HISTÓRIA E MEMÓRIAS DE UMA ESCOLA MARANHENSE: COLÉGIO SANTA TERESA

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: SOUSA, ANDREA FERNANDES DE
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Metodista
Texto Completo: http://tede.metodista.br/jspui/handle/tede/1593
Resumo: Esta pesquisa pretende reconstruir a história e as memórias da experiência educacional popular, que ocorreu no final da década dos anos de 1970, em um pequeno povoado maranhense, denominado Santa Teresa do Paruá, hoje, Presidente Médici. Nesta pequena vila de agricultores, movida pelos ideais comunitários, foi construído o Colégio Santa Teresa – protagonizando o nascimento de uma educação popular de qualidade. Acrescenta-se, ainda, recorrer às memórias, para saber quais os efeitos e contribuições da presença da Pedagogia Lassalista no colégio. O objetivo é registrar e documentar as impressões e vivências dos moradores sobre esse movimento, a fim de que possam, a partir das lembranças e memórias evocadas, contar como esse modelo educacional influenciou suas vidas. O estudo abordará, também, outras questões tais como: por que uma comunidade, de maioria analfabeta, em tempos tão difíceis, que vivia essencialmente da atividade agrícola familiar, se entusiasmara tanto pela educação formal, ao ponto de construir comunitariamente o Colégio Santa Teresa? Encontrei em escritos de Pinto (2003) e Demartini (1998), um caminho de reflexão e algumas respostas para tal questionamento. Por que o Colégio Santa Teresa não conseguiu se sobressair em meio às disputas político-partidárias, travadas logo após a emancipação política da cidade? Por que a comunidade não conseguiu preservar e estimular o espírito comunitário, que possibilitou uma pequena vila, em tempos difíceis, criar uma educação popular de qualidade? Para tanto, se fundamenta nas discussões de Fernandes (1972) e Bauman (2003) que buscam explicar o comportamento de algumas comunidades quando são submetidas ao processo de urbanização e integração nacional. Para desenvolver este estudo, fez-se uso de pesquisa bibliográfica e a metodologia de História Oral (com o uso de entrevistas, ouvindo e analisando dados de pessoas que de alguma forma, vivenciaram sobre o tema desta pesquisa).
id METODISTA_2f37bae6fefe3f0d78c8c32837fb03d7
oai_identifier_str oai:tahbit.umesp.edu.dti:tede/1593
network_acronym_str METODISTA
network_name_str Repositório Institucional da Metodista
repository_id_str
spelling HISTÓRIA E MEMÓRIAS DE UMA ESCOLA MARANHENSE: COLÉGIO SANTA TERESAHistory and memories of a school in Maranhão: Santa Teresa collegeColégio Santa Teresa; História e Memória; Comunidade; Pedagogia LassalistaColégio Santa Teresa; History and Memory; Community; Lassalian PedagogyCIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOEsta pesquisa pretende reconstruir a história e as memórias da experiência educacional popular, que ocorreu no final da década dos anos de 1970, em um pequeno povoado maranhense, denominado Santa Teresa do Paruá, hoje, Presidente Médici. Nesta pequena vila de agricultores, movida pelos ideais comunitários, foi construído o Colégio Santa Teresa – protagonizando o nascimento de uma educação popular de qualidade. Acrescenta-se, ainda, recorrer às memórias, para saber quais os efeitos e contribuições da presença da Pedagogia Lassalista no colégio. O objetivo é registrar e documentar as impressões e vivências dos moradores sobre esse movimento, a fim de que possam, a partir das lembranças e memórias evocadas, contar como esse modelo educacional influenciou suas vidas. O estudo abordará, também, outras questões tais como: por que uma comunidade, de maioria analfabeta, em tempos tão difíceis, que vivia essencialmente da atividade agrícola familiar, se entusiasmara tanto pela educação formal, ao ponto de construir comunitariamente o Colégio Santa Teresa? Encontrei em escritos de Pinto (2003) e Demartini (1998), um caminho de reflexão e algumas respostas para tal questionamento. Por que o Colégio Santa Teresa não conseguiu se sobressair em meio às disputas político-partidárias, travadas logo após a emancipação política da cidade? Por que a comunidade não conseguiu preservar e estimular o espírito comunitário, que possibilitou uma pequena vila, em tempos difíceis, criar uma educação popular de qualidade? Para tanto, se fundamenta nas discussões de Fernandes (1972) e Bauman (2003) que buscam explicar o comportamento de algumas comunidades quando são submetidas ao processo de urbanização e integração nacional. Para desenvolver este estudo, fez-se uso de pesquisa bibliográfica e a metodologia de História Oral (com o uso de entrevistas, ouvindo e analisando dados de pessoas que de alguma forma, vivenciaram sobre o tema desta pesquisa).This research intends to reconstruct the history and the memories of the popular educational experiences, which occurred in the end of the 70´s decade, in a small populated village in Maranhão State, called Santa Teresa do Paruá, today, Presidente Médici. In this small agricultural village, with common values, where Colégio Santa Teresa was built – bringing about the origin of a popular quality education. In addition, falling back on memories to know what effects and contributions are in the presence of the Lassalian Pedagogy in the school. The aim is to register and document the impressions and the experiences of the local residents about this movement, in order to, onward memories, narrate how this educational model had influenced in their lives. The study will also deal with other questions such as: Why does a community, mostly illiterate, in tough times that essentially lived through the familiar agricultural activity, has enthused so much for the formal education, to the point of building communally Colégio Santa Teresa? It was found in the writings of Pinto (2003) and Demartini (1998), a reflection and some answers for these following questions. Why couldn´t Colégio Santa Teresa stand out from the political-party, soon after the political emancipation of the city? Why couldn´t the community preserve and encourage the community spirit, which enabled a small village, in tough times, create a popular quality education? For this purpose, based on the discussions of Fernandes (1972) and Bauman (2003) that aim at explaining the behavior of some communities when they are exposed in a process of urbanization and national integration. This study is developed through the bibliographic research and the Oral History methodology (through the use of interviews, listening to and analyzing the data of people that somehow, experienced this research subject).Universidade Metodista de Sao PauloEducacao:Programa de Pos Graduacao em EducacaoBrasilIMSEducacaoDemartini, Zeila de Brito FabriAntuniassi, Maria Helena RochaJosgrilberg, Rui de SousaSOUSA, ANDREA FERNANDES DE2017-01-23T18:50:22Z2016-09-21info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfSOUSA, ANDREA FERNANDES DE. HISTÓRIA E MEMÓRIAS DE UMA ESCOLA MARANHENSE: COLÉGIO SANTA TERESA. 2016. [196f]. Dissertação( Educacao) - Universidade Metodista de Sao Paulo, [São Bernardo do Campo] .http://tede.metodista.br/jspui/handle/tede/1593porREFERÊNCIAS ALBERTI, V. Histórias dentro da história. In: Carla Bassanezi Pinsky. (Org.). Fontes históricas. 3ed. São Paulo: Contexto, 2014. ANDRADE, Luís Magno Alencar. As origens de Santa Luzia do Paruá na perspectiva da ocupação do Vale do Turiaçú.[S.l.: s.n]. 2016? (manuscrito em publicação). BAUMAN, Zygmunt. Comunidade: A busca por segurança no mundo atual. Rio de Janeiro: Ed. Jorge Zahar, 2003. BORDENAVE, Juan. O que é participação. São Paulo: Brasiliense, 1983. Disponível em: <http://msmf.concatena.org/wp-content/uploads/sites/26/2013/05/BORDENAVE-D.