Revoada: o design como ferramenta de visibilidade para o “novíssimo” cinema brasileiro
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2020 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_CAMPINAS |
Texto Completo: | http://repositorio.sis.puc-campinas.edu.br/xmlui/handle/123456789/14599 |
Resumo: | O presente projeto aborda, sob a perspectiva do design digital, o “Novíssimo” cinema brasileiro — “modelo de produção” independente e principalmente coletivo com surgimento na década de 2010, impulsionado pelas novas tecnologias e pela revolução digital — que possibilita novas expressões artístico-culturais e a promoção de identidades regionais diversas. As produções independentes enfrentam vários desafios devido ao modelo de distribuição/exibição e a centralização da indústria cinematográfica brasileira, que dificultam a aproximação do público às experiências proporcionadas por estas obras. Assim, discute-se a importância do campo cinematográfico e do campo do design como expressões que interferem no modo como a sociedade percebe a realidade, entendendo o papel do design também como ferramenta para a promoção e valorização da diversidade cultural, encontrando no “Novíssimo” um potencial de atuação. Através da metodologia e dos processos do Design Thinking, foram realizadas diversas pesquisas e estudos que possibilitaram o desenvolvimento da marca Revoada, com o objetivo de promover visibilidade às produções do “Novíssimo” cinema brasileiro, ampliar a troca de informações entre diversos coletivos e realizadores e disponibilizar dados e informações sobre as obras ao público. As pesquisas e testes realizados apresentam resultados positivos e cenário promissor para a implementação do projeto, visto que este se mostra de interesse e relevante aos públicos envolvidos. |
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Serrate, Jéssica SantosGiese, Vinicius ParradoCelestino, Yasmin de Paula TanimotoPontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-Campinas)Vasconcelos, André Luiz Olzon2021-02-25T18:05:48Z2021-02-25T18:05:48Z2020-12-03http://repositorio.sis.puc-campinas.edu.br/xmlui/handle/123456789/14599O presente projeto aborda, sob a perspectiva do design digital, o “Novíssimo” cinema brasileiro — “modelo de produção” independente e principalmente coletivo com surgimento na década de 2010, impulsionado pelas novas tecnologias e pela revolução digital — que possibilita novas expressões artístico-culturais e a promoção de identidades regionais diversas. As produções independentes enfrentam vários desafios devido ao modelo de distribuição/exibição e a centralização da indústria cinematográfica brasileira, que dificultam a aproximação do público às experiências proporcionadas por estas obras. Assim, discute-se a importância do campo cinematográfico e do campo do design como expressões que interferem no modo como a sociedade percebe a realidade, entendendo o papel do design também como ferramenta para a promoção e valorização da diversidade cultural, encontrando no “Novíssimo” um potencial de atuação. Através da metodologia e dos processos do Design Thinking, foram realizadas diversas pesquisas e estudos que possibilitaram o desenvolvimento da marca Revoada, com o objetivo de promover visibilidade às produções do “Novíssimo” cinema brasileiro, ampliar a troca de informações entre diversos coletivos e realizadores e disponibilizar dados e informações sobre as obras ao público. As pesquisas e testes realizados apresentam resultados positivos e cenário promissor para a implementação do projeto, visto que este se mostra de interesse e relevante aos públicos envolvidos.The present project addresses, under the perspective of digital design, the “Brand New Brazilian Cinema” — an independent and mainly collective “film production model” that emerged in the 2010s, boosted by new technologies and the digital revolution — which enables new artistic cultural expressions and the promotion of diverse regional identities. Independent film productions face several challenges due to the distribution/exhibition model and the centralization of the Brazilian film industry, which hinders the audience’s access to the experiences provided by these movies. Thus, a discussion on the importance of the cinematographic field and the design field as expressions that interfere in the way society perceives reality is presented, considering the role of design as a tool for the promotion and enhancement of cultural diversity, finding it in the “Brand New Cinema” a potential for action. Through the Design Thinking methodology and processes, research and studies were done to make the development of the Revoada brand possible, aiming to promote visibility to the productions of the “Brand New Brazilian Cinema”, broadening the information exchange between different collectives and filmmakers/creators, and making data and information about these works available to the public. The research and tests showed positive results and a promising scenario for the implementation of the project, since it is of interest and relevant to the public involved.porPontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-Campinas)Design digitalCulturaCinema“Novíssimo” Cinema BrasileiroColetivoDigital designCultureCinemaBrand New Brazilian CinemaCollectiveRevoada: o design como ferramenta de visibilidade para o “novíssimo” cinema brasileiroinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_CAMPINASinstname:Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-CAMPINAS)instacron:PUC_CAMPCentro de Ciências Exatas, Ambientais e de Tecnologias (CEATEC)Não se aplicaOnlineDesign DigitalLICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-80http://repositorio.sis.puc-campinas.edu.br/xmlui/bitstream/123456789/14599/2/license.txtd41d8cd98f00b204e9800998ecf8427eMD52ORIGINALclc_designdigital_tcc_serrate_giese_celestino.pdfclc_designdigital_tcc_serrate_giese_celestino.pdfapplication/pdf87579142http://repositorio.sis.puc-campinas.edu.br/xmlui/bitstream/123456789/14599/3/clc_designdigital_tcc_serrate_giese_celestino.pdf8169d5a70f326437028cc77f21eb7660MD53123456789/145992023-05-02 10:12:40.674oai:repositorio.sis.puc-campinas.edu.br:123456789/14599Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://tede.bibliotecadigital.puc-campinas.edu.br:8080/jspui/http://tede.bibliotecadigital.puc-campinas.edu.br:8080/oai/requestsbi.bibliotecadigital@puc-campinas.edu.b||sbi.bibliotecadigital@puc-campinas.edu.bropendoar:48862023-05-02T13:12:40Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_CAMPINAS - Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-CAMPINAS)false |
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O presente projeto aborda, sob a perspectiva do design digital, o “Novíssimo” cinema brasileiro — “modelo de produção” independente e principalmente coletivo com surgimento na década de 2010, impulsionado pelas novas tecnologias e pela revolução digital — que possibilita novas expressões artístico-culturais e a promoção de identidades regionais diversas. As produções independentes enfrentam vários desafios devido ao modelo de distribuição/exibição e a centralização da indústria cinematográfica brasileira, que dificultam a aproximação do público às experiências proporcionadas por estas obras. Assim, discute-se a importância do campo cinematográfico e do campo do design como expressões que interferem no modo como a sociedade percebe a realidade, entendendo o papel do design também como ferramenta para a promoção e valorização da diversidade cultural, encontrando no “Novíssimo” um potencial de atuação. Através da metodologia e dos processos do Design Thinking, foram realizadas diversas pesquisas e estudos que possibilitaram o desenvolvimento da marca Revoada, com o objetivo de promover visibilidade às produções do “Novíssimo” cinema brasileiro, ampliar a troca de informações entre diversos coletivos e realizadores e disponibilizar dados e informações sobre as obras ao público. As pesquisas e testes realizados apresentam resultados positivos e cenário promissor para a implementação do projeto, visto que este se mostra de interesse e relevante aos públicos envolvidos. |
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