A ética pragmática de John Dewey

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Carmo, Christian Luan da Silva
Data de Publicação: 2024
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_CAMPINAS
Texto Completo: http://repositorio.sis.puc-campinas.edu.br/xmlui/handle/123456789/17448
Resumo: A monografia aborda a ética pragmática desenvolvida por John Dewey. O problema central investigado é como a ética de Dewey, fundamentada no pragmatismo, se aplica ao contexto social contemporâneo, especialmente na educação e na política. A pesquisa examina como a moralidade é vista como um processo evolutivo e socialmente construído, contrastando com visões morais absolutistas. O principal objetivo desta monografia é investigar os fundamentos da ética pragmática de John Dewey, suas aplicações práticas e os impactos resultantes dessa abordagem filosófica. Pretende-se demonstrar como a ética de Dewey pode ser aplicada na educação moderna e na democracia participativa, proporcionando uma alternativa robusta e adaptável aos dilemas morais contemporâneos. A metodologia utilizada na pesquisa é de caráter qualitativo e exploratório, baseada em revisão bibliográfica de obras primárias de John Dewey e de comentários críticos sobre sua filosofia. A análise envolve a contextualização histórica e filosófica do pragmatismo, a descrição detalhada dos conceitos éticos centrais de Dewey e a avaliação de casos práticos onde esses conceitos foram aplicados. A ética pragmática de Dewey oferece uma abordagem flexível e relevante para enfrentar os dilemas morais do mundo moderno. Os resultados da pesquisa indicam que os princípios de Dewey são aplicáveis em diversos contextos, promovendo uma moralidade adaptável e socialmente relevante. A monografia conclui que a ética de Dewey continua a ser uma ferramenta valiosa para a educação e a política, sugerindo direções para pesquisas futuras e aplicações práticas em áreas emergentes.
id PCAM_ccb6de0f258aaf25d7d47bc0f179190f
oai_identifier_str oai:repositorio.sis.puc-campinas.edu.br:123456789/17448
network_acronym_str PCAM
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_CAMPINAS
repository_id_str 4886
spelling Carmo, Christian Luan da SilvaPontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-Campinas)Pozzebon, Paulo Moacir Godoy2024-12-19T11:36:25Z2024-12-19T11:36:25Z2024-12-02http://repositorio.sis.puc-campinas.edu.br/xmlui/handle/123456789/174484555802362821988A monografia aborda a ética pragmática desenvolvida por John Dewey. O problema central investigado é como a ética de Dewey, fundamentada no pragmatismo, se aplica ao contexto social contemporâneo, especialmente na educação e na política. A pesquisa examina como a moralidade é vista como um processo evolutivo e socialmente construído, contrastando com visões morais absolutistas. O principal objetivo desta monografia é investigar os fundamentos da ética pragmática de John Dewey, suas aplicações práticas e os impactos resultantes dessa abordagem filosófica. Pretende-se demonstrar como a ética de Dewey pode ser aplicada na educação moderna e na democracia participativa, proporcionando uma alternativa robusta e adaptável aos dilemas morais contemporâneos. A metodologia utilizada na pesquisa é de caráter qualitativo e exploratório, baseada em revisão bibliográfica de obras primárias de John Dewey e de comentários críticos sobre sua filosofia. A análise envolve a contextualização histórica e filosófica do pragmatismo, a descrição detalhada dos conceitos éticos centrais de Dewey e a avaliação de casos práticos onde esses conceitos foram aplicados. A ética pragmática de Dewey oferece uma abordagem flexível e relevante para enfrentar os dilemas morais do mundo moderno. Os resultados da pesquisa indicam que os princípios de Dewey são aplicáveis em diversos contextos, promovendo uma moralidade adaptável e socialmente relevante. A monografia conclui que a ética de Dewey continua a ser uma ferramenta valiosa para a educação e a política, sugerindo direções para pesquisas futuras e aplicações práticas em áreas emergentes.The monograph addresses the pragmatic ethics developed by John Dewey. The central problem investigated is how Dewey's ethics, grounded in pragmatism, apply to the contemporary social context, especially in education and politics. The research examines how morality is seen as an evolutionary and socially constructed process, in contrast to absolutist moral views. The main objective of this monograph is to investigate the foundations of John Dewey's pragmatic ethics, its practical applications, and the resulting impacts of this philosophical approach. It aims to demonstrate how Dewey's ethics can be applied in modern education and participatory democracy, providing a robust and adaptable alternative to contemporary moral dilemmas. The methodology used in the research is qualitative and exploratory, based on a bibliographic review of John Dewey's primary works and critical commentaries on his philosophy. The analysis involves the historical and philosophical contextualization of pragmatism, a detailed description of Dewey's central ethical concepts, and the evaluation of practical cases where these concepts have been applied. Dewey's pragmatic ethics offer a flexible and relevant approach to addressing the moral dilemmas of the modern world. The research results indicate that Dewey's principles are applicable in various contexts, promoting an adaptable and socially relevant morality. The monograph concludes that Dewey's ethics continue to be a valuable tool for education and politics, suggesting directions for future research and practical applications in emerging areas.Não recebi financiamentoporPontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-Campinas)"DemocraciaDeweyEducaçãoÉticaPragmatismoDemocracyDeweyEducationEthicsPragmatismA ética pragmática de John Deweyinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_CAMPINASinstname:Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-CAMPINAS)instacron:PUC_CAMP7113298780451095Escola de Ciências Humanas, Jurídicas e SociaisNão se aplicaOnlineFilosofiaLICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-80http://repositorio.sis.puc-campinas.edu.br/xmlui/bitstream/123456789/17448/2/license.txtd41d8cd98f00b204e9800998ecf8427eMD52ORIGINALCHRISTIAN LUAN DA SILVA CARMO.pdfCHRISTIAN LUAN DA SILVA CARMO.pdfapplication/pdf430904http://repositorio.sis.puc-campinas.edu.br/xmlui/bitstream/123456789/17448/1/CHRISTIAN%20LUAN%20DA%20SILVA%20CARMO.pdfc51acb376de894fb00414b556f015b99MD51123456789/174482024-12-19 09:36:25.462oai:repositorio.sis.puc-campinas.edu.br:123456789/17448Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://tede.bibliotecadigital.puc-campinas.edu.br:8080/jspui/http://tede.bibliotecadigital.puc-campinas.edu.br:8080/oai/requestsbi.bibliotecadigital@puc-campinas.edu.b||sbi.bibliotecadigital@puc-campinas.edu.bropendoar:48862024-12-19T11:36:25Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_CAMPINAS - Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-CAMPINAS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv A ética pragmática de John Dewey
title A ética pragmática de John Dewey
spellingShingle A ética pragmática de John Dewey
Carmo, Christian Luan da Silva
Democracia
Dewey
Educação
Ética
Pragmatismo
Democracy
Dewey
Education
Ethics
Pragmatism
title_short A ética pragmática de John Dewey
title_full A ética pragmática de John Dewey
title_fullStr A ética pragmática de John Dewey
title_full_unstemmed A ética pragmática de John Dewey
title_sort A ética pragmática de John Dewey
author Carmo, Christian Luan da Silva
author_facet Carmo, Christian Luan da Silva
author_role author
dc.contributor.institution.pt_BR.fl_str_mv Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-Campinas)
dc.contributor.author.fl_str_mv Carmo, Christian Luan da Silva
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Pozzebon, Paulo Moacir Godoy
contributor_str_mv Pozzebon, Paulo Moacir Godoy
dc.subject.por.fl_str_mv Democracia
Dewey
Educação
Ética
Pragmatismo
Democracy
Dewey
Education
Ethics
Pragmatism
topic Democracia
Dewey
Educação
Ética
Pragmatismo
Democracy
Dewey
Education
Ethics
Pragmatism
description A monografia aborda a ética pragmática desenvolvida por John Dewey. O problema central investigado é como a ética de Dewey, fundamentada no pragmatismo, se aplica ao contexto social contemporâneo, especialmente na educação e na política. A pesquisa examina como a moralidade é vista como um processo evolutivo e socialmente construído, contrastando com visões morais absolutistas. O principal objetivo desta monografia é investigar os fundamentos da ética pragmática de John Dewey, suas aplicações práticas e os impactos resultantes dessa abordagem filosófica. Pretende-se demonstrar como a ética de Dewey pode ser aplicada na educação moderna e na democracia participativa, proporcionando uma alternativa robusta e adaptável aos dilemas morais contemporâneos. A metodologia utilizada na pesquisa é de caráter qualitativo e exploratório, baseada em revisão bibliográfica de obras primárias de John Dewey e de comentários críticos sobre sua filosofia. A análise envolve a contextualização histórica e filosófica do pragmatismo, a descrição detalhada dos conceitos éticos centrais de Dewey e a avaliação de casos práticos onde esses conceitos foram aplicados. A ética pragmática de Dewey oferece uma abordagem flexível e relevante para enfrentar os dilemas morais do mundo moderno. Os resultados da pesquisa indicam que os princípios de Dewey são aplicáveis em diversos contextos, promovendo uma moralidade adaptável e socialmente relevante. A monografia conclui que a ética de Dewey continua a ser uma ferramenta valiosa para a educação e a política, sugerindo direções para pesquisas futuras e aplicações práticas em áreas emergentes.
publishDate 2024
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2024-12-19T11:36:25Z
dc.date.available.fl_str_mv 2024-12-19T11:36:25Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2024-12-02
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://repositorio.sis.puc-campinas.edu.br/xmlui/handle/123456789/17448
dc.identifier.lattes.pt_BR.fl_str_mv 4555802362821988
url http://repositorio.sis.puc-campinas.edu.br/xmlui/handle/123456789/17448
identifier_str_mv 4555802362821988
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-Campinas)"
publisher.none.fl_str_mv Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-Campinas)"
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_CAMPINAS
instname:Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-CAMPINAS)
instacron:PUC_CAMP
instname_str Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-CAMPINAS)
instacron_str PUC_CAMP
institution PUC_CAMP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_CAMPINAS
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_CAMPINAS
bitstream.url.fl_str_mv http://repositorio.sis.puc-campinas.edu.br/xmlui/bitstream/123456789/17448/2/license.txt
http://repositorio.sis.puc-campinas.edu.br/xmlui/bitstream/123456789/17448/1/CHRISTIAN%20LUAN%20DA%20SILVA%20CARMO.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e
c51acb376de894fb00414b556f015b99
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_CAMPINAS - Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-CAMPINAS)
repository.mail.fl_str_mv sbi.bibliotecadigital@puc-campinas.edu.b||sbi.bibliotecadigital@puc-campinas.edu.br
_version_ 1821633905391828992