O canto xamânico: eficácia terapêutica presente na semântica musical um estudo em um grupo indígena tukano (alto Rio Negro, Am)

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Cordovil, Daniela
Data de Publicação: 1998
Outros Autores: Santos, Antônio Maria de Souza
Tipo de documento: Artigo de conferência
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional do MPEG
Texto Completo: https://repositorio.museu-goeldi.br/handle/mgoeldi/1814
Resumo: Entre as expressões simbólicas do xamanismo está a palavra manifestada pelo canto ritual. Este trabalho pretende buscar a compreensão dos mecanismos simbólicos do canto xamânico através de uma análise da sua semântica musical. A abordagem tem como base a audição dos cânticos recolhidos pelo missionário salesiano Pe. Álcionilio Brüzzi entre os índios Tukano do Rio Negro, assim como pesquisa bibliográfica (antropológica, musical, etc.) e de cultura material (instrumentos musicais). O canto xamânico possui componentes de musicoterapia, que podem conduzir o paciente ao estado de transe, além de estar integrado a um conjunto de saberes tradicionais de relevante importância para a compreensão da cultura indígena como um todo. No ritual de cura o xamã articula elementos simbólicos onde características estruturais da música - como ritmo e melodia - parecem possuir papel fundamental neste processo. A análise do Canto dos Pajés Tukano mostra o caráter na maioria das vezes monódico - uma única voz - desta música, sempre acompanhada do chocalho. Em apenas um dos quatro cânticos pesquisados percebe-se a presença de outras vozes imitativas (polifonia). A música xamânica não está ligada a contemplação estética e sim a seus aspectos funcionais ritualísticos, daí seu caráter geralmente repetitivo que assemelha-se a uma ladainha litúrgica. Este fato levou o Pe. Álcionilio Brüzzi a compará-Ia muitas vezes em seus escritos com o Canto Gregoriano. Acreditamos que para uma compreensão aprofundada da música indígena deve-se ir além das comparações com a música ocidental, como tem ocorrido em alguns estudos, para buscar o sentido destas manifestações no seu próprio contexto sócio-cultural. Constatou-se durante a realização desta pesquisa a existência de uma leitura fragmentada da música indígena em geral na literatura, o que indica a necessidade de se aprofundarem as pesquisas nesta área.
id MPEG_97a04a3b2e14a9bdb34d0de433e74981
oai_identifier_str oai:repositorio.museu-goeldi.br:mgoeldi/1814
network_acronym_str MPEG
network_name_str Repositório Institucional do MPEG
repository_id_str
spelling 2023-01-16T15:34:45Z2023-01-162023-01-16T15:34:45Z1998-06-24CORDOVIL, Daniela; SANTOS, Antônio Maria de Souza. O canto xamânico: eficácia terapêutica presente na semântica musical um estudo em um grupo indígena tukano (alto Rio Negro, Am). In: SEMINÁRIO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA DO MUSEU GOELDI, 6., 1998, Belém. Livro de resumos. Belém: MPEG, 1998.https://repositorio.museu-goeldi.br/handle/mgoeldi/1814Entre as expressões simbólicas do xamanismo está a palavra manifestada pelo canto ritual. Este trabalho pretende buscar a compreensão dos mecanismos simbólicos do canto xamânico através de uma análise da sua semântica musical. A abordagem tem como base a audição dos cânticos recolhidos pelo missionário salesiano Pe. Álcionilio Brüzzi entre os índios Tukano do Rio Negro, assim como pesquisa bibliográfica (antropológica, musical, etc.) e de cultura material (instrumentos musicais). O canto xamânico possui componentes de musicoterapia, que podem conduzir o paciente ao estado de transe, além de estar integrado a um conjunto de saberes tradicionais de relevante importância para a compreensão da cultura indígena como um todo. No ritual de cura o xamã articula elementos simbólicos onde características estruturais da música - como ritmo e melodia - parecem possuir papel fundamental neste processo. A análise do Canto dos Pajés Tukano mostra o caráter na maioria das vezes monódico - uma única voz - desta música, sempre acompanhada do chocalho. Em apenas um dos quatro cânticos pesquisados percebe-se a presença de outras vozes imitativas (polifonia). A música xamânica não está ligada a contemplação estética e sim a seus aspectos funcionais ritualísticos, daí seu caráter geralmente repetitivo que assemelha-se a uma ladainha litúrgica. Este fato levou o Pe. Álcionilio Brüzzi a compará-Ia muitas vezes em seus escritos com o Canto Gregoriano. Acreditamos que para uma compreensão aprofundada da música indígena deve-se ir além das comparações com a música ocidental, como tem ocorrido em alguns estudos, para buscar o sentido destas manifestações no seu próprio contexto sócio-cultural. Constatou-se durante a realização desta pesquisa a existência de uma leitura fragmentada da música indígena em geral na literatura, o que indica a necessidade de se aprofundarem as pesquisas nesta área.Among the symbolic expressions of shamanism is the word manifested by ritual chanting. This paper