A imprensa na construção da imagem pública do candidato Affonso Penna na eleição de 1906
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2009 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da Metodista |
Texto Completo: | http://tede.metodista.br/jspui/handle/tede/1952 |
Resumo: | O presente trabalho tem por objetivo analisar o período de propaganda eleitoral à presidência da República de 1906, centrando seu objeto no candidato único para presidente, o mineiro, Affonso Penna. Nesse sentido procura-se trabalhar, especificamente, o papel da imprensa na candidatura e na construção da imagem pública, no transcurso entre agosto de 1905 a fevereiro de 1906, em dois jornais cariocas: o Correio da Manhã e o jornal O Paíz. Entre eles, a menção de Penna pode ser analisada apenas nas Cartas Mineiras do Correio da Manhã, a qual apresenta o percentual de 37% de conteúdos sobre o candidato. Desses, 54,5%, relacionam-se às suas caracterizações imagéticas e os 45,5% a sua candidatura. Quanto à construção da etapa teórica remete às obras que incluem o universo da comunicação, da propaganda política e ideológica, principalmente, na ótica brasileira. Procura-se, também, descrever a trajetória política de Affonso Penna, tendo como pano de fundo o ambiente político. Como método de coleta de dados, cita-se as pesquisas bibliográficas e documentais e como instrumento de investigação a análise de conteúdo.(AU) |
id |
METODISTA_213bfd24e9d6163a3f1720bc739509ba |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:tahbit.umesp.edu.dti:tede/1952 |
network_acronym_str |
METODISTA |
network_name_str |
Repositório Institucional da Metodista |
repository_id_str |
|
spelling |
A imprensa na construção da imagem pública do candidato Affonso Penna na eleição de 1906The press in building the public image of candidate Affonso Penna in the 1906 electionpropaganda eleitoral; Affonso Penna; Brasilelectoral propaganda; Affonso Penna; BrazilCIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAOO presente trabalho tem por objetivo analisar o período de propaganda eleitoral à presidência da República de 1906, centrando seu objeto no candidato único para presidente, o mineiro, Affonso Penna. Nesse sentido procura-se trabalhar, especificamente, o papel da imprensa na candidatura e na construção da imagem pública, no transcurso entre agosto de 1905 a fevereiro de 1906, em dois jornais cariocas: o Correio da Manhã e o jornal O Paíz. Entre eles, a menção de Penna pode ser analisada apenas nas Cartas Mineiras do Correio da Manhã, a qual apresenta o percentual de 37% de conteúdos sobre o candidato. Desses, 54,5%, relacionam-se às suas caracterizações imagéticas e os 45,5% a sua candidatura. Quanto à construção da etapa teórica remete às obras que incluem o universo da comunicação, da propaganda política e ideológica, principalmente, na ótica brasileira. Procura-se, também, descrever a trajetória política de Affonso Penna, tendo como pano de fundo o ambiente político. Como método de coleta de dados, cita-se as pesquisas bibliográficas e documentais e como instrumento de investigação a análise de conteúdo.(AU)This paper aims to analyze the period of electoral propaganda to the presidency of the Republic of 1906, focusing its object on the only candidate for president, the miner, Affonso Penna. In this sense, we seek to specifically work the role of the press in the candidacy and construction of the public image, from August 1905 to February 1906, in two Rio newspapers: Correio da Manhã and O Paíz newspaper. Among them, the mention of Penna can only be analyzed in the Correio da Manhã Mining Letters, which presents 37% of contents about the candidate. Of these, 54.5% relate to their imagery characterizations and the 45.5% to their candidacy. As for the construction of the theoretical stage refers to the works that include the universe of communication, political and ideological propaganda, especially from the Brazilian perspective. It also seeks to describe the political trajectory of Affonso Penna, against the background of the political environment. As data collection method, we cite the bibliographic and documentary research and as an investigation instrument the content analysis. (AU)Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPESUniversidade Metodista de Sao PauloComunicacao Social:Programa de Pos Graduacao em Comunicacao SocialBrasilIMSComunicacao SocialQueiroz, Adolpho Carlos Françoso deGonçalves, Elizabeth MoraesSantos, Adriana Cristina Omena dosRamos, Thailissa Leticia Andara2019-11-07T19:40:03Z2009-04-06info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfRamos, Thailissa Leticia Andara. A imprensa na construção da imagem pública do candidato Affonso Penna na eleição de 1906. 2009. 142 folhas. Dissertação( Comunicacao Social) - Universidade Metodista de Sao Paulo, Sao Bernardo do Campo.http://tede.metodista.br/jspui/handle/tede/1952porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da Metodistainstname:Universidade Metodista de São Paulo (METODISTA)instacron:METODISTA2019-11-07T19:40:03Zoai:tahbit.umesp.edu.dti:tede/1952Repositório InstitucionalPRIhttp://tede.metodista.br/oai/requestbiblioteca@metodista.bropendoar:2019-11-07T19:40:03Repositório Institucional da Metodista - Universidade Metodista de São Paulo (METODISTA)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A imprensa na construção da imagem pública do candidato Affonso Penna na eleição de 1906 The press in building the public image of candidate Affonso Penna in the 1906 election |
