A DOCÊNCIA EM ADMINISTRAÇÃO E ALGUMAS CONTRIBUIÇÕES DE PROJETOS EDUCATIVOS

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: GODOI, ELAINE CRISTINA FRANCO DE
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Metodista
Texto Completo: http://tede.metodista.br/jspui/handle/tede/1531
Resumo: Esta dissertação apresenta dois projetos que apontam possibilidades de se construir novos conhecimentos com práticas viáveis e significativas para os alunos de Administração de Empresas do ensino superior. O objetivo é fomentar a discussão sobre o papel do docente e a formação dos professores no ensino superior com qualidade, através dos estudos em uma Faculdade da Zona Leste da cidade de São Paulo. Este trabalho aponta que o bacharelado em Administração pode ir para além de meros conteúdos técnicos a serem humanizados a partir da utilização de recursos didáticos inovadores. A análise dos projetos permite concluir que ações educativas diferenciadas, inspiradas na teoria freiriana, apresentaram-se como forma de enfrentamento às dificuldades nas relações entre ensino e aprendizagem. Com a aplicação dos referidos projetos, as possíveis dificuldades de aprendizagem foram transformadas em oportunidades, e hoje são contribuições à qualidade educativa.
id METODISTA_544984e9f875dbb888f60700a1592d98
oai_identifier_str oai:tahbit.umesp.edu.dti:tede/1531
network_acronym_str METODISTA
network_name_str Repositório Institucional da Metodista
repository_id_str
spelling A DOCÊNCIA EM ADMINISTRAÇÃO E ALGUMAS CONTRIBUIÇÕES DE PROJETOS EDUCATIVOSTeaching in management and some educational project contribuitionsensino superior; ensino-aprendizagem; docência em administração de empresas; projetos educativosHigher Education; Teaching-Learning; Teaching in Business Administration; Educational Projects.CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOEsta dissertação apresenta dois projetos que apontam possibilidades de se construir novos conhecimentos com práticas viáveis e significativas para os alunos de Administração de Empresas do ensino superior. O objetivo é fomentar a discussão sobre o papel do docente e a formação dos professores no ensino superior com qualidade, através dos estudos em uma Faculdade da Zona Leste da cidade de São Paulo. Este trabalho aponta que o bacharelado em Administração pode ir para além de meros conteúdos técnicos a serem humanizados a partir da utilização de recursos didáticos inovadores. A análise dos projetos permite concluir que ações educativas diferenciadas, inspiradas na teoria freiriana, apresentaram-se como forma de enfrentamento às dificuldades nas relações entre ensino e aprendizagem. Com a aplicação dos referidos projetos, as possíveis dificuldades de aprendizagem foram transformadas em oportunidades, e hoje são contribuições à qualidade educativa.This MSc dissertation presents two projects which indicate possibilities to build new knowledge with viable and significant practices for Business Administration college students. The aim is to foster a discussion about the role of teachers and the teachers’ training in higher education with quality, through the studies at a Faculty in the Eastern Zone of the City of São Paulo. This paper indicates that the graduating in Business Administration can go beyond the technical contents and be humanized with the application of innovative teaching resources. The analysis of the projects enabled to conclude that the distinctive educational actions, inspired in Freire pedagogical theory, reported as a way of facing the difficulties of the teaching-learning relations. Within the application of the referred projects the possible difficulties of learning were converted in opportunities and nowadays are contributions for the educational quality.Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPESUniversidade Metodista de Sao PauloEducacao:Programa de Pos Graduacao em EducacaoBrasilIMSEducacaoSouza , Roger Marchesini de QuadrosVieira , Almir MartinsMartins, Hiloko OgiharaGODOI, ELAINE CRISTINA FRANCO DE2016-08-25T20:15:39Z2015-09-09info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfGODOI, ELAINE CRISTINA FRANCO DE. A DOCÊNCIA EM ADMINISTRAÇÃO E ALGUMAS CONTRIBUIÇÕES DE PROJETOS EDUCATIVOS. 2015. [170f]. Dissertação( Educacao) - Universidade Metodista de Sao Paulo, [São Bernardo do Campo] .http://tede.metodista.br/jspui/handle/tede/1531porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da Metodistainstname:Universidade Metodista de São Paulo (METODISTA)instacron:METODISTA2016-08-26T04:00:39Zoai:tahbit.umesp.edu.dti:tede/1531Repositório InstitucionalPRIhttp://tede.metodista.br/oai/requestbiblioteca@metodista.bropendoar:2016-08-26T04:00:39Repositório Institucional da Metodista - Universidade Metodista de São Paulo (METODISTA)false
dc.title.none.fl_str_mv A DOCÊNCIA EM ADMINISTRAÇÃO E ALGUMAS CONTRIBUIÇÕES DE PROJETOS EDUCATIVOS
Teaching in management and some educational project contribuitions
title A DOCÊNCIA EM ADMINISTRAÇÃO E ALGUMAS CONTRIBUIÇÕES DE PROJETOS EDUCATIVOS
spellingShingle A DOCÊNCIA EM ADMINISTRAÇÃO E ALGUMAS CONTRIBUIÇÕES DE PROJETOS EDUCATIVOS
GODOI, ELAINE CRISTINA FRANCO DE
ensino superior; ensino-aprendizagem; docência em administração de empresas; projetos educativos
Higher Education; Teaching-Learning; Teaching in Business Administration; Educational Projects.
CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
title_short A DOCÊNCIA EM ADMINISTRAÇÃO E ALGUMAS CONTRIBUIÇÕES DE PROJETOS EDUCATIVOS
title_full A DOCÊNCIA EM ADMINISTRAÇÃO E ALGUMAS CONTRIBUIÇÕES DE PROJETOS EDUCATIVOS
title_fullStr A DOCÊNCIA EM ADMINISTRAÇÃO E ALGUMAS CONTRIBUIÇÕES DE PROJETOS EDUCATIVOS
title_full_unstemmed A DOCÊNCIA EM ADMINISTRAÇÃO E ALGUMAS CONTRIBUIÇÕES DE PROJETOS EDUCATIVOS
title_sort A DOCÊNCIA EM ADMINISTRAÇÃO E ALGUMAS CONTRIBUIÇÕES DE PROJETOS EDUCATIVOS
author GODOI, ELAINE CRISTINA FRANCO DE
author_facet GODOI, ELAINE CRISTINA FRANCO DE
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Souza , Roger Marchesini de Quadros
Vieira , Almir Martins
Martins, Hiloko Ogihara
dc.contributor.author.fl_str_mv GODOI, ELAINE CRISTINA FRANCO DE
dc.subject.por.fl_str_mv ensino superior; ensino-aprendizagem; docência em administração de empresas; projetos educativos
Higher Education; Teaching-Learning; Teaching in Business Administration; Educational Projects.
CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
topic ensino superior; ensino-aprendizagem; docência em administração de empresas; projetos educativos
Higher Education; Teaching-Learning; Teaching in Business Administration; Educational Projects.
CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
description Esta dissertação apresenta dois projetos que apontam possibilidades de se construir novos conhecimentos com práticas viáveis e significativas para os alunos de Administração de Empresas do ensino superior. O objetivo é fomentar a discussão sobre o papel do docente e a formação dos professores no ensino superior com qualidade, através dos estudos em uma Faculdade da Zona Leste da cidade de São Paulo. Este trabalho aponta que o bacharelado em Administração pode ir para além de meros conteúdos técnicos a serem humanizados a partir da utilização de recursos didáticos inovadores. A análise dos projetos permite concluir que ações educativas diferenciadas, inspiradas na teoria freiriana, apresentaram-se como forma de enfrentamento às dificuldades nas relações entre ensino e aprendizagem. Com a aplicação dos referidos projetos, as possíveis dificuldades de aprendizagem foram transformadas em oportunidades, e hoje são contribuições à qualidade educativa.
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015-09-09
2016-08-25T20:15:39Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv GODOI, ELAINE CRISTINA FRANCO DE. A DOCÊNCIA EM ADMINISTRAÇÃO E ALGUMAS CONTRIBUIÇÕES DE PROJETOS EDUCATIVOS. 2015. [170f]. Dissertação( Educacao) - Universidade Metodista de Sao Paulo, [São Bernardo do Campo] .
http://tede.metodista.br/jspui/handle/tede/1531
identifier_str_mv GODOI, ELAINE CRISTINA FRANCO DE. A DOCÊNCIA EM ADMINISTRAÇÃO E ALGUMAS CONTRIBUIÇÕES DE PROJETOS EDUCATIVOS. 2015. [170f]. Dissertação( Educacao) - Universidade Metodista de Sao Paulo, [São Bernardo do Campo] .
url http://tede.metodista.br/jspui/handle/tede/1531
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Metodista de Sao Paulo
Educacao:Programa de Pos Graduacao em Educacao
Brasil
IMS
Educacao
publisher.none.fl_str_mv Universidade Metodista de Sao Paulo
Educacao:Programa de Pos Graduacao em Educacao
Brasil
IMS
Educacao
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da Metodista
instname:Universidade Metodista de São Paulo (METODISTA)
instacron:METODISTA
instname_str Universidade Metodista de São Paulo (METODISTA)
instacron_str METODISTA
institution METODISTA
reponame_str Repositório Institucional da Metodista
collection Repositório Institucional da Metodista
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da Metodista - Universidade Metodista de São Paulo (METODISTA)
repository.mail.fl_str_mv biblioteca@metodista.br
_version_ 1792602001840799744