Publicidade de alimentos funcionais uma análise retórico-discursiva
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2012 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da METODISTA |
Texto Completo: | http://tede.metodista.br/jspui/handle/tede/635 |
Resumo: | Functional products are part of our everyday life, characterized more and more by health and welfare improvement. The research aims at analyzing, by means of the qualitative approach, the advertisement of functional products and food that use scientific expressions or concepts as persuasive elements, considering the status and credibility that science has in our society. The corpus is composed by commercials of two products (margarine and yogurt) which use that device in your communication. The research seeks to analyze the current bibliography on functional food, contemporaneity, culture, social groups, advertisement, speech analysis and rhetoric; however, it is centered in analyzing the organization of the message, especially regarding rhetorical argumentation and speech, entailing a critical view of the disguised persuasion on argumentation concerning beauty and health. It is expected with the work understand the process of rhetorical construction of argument for persuasion, about functional foods, which use in their communication scientific expressions relating to the principles of functionality of these products, among other characteristics of specialized discourse. |
id |
METO_8d27660b2fe27094236cd6081c018387 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:tahbit.umesp.edu.dti:tede/635 |
network_acronym_str |
METO |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da METODISTA |
repository_id_str |
|
spelling |
Gonçalves, Elizabeth MoraesCPF:16489456120http://lattes.cnpq.br/1270011884916244Cunha, Magali do NascimentoCPF:51654122156http://lattes.cnpq.br/1968477845967720Casaqui, VanderCPF:6546341415CPF:09730616850Scheneider, Altair Achetta2016-08-03T12:29:36Z2012-08-072012-05-18SCHENEIDER, Altair Achetta. Publicidade de alimentos funcionais uma análise retórico-discursiva. 2012. 156 f. Dissertação (Mestrado em Processo Comunicacionais) - Universidade Metodista de São Paulo, São Bernardo do Campo, 2012.http://tede.metodista.br/jspui/handle/tede/635Functional products are part of our everyday life, characterized more and more by health and welfare improvement. The research aims at analyzing, by means of the qualitative approach, the advertisement of functional products and food that use scientific expressions or concepts as persuasive elements, considering the status and credibility that science has in our society. The corpus is composed by commercials of two products (margarine and yogurt) which use that device in your communication. The research seeks to analyze the current bibliography on functional food, contemporaneity, culture, social groups, advertisement, speech analysis and rhetoric; however, it is centered in analyzing the organization of the message, especially regarding rhetorical argumentation and speech, entailing a critical view of the disguised persuasion on argumentation concerning beauty and health. It is expected with the work understand the process of rhetorical construction of argument for persuasion, about functional foods, which use in their communication scientific expressions relating to the principles of functionality of these products, among other characteristics of specialized discourse.Produtos funcionais fazem parte do nosso cotidiano, cada vez mais caracterizado pela ênfase na saúde e qualidade de vida. A pesquisa proposta, com abordagem qualitativa, objetiva analisar a propaganda de produtos e alimentos funcionais que utilizam como elemento persuasivo expressões ou conceitos científicos, considerando o status e a credibilidade que a ciência tem em nossa sociedade. O corpus constitui-se de duas peças comerciais de produtos (margarina e iogurte) que utilizam esse expediente em sua comunicação. Busca-se analisar a bibliografia existente sobre alimentos funcionais, contemporaneidade, cultura, grupos sociais, publicidade, análise do discurso e retórica, porém, centra-se a análise na organização da mensagem, especialmente no que se refere à argumentação retórica e ao discurso, ensejando, uma visita crítica da persuasão disfarçada sobre a argumentação ligada à beleza e saúde. Espera-se com o trabalho entender o processo de construção retórica da argumentação, para a persuasão, em torno de alimentos funcionais, que utilizam em sua comunicação expressões científicas ligadas aos princípios de funcionalidade desses produtos, entre outras características desse discurso especializado.Made available in DSpace on 2016-08-03T12:29:36Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Altair Achetta Scheneider.pdf: 1806537 bytes, checksum: 4f9d7425b88c192bef410fff0d87a446 (MD5) Previous issue date: 2012-05-18application/pdfhttp://tede.metodista.br/jspui/retrieve/2200/Altair%20Achetta%20Scheneider.pdf.jpgporUniversidade Metodista de São PauloPÓS GRADUAÇÃO EM COMUNICAÇÃOUMESPBRProcesso Comunicacionaispublicidade, comunicação, retórica, análise de discurso, contemporaneidadeadvertisement, communication, rhetoric, speech, contemporaneityCNPQ::CIENCIAS HUMANASPublicidade de alimentos funcionais uma análise retórico-discursivaPublicidade de alimentos funcionais uma análise retórico-discursivainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da METODISTAinstname:Universidade Metodista de São Paulo (METODISTA)instacron:METODISTATHUMBNAILAltair Achetta Scheneider.pdf.jpgAltair Achetta Scheneider.pdf.jpgimage/jpeg1957http://tede.metodista.br/jspui/bitstream/tede/635/2/Altair+Achetta+Scheneider.pdf.jpg43e6376dddb891de099148c5337bbc69MD52ORIGINALAltair Achetta Scheneider.pdfapplication/pdf1806537http://tede.metodista.br/jspui/bitstream/tede/635/1/Altair+Achetta+Scheneider.pdf4f9d7425b88c192bef410fff0d87a446MD51tede/6352016-08-03 15:04:52.085oai:tahbit.umesp.edu.dti:tede/635Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://tede.metodista.br/jspui/http://tede.metodista.br/oai/requestbiblioteca@metodista.br||erick.roberto@metodista.bropendoar:2016-08-03T18:04:52Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da METODISTA - Universidade Metodista de São Paulo (METODISTA)false |