-O-que-%C3%A9-participa%C3%A7%C3%A3o-2.pdf>. Acesso em 18/03/2016. BRANCALEONE, Cássio. Comunidade, sociedade e sociabilidade: revisitando Ferdinand Tönnies. Revista de Ciências Sociais, v. 39, n. 2 (2008). Disponível em <http://www.rcs.ufc.br/edicoes/v39n2/rcs_v39n2a7.pdf>. Acesso em03/03/2016. BRANDÃO, C. R.. O que é o método Paulo Freire. São Paulo: Brasiliense, 1981. CARVALHO, José Murilo de. Mandonismo, Coronelismo, Clientelismo: Uma Discussão Conceitual, 1997, vol. 40, n. 2. Disponível em: <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0011-5258199700020003>. Acesso em 23/02/2016. CORSATTO, Marcos Luciano. Princípios pedagógicos e administrativos de La Salle no Guia das Escolas Cristãs. 2007. 220f.Dissertação de Mestrado – Universidade São Marcos. São Paulo, SP, 2007. Disponível em: <http://www.lasalle.org.br/upload/portal/publicacoes/marcos_corsato_dissertacao.pdf>.Acesso em 22/05/2015. COSTA, Wagner Cabral da. Novo tempo/Maranhão novo: quais os tempos da oligarquia? [S.l: s.n], p. 13-24, 2002. Disponível em <http://www.fundaj.gov.br/geral/observanordeste/cabral1.pdf>. Acesso em 18/06-2016. DALLARI,Dalmo de Abreu. O que é participação política. São Paulo: Abril Cultural: Brasiliense, 1984. (Coleção primeiros passos; 2). DEMARTINI, Zeila de Brito Fabri. Algumas reflexões sobre a pesquisa Histórico-Sociológica sobre a Educação da População Brasileira. HISTEDER – grupo de estudos e pesquisa história, sociedade e educação no Brasil. UNICAMP, Anais..., p. 114-124 1997. Disponível em: <<www.histedbr.fe.unicamp.br/acer_histedbr/seminario/seminario4/.../mesa10.rt>.Acesso em 22/04/2016. DEMARTINI, Zeila de Brito Fabri. A procura da escrita e da leitura na 1ª República: recolocando questões. Cadernos CERU, São Paulo, série 2, n. 9, p. 57-82, 1998. DEMARTINI, Zeila de Brito Fabri. A questão da análise no processo da pesquisa. In: LANG, A. B. S. G. (org.). Desafios da pesquisa em ciências sociais.São Paulo:CERU/Humanitas FFLCH-USP, série 2, n. 8, p. 49-72, , 2001 (coleção textos). GIRALDES, Manuel. Parque Alvorada: A esperança chama-se Projecto Mãos Dadas. Revista Além-Mar visão missionária. Lisboa, Pt:[s.n], out. 2002. Disponível em: <http://www.alem-mar.org/cgi-bin/quickregister/scripts/redirect.cgi?redirect=EEFAkkkEylmgWnHgKE>Acesso em: 26/04/2015. FERNANDES, Ednea Gorete Soares.Tradição, devoção e fé: O Festejo de Santa Terezinha do Menino Jesus em Presidente Médici/MA. 2015. Projeto de pesquisa não publicado. Universidade Federal do MaranhãoUFMA, 2015 FERNANDES, Florestan (org.). Comunidade e Sociedade no Brasil. São Paulo: Companhia Editora Nacional, 1972. FREIRE, Paulo. Pedagogia do oprimido, 58. ed.Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2014. FREIRE, Paulo. A importância do ato de ler: em três artigos que se completam. 29. ed. São Paulo: Cortez, 1994. FURTADO, C. O Nordeste e a Saga da Sudene (1958-1964). Rio de Janeiro: Centro Celso Furtado e Editora Contraponto, 2009. GADOTTI, Moacir. Educação popular, educação social, educação comunitária:Conceitos e práticas diversas, cimentadas por uma causa comum. [S.l: s.n.], p. 1-36, 2012. Disponível em: <http://www.proceedings.scielo.br/pdf/cips/n4v2/13.pdf>. Acesso em: 30/03/2016. HOBSBAWN, E. A Era dos Extremos: o breve século XX: 1914-199. Tradução Marcos Santarrita. São Paulo: Cia das Letras,1995. JATOBÁ, J. Dinâmica populacional e econômica na pré-amazônia maranhense: a fronteira de recursos e a colonização do Alto Turi. [.S.l: s.n], p. 622-634, 1978. Disponível em: <http://www.abep.nepo.unicamp.br/docs/anais/pdf/1978/T78V01A21.pdf>. Acesso em 17/03/2016. JUSTO, Henrique. La Salle, Patrono do Magistério. 5ª. ed. Canoas: Salles Editora, 2003. LEAL, V. N. Coronelismo, enxada e voto: o município e o regime representativo no Brasil. 