A imprensa na construção da imagem pública do candidato Affonso Penna na eleição de 1906

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ramos, Thailissa Leticia Andara
Data de Publicação: 2009
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Metodista
Texto Completo: http://tede.metodista.br/jspui/handle/tede/1952
Resumo: O presente trabalho tem por objetivo analisar o período de propaganda eleitoral à presidência da República de 1906, centrando seu objeto no candidato único para presidente, o mineiro, Affonso Penna. Nesse sentido procura-se trabalhar, especificamente, o papel da imprensa na candidatura e na construção da imagem pública, no transcurso entre agosto de 1905 a fevereiro de 1906, em dois jornais cariocas: o Correio da Manhã e o jornal O Paíz. Entre eles, a menção de Penna pode ser analisada apenas nas Cartas Mineiras do Correio da Manhã, a qual apresenta o percentual de 37% de conteúdos sobre o candidato. Desses, 54,5%, relacionam-se às suas caracterizações imagéticas e os 45,5% a sua candidatura. Quanto à construção da etapa teórica remete às obras que incluem o universo da comunicação, da propaganda política e ideológica, principalmente, na ótica brasileira. Procura-se, também, descrever a trajetória política de Affonso Penna, tendo como pano de fundo o ambiente político. Como método de coleta de dados, cita-se as pesquisas bibliográficas e documentais e como instrumento de investigação a análise de conteúdo.(AU)
id METODISTA_213bfd24e9d6163a3f1720bc739509ba
oai_identifier_str oai:tahbit.umesp.edu.dti:tede/1952
network_acronym_str METODISTA
network_name_str Repositório Institucional da Metodista
repository_id_str
spelling A imprensa na construção da imagem pública do candidato Affonso Penna na eleição de 1906The press in building the public image of candidate Affonso Penna in the 1906 electionpropaganda eleitoral; Affonso Penna; Brasilelectoral propaganda; Affonso Penna; BrazilCIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAOO presente trabalho tem por objetivo analisar o período de propaganda eleitoral à presidência da República de 1906, centrando seu objeto no candidato único para presidente, o mineiro, Affonso Penna. Nesse sentido procura-se trabalhar, especificamente, o papel da imprensa na candidatura e na construção da imagem pública, no transcurso entre agosto de 1905 a fevereiro de 1906, em dois jornais cariocas: o Correio da Manhã e o jornal O Paíz. Entre eles, a menção de Penna pode ser analisada apenas nas Cartas Mineiras do Correio da Manhã, a qual apresenta o percentual de 37% de conteúdos sobre o candidato. Desses, 54,5%, relacionam-se às suas caracterizações imagéticas e os 45,5% a sua candidatura. Quanto à construção da etapa teórica remete às obras que incluem o universo da comunicação, da propaganda política e ideológica, principalmente, na ótica brasileira. Procura-se, também, descrever a trajetória política de Affonso Penna, tendo como pano de fundo o ambiente político. Como método de coleta de dados, cita-se as pesquisas bibliográficas e documentais e como instrumento de investigação a análise de conteúdo.(AU)This paper aims to analyze the period of electoral propaganda to the presidency of the Republic of 1906, focusing its object on the only candidate for president, the miner, Affonso Penna. In this sense, we seek to specifically work the role of the press in the candidacy and construction of the public image, from August 1905 to February 1906, in two Rio newspapers: Correio da Manhã and O Paíz newspaper. Among them, the mention of Penna can only be analyzed in the Correio da Manhã Mining Letters, which presents 37% of contents about the candidate. Of these, 54.5% relate to their imagery characterizations and the 45.5% to their candidacy. As for the construction of the theoretical stage refers to the works that include the universe of communication, political and ideological propaganda, especially from the Brazilian perspective. It also seeks to describe the political trajectory of Affonso Penna, against the background of the political environment. As data collection method, we cite the bibliographic and documentary research and as an investigation instrument the content analysis. (AU)Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPESUniversidade Metodista de Sao PauloComunicacao Social:Programa de Pos Graduacao em Comunicacao SocialBrasilIMSComunicacao SocialQueiroz, Adolpho Carlos Françoso deGonçalves, Elizabeth MoraesSantos, Adriana Cristina Omena dosRamos, Thailissa Leticia Andara2019-11-07T19:40:03Z2009-04-06info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfRamos, Thailissa Leticia Andara. A imprensa na construção da imagem pública do candidato Affonso Penna na eleição de 1906. 2009. 142 folhas. Dissertação( Comunicacao Social) - Universidade Metodista de Sao Paulo, Sao Bernardo do Campo.http://tede.metodista.br/jspui/handle/tede/1952porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da Metodistainstname:Universidade Metodista de São Paulo (METODISTA)instacron:METODISTA2019-11-07T19:40:03Zoai:tahbit.umesp.edu.dti:tede/1952Repositório InstitucionalPRIhttp://tede.metodista.br/oai/requestbiblioteca@metodista.bropendoar:2019-11-07T19:40:03Repositório Institucional da Metodista - Universidade Metodista de São Paulo (METODISTA)false
