Publicidade de alimentos funcionais uma análise retórico-discursiva

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Scheneider, Altair Achetta
Data de Publicação: 2012
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da METODISTA
Texto Completo: http://tede.metodista.br/jspui/handle/tede/635
Resumo: Functional products are part of our everyday life, characterized more and more by health and welfare improvement. The research aims at analyzing, by means of the qualitative approach, the advertisement of functional products and food that use scientific expressions or concepts as persuasive elements, considering the status and credibility that science has in our society. The corpus is composed by commercials of two products (margarine and yogurt) which use that device in your communication. The research seeks to analyze the current bibliography on functional food, contemporaneity, culture, social groups, advertisement, speech analysis and rhetoric; however, it is centered in analyzing the organization of the message, especially regarding rhetorical argumentation and speech, entailing a critical view of the disguised persuasion on argumentation concerning beauty and health. It is expected with the work understand the process of rhetorical construction of argument for persuasion, about functional foods, which use in their communication scientific expressions relating to the principles of functionality of these products, among other characteristics of specialized discourse.
id METO_8d27660b2fe27094236cd6081c018387
oai_identifier_str oai:tahbit.umesp.edu.dti:tede/635
network_acronym_str METO
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da METODISTA
repository_id_str
spelling Gonçalves, Elizabeth MoraesCPF:16489456120http://lattes.cnpq.br/1270011884916244Cunha, Magali do NascimentoCPF:51654122156http://lattes.cnpq.br/1968477845967720Casaqui, VanderCPF:6546341415CPF:09730616850Scheneider, Altair Achetta2016-08-03T12:29:36Z2012-08-072012-05-18SCHENEIDER, Altair Achetta. Publicidade de alimentos funcionais uma análise retórico-discursiva. 2012. 156 f. Dissertação (Mestrado em Processo Comunicacionais) - Universidade Metodista de São Paulo, São Bernardo do Campo, 2012.http://tede.metodista.br/jspui/handle/tede/635Functional products are part of our everyday life, characterized more and more by health and welfare improvement. The research aims at analyzing, by means of the qualitative approach, the advertisement of functional products and food that use scientific expressions or concepts as persuasive elements, considering the status and credibility that science has in our society. The corpus is composed by commercials of two products (margarine and yogurt) which use that device in your communication. The research seeks to analyze the current bibliography on functional food, contemporaneity, culture, social groups, advertisement, speech analysis and rhetoric; however, it is centered in analyzing the organization of the message, especially regarding rhetorical argumentation and speech, entailing a critical view of the disguised persuasion on argumentation concerning beauty and health. It is expected with the work understand the process of rhetorical construction of argument for persuasion, about functional foods, which use in their communication scientific expressions relating to the principles of functionality of these products, among other characteristics of specialized discourse.Produtos funcionais fazem parte do nosso cotidiano, cada vez mais caracterizado pela ênfase na saúde e qualidade de vida. A pesquisa proposta, com abordagem qualitativa, objetiva analisar a propaganda de produtos e alimentos funcionais que utilizam como elemento persuasivo expressões ou conceitos científicos, considerando o status e a credibilidade que a ciência tem em nossa sociedade. O corpus constitui-se de duas peças comerciais de produtos (margarina e iogurte) que utilizam esse expediente em sua comunicação. Busca-se analisar a bibliografia existente sobre alimentos funcionais, contemporaneidade, cultura, grupos sociais, publicidade, análise do discurso e retórica, porém, centra-se a análise na organização da mensagem, especialmente no que se refere à argumentação retórica e ao discurso, ensejando, uma visita crítica da persuasão disfarçada sobre a argumentação ligada à beleza e saúde. Espera-se com o trabalho entender o processo de construção retórica da argumentação, para a persuasão, em torno de alimentos funcionais, que utilizam em sua comunicação expressões científicas ligadas aos princípios de funcionalidade desses produtos, entre outras características desse discurso especializado.Made available in DSpace on 2016-08-03T12:29:36Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Altair Achetta Scheneider.pdf: 1806537 bytes, checksum: 4f9d7425b88c192bef410fff0d87a446 (MD5) Previous issue date: 2012-05-18application/pdfhttp://tede.metodista.br/jspui/retrieve/2200/Altair%20Achetta%20Scheneider.pdf.jpgporUniversidade Metodista de São PauloPÓS GRADUAÇÃO EM COMUNICAÇÃOUMESPBRProcesso Comunicacionaispublicidade, comunicação, retórica, análise de discurso, contemporaneidadeadvertisement, communication, rhetoric, speech, contemporaneityCNPQ::CIENCIAS HUMANASPublicidade de alimentos funcionais uma análise retórico-discursivaPublicidade de alimentos funcionais uma análise retórico-discursivainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da METODISTAinstname:Universidade Metodista de São Paulo (METODISTA)instacron:METODISTATHUMBNAILAltair Achetta Scheneider.pdf.jpgAltair Achetta Scheneider.pdf.jpgimage/jpeg1957http://tede.metodista.br/jspui/bitstream/tede/635/2/Altair+Achetta+Scheneider.pdf.jpg43e6376dddb891de099148c5337bbc69MD52ORIGINALAltair Achetta Scheneider.pdfapplication/pdf1806537http://tede.metodista.br/jspui/bitstream/tede/635/1/Altair+Achetta+Scheneider.pdf4f9d7425b88c192bef410fff0d87a446MD51tede/6352016-08-03 15:04:52.085oai:tahbit.umesp.edu.dti:tede/635Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://tede.metodista.br/jspui/http://tede.metodista.br/oai/requestbiblioteca@metodista.br||erick.roberto@metodista.bropendoar:2016-08-03T18:04:52Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da METODISTA - Universidade Metodista de São Paulo (METODISTA)false