3. ed. Rio de Janeiro: Editora Nova Fronteira, 1997. LE GOFF, Jacques. História e Memória. Campinas: Editora da Unicamp, 2003. LIRA, Raimundo C. Santa Teresa do Paruá: minha paixão. In: LIRA, Raimundo Costa Filho. Poesias Pra ninguém Ler: a poesia dos liras. São Luís, MA: [s.n.], 2010. LUNA, Regina C. M. R. Impactos dos grandes projetos para as populações camponesas, no Maranhão. Cadernos de pesquisa. São Luiz: UFMA/PPPG. 2(1): p. 57-61, jan.-jun.1986. Disponível em <http://www.rbhe.sbhe.org.br/index.php/rbhe/article/viewFile/800/pdf_63>. Acesso em 21/06/2016 MANHÃES, L. C. S. Educação e lutas sociais na colonização dirigida do Alto Turi maranhense - 1962/1984. 1987. 319f. Dissertação de Mestrado – Fundação Getúlio Vargas, Rio de Janeiro, RJ, 1987. Disponível em: <http://bibliotecadigital.fgv.br/dspace/handle/10438/9075>. Acesso em 12/02/2016. MILLS, C. Wright. Sobre o artesanato intelectual e outros ensaios. TraduçãoMaria Luiza X. A. Borges. Revisão técnica Celso Castro. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Ed., 2009. 96 p. MIRANDA, Amélia Brito de Miranda. Resgate histórico da constituição política dos trabalhadores rurais e a luta pela terra no Estado do Maranhão?. In: VI ENCONTRO DA REDE DE ESTUDOS RURAIS 2014, v. 1, 2014, Campinas, SP: FEAGRI/UNICAMP. Anais eletrônicos... p. 1-15, 2014. Disponível em <http://docplayer.com.br/12379772-Gt-08-a-luta-pela-terra-e-a-politica-fundiaria.html>.Acesso em 19/06/2016. MIRANDA, Orlando Pinto de. Para ler Ferdinand Tönnies. São Paulo: EDUSP, 1995. MUSSOLINI, Gioconda. Persistência e mudança em “comunidades de Folk”. In: FERNANDES, Florestan (org.). Comunidade e Sociedade no Brasil. São Paulo: Companhia Editora Nacional, 1972. NERIS, Wheriston Silva; SEIDL, Ernesto.Uma Igreja distante de Roma: circulação internacional e gerações de missionários no Maranhão, 2015. Disponível em: <http://www.scielo.br/pdf/eh/v28n55/0103-2186-eh-28-55-0129.pdf>. Acesso em: 29/02/2016 PEREIRA, Francisco Magalhães. De Santa Teresa do Paruá a Presidente Médici: resgate histórico. [S.l.: s.n]. 2016? (manuscrito em publicação).. PINTO, Álvaro V. Sete lições sobre educação de adultos. 13 ed. São Paulo: Cortez, 2003. QUEIROZ, Maria Isaura Pereira. O mandonismo local na vida política brasileira e outros ensaios. São Paulo: editora Alfa-Ômega, 1976. Disponível em <http://docslide.com.br/documents/queiroz-maria-isaura-o-mandonismo-local-na-vida-politica-brasileira-e-outros-ensaios.html>.Acesso em 23/02/2016. QUEIROZ, Maria Isaura Pereira de - Variações sobre a técnica de gravador no registro da informação viva. São Paulo: T.A. Queiroz, série2, v. 7, 1991. (biblioteca básica de ciências sociais). QUEIROZ, Maria Isaura Pereira de. O povoado de Santa Brígida. In: FERNANDES, Florestan (org.). Comunidade e Sociedade no Brasil. São Paulo: Companhia Editora Nacional, 1972. RANGEL, Mary; (org) WESCHENFELDER, IgnácioLúcio. A didática a partir da pedagogia de La Salle. Petrópolis, RJ:Vozes, 2006. Disponível em: <http://www.ia.ufrrj.br/ppgea/conteudo/T2-6SF/PPGEA/A%20did%E1tica.pdf>. Acessado em 15/01/2014. SOUSA, Jailson de Macedo. Os efeitos de grandes projetos na pré-Amazônia Maranhense: uma reflexão através da colonização dirigida. Disponível em <http://unuhospedagem.com.br/revista/rbeur/index.php/anais/article/view/4635/4504>.Acesso em 11/02/2016 SENNET, Richard. Juntos – os rituais, os prazeres e a política da cooperação. Rio de Janeiro:Record. 2012. WAGLEY, Charles. O desenvolvimento comunitário como dilema nacional. In: FERNANDES, Florestan (org.). Comunidade e Sociedade no Brasil. São Paulo: Companhia Editora Nacional, 1972. WILLEMS, Emílio. Tradição e transição em Cunha. In: FERNANDES, Florestan (org.). Comunidade e Sociedade no Brasil. São Paulo: Companhia Editora Nacional, 1972. WOLLMANN, Waldemar e THIEL, Renato. 1983: Presidente Médici. In: HENGEMÜLLE, Edgard. 25 anos de Presença Lassalista no Norte e Nordeste do Brasil. Canoas, RS:Gráfica e Editora La Salle, 2000.  info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da Metodistainstname:Universidade Metodista de São Paulo (METODISTA)instacron:METODISTA2017-01-24T03:00:46Zoai:tahbit.umesp.edu.dti:tede/1593Repositório InstitucionalPRIhttp://tede.metodista.br/oai/requestbiblioteca@metodista.bropendoar:2017-01-24T03:00:46Repositório Institucional da Metodista - Universidade Metodista de São Paulo (METODISTA)false
