A história do senhor bom Jesus da cana verde: conflitos e celebrações em torno de uma imagem religiosa (Siqueira Campos-PR, 1933)

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Lino, Anderson
Data de Publicação: 2009
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Metodista
Texto Completo: http://tede.metodista.br/jspui/handle/tede/1949
Resumo: Essa dissertação abordou os conflitos que ocorreram no espaço geográfico denominado "Norte Pioneiro". A imagem do Bom Jesus, de propriedade da família Pinto, foi expropriada pelo vigário da paróquia do Distrito de Salto do Itararé, padre Alfredo Simon, que reuniu cerca de vinte homens aramados para capturar esse santo. Nesse conflito religioso que ocorreu no dia 26/4/1933 duas pessoas foram mortas: o comerciante do Arraial dos Pintos, João Moreira, e o herdeiro do Bom Jesus, José Pinto de Oliveira. Esse último veio a falecer meses depois do conflito. Ao redor dessa imagem foi sendo criada uma história oficial e vigiada pelos donos do poder simbólico, mantenedora da ordem e da tradição. No entanto, a história do Bom Jesus foi compreendida numa concepção mais ampla, pois na esfera religiosa ocorria um fenômeno denominado de romanização. A Igreja Católica seguia o Código de Direito Canônico de 1917, não reconhecendo o Código de Direito Civil do Estado Nacional Brasileiro. Na esfera política, o governo paranaense colocou em prática o sistema de terras devolutas. No setor dos transportes, a estrada de ferro RVPRSC (Rede Viária Paraná Santa Catarina) já se encontrava na região desde 1919. E nesse ínterim, as novas relações sócio-culturais e econômicas foram introduzidas no campo, isto é, o capitalismo agrário. (AU)
id METODISTA_062b0e7f97d6c1b89a6c2f38bcead25c
oai_identifier_str oai:tahbit.umesp.edu.dti:tede/1949
network_acronym_str METODISTA
network_name_str Repositório Institucional da Metodista
repository_id_str
spelling A história do senhor bom Jesus da cana verde: conflitos e celebrações em torno de uma imagem religiosa (Siqueira Campos-PR, 1933)The story of the good Lord Jesus of sugar cane: conflicts and celebrations around a religious image (Siqueira Campos-PR, 1933)Igreja católica; Catolicismo popular; celebração;Catholic church; Popular Catholicism; celebration;CIENCIAS HUMANASEssa dissertação abordou os conflitos que ocorreram no espaço geográfico denominado "Norte Pioneiro". A imagem do Bom Jesus, de propriedade da família Pinto, foi expropriada pelo vigário da paróquia do Distrito de Salto do Itararé, padre Alfredo Simon, que reuniu cerca de vinte homens aramados para capturar esse santo. Nesse conflito religioso que ocorreu no dia 26/4/1933 duas pessoas foram mortas: o comerciante do Arraial dos Pintos, João Moreira, e o herdeiro do Bom Jesus, José Pinto de Oliveira. Esse último veio a falecer meses depois do conflito. Ao redor dessa imagem foi sendo criada uma história oficial e vigiada pelos donos do poder simbólico, mantenedora da ordem e da tradição. No entanto, a história do Bom Jesus foi compreendida numa concepção mais ampla, pois na esfera religiosa ocorria um fenômeno denominado de romanização. A Igreja Católica seguia o Código de Direito Canônico de 1917, não reconhecendo o Código de Direito Civil do Estado Nacional Brasileiro. Na esfera política, o governo paranaense colocou em prática o sistema de terras devolutas. No setor dos transportes, a estrada de ferro RVPRSC (Rede Viária Paraná Santa Catarina) já se encontrava na região desde 1919. E nesse ínterim, as novas relações sócio-culturais e econômicas foram introduzidas no campo, isto é, o capitalismo agrário. (AU)This dissertation addressed the conflicts that occurred in the geographic space called "Pioneer North". The image of Bom Jesus, owned by the Pinto family, was expropriated by the vicar of the parish of the Salto do Itararé District, Father Alfredo Simon, who gathered about twenty armed men to capture this saint. In this religious conflict that took place on April 26, 1933 two people were killed: the merchant of Arraial dos Pintos, João Moreira, and the heir of Bom Jesus, José Pinto de Oliveira. The latter died months after the conflict. Around this image was created an official history and guarded by the owners of symbolic power, maintainer of order and tradition. However, the story of the Good Jesus was understood in a broader conception, because in the religious sphere a phenomenon called romanization occurred. The Catholic Church followed the Code of Canon Law of 1917, not recognizing the Code of Civil Law of the Brazilian National State. In the political sphere, the Paraná government has put in place the vacant land system. In the transport sector, the RVPRSC railroad (Paraná Santa Catarina Road Network) had been in the region since 1919. And in the meantime, new socio-cultural and economic relations were introduced in the countryside, that is, agrarian capitalism. (AU)Universidade Metodista de Sao PauloCiencias da Religiao:Programa de Pos Graduacao em Ciencias da ReligiaoBrasilIMSCiencias da ReligiaoCampos, Leonildo SilveiraBrito, Enio da CostaHiguet, Etiene AlfredLino, Anderson2019-11-06T18:57:57Z2009-03-13info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfLino, Anderson. A história do senhor bom Jesus da cana verde: conflitos e celebrações em torno de uma imagem religiosa (Siqueira Campos-PR, 1933). 2009. 196 folhas. Dissertação( Ciencias da Religiao) - Universidade Metodista de Sao Paulo, Sao Bernardo do Campo.http://tede.metodista.br/jspui/handle/tede/1949porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da Metodistainstname:Universidade Metodista de São Paulo (METODISTA)instacron:METODISTA2019-11-06T18:57:57Zoai:tahbit.umesp.edu.dti:tede/1949Repositório InstitucionalPRIhttp://tede.metodista.br/oai/requestbiblioteca@metodista.bropendoar:2019-11-06T18:57:57Repositório Institucional da Metodista - Universidade Metodista de São Paulo (METODISTA)false
