patricia
dc.subject.por.fl_str_mv Aprendizagem
Comunicação
Cultura
Linguagem
EAD
Learning
Communication
Culture
Language
DLE
CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO
topic Aprendizagem
Comunicação
Cultura
Linguagem
EAD
Learning
Communication
Culture
Language
DLE
CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO
description As instituições de ensino superior voltadas para a modalidade a distância, possuem em sua estrutura de gestão alguns mecanismos de comunicação e linguagem. A forma de comunicação online no ensino EAD, deve priorizar a qualidade da recepção e da identificação da mensagem visando atender com sucesso no processo de aprendizagem e melhor interpretação de aspectos culturais dos envolvidos neste processo comunicacional, entre o docente e o discente. Diante do exposto, o objetivo desta pesquisa é encontrar mecanismos para uma melhor comunicação e aprimoramento da linguagem dentro do ambiente virtual de aprendizagem (AVA). Para identificar possíveis tendências de gestão e diante das mudanças da sociedade moderna, as instituições de ensino inseriram a forma de aprendizagem à distância e o EAD foi inserido no cotidiano dos indivíduos com a globalização. A Universidade Metodista, seguindo exemplos de universidades estrangeiras também adotou a educação à distância e seus procedimentos. Ela apresenta em sua gestão inúmeras diferenças na forma de ensino-aprendizagem quando comparada com um curso presencial. Este estudo tem como metodologia a pesquisa qualitativa e como método o estudo de caso. A análise dos dados foi desenvolvida utilizando entrevistas estruturadas. As questões são diretas e abordam o cotidiano dos indivíduos envolvidos. A amostra foi composta de participantes docentes temáticos, auxiliares e discentes, inseridos na modalidade de educação à distância da Universidade Metodista de São Paulo. A unificação do estudo das relações entre discentes e docentes, aliada ao entendimento da forma de comunicação e linguagem no EAD, analisando critérios para a realização de uma gestão traz uma pesquisa com itens relacionados com a educação e formas de aprendizagem no ensino à distância. A pesquisa envolve estudos importantes relacionados com a gestão da educação, linguagem e a comunicação dos indivíduos. Conclui-se com a dissertação, que a comunicação entre os sujeitos pode ficar comprometida se o diálogo não existir com frequência e desta forma compromete o processo comunicacional. (AU)
publishDate 2012
dc.date.none.fl_str_mv 2012-09-18
2012-07-06
2016-08-02T21:42:23Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv SOMENSARI, Patricia. The importance of the communication process management. 2012. 83 f. Dissertação (Mestrado em Gestão de organizações) - Universidade Metodista de São Paulo, São Bernardo do Campo, 2012.
http://tede.metodista.br/jspui/handle/tede/20
identifier_str_mv SOMENSARI, Patricia. The importance of the communication process management. 2012. 83 f. Dissertação (Mestrado em Gestão de organizações) - Universidade Metodista de São Paulo, São Bernardo do Campo, 2012.
url http://tede.metodista.br/jspui/handle/tede/20
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Metodista de São Paulo
Gestão de organizações
BR
UMESP
PÓS GRADUAÇÃO EM ADMINISTRAÇÃO
publisher.none.fl_str_mv Universidade Metodista de São Paulo
Gestão de organizações
BR
UMESP
PÓS GRADUAÇÃO EM ADMINISTRAÇÃO
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da Metodista
instname:Universidade Metodista de São Paulo (METODISTA)
instacron:METODISTA
instname_str Universidade Metodista de São Paulo (METODISTA)
instacron_str METODISTA
institution METODISTA
reponame_str Repositório Institucional da Metodista
collection Repositório Institucional da Metodista
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da Metodista - Universidade Metodista de São Paulo (METODISTA)
repository.mail.fl_str_mv biblioteca@metodista.br
_version_ 1792601993531883520