dc.title.none.fl_str_mv HISTÓRIA E MEMÓRIAS DE UMA ESCOLA MARANHENSE: COLÉGIO SANTA TERESA
History and memories of a school in Maranhão: Santa Teresa college
title HISTÓRIA E MEMÓRIAS DE UMA ESCOLA MARANHENSE: COLÉGIO SANTA TERESA
spellingShingle HISTÓRIA E MEMÓRIAS DE UMA ESCOLA MARANHENSE: COLÉGIO SANTA TERESA
SOUSA, ANDREA FERNANDES DE
Colégio Santa Teresa; História e Memória; Comunidade; Pedagogia Lassalista
Colégio Santa Teresa; History and Memory; Community; Lassalian Pedagogy
CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
title_short HISTÓRIA E MEMÓRIAS DE UMA ESCOLA MARANHENSE: COLÉGIO SANTA TERESA
title_full HISTÓRIA E MEMÓRIAS DE UMA ESCOLA MARANHENSE: COLÉGIO SANTA TERESA
title_fullStr HISTÓRIA E MEMÓRIAS DE UMA ESCOLA MARANHENSE: COLÉGIO SANTA TERESA
title_full_unstemmed HISTÓRIA E MEMÓRIAS DE UMA ESCOLA MARANHENSE: COLÉGIO SANTA TERESA
title_sort HISTÓRIA E MEMÓRIAS DE UMA ESCOLA MARANHENSE: COLÉGIO SANTA TERESA
author SOUSA, ANDREA FERNANDES DE
author_facet SOUSA, ANDREA FERNANDES DE
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Demartini, Zeila de Brito Fabri
Antuniassi, Maria Helena Rocha
Josgrilberg, Rui de Sousa
dc.contributor.author.fl_str_mv SOUSA, ANDREA FERNANDES DE
dc.subject.por.fl_str_mv Colégio Santa Teresa; História e Memória; Comunidade; Pedagogia Lassalista
Colégio Santa Teresa; History and Memory; Community; Lassalian Pedagogy
CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
topic Colégio Santa Teresa; História e Memória; Comunidade; Pedagogia Lassalista
Colégio Santa Teresa; History and Memory; Community; Lassalian Pedagogy
CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
description Esta pesquisa pretende reconstruir a história e as memórias da experiência educacional popular, que ocorreu no final da década dos anos de 1970, em um pequeno povoado maranhense, denominado Santa Teresa do Paruá, hoje, Presidente Médici. Nesta pequena vila de agricultores, movida pelos ideais comunitários, foi construído o Colégio Santa Teresa – protagonizando o nascimento de uma educação popular de qualidade. Acrescenta-se, ainda, recorrer às memórias, para saber quais os efeitos e contribuições da presença da Pedagogia Lassalista no colégio. O objetivo é registrar e documentar as impressões e vivências dos moradores sobre esse movimento, a fim de que possam, a partir das lembranças e memórias evocadas, contar como esse modelo educacional influenciou suas vidas. O estudo abordará, também, outras questões tais como: por que uma comunidade, de maioria analfabeta, em tempos tão difíceis, que vivia essencialmente da atividade agrícola familiar, se entusiasmara tanto pela educação formal, ao ponto de construir comunitariamente o Colégio Santa Teresa? Encontrei em escritos de Pinto (2003) e Demartini (1998), um caminho de reflexão e algumas respostas para tal questionamento. Por que o Colégio Santa Teresa não conseguiu se sobressair em meio às disputas político-partidárias, travadas logo após a emancipação política da cidade? Por que a comunidade não conseguiu preservar e estimular o espírito comunitário, que possibilitou uma pequena vila, em tempos difíceis, criar uma educação popular de qualidade? Para tanto, se fundamenta nas discussões de Fernandes (1972) e Bauman (2003) que buscam explicar o comportamento de algumas comunidades quando são submetidas ao processo de urbanização e integração nacional. Para desenvolver este estudo, fez-se uso de pesquisa bibliográfica e a metodologia de História Oral (com o uso de entrevistas, ouvindo e analisando dados de pessoas que de alguma forma, vivenciaram sobre o tema desta pesquisa).
