Indicadores de criatividade no desenho da figura humana

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Oliveira, Karina da Silva
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_CAMPINAS
Texto Completo: http://repositorio.sis.puc-campinas.edu.br/xmlui/handle/123456789/15949
Resumo: O desenho é uma rica fonte de possibilidades de expressão, que favorece a compreensão do desenvolvimento cognitivo infantil, aspectos emocionais e expressão de habilidades criativas. Este estudo teve como principal objetivo contribuir para a compreensão dos indicadores de criatividade presentes no desenho da figura humana. Os quais são tradicionalmente percebidos como sendo de origem emocional. Assim sendo, foram conduzidos três estudos. O primeiro envolveu a construção de um protocolo de análise das características criativas possivelmente presentes no desenho da figura humana. O protocolo de análise foi chamado de Guia de Triagem Criativa, e foi submetido ao segundo estudo, também chamado de estudo de precisão. Neste estudo, o instrumento foi considerado apropriado por meio do índice de precisão de 75% ou mais. Finalmente, foi realizado o estudo 3, que referiu-se ao estudo de evidências de validade do qual participaram 208 crianças (F=115; M=93) de escolas particulares (n=60) e públicas (n=148) da região metropolitana de Campinas - SP, com idades entre 9 anos e 11 anos e 11 meses. Os instrumentos utilizados foram o Teste de Criatividade Figural Infantil e o Guia de Triagem Criativa, construído no estudo 1. Os totais de ambos os instrumentos foram comparados por meio de Correlação de Pearson e Análise Fatorial, assim como foram verificadas as influências das variáveis idade, sexo e tipo de escola. Os resultados sugeriram que os indicadores criativos presentes no DFH, tais como Elaboração, Expressão de Emoção e Movimento estão relacionados à características criativas avaliadas pelo instrumento Teste de Criatividade Figural Infantil. Foram observadas influências das variáveis tipo de escola e sexo para os itens movimento, perspectiva incomum e uso de contextos. Outros estudos devem ser realizados para compreender melhor a relação dos itens Fantasia, Perspectiva Incomum, Perspectiva Interna e Uso de Contexto com o conceito de criatividade, assim como com outros constructos psicológicos. Portanto, conclui-se que o desenho da figura humana é sensível a expressão do potencial criativo.
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Neste estudo, o instrumento foi considerado apropriado por meio do índice de precisão de 75% ou mais. Finalmente, foi realizado o estudo 3, que referiu-se ao estudo de evidências de validade do qual participaram 208 crianças (F=115; M=93) de escolas particulares (n=60) e públicas (n=148) da região metropolitana de Campinas - SP, com idades entre 9 anos e 11 anos e 11 meses. Os instrumentos utilizados foram o Teste de Criatividade Figural Infantil e o Guia de Triagem Criativa, construído no estudo 1. Os totais de ambos os instrumentos foram comparados por meio de Correlação de Pearson e Análise Fatorial, assim como foram verificadas as influências das variáveis idade, sexo e tipo de escola. Os resultados sugeriram que os indicadores criativos presentes no DFH, tais como Elaboração, Expressão de Emoção e Movimento estão relacionados à características criativas avaliadas pelo instrumento Teste de Criatividade Figural Infantil. Foram observadas influências das variáveis tipo de escola e sexo para os itens movimento, perspectiva incomum e uso de contextos. Outros estudos devem ser realizados para compreender melhor a relação dos itens Fantasia, Perspectiva Incomum, Perspectiva Interna e Uso de Contexto com o conceito de criatividade, assim como com outros constructos psicológicos. Portanto, conclui-se que o desenho da figura humana é sensível a expressão do potencial criativo.Drawing is a rich source of possibilities, which can be used to understand children's cognitive development, emotional aspects and it can be seen as a form of creative expression skills. This study aimed to contribute to the understanding of the creativity indicators present in the human figure drawing. More specifically, the indicators that are typically perceived as being from emotional origin. Thus, three studies were conducted. The first one involved the construction of an analysis protocol of creative skills possibly present in human figure drawing. The analysis protocol was called Creative Screening Guide, and underwent to the second study, also called precision study. In which the instrument was considered appropriate by the accuracy level of 75% or more. Finally, the third study, which refers to the study of validity evidence was attended by 208 children (M = 93 F = 115) of private schools (n = 60) and public schools (n = 148) from the Campinas metropolitan area in the state of São Paulo-Brazil. The children were aged between 9 years to 11 years and 11 months old. The instruments used were the Test of Figural Creativity for Kids and Creative Screening Guide, built in study 1. The total of both instruments were compared using Pearson's correlation and factor analysis. The results suggested that the creative indicators present at the human figure drawing, such as Elaboration, Expression of Emotion and Motion are related to creative characteristics evaluated by means of Test of Figural Creativity for kids. Influences of variables like school type and sex were observed for the items movement, unusual perspective and use of context. Other studies should be conducted to better understand the relationship of the items Fantasy, Unusual Perspective, Internal Perspective and Use of Context with the concept of creativity, as well as with other psychological constructs. Therefore, it is possible to conclude that the human figure drawing as an instrument of psychological evaluation is sensitive to the expression of creative potential.porPUC-Campinasdesenho infantilcriatividadeavaliação psicológicacreativitypsychological evaluationIndicadores de criatividade no desenho da figura humanaIndicators of creativity in human figure drawinginfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_CAMPINASinstname:Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-CAMPINAS)instacron:PUC_CAMP8649532766623043Pacheco, Elisabeth Marinelli de CamargoDomingues, Simone Ferreira da Silva39415800480155502728839561135141CCV – Centro de Ciências da VidaPrograma de Pós-Graduação em PsicologiaORIGINALccv_ppgpsico_me_Karina_SO.pdfccv_ppgpsico_me_Karina_SO.pdfapplication/pdf1097561http://repositorio.sis.puc-campinas.edu.br/xmlui/bitstream/123456789/15949/1/ccv_ppgpsico_me_Karina_SO.pdf501746cf254c7d876e4afe60a6cf0579MD51123456789/159492022-09-02 11:36:15.065oai:repositorio.sis.puc-campinas.edu.br:123456789/15949Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://tede.bibliotecadigital.puc-campinas.edu.br:8080/jspui/http://tede.bibliotecadigital.puc-campinas.edu.br:8080/oai/requestsbi.bibliotecadigital@puc-campinas.edu.b||sbi.bibliotecadigital@puc-campinas.edu.bropendoar:48862022-09-02T14:36:15Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_CAMPINAS - Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-CAMPINAS)false
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