intends to seek an understanding of the symbolic mechanisms of shamanic chanting through an analysis of its musical semantics. The approach is based on listening to the chants collected by the Salesian missionary Fr. Álcionilio Brüzzi among the Tukano Indians of Rio Negro, as well as on bibliographic research (anthropological, musical, etc.) and material culture (musical instruments). Shamanic chanting has music therapy components, which can lead the patient into a state of trance, as well as being integrated with a set of traditional knowledge that is relevant for the understanding of indigenous culture as a whole. In the healing ritual, the shaman articulates symbolic elements where structural characteristics of music - such as rhythm and melody - seem to play a fundamental role in this process. The analysis of the Tukano Pajé Chant shows the mostly monodic character - a single voice - of this music, always accompanied by the rattle. In only one of the four chants researched can the presence of other imitative voices be noticed (polyphony). Shamanic music is not linked to aesthetic contemplation, but to its ritualistic functional aspects, hence its generally repetitive character that resembles a litany. This fact led Father Álcionilio Brüzzi to compare it many times in his writings with Gregorian Chant. We believe that for a deeper understanding of indigenous music one must go beyond comparisons with Western music, as has occurred in some studies, to seek the meaning of these manifestations in their own socio-cultural context. It was observed during this research that there is a fragmented reading of indigenous music in general in the literature, which indicates the need for further research in this area.porMuseu Paraense Emílio GoeldiMPEGBrasilO canto xamânico: eficácia terapêutica presente na semântica musical um estudo em um grupo indígena tukano (alto Rio Negro, Am)CNPQ::CIENCIAS HUMANASMusicoterapiaTukanoCanto xamâncioO canto xamânico: eficácia terapêutica presente na semântica musical um estudo em um grupo indígena tukano (alto Rio Negro, Am)Shamanic chanting: therapeutic efficacy present in musical semantics a study in a Tukano indigenous group (alto Rio Negro, Am)info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/conferenceObjectCordovil, DanielaSantos, Antônio Maria de Souzainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional do MPEGinstname:Museu Paraense Emílio Goeldi (MPEG)instacron:MPEGTEXT33.O CANTO XAMÂNICO.pdf.txt33.O CANTO XAMÂNICO.pdf.txtExtracted texttext/plain2250https://repositorio.museu-goeldi.br/bitstream/mgoeldi/1814/3/33.O%20CANTO%20XAM%c3%82NICO.pdf.txt16ea57cd04f99ca50875a339d9cdfb91MD53THUMBNAIL33.O CANTO XAMÂNICO.pdf.jpg33.O CANTO XAMÂNICO.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1768https://repositorio.museu-goeldi.br/bitstream/mgoeldi/1814/4/33.O%20CANTO%20XAM%c3%82NICO.pdf.jpg3a52a1ee9f1000bff00009836a9565e0MD54ORIGINAL33.O CANTO XAMÂNICO.pdf33.O CANTO XAMÂNICO.pdfapplication/pdf543289https://repositorio.museu-goeldi.br/bitstream/mgoeldi/1814/1/33.O%20CANTO%20XAM%c3%82NICO.pdfa1ab70773d624e5e5b068d9ea00e954fMD51LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain1748https://repositorio.museu-goeldi.br/bitstream/mgoeldi/1814/2/license.txt8a4605be74aa9ea9d79846c1fba20a33MD52mgoeldi/18142023-01-17 03:01:05.62oai:repositorio.museu-goeldi.br: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Repositório ComumONGhttp://repositorio.museu-goeldi.br/oai/requestopendoar:2023-01-17T06:01:05Repositório Institucional do MPEG - Museu Paraense Emílio Goeldi (MPEG)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv O canto xamânico: eficácia terapêutica presente na semântica musical um estudo em um grupo indígena tukano (alto Rio Negro, Am)
dc.title.alternative.pt_BR.fl_str_mv Shamanic chanting: therapeutic efficacy present in musical semantics a study in a Tukano indigenous group (alto Rio Negro, Am)
title O canto xamânico: eficácia terapêutica presente na semântica musical um estudo em um grupo indígena tukano (alto Rio Negro, Am)
spellingShingle O canto xamânico: eficácia terapêutica presente na semântica musical um estudo em um grupo indígena tukano (alto Rio Negro, Am)
Cordovil, Daniela
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS
Musicoterapia
Tukano
Canto xamâncio
title_short O canto xamânico: eficácia terapêutica presente na semântica musical um estudo em um grupo indígena tukano (alto Rio Negro, Am)
title_full O canto xamânico: eficácia terapêutica presente na semântica musical um estudo em um grupo indígena tukano (alto Rio Negro, Am)
title_fullStr O canto xamânico: eficácia terapêutica presente na semântica musical um estudo em um grupo indígena tukano (alto Rio Negro, Am)
title_full_unstemmed O canto xamânico: eficácia terapêutica presente na semântica musical um estudo em um grupo indígena tukano (alto Rio Negro, Am)
title_sort O canto xamânico: eficácia terapêutica presente na semântica musical um estudo em um grupo indígena tukano (alto Rio Negro, Am)