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-09-21
2017-01-23T18:50:22Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv SOUSA, ANDREA FERNANDES DE. HISTÓRIA E MEMÓRIAS DE UMA ESCOLA MARANHENSE: COLÉGIO SANTA TERESA. 2016. [196f]. Dissertação( Educacao) - Universidade Metodista de Sao Paulo, [São Bernardo do Campo] .
http://tede.metodista.br/jspui/handle/tede/1593
identifier_str_mv SOUSA, ANDREA FERNANDES DE. HISTÓRIA E MEMÓRIAS DE UMA ESCOLA MARANHENSE: COLÉGIO SANTA TERESA. 2016. [196f]. Dissertação( Educacao) - Universidade Metodista de Sao Paulo, [São Bernardo do Campo] .
url http://tede.metodista.br/jspui/handle/tede/1593
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv REFERÊNCIAS ALBERTI, V. Histórias dentro da história. In: Carla Bassanezi Pinsky. (Org.). Fontes históricas. 3ed. São Paulo: Contexto, 2014. ANDRADE, Luís Magno Alencar. As origens de Santa Luzia do Paruá na perspectiva da ocupação do Vale do Turiaçú.[S.l.: s.n]. 2016? (manuscrito em publicação). BAUMAN, Zygmunt. Comunidade: A busca por segurança no mundo atual. Rio de Janeiro: Ed. Jorge Zahar, 2003. BORDENAVE, Juan. O que é participação. São Paulo: Brasiliense, 1983. Disponível em: <http://msmf.concatena.org/wp-content/uploads/sites/26/2013/05/BORDENAVE-D.-O-que-%C3%A9-participa%C3%A7%C3%A3o-2.pdf>. Acesso em 18/03/2016. BRANCALEONE, Cássio. Comunidade, sociedade e sociabilidade: revisitando Ferdinand Tönnies. Revista de Ciências Sociais, v. 39, n. 2 (2008). Disponível em <http://www.rcs.ufc.br/edicoes/v39n2/rcs_v39n2a7.pdf>. Acesso em03/03/2016. BRANDÃO, C. R.. O que é o método Paulo Freire. São Paulo: Brasiliense, 1981. CARVALHO, José Murilo de. Mandonismo, Coronelismo, Clientelismo: Uma Discussão Conceitual, 1997, vol. 40, n. 2. Disponível em: <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0011-5258199700020003>. Acesso em 23/02/2016. CORSATTO, Marcos Luciano. Princípios pedagógicos e administrativos de La Salle no Guia das Escolas Cristãs. 2007. 220f.Dissertação de Mestrado – Universidade São Marcos. São Paulo, SP, 2007. Disponível em: <http://www.lasalle.org.br/upload/portal/publicacoes/marcos_corsato_dissertacao.pdf>.Acesso em 22/05/2015. COSTA, Wagner Cabral da. Novo tempo/Maranhão novo: quais os tempos da oligarquia? [S.l: s.n], p. 13-24, 2002. Disponível em <http://www.fundaj.gov.br/geral/observanordeste/cabral1.pdf>. Acesso em 18/06-2016. DALLARI,Dalmo de Abreu. O que é participação política. São Paulo: Abril Cultural: Brasiliense, 1984. (Coleção primeiros passos; 2). DEMARTINI, Zeila de Brito Fabri. Algumas reflexões sobre a pesquisa Histórico-Sociológica sobre a Educação da População Brasileira. HISTEDER – grupo de estudos e pesquisa história, sociedade e educação no Brasil. UNICAMP, Anais..., p. 114-124 1997. Disponível em: <<www.histedbr.fe.unicamp.br/acer_histedbr/seminario/seminario4/.../mesa10.rt>.Acesso em 22/04/2016. DEMARTINI, Zeila de Brito Fabri. A procura da escrita e da leitura na 1ª República: recolocando questões. Cadernos CERU, São Paulo, série 2, n. 9, p. 57-82, 1998. DEMARTINI, Zeila de Brito Fabri. A questão da análise no processo da pesquisa. In: LANG, A. B. S. G. (org.). Desafios da pesquisa em ciências sociais.São Paulo:CERU/Humanitas FFLCH-USP, série 2, n. 8, p. 49-72, , 2001 (coleção