Experiências com grupo de professores universitários: um estudo psicanalítico
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2006 |
Tipo de documento: | Tese |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_CAMPINAS |
Texto Completo: | http://repositorio.sis.puc-campinas.edu.br/xmlui/handle/123456789/15617 |
Resumo: | A presente pesquisa teve como objetivo investigar o envolvimento com a educação por meio da técnica grupo de reflexão com professores universitários. Objetivou, portanto, refletir sobre a educação, bem como favorecer a elaboração das tensões geradas pelas atividades das funções executadas pelos sujeitos da pesquisa. Estudou-se a transferência dos professores em relação à Educação, bem como os vínculos com seus alunos, colegas e instituição, a partir de suas falas. O campo de trabalho formado foi mais restrito que o campo de um grupo terapêutico. Para o desenvolvimento dessa pesquisa foi utilizada a técnica de grupo de reflexão (DELAROSSA, 1979) orientada por uma abordagem psicanalítica. O grupo foi constituído por quatro professores universitários, voluntários de uma instituição pública, ambos os sexos e idades variadas. Dos relatos verbais e não verbais dos professores, foi realizada uma análise qualitativa conforme os pressupostos da teoria psicanalítica. As dificuldades vividas pelos integrantes desse grupo de reflexão confirmaram a existência da resistência à identificação com o feminino, bem como às peculiaridades do processo transferencial vivido em grupo. A execução da tarefa proposta ao grupo foi obstaculizada por determinação de processos inconscientes tais como os pressupostos básicos de dependência e de luta/fuga; por angústias persecutória e depressiva e questões ligadas ao processo regressivo do narcisismo primário. |
id |
PCAM_469fbb0e3923bb0ba864b403460d5b5d |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.sis.puc-campinas.edu.br:123456789/15617 |
network_acronym_str |
PCAM |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_CAMPINAS |
repository_id_str |
4886 |
spelling |
Gomes, Regina Mara JurgieleweczPontifícia Universidade Católica de CampinasTerzis, Antonios2022-02-16T18:39:29Z2022-02-16T18:39:29Z2006-11-17http://repositorio.sis.puc-campinas.edu.br/xmlui/handle/123456789/156176114001172009222A presente pesquisa teve como objetivo investigar o envolvimento com a educação por meio da técnica grupo de reflexão com professores universitários. Objetivou, portanto, refletir sobre a educação, bem como favorecer a elaboração das tensões geradas pelas atividades das funções executadas pelos sujeitos da pesquisa. Estudou-se a transferência dos professores em relação à Educação, bem como os vínculos com seus alunos, colegas e instituição, a partir de suas falas. O campo de trabalho formado foi mais restrito que o campo de um grupo terapêutico. Para o desenvolvimento dessa pesquisa foi utilizada a técnica de grupo de reflexão (DELAROSSA, 1979) orientada por uma abordagem psicanalítica. O grupo foi constituído por quatro professores universitários, voluntários de uma instituição pública, ambos os sexos e idades variadas. Dos relatos verbais e não verbais dos professores, foi realizada uma análise qualitativa conforme os pressupostos da teoria psicanalítica. As dificuldades vividas pelos integrantes desse grupo de reflexão confirmaram a existência da resistência à identificação com o feminino, bem como às peculiaridades do processo transferencial vivido em grupo. A execução da tarefa proposta ao grupo foi obstaculizada por determinação de processos inconscientes tais como os pressupostos básicos de dependência e de luta/fuga; por angústias persecutória e depressiva e questões ligadas ao processo regressivo do narcisismo primário.This research aim is to study the involvement with education through the technique reflection group with lecturers. The focus of it is to reflect upon education as well as to favour the resolution of tensions generated by the activities executed by the subjects of the research. It was studied the transference of the lecturers in relation to education as well as the links with their pupils, colleagues and institution using their speeches. The setting of this work was more restricted than the setting of the therapeutic group . For the development of this research it was used the reflection group (DELAROSSA, 1979) orientated towards a psychoanalytical approach. This group was set up by four lecturers, volunteers in a public institution, from both sexes and several ages. Using the lecturer s verbal and non verbal reports it was done a qualitative analysis according to the requirements of the psychoanalytic theory. The difficulties experienced by the members of this reflection group confirmed the existence of resistance to the identification with the feminine, as well as the idiosyncrasies of the transferential process experienced in the group. The obstacle to the execution of this proposed task is given to the processes that occurred unconsciously such as the basic propositions of dependence and of fight/escape; by persecutory and depressive anxieties and issues linked to the regressive process of primary narcissism.porPUC-Campinaspsicanálisegruporeflexãoprofessor universitáriopsychoanalysisgroupreflectionlecturerExperiências com grupo de professores universitários: um estudo psicanalíticoExperiencies with lecturers group: a psychoanalytic studyinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_CAMPINASinstname:Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-CAMPINAS)instacron:PUC_CAMP7646699220044786Bacha, Marcia Simões Corrêa NederResende, Vera LúciaBorges, Dayse Maria