Validade e normatização da escala de avaliação de depressão para crianças

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pereira, Dejenane Aparecida Pascoal
Data de Publicação: 2007
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_CAMPINAS
Texto Completo: http://repositorio.sis.puc-campinas.edu.br/xmlui/handle/123456789/15620
Resumo: A pesquisa cumpriu a validação e normatização da Escala de Avaliação de Depressão para Crianças (Pereira & Amaral, 2004) em amostra de 626 crianças de 6 a 12 anos. Foi realizada a análise fatorial e a escala permaneceu com 24 itens em 4 fatores: Humor Deprimido; Relacionamento Social; Auto-Estima e Resposta Fisiológico-Autonômica. O Coeficiente de Cronbach mostrou boa precisão (alfa=0,82). Tabelas em percentil e escore T foram elaboradas para: tipo de escola, sexo, idade, série escolar, faixas-etárias e faixas de séries escolares. Análises estatísticas (Mann-Whitney e Kruskal-Wallis) mostraram a necessidade de normas específicas para: tipo de escola (p<0,001), sexo (p<0,001) e escola pública x sexo (p<0,001). Na análise das crianças que apresentaram percentil acima de 75, o Qui-Quadrado mostrou diferença significativa para: tipo de escola (x²=11,30 GL=1; p<0,001), sexo (x²=9,79; GL=1; p=0,002) e escola pública x sexo (x²=11,13; GL=1; p<0,001). A Escala de Avaliação de Depressão para Crianças mostra ser válida e fidedigna para uso na população brasileira, sendo de grande valor para pesquisa, prevenção e tratamento da saúde mental.
id PCAM_9943548c7214aa39f363c7f25350e5aa
oai_identifier_str oai:repositorio.sis.puc-campinas.edu.br:123456789/15620
network_acronym_str PCAM
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_CAMPINAS
repository_id_str 4886
spelling Pereira, Dejenane Aparecida PascoalPontifícia Universidade Católica de CampinasAmaral, Vera Lucia Adami Raposo do2022-02-16T18:39:29Z2022-02-16T18:39:29Z2007-02-06http://repositorio.sis.puc-campinas.edu.br/xmlui/handle/123456789/156205387175040714352A pesquisa cumpriu a validação e normatização da Escala de Avaliação de Depressão para Crianças (Pereira & Amaral, 2004) em amostra de 626 crianças de 6 a 12 anos. Foi realizada a análise fatorial e a escala permaneceu com 24 itens em 4 fatores: Humor Deprimido; Relacionamento Social; Auto-Estima e Resposta Fisiológico-Autonômica. O Coeficiente de Cronbach mostrou boa precisão (alfa=0,82). Tabelas em percentil e escore T foram elaboradas para: tipo de escola, sexo, idade, série escolar, faixas-etárias e faixas de séries escolares. Análises estatísticas (Mann-Whitney e Kruskal-Wallis) mostraram a necessidade de normas específicas para: tipo de escola (p<0,001), sexo (p<0,001) e escola pública x sexo (p<0,001). Na análise das crianças que apresentaram percentil acima de 75, o Qui-Quadrado mostrou diferença significativa para: tipo de escola (x²=11,30 GL=1; p<0,001), sexo (x²=9,79; GL=1; p=0,002) e escola pública x sexo (x²=11,13; GL=1; p<0,001). A Escala de Avaliação de Depressão para Crianças mostra ser válida e fidedigna para uso na população brasileira, sendo de grande valor para pesquisa, prevenção e tratamento da saúde mental.The survey has complied with the validation and standardization of the Children Depression Evaluation Scale (Pereira & Amaral, 2004) in a sample of 626 children from 6 up to 12 years of age. It has been carried out the factorial analysis and the scale remained with 24 items in 4 factors: Depressed Mood, Social Relationship, Self-Esteem and Autonomic-Physiologic Response. The Cronbach Coefficient has shown good precision (alfa=0,82). Table in percentile and T score were elaborated for: type of school, sex, age, school grade, age range and school grade range. Statistical analysis (Mann-Whitney and Kruskal-Wallis) have shown the necessity of specific standards for: type of school (p<0,001), sex (p<0,001) and public school x sex (p<0,001). In the analysis of the children who presented percentile above 75, the Qui-Square showed significant difference for: type of school (x²=11,30 GL=1; p<0,001), sex (x²=9,79; GL=1; p=0,002) and public school x sex (x²=11,13; GL=1; p<0,001). The Children Depression Evaluation Scale has proven to be valid and trustworthy for the use in the Brazilian population, being of great value for mental health research, prevention and treatment.porPUC-Campinasdepressão infantilavaliação psicológicapsicometriachildhood depressionpsychological assessmentpsychometricsValidade e normatização da escala de avaliação de depressão para criançasValidation and standardization of the children depression evaluation scaleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_CAMPINASinstname:Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-CAMPINAS)instacron:PUC_CAMP6495450028343447Schelini, Patrícia WaltzPrimi, RicardoWechsler, Solange MugliaLipp, Marilda Emmanuel Novaes6185333517392859511415207991190386495327666230438212253580046633CCV – Centro de Ciências da VidaPrograma de Pós-Graduação em PsicologiaORIGINALccv_ppgpsico_dr_Dejenane_APP.pdfccv_ppgpsico_dr_Dejenane_APP.pdfapplication/pdf1018331http://repositorio.sis.puc-campinas.edu.br/xmlui/bitstream/123456789/15620/1/ccv_ppgpsico_dr_Dejenane_APP.pdf9e88a11bea58df60dc8dc17dfc49497cMD51123456789/156202022-09-02 11:36:55.728oai:repositorio.sis.puc-campinas.edu.br:123456789/15620Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://tede.bibliotecadigital.puc-campinas.edu.br:8080/jspui/http://tede.bibliotecadigital.puc-campinas.edu.br:8080/oai/requestsbi.bibliotecadigital@puc-campinas.edu.b||sbi.bibliotecadigital@puc-campinas.edu.bropendoar:48862022-09-02T14:36:55Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_CAMPINAS - Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-CAMPINAS)false