textos). GIRALDES, Manuel. Parque Alvorada: A esperança chama-se Projecto Mãos Dadas. Revista Além-Mar visão missionária. Lisboa, Pt:[s.n], out. 2002. Disponível em: <http://www.alem-mar.org/cgi-bin/quickregister/scripts/redirect.cgi?redirect=EEFAkkkEylmgWnHgKE>Acesso em: 26/04/2015. FERNANDES, Ednea Gorete Soares.Tradição, devoção e fé: O Festejo de Santa Terezinha do Menino Jesus em Presidente Médici/MA. 2015. Projeto de pesquisa não publicado. Universidade Federal do MaranhãoUFMA, 2015 FERNANDES, Florestan (org.). Comunidade e Sociedade no Brasil. São Paulo: Companhia Editora Nacional, 1972. FREIRE, Paulo. Pedagogia do oprimido, 58. ed.Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2014. FREIRE, Paulo. A importância do ato de ler: em três artigos que se completam. 29. ed. São Paulo: Cortez, 1994. FURTADO, C. O Nordeste e a Saga da Sudene (1958-1964). Rio de Janeiro: Centro Celso Furtado e Editora Contraponto, 2009. GADOTTI, Moacir. Educação popular, educação social, educação comunitária:Conceitos e práticas diversas, cimentadas por uma causa comum. [S.l: s.n.], p. 1-36, 2012. Disponível em: <http://www.proceedings.scielo.br/pdf/cips/n4v2/13.pdf>. Acesso em: 30/03/2016. HOBSBAWN, E. A Era dos Extremos: o breve século XX: 1914-199. Tradução Marcos Santarrita. São Paulo: Cia das Letras,1995. JATOBÁ, J. Dinâmica populacional e econômica na pré-amazônia maranhense: a fronteira de recursos e a colonização do Alto Turi. [.S.l: s.n], p. 622-634, 1978. Disponível em: <http://www.abep.nepo.unicamp.br/docs/anais/pdf/1978/T78V01A21.pdf>. Acesso em 17/03/2016. JUSTO, Henrique. La Salle, Patrono do Magistério. 5ª. ed. Canoas: Salles Editora, 2003. LEAL, V. N. Coronelismo, enxada e voto: o município e o regime representativo no Brasil. 3. ed. Rio de Janeiro: Editora Nova Fronteira, 1997. LE GOFF, Jacques. História e Memória. Campinas: Editora da Unicamp, 2003. LIRA, Raimundo C. Santa Teresa do Paruá: minha paixão. In: LIRA, Raimundo Costa Filho. Poesias Pra ninguém Ler: a poesia dos liras. São Luís, MA: [s.n.], 2010. LUNA, Regina C. M. R. Impactos dos grandes projetos para as populações camponesas, no Maranhão. Cadernos de pesquisa. São Luiz: UFMA/PPPG. 2(1): p. 57-61, jan.-jun.1986. Disponível em <http://www.rbhe.sbhe.org.br/index.php/rbhe/article/viewFile/800/pdf_63>. Acesso em 21/06/2016 MANHÃES, L. C. S. Educação e lutas sociais na colonização dirigida do Alto Turi maranhense - 1962/1984. 1987. 319f. Dissertação de Mestrado – Fundação Getúlio Vargas, Rio de Janeiro, RJ, 1987. Disponível em: <http://bibliotecadigital.fgv.br/dspace/handle/10438/9075>. Acesso em 12/02/2016. MILLS, C. Wright. Sobre o artesanato intelectual e outros ensaios. TraduçãoMaria Luiza X. A. Borges. Revisão técnica Celso Castro. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Ed., 2009. 