title |
A imprensa na construção da imagem pública do candidato Affonso Penna na eleição de 1906 |
spellingShingle |
A imprensa na construção da imagem pública do candidato Affonso Penna na eleição de 1906 Ramos, Thailissa Leticia Andara propaganda eleitoral; Affonso Penna; Brasil electoral propaganda; Affonso Penna; Brazil CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO |
title_short |
A imprensa na construção da imagem pública do candidato Affonso Penna na eleição de 1906 |
title_full |
A imprensa na construção da imagem pública do candidato Affonso Penna na eleição de 1906 |
title_fullStr |
A imprensa na construção da imagem pública do candidato Affonso Penna na eleição de 1906 |
title_full_unstemmed |
A imprensa na construção da imagem pública do candidato Affonso Penna na eleição de 1906 |
title_sort |
A imprensa na construção da imagem pública do candidato Affonso Penna na eleição de 1906 |
author |
Ramos, Thailissa Leticia Andara |
author_facet |
Ramos, Thailissa Leticia Andara |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Queiroz, Adolpho Carlos Françoso de Gonçalves, Elizabeth Moraes Santos, Adriana Cristina Omena dos |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Ramos, Thailissa Leticia Andara |
dc.subject.por.fl_str_mv |
propaganda eleitoral; Affonso Penna; Brasil electoral propaganda; Affonso Penna; Brazil CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO |
topic |
propaganda eleitoral; Affonso Penna; Brasil electoral propaganda; Affonso Penna; Brazil CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO |
description |
O presente trabalho tem por objetivo analisar o período de propaganda eleitoral à presidência da República de 1906, centrando seu objeto no candidato único para presidente, o mineiro, Affonso Penna. Nesse sentido procura-se trabalhar, especificamente, o papel da imprensa na candidatura e na construção da imagem pública, no transcurso entre agosto de 1905 a fevereiro de 1906, em dois jornais cariocas: o Correio da Manhã e o jornal O Paíz. Entre eles, a menção de Penna pode ser analisada apenas nas Cartas Mineiras do Correio da Manhã, a qual apresenta o percentual de 37% de conteúdos sobre o candidato. Desses, 54,5%, relacionam-se às suas caracterizações imagéticas e os 45,5% a sua candidatura. Quanto à construção da etapa teórica remete às obras que incluem o universo da comunicação, da propaganda política e ideológica, principalmente, na ótica brasileira. Procura-se, também, descrever a trajetória política de Affonso Penna, tendo como pano de fundo o ambiente político. Como método de coleta de dados, cita-se as pesquisas bibliográficas e documentais e como instrumento de investigação a análise de conteúdo.(AU) |
publishDate |
2009 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2009-04-06 2019-11-07T19:40:03Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
Ramos, Thailissa Leticia Andara. A imprensa na construção da imagem pública do candidato Affonso Penna na eleição de 1906. 2009. 142 folhas. Dissertação( Comunicacao Social) - Universidade Metodista de Sao Paulo, Sao Bernardo do Campo. http://tede.metodista.br/jspui/handle/tede/1952 |
identifier_str_mv |
Ramos, Thailissa Leticia Andara. A imprensa na construção da imagem pública do candidato Affonso Penna na eleição de 1906. 2009. 142 folhas. Dissertação( Comunicacao Social) - Universidade Metodista de Sao Paulo, Sao Bernardo do Campo. |
url |
http://tede.metodista.br/jspui/handle/tede/1952 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Metodista de Sao Paulo Comunicacao Social:Programa de Pos Graduacao em Comunicacao Social Brasil IMS Comunicacao Social |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Metodista de Sao Paulo Comunicacao Social:Programa de Pos Graduacao em Comunicacao Social Brasil IMS Comunicacao Social |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da Metodista instname:Universidade Metodista de São Paulo (METODISTA) instacron:METODISTA |
instname_str |
Universidade Metodista de São Paulo (METODISTA) |
instacron_str |
METODISTA |
institution |
METODISTA |
reponame_str |
Repositório Institucional da Metodista |
collection |
Repositório Institucional da Metodista |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da Metodista - Universidade Metodista de São Paulo (METODISTA) |
repository.mail.fl_str_mv |
biblioteca@metodista.br |
_version_ |
1792602005228748800 |