Iniciação escolar: narrativas de pais sobre a entrada do filho na escola

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Tasca, Renata Cardoso
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_CAMPINAS
Texto Completo: http://repositorio.sis.puc-campinas.edu.br/xmlui/handle/123456789/15946
Resumo: A vida contemporânea tem demandado transformações importantes na dinâmica da parentalidade. Percebemos pais cada vez mais comprometidos com seu cotidiano profissional e, consequentemente, menos disponíveis para o convívio familiar. Nesse contexto em que o trabalho tem exigido uma dedicação quase exclusiva, surge nos pais a necessidade de deixar os filhos cada vez mais precocemente aos cuidados de terceiros, como a avó, a babá, a escola. Partindo do pressuposto de que o modo como os pais experimentam a iniciação escolar de seus filhos seja um dos elementos que contribuem para o bem estar da criança na escola, investigamos as produções imaginativas de pais, em busca dos sentidos afetivoemocionais que acompanham esse processo de iniciação. Como procedimento de investigação, utilizamos uma Narrativa Interativa, que consiste em uma história fictícia elaborada pela pesquisadora, abordando o imaginário parental frente à entrada do filho na escola, apresentada como um convite para que os participantes elaborassem um desfecho para a trama. A finalização da narrativa interativa foi seguida de discussão sobre o tema investigado. A pesquisadora fez um registro narrativo dos encontros investigativos, acrescentando suas impressões sobre os movimentos transferenciais que acompanharam o procedimento. Após a consideração psicanalítica das Narrativas Interativas, em como do relato sobre os encontros entre participantes e pesquisadora, encontramos os seguintes campos de sentidos afetivoemocionais: Dúvida materna que abarca os medos e dúvidas da mãe no que se refere à iniciação escolar, além do posicionamento do pai frente a ambivalência materna. Pouco necessária a você , é um campo que se refere à dificuldade da mãe em lidar com a autonomia do filho. O campo Pão nosso de cada dia nos coloca em contato com as angústias parentais despertadas pela necessidade de pais e mães trabalharem. Finalmente, Era o melhor momento para você? que comunica o entrelaçamento entre as tarefas de cuidar e educar. Tomados em conjunto esses quatro campos apontam para a complexidade de sentimentos parentais e a consequente ambivalência em relação à própria capacidade de prover um ambiente suficientemente bom para o desenvolvimento físico, emocional e social de seus filhos.
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Como procedimento de investigação, utilizamos uma Narrativa Interativa, que consiste em uma história fictícia elaborada pela pesquisadora, abordando o imaginário parental frente à entrada do filho na escola, apresentada como um convite para que os participantes elaborassem um desfecho para a trama. A finalização da narrativa interativa foi seguida de discussão sobre o tema investigado. A pesquisadora fez um registro narrativo dos encontros investigativos, acrescentando suas impressões sobre os movimentos transferenciais que acompanharam o procedimento. Após a consideração psicanalítica das Narrativas Interativas, em como do relato sobre os encontros entre participantes e pesquisadora, encontramos os seguintes campos de sentidos afetivoemocionais: Dúvida materna que abarca os medos e dúvidas da mãe no que se refere à iniciação escolar, além do posicionamento do pai frente a ambivalência materna. Pouco necessária a você , é um campo que se refere à dificuldade da mãe em lidar com a autonomia do filho. O campo Pão nosso de cada dia nos coloca em contato com as angústias parentais despertadas pela necessidade de pais e mães trabalharem. Finalmente, Era o melhor momento para você? que comunica o entrelaçamento entre as tarefas de cuidar e educar. Tomados em conjunto esses quatro campos apontam para a complexidade de sentimentos parentais e a consequente ambivalência em relação à própria capacidade de prover um ambiente suficientemente bom para o desenvolvimento físico, emocional e social de seus filhos.Contemporary life has demanded important changes in the parental psychodynamic. We have noticed parents more and more compromised with their work routine and, as a result, less available to their family life. In this context, in which the work has demanded an almost exclusive dedication, there comes the need of leaving their children at an even earlier age to the care of others, such as grandmother, babysitter, or school. Assuming that the way parents experience the enrolling of their children at school is one of the elements that contributes to the children s well-being at school, we have investigated the imaginative productions of parents about this process, in the search of affectiveemotional senses. We have used the Interactive Narrative as a procedure tool, which consists of a fictitious story made up by the researcher, in order to approach the parental imaginary about their children s school initiation, as an invitation to the participants to elaborate an overcome to the plot. The researcher has registered the encounters with the participants by means of a narrative that included her own impressions about the transferential movements. After the psychoanalytical consideration of the interactive narratives as well as the researcher s narrative, we found the following affectiveemotional fields: Motherhood doubt which embodies the mother s fears and doubts about the initiation process, and also the father s attitude in the face of maternal ambivalence. The field Not much necessary for you is related to the mother s difficulty in dealing with the child s autonomy. Daily bread , refers to the parental conflicts about the need of both, the father and mother to work, and the last one, Whas this the best moment? , which conveys the ambivalence between taking care and teaching. Considering the fields as a whole, we reach the complexity of the parent s feelings and the resulting ambivalence about being able to provide a good enough environment to the physical, psychological and social development of their children.porPUC-Campinaspsicanáliseparentalidadeiniciação escolarNarrativa Interativapsychoanalysisparenthoodschool initiationInteractive NarrativeIniciação escolar: narrativas de pais sobre a entrada do filho na escolaSchool initiation: parent s narrative about the entrance of their kids in schoolinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_CAMPINASinstname:Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-CAMPINAS)instacron:PUC_CAMP0103267726544713Cury, Vera EnglerOliveira, Tereza Marques de34143083438094807774899750918522CCV – Centro de Ciências da VidaPrograma de Pós-Graduação em PsicologiaORIGINALccv_ppgpsico_me_Renata_CT.pdfccv_ppgpsico_me_Renata_CT.pdfapplication/pdf1769936http://repositorio.sis.puc-campinas.edu.br/xmlui/bitstream/123456789/15946/1/ccv_ppgpsico_me_Renata_CT.pdf1af3014c948cc6544f1bc6c28ed3a48aMD51123456789/159462022-09-02 11:36:15.006oai:repositorio.sis.puc-campinas.edu.br:123456789/15946Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://tede.bibliotecadigital.puc-campinas.edu.br:8080/jspui/http://tede.bibliotecadigital.puc-campinas.edu.br:8080/oai/requestsbi.bibliotecadigital@puc-campinas.edu.b||sbi.bibliotecadigital@puc-campinas.edu.bropendoar:48862022-09-02T14:36:15Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_CAMPINAS - Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-CAMPINAS)false
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