96 p. MIRANDA, Amélia Brito de Miranda. Resgate histórico da constituição política dos trabalhadores rurais e a luta pela terra no Estado do Maranhão?. In: VI ENCONTRO DA REDE DE ESTUDOS RURAIS 2014, v. 1, 2014, Campinas, SP: FEAGRI/UNICAMP. Anais eletrônicos... p. 1-15, 2014. Disponível em <http://docplayer.com.br/12379772-Gt-08-a-luta-pela-terra-e-a-politica-fundiaria.html>.Acesso em 19/06/2016. MIRANDA, Orlando Pinto de. Para ler Ferdinand Tönnies. São Paulo: EDUSP, 1995. MUSSOLINI, Gioconda. Persistência e mudança em “comunidades de Folk”. In: FERNANDES, Florestan (org.). Comunidade e Sociedade no Brasil. São Paulo: Companhia Editora Nacional, 1972. NERIS, Wheriston Silva; SEIDL, Ernesto.Uma Igreja distante de Roma: circulação internacional e gerações de missionários no Maranhão, 2015. Disponível em: <http://www.scielo.br/pdf/eh/v28n55/0103-2186-eh-28-55-0129.pdf>. Acesso em: 29/02/2016 PEREIRA, Francisco Magalhães. De Santa Teresa do Paruá a Presidente Médici: resgate histórico. [S.l.: s.n]. 2016? (manuscrito em publicação).. PINTO, Álvaro V. Sete lições sobre educação de adultos. 13 ed. São Paulo: Cortez, 2003. QUEIROZ, Maria Isaura Pereira. O mandonismo local na vida política brasileira e outros ensaios. São Paulo: editora Alfa-Ômega, 1976. Disponível em <http://docslide.com.br/documents/queiroz-maria-isaura-o-mandonismo-local-na-vida-politica-brasileira-e-outros-ensaios.html>.Acesso em 23/02/2016. QUEIROZ, Maria Isaura Pereira de - Variações sobre a técnica de gravador no registro da informação viva. São Paulo: T.A. Queiroz, série2, v. 7, 1991. (biblioteca básica de ciências sociais). QUEIROZ, Maria Isaura Pereira de. O povoado de Santa Brígida. In: FERNANDES, Florestan (org.). Comunidade e Sociedade no Brasil. São Paulo: Companhia Editora Nacional, 1972. RANGEL, Mary; (org) WESCHENFELDER, IgnácioLúcio. A didática a partir da pedagogia de La Salle. Petrópolis, RJ:Vozes, 2006. Disponível em: <http://www.ia.ufrrj.br/ppgea/conteudo/T2-6SF/PPGEA/A%20did%E1tica.pdf>. Acessado em 15/01/2014. SOUSA, Jailson de Macedo. Os efeitos de grandes projetos na pré-Amazônia Maranhense: uma reflexão através da colonização dirigida. Disponível em <http://unuhospedagem.com.br/revista/rbeur/index.php/anais/article/view/4635/4504>.Acesso em 11/02/2016 SENNET, Richard. Juntos – os rituais, os prazeres e a política da cooperação. Rio de Janeiro:Record. 2012. WAGLEY, Charles. O desenvolvimento comunitário como dilema nacional. In: FERNANDES, Florestan (org.). Comunidade e Sociedade no Brasil. São Paulo: Companhia Editora Nacional, 1972. WILLEMS, Emílio. Tradição e transição em Cunha. In: FERNANDES, Florestan (org.). Comunidade e Sociedade no Brasil. São Paulo: Companhia Editora Nacional, 1972. WOLLMANN, Waldemar e THIEL, Renato. 1983: Presidente Médici. In: HENGEMÜLLE, Edgard. 25 anos de Presença Lassalista no Norte e Nordeste do Brasil. Canoas, RS:Gráfica e Editora La Salle, 2000.  
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Metodista de Sao Paulo
Educacao:Programa de Pos Graduacao em Educacao
Brasil
IMS
Educacao
publisher.none.fl_str_mv Universidade Metodista de Sao Paulo
Educacao:Programa de Pos Graduacao em Educacao
Brasil
IMS
Educacao
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da Metodista
instname:Universidade Metodista de São Paulo (METODISTA)
instacron:METODISTA
instname_str Universidade Metodista de São Paulo (METODISTA)
instacron_str METODISTA
institution METODISTA
reponame_str Repositório Institucional da Metodista
collection Repositório Institucional da Metodista
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da Metodista - Universidade Metodista de São Paulo (METODISTA)
repository.mail.fl_str_mv biblioteca@metodista.br
_version_ 1792602002122866688