SABERES DOCENTES DOS PROFESSORES QUE ATUAM NOS ANOS FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: COZZOLINO, Valeria de Andrade
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Metodista
Texto Completo: http://tede.metodista.br/jspui/handle/tede/1526
Resumo: O estudo busca conhecer o trabalho desenvolvido por professores de diferentes componentes curriculares dos anos finais do Ensino Fundamental da rede pública de ensino da cidade de São Paulo de modo a identificar e compreender suas percepções a respeito dos saberes docentes no contexto do processo ensino e aprendizagem. Assim discute-se os saberes que os professores adquirem e/ou reelaboram na prática pedagógica e que são por eles vistos como possibilidades de mudanças no processo ensino e aprendizagem que contemple um ensino de qualidade. O referencial adotado pauta-se em estudos sobre saberes docentes e sua prática, o conhecimento sobre os processos de ensino e aprendizagem e a formação dos professores que atuam nos anos finais do Ensino de Fundamental, tendo como autores principais, Tardif, Garrido, Gatti e Luckesi. Para tanto, procede-se à análise de documentos oficiais e à aplicação de um questionário a doze professores dos anos finais do Ensino Fundamental com o objetivo de conhecer aspectos da vida profissional, bem como as articulações que eles fazem entre saberes docentes, práticas profissionais e processo ensino e aprendizagem. Os resultados demonstram os saberes desenvolvidos pelos docentes, e as práticas pedagógicas que construíram ao longo de seu exercício profissional frente as dificuldades evidenciadas em alguns grupos de alunos. Por fim, os dados revelam a necessidade de se garantir discussões sobre o currículo das turmas dos anos finais do Ensino Fundamental de forma a se perceber que a evolução que os educadores almejam com todos os envolvidos no processo ensino e aprendizagem se ressignificam na prática do conhecimento.
id METODISTA_a68653da0cfe0c4c78a63d332832e89b
oai_identifier_str oai:tahbit.umesp.edu.dti:tede/1526
network_acronym_str METODISTA
network_name_str Repositório Institucional da Metodista
repository_id_str
spelling SABERES DOCENTES DOS PROFESSORES QUE ATUAM NOS ANOS FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTALThe knowledge of teachers that act in the final years of elementary schoolSaberes docentes; Aprendizagem; Anos finais do Ensino FundamentalTeaching knowledges; Learning; Final years of Elementary SchoolCIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOO estudo busca conhecer o trabalho desenvolvido por professores de diferentes componentes curriculares dos anos finais do Ensino Fundamental da rede pública de ensino da cidade de São Paulo de modo a identificar e compreender suas percepções a respeito dos saberes docentes no contexto do processo ensino e aprendizagem. Assim discute-se os saberes que os professores adquirem e/ou reelaboram na prática pedagógica e que são por eles vistos como possibilidades de mudanças no processo ensino e aprendizagem que contemple um ensino de qualidade. O referencial adotado pauta-se em estudos sobre saberes docentes e sua prática, o conhecimento sobre os processos de ensino e aprendizagem e a formação dos professores que atuam nos anos finais do Ensino de Fundamental, tendo como autores principais, Tardif, Garrido, Gatti e Luckesi. Para tanto, procede-se à análise de documentos oficiais e à aplicação de um questionário a doze professores dos anos finais do Ensino Fundamental com o objetivo de conhecer aspectos da vida profissional, bem como as articulações que eles fazem entre saberes docentes, práticas profissionais e processo ensino e aprendizagem. Os resultados demonstram os saberes desenvolvidos pelos docentes, e as práticas pedagógicas que construíram ao longo de seu exercício profissional frente as dificuldades evidenciadas em alguns grupos de alunos. Por fim, os dados revelam a necessidade de se garantir discussões sobre o currículo das turmas dos anos finais do Ensino Fundamental de forma a se perceber que a evolução que os educadores almejam com todos os envolvidos no processo ensino e aprendizagem se ressignificam na prática do conhecimento.The study seeks to know the developed work of teachers from different curricular components of the final years of Elementary Public Schools in the city of Sao Paulo in order to identify and understand their perceptions about the teaching knowledge in the context of teaching and learning process. So this study discusses the knowledge that teachers acquire and / or rework in the pedagogical practice and that they see as a changing possibility on the teaching and learning that includes a quality education. The adopted framework is guided in studies on teacher knowledge and practice, knowledge about the processes of teaching and learning and the training of teachers that work in the final years of Elementary School by using the main authors, Tardif, Garrido, Gatti and Luckesi. Therefore this study proceed to the analysis of official documents and the application of a questionnaire to twelve teachers from the final years of Elementary School in order to learn about aspects of professional life, as well as the joints they do between teaching knowledge, professional practices and teaching and learning process. The analyzes reveal that the contributions made by these authors are essential to guide the teaching in that to respect the mobilization / construction of knowledge necessary to teach from an educational praxis committed with knowledge, know-how and know-to be. Finally, the data show the need to ensure discussions about the curriculum of the courses of the final years of Elementary School in order to realize that the evolution that educators aspire to everyone involved in the teaching and learning is resignify in practice knowledge.Universidade Metodista de Sao PauloEducacao:Programa de Pos Graduacao em EducacaoBrasilIMSComunicacao SocialBôas, Lucia Pintor Santiso VillasFurlanetto, Ecleide CunicoSouza, Roger Marchesini de QuadrosCOZZOLINO, Valeria de Andrade2016-08-24T17:43:42Z2015-10-21info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfCOZZOLINO, Valeria de Andrade. SABERES DOCENTES DOS PROFESSORES QUE ATUAM NOS ANOS FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL. 2015. [144f]. Dissertação( Comunicacao Social) - Universidade Metodista de Sao Paulo, [São Bernardo do Campo] .http://tede.metodista.br/jspui/handle/tede/1526porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da Metodistainstname:Universidade Metodista de São Paulo (METODISTA)instacron:METODISTA2016-08-25T04:00:09Zoai:tahbit.umesp.edu.dti:tede/1526Repositório InstitucionalPRIhttp://tede.metodista.br/oai/requestbiblioteca@metodista.bropendoar:2016-08-25T04:00:09Repositório Institucional da Metodista - Universidade Metodista de São Paulo (METODISTA)false