dc.title.none.fl_str_mv Validade e normatização da escala de avaliação de depressão para crianças
dc.title.alternative.none.fl_str_mv Validation and standardization of the children depression evaluation scale
title Validade e normatização da escala de avaliação de depressão para crianças
spellingShingle Validade e normatização da escala de avaliação de depressão para crianças
Pereira, Dejenane Aparecida Pascoal
depressão infantil
avaliação psicológica
psicometria
childhood depression
psychological assessment
psychometrics
title_short Validade e normatização da escala de avaliação de depressão para crianças
title_full Validade e normatização da escala de avaliação de depressão para crianças
title_fullStr Validade e normatização da escala de avaliação de depressão para crianças
title_full_unstemmed Validade e normatização da escala de avaliação de depressão para crianças
title_sort Validade e normatização da escala de avaliação de depressão para crianças
author Pereira, Dejenane Aparecida Pascoal
author_facet Pereira, Dejenane Aparecida Pascoal
author_role author
dc.contributor.institution.none.fl_str_mv Pontifícia Universidade Católica de Campinas
dc.contributor.author.fl_str_mv Pereira, Dejenane Aparecida Pascoal
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Amaral, Vera Lucia Adami Raposo do
contributor_str_mv Amaral, Vera Lucia Adami Raposo do
dc.subject.por.fl_str_mv depressão infantil
avaliação psicológica
psicometria
childhood depression
psychological assessment
psychometrics
topic depressão infantil
avaliação psicológica
psicometria
childhood depression
psychological assessment
psychometrics
description A pesquisa cumpriu a validação e normatização da Escala de Avaliação de Depressão para Crianças (Pereira & Amaral, 2004) em amostra de 626 crianças de 6 a 12 anos. Foi realizada a análise fatorial e a escala permaneceu com 24 itens em 4 fatores: Humor Deprimido; Relacionamento Social; Auto-Estima e Resposta Fisiológico-Autonômica. O Coeficiente de Cronbach mostrou boa precisão (alfa=0,82). Tabelas em percentil e escore T foram elaboradas para: tipo de escola, sexo, idade, série escolar, faixas-etárias e faixas de séries escolares. Análises estatísticas (Mann-Whitney e Kruskal-Wallis) mostraram a necessidade de normas específicas para: tipo de escola (p<0,001), sexo (p<0,001) e escola pública x sexo (p<0,001). Na análise das crianças que apresentaram percentil acima de 75, o Qui-Quadrado mostrou diferença significativa para: tipo de escola (x²=11,30 GL=1; p<0,001), sexo (x²=9,79; GL=1; p=0,002) e escola pública x sexo (x²=11,13; GL=1; p<0,001). A Escala de Avaliação de Depressão para Crianças mostra ser válida e fidedigna para uso na população brasileira, sendo de grande valor para pesquisa, prevenção e tratamento da saúde mental.
publishDate 2007
dc.date.issued.fl_str_mv 2007-02-06
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2022-02-16T18:39:29Z
dc.date.available.fl_str_mv 2022-02-16T18:39:29Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://repositorio.sis.puc-campinas.edu.br/xmlui/handle/123456789/15620
dc.identifier.lattes.none.fl_str_mv 5387175040714352
url http://repositorio.sis.puc-campinas.edu.br/xmlui/handle/123456789/15620
identifier_str_mv 5387175040714352
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv PUC-Campinas
publisher.none.fl_str_mv PUC-Campinas
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_CAMPINAS
instname:Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-CAMPINAS)
instacron:PUC_CAMP
instname_str Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-CAMPINAS)
instacron_str PUC_CAMP
institution PUC_CAMP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_CAMPINAS
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_CAMPINAS
bitstream.url.fl_str_mv http://repositorio.sis.puc-campinas.edu.br/xmlui/bitstream/123456789/15620/1/ccv_ppgpsico_dr_Dejenane_APP.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 9e88a11bea58df60dc8dc17dfc49497c
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_CAMPINAS - Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-CAMPINAS)
repository.mail.fl_str_mv sbi.bibliotecadigital@puc-campinas.edu.b||sbi.bibliotecadigital@puc-campinas.edu.br
_version_ 1796790737967251456