Experiências com grupo de professores universitários: um estudo psicanalítico

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Gomes, Regina Mara Jurgielewecz
Data de Publicação: 2006
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_CAMPINAS
Texto Completo: http://repositorio.sis.puc-campinas.edu.br/xmlui/handle/123456789/15617
Resumo: A presente pesquisa teve como objetivo investigar o envolvimento com a educação por meio da técnica grupo de reflexão com professores universitários. Objetivou, portanto, refletir sobre a educação, bem como favorecer a elaboração das tensões geradas pelas atividades das funções executadas pelos sujeitos da pesquisa. Estudou-se a transferência dos professores em relação à Educação, bem como os vínculos com seus alunos, colegas e instituição, a partir de suas falas. O campo de trabalho formado foi mais restrito que o campo de um grupo terapêutico. Para o desenvolvimento dessa pesquisa foi utilizada a técnica de grupo de reflexão (DELAROSSA, 1979) orientada por uma abordagem psicanalítica. O grupo foi constituído por quatro professores universitários, voluntários de uma instituição pública, ambos os sexos e idades variadas. Dos relatos verbais e não verbais dos professores, foi realizada uma análise qualitativa conforme os pressupostos da teoria psicanalítica. As dificuldades vividas pelos integrantes desse grupo de reflexão confirmaram a existência da resistência à identificação com o feminino, bem como às peculiaridades do processo transferencial vivido em grupo. A execução da tarefa proposta ao grupo foi obstaculizada por determinação de processos inconscientes tais como os pressupostos básicos de dependência e de luta/fuga; por angústias persecutória e depressiva e questões ligadas ao processo regressivo do narcisismo primário.
id PCAM_469fbb0e3923bb0ba864b403460d5b5d
oai_identifier_str oai:repositorio.sis.puc-campinas.edu.br:123456789/15617
network_acronym_str PCAM
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_CAMPINAS
repository_id_str 4886
spelling Gomes, Regina Mara JurgieleweczPontifícia Universidade Católica de CampinasTerzis, Antonios2022-02-16T18:39:29Z2022-02-16T18:39:29Z2006-11-17http://repositorio.sis.puc-campinas.edu.br/xmlui/handle/123456789/156176114001172009222A presente pesquisa teve como objetivo investigar o envolvimento com a educação por meio da técnica grupo de reflexão com professores universitários. Objetivou, portanto, refletir sobre a educação, bem como favorecer a elaboração das tensões geradas pelas atividades das funções executadas pelos sujeitos da pesquisa. Estudou-se a transferência dos professores em relação à Educação, bem como os vínculos com seus alunos, colegas e instituição, a partir de suas falas. O campo de trabalho formado foi mais restrito que o campo de um grupo terapêutico. Para o desenvolvimento dessa pesquisa foi utilizada a técnica de grupo de reflexão (DELAROSSA, 1979) orientada por uma abordagem psicanalítica. O grupo foi constituído por quatro professores universitários, voluntários de uma instituição pública, ambos os sexos e idades variadas. Dos relatos verbais e não verbais dos professores, foi realizada uma análise qualitativa conforme os pressupostos da teoria psicanalítica. As dificuldades vividas pelos integrantes desse grupo de reflexão confirmaram a existência da resistência à identificação com o feminino, bem como às peculiaridades do processo transferencial vivido em grupo. A execução da tarefa proposta ao grupo foi obstaculizada por determinação de processos inconscientes tais como os pressupostos básicos de dependência e de luta/fuga; por angústias persecutória e depressiva e questões ligadas ao processo regressivo do narcisismo primário.This research aim is to study the involvement with education through the technique reflection group with lecturers. The focus of it is to reflect upon education as well as to favour the resolution of tensions generated by the activities executed by the subjects of the research. It was studied the transference of the lecturers in relation to education as well as the links with their pupils, colleagues and institution using their speeches. The setting of this work was more restricted than the setting of the therapeutic group . For the development of this research it was used the reflection group (DELAROSSA, 1979) orientated towards a psychoanalytical approach. This group was set up by four lecturers, volunteers in a public institution, from both sexes and several ages. Using the lecturer s verbal and non verbal reports it was done a qualitative analysis according to the requirements of the psychoanalytic theory. The difficulties experienced by the members of this reflection group confirmed the existence of resistance to the identification with the feminine, as well as the idiosyncrasies of the transferential process experienced in the group. The obstacle to the execution of this proposed task is given to the processes that occurred unconsciously such as the basic propositions of dependence and of fight/escape; by persecutory and depressive anxieties and issues linked to the regressive process of primary narcissism.porPUC-Campinaspsicanálisegruporeflexãoprofessor universitáriopsychoanalysisgroupreflectionlecturerExperiências com grupo de professores universitários: um estudo psicanalíticoExperiencies with lecturers group: a psychoanalytic studyinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_CAMPINASinstname:Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-CAMPINAS)instacron:PUC_CAMP7646699220044786Bacha, Marcia