dc.title.none.fl_str_mv SABERES DOCENTES DOS PROFESSORES QUE ATUAM NOS ANOS FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL
The knowledge of teachers that act in the final years of elementary school
title SABERES DOCENTES DOS PROFESSORES QUE ATUAM NOS ANOS FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL
spellingShingle SABERES DOCENTES DOS PROFESSORES QUE ATUAM NOS ANOS FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL
COZZOLINO, Valeria de Andrade
Saberes docentes; Aprendizagem; Anos finais do Ensino Fundamental
Teaching knowledges; Learning; Final years of Elementary School
CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
title_short SABERES DOCENTES DOS PROFESSORES QUE ATUAM NOS ANOS FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL
title_full SABERES DOCENTES DOS PROFESSORES QUE ATUAM NOS ANOS FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL
title_fullStr SABERES DOCENTES DOS PROFESSORES QUE ATUAM NOS ANOS FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL
title_full_unstemmed SABERES DOCENTES DOS PROFESSORES QUE ATUAM NOS ANOS FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL
title_sort SABERES DOCENTES DOS PROFESSORES QUE ATUAM NOS ANOS FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL
author COZZOLINO, Valeria de Andrade
author_facet COZZOLINO, Valeria de Andrade
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Bôas, Lucia Pintor Santiso Villas
Furlanetto, Ecleide Cunico
Souza, Roger Marchesini de Quadros
dc.contributor.author.fl_str_mv COZZOLINO, Valeria de Andrade
dc.subject.por.fl_str_mv Saberes docentes; Aprendizagem; Anos finais do Ensino Fundamental
Teaching knowledges; Learning; Final years of Elementary School
CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
topic Saberes docentes; Aprendizagem; Anos finais do Ensino Fundamental
Teaching knowledges; Learning; Final years of Elementary School
CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
description O estudo busca conhecer o trabalho desenvolvido por professores de diferentes componentes curriculares dos anos finais do Ensino Fundamental da rede pública de ensino da cidade de São Paulo de modo a identificar e compreender suas percepções a respeito dos saberes docentes no contexto do processo ensino e aprendizagem. Assim discute-se os saberes que os professores adquirem e/ou reelaboram na prática pedagógica e que são por eles vistos como possibilidades de mudanças no processo ensino e aprendizagem que contemple um ensino de qualidade. O referencial adotado pauta-se em estudos sobre saberes docentes e sua prática, o conhecimento sobre os processos de ensino e aprendizagem e a formação dos professores que atuam nos anos finais do Ensino de Fundamental, tendo como autores principais, Tardif, Garrido, Gatti e Luckesi. Para tanto, procede-se à análise de documentos oficiais e à aplicação de um questionário a doze professores dos anos finais do Ensino Fundamental com o objetivo de conhecer aspectos da vida profissional, bem como as articulações que eles fazem entre saberes docentes, práticas profissionais e processo ensino e aprendizagem. Os resultados demonstram os saberes desenvolvidos pelos docentes, e as práticas pedagógicas que construíram ao longo de seu exercício profissional frente as dificuldades evidenciadas em alguns grupos de alunos. Por fim, os dados revelam a necessidade de se garantir discussões sobre o currículo das turmas dos anos finais do Ensino Fundamental de forma a se perceber que a evolução que os educadores almejam com todos os envolvidos no processo ensino e aprendizagem se ressignificam na prática do conhecimento.
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015-10-21
2016-08-24T17:43:42Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv COZZOLINO, Valeria de Andrade. SABERES DOCENTES DOS PROFESSORES QUE ATUAM NOS ANOS FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL. 2015. [144f]. Dissertação( Comunicacao Social) - Universidade Metodista de Sao Paulo, [São Bernardo do Campo] .
http://tede.metodista.br/jspui/handle/tede/1526
identifier_str_mv COZZOLINO, Valeria de Andrade. SABERES DOCENTES DOS PROFESSORES QUE ATUAM NOS ANOS FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL. 2015. [144f]. Dissertação( Comunicacao Social) - Universidade Metodista de Sao Paulo, [São Bernardo do Campo] .
url http://tede.metodista.br/jspui/handle/tede/1526
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Metodista de Sao Paulo
Educacao:Programa de Pos Graduacao em Educacao
Brasil
IMS
Comunicacao Social
publisher.none.fl_str_mv Universidade Metodista de Sao Paulo
Educacao:Programa de Pos Graduacao em Educacao
Brasil
IMS
Comunicacao Social
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da Metodista
instname:Universidade Metodista de São Paulo (METODISTA)
instacron:METODISTA
instname_str Universidade Metodista de São Paulo (METODISTA)
instacron_str METODISTA
institution METODISTA
reponame_str Repositório Institucional da Metodista
collection Repositório Institucional da Metodista
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da Metodista - Universidade Metodista de São Paulo (METODISTA)
repository.mail.fl_str_mv biblioteca@metodista.br
_version_ 1792602001826119680