dc.title.por.fl_str_mv |
Publicidade de alimentos funcionais uma análise retórico-discursiva Publicidade de alimentos funcionais uma análise retórico-discursiva |
title |
Publicidade de alimentos funcionais uma análise retórico-discursiva |
spellingShingle |
Publicidade de alimentos funcionais uma análise retórico-discursiva Scheneider, Altair Achetta publicidade, comunicação, retórica, análise de discurso, contemporaneidade advertisement, communication, rhetoric, speech, contemporaneity CNPQ::CIENCIAS HUMANAS |
title_short |
Publicidade de alimentos funcionais uma análise retórico-discursiva |
title_full |
Publicidade de alimentos funcionais uma análise retórico-discursiva |
title_fullStr |
Publicidade de alimentos funcionais uma análise retórico-discursiva |
title_full_unstemmed |
Publicidade de alimentos funcionais uma análise retórico-discursiva |
title_sort |
Publicidade de alimentos funcionais uma análise retórico-discursiva |
author |
Scheneider, Altair Achetta |
author_facet |
Scheneider, Altair Achetta |
author_role |
author |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Gonçalves, Elizabeth Moraes |
dc.contributor.advisor1ID.fl_str_mv |
CPF:16489456120 |
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/1270011884916244 |
dc.contributor.referee1.fl_str_mv |
Cunha, Magali do Nascimento |
dc.contributor.referee1ID.fl_str_mv |
CPF:51654122156 |
dc.contributor.referee1Lattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/1968477845967720 |
dc.contributor.referee2.fl_str_mv |
Casaqui, Vander |
dc.contributor.referee2ID.fl_str_mv |
CPF:6546341415 |
dc.contributor.authorID.fl_str_mv |
CPF:09730616850 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Scheneider, Altair Achetta |
contributor_str_mv |
Gonçalves, Elizabeth Moraes Cunha, Magali do Nascimento Casaqui, Vander |
dc.subject.por.fl_str_mv |
publicidade, comunicação, retórica, análise de discurso, contemporaneidade |
topic |
publicidade, comunicação, retórica, análise de discurso, contemporaneidade advertisement, communication, rhetoric, speech, contemporaneity CNPQ::CIENCIAS HUMANAS |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
advertisement, communication, rhetoric, speech, contemporaneity |
dc.subject.cnpq.fl_str_mv |
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS |
description |
Functional products are part of our everyday life, characterized more and more by health and welfare improvement. The research aims at analyzing, by means of the qualitative approach, the advertisement of functional products and food that use scientific expressions or concepts as persuasive elements, considering the status and credibility that science has in our society. The corpus is composed by commercials of two products (margarine and yogurt) which use that device in your communication. The research seeks to analyze the current bibliography on functional food, contemporaneity, culture, social groups, advertisement, speech analysis and rhetoric; however, it is centered in analyzing the organization of the message, especially regarding rhetorical argumentation and speech, entailing a critical view of the disguised persuasion on argumentation concerning beauty and health. It is expected with the work understand the process of rhetorical construction of argument for persuasion, about functional foods, which use in their communication scientific expressions relating to the principles of functionality of these products, among other characteristics of specialized discourse. |
publishDate |
2012 |
dc.date.available.fl_str_mv |
2012-08-07 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2012-05-18 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2016-08-03T12:29:36Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.citation.fl_str_mv |
SCHENEIDER, Altair Achetta. Publicidade de alimentos funcionais uma análise retórico-discursiva. 2012. 156 f. Dissertação (Mestrado em Processo Comunicacionais) - Universidade Metodista de São Paulo, São Bernardo do Campo, 2012. |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://tede.metodista.br/jspui/handle/tede/635 |
identifier_str_mv |
SCHENEIDER, Altair Achetta. Publicidade de alimentos funcionais uma análise retórico-discursiva. 2012. 156 f. Dissertação (Mestrado em Processo Comunicacionais) - Universidade Metodista de São Paulo, São Bernardo do Campo, 2012. |
url |
http://tede.metodista.br/jspui/handle/tede/635 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Metodista de São Paulo |
dc.publisher.program.fl_str_mv |
PÓS GRADUAÇÃO EM COMUNICAÇÃO |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
UMESP |
dc.publisher.country.fl_str_mv |
BR |
dc.publisher.department.fl_str_mv |
Processo Comunicacionais |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Metodista de São Paulo |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da METODISTA instname:Universidade Metodista de São Paulo (METODISTA) instacron:METODISTA |
instname_str |
Universidade Metodista de São Paulo (METODISTA) |
instacron_str |
METODISTA |
institution |
METODISTA |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da METODISTA |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da METODISTA |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://tede.metodista.br/jspui/bitstream/tede/635/2/Altair+Achetta+Scheneider.pdf.jpg http://tede.metodista.br/jspui/bitstream/tede/635/1/Altair+Achetta+Scheneider.pdf |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
43e6376dddb891de099148c5337bbc69 4f9d7425b88c192bef410fff0d87a446 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da METODISTA - Universidade Metodista de São Paulo (METODISTA) |
repository.mail.fl_str_mv |
biblioteca@metodista.br||erick.roberto@metodista.br |
_version_ |
1791079554745368576 |