Simões Corrêa NederResende, Vera LúciaBorges, Dayse Maria MottaFernandes, Marly Aparecida519219833497719036896597861830127105807915119680CCV – Centro de Ciências da VidaPrograma de Pós-Graduação em PsicologiaORIGINALccv_ppgpsico_dr_Regina_MJG.pdfccv_ppgpsico_dr_Regina_MJG.pdfapplication/pdf1517937http://repositorio.sis.puc-campinas.edu.br/xmlui/bitstream/123456789/15617/1/ccv_ppgpsico_dr_Regina_MJG.pdf46439776a1d655cfd8dadf4227a5d873MD51123456789/156172022-09-02 11:36:55.255oai:repositorio.sis.puc-campinas.edu.br:123456789/15617Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://tede.bibliotecadigital.puc-campinas.edu.br:8080/jspui/http://tede.bibliotecadigital.puc-campinas.edu.br:8080/oai/requestsbi.bibliotecadigital@puc-campinas.edu.b||sbi.bibliotecadigital@puc-campinas.edu.bropendoar:48862022-09-02T14:36:55Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_CAMPINAS - Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-CAMPINAS)false
dc.title.none.fl_str_mv Experiências com grupo de professores universitários: um estudo psicanalítico
dc.title.alternative.none.fl_str_mv Experiencies with lecturers group: a psychoanalytic study
title Experiências com grupo de professores universitários: um estudo psicanalítico
spellingShingle Experiências com grupo de professores universitários: um estudo psicanalítico
Gomes, Regina Mara Jurgielewecz
psicanálise
grupo
reflexão
professor universitário
psychoanalysis
group
reflection
lecturer
title_short Experiências com grupo de professores universitários: um estudo psicanalítico
title_full Experiências com grupo de professores universitários: um estudo psicanalítico
title_fullStr Experiências com grupo de professores universitários: um estudo psicanalítico
title_full_unstemmed Experiências com grupo de professores universitários: um estudo psicanalítico
title_sort Experiências com grupo de professores universitários: um estudo psicanalítico
author Gomes, Regina Mara Jurgielewecz
author_facet Gomes, Regina Mara Jurgielewecz
author_role author
dc.contributor.institution.none.fl_str_mv Pontifícia Universidade Católica de Campinas
dc.contributor.author.fl_str_mv Gomes, Regina Mara Jurgielewecz
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Terzis, Antonios
contributor_str_mv Terzis, Antonios
dc.subject.por.fl_str_mv psicanálise
grupo
reflexão
professor universitário
psychoanalysis
group
reflection
lecturer
topic psicanálise
grupo
reflexão
professor universitário
psychoanalysis
group
reflection
lecturer
description A presente pesquisa teve como objetivo investigar o envolvimento com a educação por meio da técnica grupo de reflexão com professores universitários. Objetivou, portanto, refletir sobre a educação, bem como favorecer a elaboração das tensões geradas pelas atividades das funções executadas pelos sujeitos da pesquisa. Estudou-se a transferência dos professores em relação à Educação, bem como os vínculos com seus alunos, colegas e instituição, a partir de suas falas. O campo de trabalho formado foi mais restrito que o campo de um grupo terapêutico. Para o desenvolvimento dessa pesquisa foi utilizada a técnica de grupo de reflexão (DELAROSSA, 1979) orientada por uma abordagem psicanalítica. O grupo foi constituído por quatro professores universitários, voluntários de uma instituição pública, ambos os sexos e idades variadas. Dos relatos verbais e não verbais dos professores, foi realizada uma análise qualitativa conforme os pressupostos da teoria psicanalítica. As dificuldades vividas pelos integrantes desse grupo de reflexão confirmaram a existência da resistência à identificação com o feminino, bem como às peculiaridades do processo transferencial vivido em grupo. A execução da tarefa proposta ao grupo foi obstaculizada por determinação de processos inconscientes tais como os pressupostos básicos de dependência e de luta/fuga; por angústias persecutória e depressiva e questões ligadas ao processo regressivo do narcisismo primário.
publishDate 2006
dc.date.issued.fl_str_mv 2006-11-17
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2022-02-16T18:39:29Z
dc.date.available.fl_str_mv 2022-02-16T18:39:29Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://repositorio.sis.puc-campinas.edu.br/xmlui/handle/123456789/15617
dc.identifier.lattes.none.fl_str_mv 6114001172009222
url http://repositorio.sis.puc-campinas.edu.br/xmlui/handle/123456789/15617
identifier_str_mv 6114001172009222
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv PUC-Campinas
publisher.none.fl_str_mv PUC-Campinas
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_CAMPINAS
instname:Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-CAMPINAS)
instacron:PUC_CAMP
instname_str Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-CAMPINAS)
instacron_str PUC_CAMP
institution PUC_CAMP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_CAMPINAS
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_CAMPINAS
bitstream.url.fl_str_mv http://repositorio.sis.puc-campinas.edu.br/xmlui/bitstream/123456789/15617/1/ccv_ppgpsico_dr_Regina_MJG.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 46439776a1d655cfd8dadf4227a5d873
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_CAMPINAS - Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-CAMPINAS)
repository.mail.fl_str_mv sbi.bibliotecadigital@puc-campinas.edu.b||sbi.bibliotecadigital@puc-campinas.edu.br
_version_ 1796790727269679104