dc.title.none.fl_str_mv A história do senhor bom Jesus da cana verde: conflitos e celebrações em torno de uma imagem religiosa (Siqueira Campos-PR, 1933)
The story of the good Lord Jesus of sugar cane: conflicts and celebrations around a religious image (Siqueira Campos-PR, 1933)
title A história do senhor bom Jesus da cana verde: conflitos e celebrações em torno de uma imagem religiosa (Siqueira Campos-PR, 1933)
spellingShingle A história do senhor bom Jesus da cana verde: conflitos e celebrações em torno de uma imagem religiosa (Siqueira Campos-PR, 1933)
Lino, Anderson
Igreja católica; Catolicismo popular; celebração;
Catholic church; Popular Catholicism; celebration;
CIENCIAS HUMANAS
title_short A história do senhor bom Jesus da cana verde: conflitos e celebrações em torno de uma imagem religiosa (Siqueira Campos-PR, 1933)
title_full A história do senhor bom Jesus da cana verde: conflitos e celebrações em torno de uma imagem religiosa (Siqueira Campos-PR, 1933)
title_fullStr A história do senhor bom Jesus da cana verde: conflitos e celebrações em torno de uma imagem religiosa (Siqueira Campos-PR, 1933)
title_full_unstemmed A história do senhor bom Jesus da cana verde: conflitos e celebrações em torno de uma imagem religiosa (Siqueira Campos-PR, 1933)
title_sort A história do senhor bom Jesus da cana verde: conflitos e celebrações em torno de uma imagem religiosa (Siqueira Campos-PR, 1933)
author Lino, Anderson
author_facet Lino, Anderson
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Campos, Leonildo Silveira
Brito, Enio da Costa
Higuet, Etiene Alfred
dc.contributor.author.fl_str_mv Lino, Anderson
dc.subject.por.fl_str_mv Igreja católica; Catolicismo popular; celebração;
Catholic church; Popular Catholicism; celebration;
CIENCIAS HUMANAS
topic Igreja católica; Catolicismo popular; celebração;
Catholic church; Popular Catholicism; celebration;
CIENCIAS HUMANAS
description Essa dissertação abordou os conflitos que ocorreram no espaço geográfico denominado "Norte Pioneiro". A imagem do Bom Jesus, de propriedade da família Pinto, foi expropriada pelo vigário da paróquia do Distrito de Salto do Itararé, padre Alfredo Simon, que reuniu cerca de vinte homens aramados para capturar esse santo. Nesse conflito religioso que ocorreu no dia 26/4/1933 duas pessoas foram mortas: o comerciante do Arraial dos Pintos, João Moreira, e o herdeiro do Bom Jesus, José Pinto de Oliveira. Esse último veio a falecer meses depois do conflito. Ao redor dessa imagem foi sendo criada uma história oficial e vigiada pelos donos do poder simbólico, mantenedora da ordem e da tradição. No entanto, a história do Bom Jesus foi compreendida numa concepção mais ampla, pois na esfera religiosa ocorria um fenômeno denominado de romanização. A Igreja Católica seguia o Código de Direito Canônico de 1917, não reconhecendo o Código de Direito Civil do Estado Nacional Brasileiro. Na esfera política, o governo paranaense colocou em prática o sistema de terras devolutas. No setor dos transportes, a estrada de ferro RVPRSC (Rede Viária Paraná Santa Catarina) já se encontrava na região desde 1919. E nesse ínterim, as novas relações sócio-culturais e econômicas foram introduzidas no campo, isto é, o capitalismo agrário. (AU)
publishDate 2009
dc.date.none.fl_str_mv 2009-03-13
2019-11-06T18:57:57Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv Lino, Anderson. A história do senhor bom Jesus da cana verde: conflitos e celebrações em torno de uma imagem religiosa (Siqueira Campos-PR, 1933). 2009. 196 folhas. Dissertação( Ciencias da Religiao) - Universidade Metodista de Sao Paulo, Sao Bernardo do Campo.
http://tede.metodista.br/jspui/handle/tede/1949
identifier_str_mv Lino, Anderson. A história do senhor bom Jesus da cana verde: conflitos e celebrações em torno de uma imagem religiosa (Siqueira Campos-PR, 1933). 2009. 196 folhas. Dissertação( Ciencias da Religiao) - Universidade Metodista de Sao Paulo, Sao Bernardo do Campo.
url http://tede.metodista.br/jspui/handle/tede/1949
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Metodista de Sao Paulo
Ciencias da Religiao:Programa de Pos Graduacao em Ciencias da Religiao
Brasil
IMS
Ciencias da Religiao
publisher.none.fl_str_mv Universidade Metodista de Sao Paulo
Ciencias da Religiao:Programa de Pos Graduacao em Ciencias da Religiao
Brasil
IMS
Ciencias da Religiao
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da Metodista
instname:Universidade Metodista de São Paulo (METODISTA)
instacron:METODISTA
instname_str Universidade Metodista de São Paulo (METODISTA)
instacron_str METODISTA
institution METODISTA
reponame_str Repositório Institucional da Metodista
collection Repositório Institucional da Metodista
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da Metodista - Universidade Metodista de São Paulo (METODISTA)
repository.mail.fl_str_mv biblioteca@metodista.br
_version_ 1792602005216165888