MottaFernandes, Marly Aparecida519219833497719036896597861830127105807915119680CCV – Centro de Ciências da VidaPrograma de Pós-Graduação em PsicologiaORIGINALccv_ppgpsico_dr_Regina_MJG.pdfccv_ppgpsico_dr_Regina_MJG.pdfapplication/pdf1517937http://repositorio.sis.puc-campinas.edu.br/xmlui/bitstream/123456789/15617/1/ccv_ppgpsico_dr_Regina_MJG.pdf46439776a1d655cfd8dadf4227a5d873MD51123456789/156172022-09-02 11:36:55.255oai:repositorio.sis.puc-campinas.edu.br:123456789/15617Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://tede.bibliotecadigital.puc-campinas.edu.br:8080/jspui/http://tede.bibliotecadigital.puc-campinas.edu.br:8080/oai/requestsbi.bibliotecadigital@puc-campinas.edu.b||sbi.bibliotecadigital@puc-campinas.edu.bropendoar:48862022-09-02T14:36:55Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_CAMPINAS - Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-CAMPINAS)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Experiências com grupo de professores universitários: um estudo psicanalítico |
dc.title.alternative.none.fl_str_mv |
Experiencies with lecturers group: a psychoanalytic study |
title |
Experiências com grupo de professores universitários: um estudo psicanalítico |
spellingShingle |
Experiências com grupo de professores universitários: um estudo psicanalítico Gomes, Regina Mara Jurgielewecz psicanálise grupo reflexão professor universitário psychoanalysis group reflection lecturer |
title_short |
Experiências com grupo de professores universitários: um estudo psicanalítico |
title_full |
Experiências com grupo de professores universitários: um estudo psicanalítico |
title_fullStr |
Experiências com grupo de professores universitários: um estudo psicanalítico |
title_full_unstemmed |
Experiências com grupo de professores universitários: um estudo psicanalítico |
title_sort |
Experiências com grupo de professores universitários: um estudo psicanalítico |
author |
Gomes, Regina Mara Jurgielewecz |
author_facet |
Gomes, Regina Mara Jurgielewecz |
author_role |
author |
dc.contributor.institution.none.fl_str_mv |
Pontifícia Universidade Católica de Campinas |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Gomes, Regina Mara Jurgielewecz |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Terzis, Antonios |
contributor_str_mv |
Terzis, Antonios |
dc.subject.por.fl_str_mv |
psicanálise grupo reflexão professor universitário psychoanalysis group reflection lecturer |
topic |
psicanálise grupo reflexão professor universitário psychoanalysis group reflection lecturer |
description |
A presente pesquisa teve como objetivo investigar o envolvimento com a educação por meio da técnica grupo de reflexão com professores universitários. Objetivou, portanto, refletir sobre a educação, bem como favorecer a elaboração das tensões geradas pelas atividades das funções executadas pelos sujeitos da pesquisa. Estudou-se a transferência dos professores em relação à Educação, bem como os vínculos com seus alunos, colegas e instituição, a partir de suas falas. O campo de trabalho formado foi mais restrito que o campo de um grupo terapêutico. Para o desenvolvimento dessa pesquisa foi utilizada a técnica de grupo de reflexão (DELAROSSA, 1979) orientada por uma abordagem psicanalítica. O grupo foi constituído por quatro professores universitários, voluntários de uma instituição pública, ambos os sexos e idades variadas. Dos relatos verbais e não verbais dos professores, foi realizada uma análise qualitativa conforme os pressupostos da teoria psicanalítica. As dificuldades vividas pelos integrantes desse grupo de reflexão confirmaram a existência da resistência à identificação com o feminino, bem como às peculiaridades do processo transferencial vivido em grupo. A execução da tarefa proposta ao grupo foi obstaculizada por determinação de processos inconscientes tais como os pressupostos básicos de dependência e de luta/fuga; por angústias persecutória e depressiva e questões ligadas ao processo regressivo do narcisismo primário. |
publishDate |
2006 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2006-11-17 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2022-02-16T18:39:29Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2022-02-16T18:39:29Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/doctoralThesis |
format |
doctoralThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://repositorio.sis.puc-campinas.edu.br/xmlui/handle/123456789/15617 |
dc.identifier.lattes.none.fl_str_mv |
6114001172009222 |
url |
http://repositorio.sis.puc-campinas.edu.br/xmlui/handle/123456789/15617 |
identifier_str_mv |
6114001172009222 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
PUC-Campinas |
publisher.none.fl_str_mv |
PUC-Campinas |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_CAMPINAS instname:Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-CAMPINAS) instacron:PUC_CAMP |
instname_str |
Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-CAMPINAS) |
instacron_str |
PUC_CAMP |
institution |
PUC_CAMP |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_CAMPINAS |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_CAMPINAS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://repositorio.sis.puc-campinas.edu.br/xmlui/bitstream/123456789/15617/1/ccv_ppgpsico_dr_Regina_MJG.pdf |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
46439776a1d655cfd8dadf4227a5d873 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_CAMPINAS - Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-CAMPINAS) |
repository.mail.fl_str_mv |
sbi.bibliotecadigital@puc-campinas.edu.b||sbi.bibliotecadigital@puc-campinas.edu.br |
_version_ |
1796790727269679104 |