author Cordovil, Daniela
author_facet Cordovil, Daniela
Santos, Antônio Maria de Souza
author_role author
author2 Santos, Antônio Maria de Souza
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Cordovil, Daniela
Santos, Antônio Maria de Souza
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CNPQ::CIENCIAS HUMANAS
topic CNPQ::CIENCIAS HUMANAS
Musicoterapia
Tukano
Canto xamâncio
dc.subject.por.fl_str_mv Musicoterapia
Tukano
Canto xamâncio
description Entre as expressões simbólicas do xamanismo está a palavra manifestada pelo canto ritual. Este trabalho pretende buscar a compreensão dos mecanismos simbólicos do canto xamânico através de uma análise da sua semântica musical. A abordagem tem como base a audição dos cânticos recolhidos pelo missionário salesiano Pe. Álcionilio Brüzzi entre os índios Tukano do Rio Negro, assim como pesquisa bibliográfica (antropológica, musical, etc.) e de cultura material (instrumentos musicais). O canto xamânico possui componentes de musicoterapia, que podem conduzir o paciente ao estado de transe, além de estar integrado a um conjunto de saberes tradicionais de relevante importância para a compreensão da cultura indígena como um todo. No ritual de cura o xamã articula elementos simbólicos onde características estruturais da música - como ritmo e melodia - parecem possuir papel fundamental neste processo. A análise do Canto dos Pajés Tukano mostra o caráter na maioria das vezes monódico - uma única voz - desta música, sempre acompanhada do chocalho. Em apenas um dos quatro cânticos pesquisados percebe-se a presença de outras vozes imitativas (polifonia). A música xamânica não está ligada a contemplação estética e sim a seus aspectos funcionais ritualísticos, daí seu caráter geralmente repetitivo que assemelha-se a uma ladainha litúrgica. Este fato levou o Pe. Álcionilio Brüzzi a compará-Ia muitas vezes em seus escritos com o Canto Gregoriano. Acreditamos que para uma compreensão aprofundada da música indígena deve-se ir além das comparações com a música ocidental, como tem ocorrido em alguns estudos, para buscar o sentido destas manifestações no seu próprio contexto sócio-cultural. Constatou-se durante a realização desta pesquisa a existência de uma leitura fragmentada da música indígena em geral na literatura, o que indica a necessidade de se aprofundarem as pesquisas nesta área.
publishDate 1998
dc.date.issued.fl_str_mv 1998-06-24
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2023-01-16T15:34:45Z
dc.date.available.fl_str_mv 2023-01-16
2023-01-16T15:34:45Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/conferenceObject
format conferenceObject
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv CORDOVIL, Daniela; SANTOS, Antônio Maria de Souza. O canto xamânico: eficácia terapêutica presente na semântica musical um estudo em um grupo indígena tukano (alto Rio Negro, Am). In: SEMINÁRIO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA DO MUSEU GOELDI, 6., 1998, Belém. Livro de resumos. Belém: MPEG, 1998.
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.museu-goeldi.br/handle/mgoeldi/1814
identifier_str_mv CORDOVIL, Daniela; SANTOS, Antônio Maria de Souza. O canto xamânico: eficácia terapêutica presente na semântica musical um estudo em um grupo indígena tukano (alto Rio Negro, Am). In: SEMINÁRIO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA DO MUSEU GOELDI, 6., 1998, Belém. Livro de resumos. Belém: MPEG, 1998.
url https://repositorio.museu-goeldi.br/handle/mgoeldi/1814
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.ispartof.pt_BR.fl_str_mv O canto xamânico: eficácia terapêutica presente na semântica musical um estudo em um grupo indígena tukano (alto Rio Negro, Am)
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Museu Paraense Emílio Goeldi
dc.publisher.initials.fl_str_mv MPEG
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
publisher.none.fl_str_mv Museu Paraense Emílio Goeldi
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional do MPEG
instname:Museu Paraense Emílio Goeldi (MPEG)
instacron:MPEG
instname_str Museu Paraense Emílio Goeldi (MPEG)
instacron_str MPEG
institution MPEG
reponame_str Repositório Institucional do MPEG
collection Repositório Institucional do MPEG
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.museu-goeldi.br/bitstream/mgoeldi/1814/3/33.O%20CANTO%20XAM%c3%82NICO.pdf.txt
https://repositorio.museu-goeldi.br/bitstream/mgoeldi/1814/4/33.O%20CANTO%20XAM%c3%82NICO.pdf.jpg
https://repositorio.museu-goeldi.br/bitstream/mgoeldi/1814/1/33.O%20CANTO%20XAM%c3%82NICO.pdf
https://repositorio.museu-goeldi.br/bitstream/mgoeldi/1814/2/license.txt
bitstream.checksum.fl_str_mv 16ea57cd04f99ca50875a339d9cdfb91
3a52a1ee9f1000bff00009836a9565e0
a1ab70773d624e5e5b068d9ea00e954f
8a4605be74aa9ea9d79846c1fba20a33
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional do MPEG - Museu Paraense Emílio Goeldi (MPEG)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1809924606546411520