dc.title.none.fl_str_mv A imprensa na construção da imagem pública do candidato Affonso Penna na eleição de 1906
The press in building the public image of candidate Affonso Penna in the 1906 election
title A imprensa na construção da imagem pública do candidato Affonso Penna na eleição de 1906
spellingShingle A imprensa na construção da imagem pública do candidato Affonso Penna na eleição de 1906
Ramos, Thailissa Leticia Andara
propaganda eleitoral; Affonso Penna; Brasil
electoral propaganda; Affonso Penna; Brazil
CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO
title_short A imprensa na construção da imagem pública do candidato Affonso Penna na eleição de 1906
title_full A imprensa na construção da imagem pública do candidato Affonso Penna na eleição de 1906
title_fullStr A imprensa na construção da imagem pública do candidato Affonso Penna na eleição de 1906
title_full_unstemmed A imprensa na construção da imagem pública do candidato Affonso Penna na eleição de 1906
title_sort A imprensa na construção da imagem pública do candidato Affonso Penna na eleição de 1906
author Ramos, Thailissa Leticia Andara
author_facet Ramos, Thailissa Leticia Andara
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Queiroz, Adolpho Carlos Françoso de
Gonçalves, Elizabeth Moraes
Santos, Adriana Cristina Omena dos
dc.contributor.author.fl_str_mv Ramos, Thailissa Leticia Andara
dc.subject.por.fl_str_mv propaganda eleitoral; Affonso Penna; Brasil
electoral propaganda; Affonso Penna; Brazil
CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO
topic propaganda eleitoral; Affonso Penna; Brasil
electoral propaganda; Affonso Penna; Brazil
CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO
description O presente trabalho tem por objetivo analisar o período de propaganda eleitoral à presidência da República de 1906, centrando seu objeto no candidato único para presidente, o mineiro, Affonso Penna. Nesse sentido procura-se trabalhar, especificamente, o papel da imprensa na candidatura e na construção da imagem pública, no transcurso entre agosto de 1905 a fevereiro de 1906, em dois jornais cariocas: o Correio da Manhã e o jornal O Paíz. Entre eles, a menção de Penna pode ser analisada apenas nas Cartas Mineiras do Correio da Manhã, a qual apresenta o percentual de 37% de conteúdos sobre o candidato. Desses, 54,5%, relacionam-se às suas caracterizações imagéticas e os 45,5% a sua candidatura. Quanto à construção da etapa teórica remete às obras que incluem o universo da comunicação, da propaganda política e ideológica, principalmente, na ótica brasileira. Procura-se, também, descrever a trajetória política de Affonso Penna, tendo como pano de fundo o ambiente político. Como método de coleta de dados, cita-se as pesquisas bibliográficas e documentais e como instrumento de investigação a análise de conteúdo.(AU)
publishDate 2009
dc.date.none.fl_str_mv 2009-04-06
2019-11-07T19:40:03Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv Ramos, Thailissa Leticia Andara. A imprensa na construção da imagem pública do candidato Affonso Penna na eleição de 1906. 2009. 142 folhas. Dissertação( Comunicacao Social) - Universidade Metodista de Sao Paulo, Sao Bernardo do Campo.
http://tede.metodista.br/jspui/handle/tede/1952
identifier_str_mv Ramos, Thailissa Leticia Andara. A imprensa na construção da imagem pública do candidato Affonso Penna na eleição de 1906. 2009. 142 folhas. Dissertação( Comunicacao Social) - Universidade Metodista de Sao Paulo, Sao Bernardo do Campo.
url http://tede.metodista.br/jspui/handle/tede/1952
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Metodista de Sao Paulo
Comunicacao Social:Programa de Pos Graduacao em Comunicacao Social
Brasil
IMS
Comunicacao Social
publisher.none.fl_str_mv Universidade Metodista de Sao Paulo
Comunicacao Social:Programa de Pos Graduacao em Comunicacao Social
Brasil
IMS
Comunicacao Social
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da Metodista
instname:Universidade Metodista de São Paulo (METODISTA)
instacron:METODISTA
instname_str Universidade Metodista de São Paulo (METODISTA)
instacron_str METODISTA
institution METODISTA
reponame_str Repositório Institucional da Metodista
collection Repositório Institucional da Metodista
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da Metodista - Universidade Metodista de São Paulo (METODISTA)
repository.mail.fl_str_mv biblioteca@metodista.br
_version_ 1792602005228748800