dc.title.por.fl_str_mv Publicidade de alimentos funcionais uma análise retórico-discursiva
Publicidade de alimentos funcionais uma análise retórico-discursiva
title Publicidade de alimentos funcionais uma análise retórico-discursiva
spellingShingle Publicidade de alimentos funcionais uma análise retórico-discursiva
Scheneider, Altair Achetta
publicidade, comunicação, retórica, análise de discurso, contemporaneidade
advertisement, communication, rhetoric, speech, contemporaneity
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS
title_short Publicidade de alimentos funcionais uma análise retórico-discursiva
title_full Publicidade de alimentos funcionais uma análise retórico-discursiva
title_fullStr Publicidade de alimentos funcionais uma análise retórico-discursiva
title_full_unstemmed Publicidade de alimentos funcionais uma análise retórico-discursiva
title_sort Publicidade de alimentos funcionais uma análise retórico-discursiva
author Scheneider, Altair Achetta
author_facet Scheneider, Altair Achetta
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Gonçalves, Elizabeth Moraes
dc.contributor.advisor1ID.fl_str_mv CPF:16489456120
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/1270011884916244
dc.contributor.referee1.fl_str_mv Cunha, Magali do Nascimento
dc.contributor.referee1ID.fl_str_mv CPF:51654122156
dc.contributor.referee1Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/1968477845967720
dc.contributor.referee2.fl_str_mv Casaqui, Vander
dc.contributor.referee2ID.fl_str_mv CPF:6546341415
dc.contributor.authorID.fl_str_mv CPF:09730616850
dc.contributor.author.fl_str_mv Scheneider, Altair Achetta
contributor_str_mv Gonçalves, Elizabeth Moraes
Cunha, Magali do Nascimento
Casaqui, Vander
dc.subject.por.fl_str_mv publicidade, comunicação, retórica, análise de discurso, contemporaneidade
topic publicidade, comunicação, retórica, análise de discurso, contemporaneidade
advertisement, communication, rhetoric, speech, contemporaneity
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS
dc.subject.eng.fl_str_mv advertisement, communication, rhetoric, speech, contemporaneity
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CNPQ::CIENCIAS HUMANAS
description Functional products are part of our everyday life, characterized more and more by health and welfare improvement. The research aims at analyzing, by means of the qualitative approach, the advertisement of functional products and food that use scientific expressions or concepts as persuasive elements, considering the status and credibility that science has in our society. The corpus is composed by commercials of two products (margarine and yogurt) which use that device in your communication. The research seeks to analyze the current bibliography on functional food, contemporaneity, culture, social groups, advertisement, speech analysis and rhetoric; however, it is centered in analyzing the organization of the message, especially regarding rhetorical argumentation and speech, entailing a critical view of the disguised persuasion on argumentation concerning beauty and health. It is expected with the work understand the process of rhetorical construction of argument for persuasion, about functional foods, which use in their communication scientific expressions relating to the principles of functionality of these products, among other characteristics of specialized discourse.
publishDate 2012
dc.date.available.fl_str_mv 2012-08-07
dc.date.issued.fl_str_mv 2012-05-18
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2016-08-03T12:29:36Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv SCHENEIDER, Altair Achetta. Publicidade de alimentos funcionais uma análise retórico-discursiva. 2012. 156 f. Dissertação (Mestrado em Processo Comunicacionais) - Universidade Metodista de São Paulo, São Bernardo do Campo, 2012.
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://tede.metodista.br/jspui/handle/tede/635
identifier_str_mv SCHENEIDER, Altair Achetta. Publicidade de alimentos funcionais uma análise retórico-discursiva. 2012. 156 f. Dissertação (Mestrado em Processo Comunicacionais) - Universidade Metodista de São Paulo, São Bernardo do Campo, 2012.
url http://tede.metodista.br/jspui/handle/tede/635
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Metodista de São Paulo
dc.publisher.program.fl_str_mv PÓS GRADUAÇÃO EM COMUNICAÇÃO
dc.publisher.initials.fl_str_mv UMESP
dc.publisher.country.fl_str_mv BR
dc.publisher.department.fl_str_mv Processo Comunicacionais
publisher.none.fl_str_mv Universidade Metodista de São Paulo
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da METODISTA
instname:Universidade Metodista de São Paulo (METODISTA)
instacron:METODISTA
instname_str Universidade Metodista de São Paulo (METODISTA)
instacron_str METODISTA
institution METODISTA
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da METODISTA
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da METODISTA
bitstream.url.fl_str_mv http://tede.metodista.br/jspui/bitstream/tede/635/2/Altair+Achetta+Scheneider.pdf.jpg
http://tede.metodista.br/jspui/bitstream/tede/635/1/Altair+Achetta+Scheneider.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 43e6376dddb891de099148c5337bbc69
4f9d7425b88c192bef410fff0d87a446
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da METODISTA - Universidade Metodista de São Paulo (METODISTA)
repository.mail.fl_str_mv biblioteca@metodista.br||erick.roberto@metodista.br
_version_ 1791079554745368576