Comparação da fisioterapia utilizando brinquedos com a terapia assistida por cães em lactentes com déficits no desenvolvimento neuromotor

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Prado, Caroline Marie Calil Scholz
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_CAMPINAS
Texto Completo: http://repositorio.sis.puc-campinas.edu.br/xmlui/handle/123456789/14896
Resumo: Introdução: a avaliação fisioterapêutica criteriosa para o planejamento de uma adequada intervenção e para a identificação precoce de alterações do desenvolvimento neuromotor infantil é muito importante. Após o diagnóstico do déficit neuromotor, a Terapia Assistida por Animais (TAA) pode ser uma alternativa para reabilitação neuromotora. Objetivo: o objetivo do presente estudo foi comparar a fisioterapia convencional com a utilização de brinquedos e uso da Terapia Assistida por Cães no desenvolvimento neuromotor de lactentes típicos e atípicos de quatro meses de idade. Material e Métodos: participaram da pesquisa 10 lactentes com idade de quatro meses de idade que foram avaliados pela Escala Motora Infantil de Alberta (EMIA) na Clínica de Fisioterapia da PUC-Campinas. A escala foi utilizada para subdivisão dos lactentes em Grupo Típico (GT) e Atípico (GA), que foram subdivididos em Grupo Brinquedo (GTB e GAB) e Grupo Cão (GTC e GAC) para a realização das intervenções quinzenais. Os grupos GTB e GAB tiveram brinquedos para motivação de aprendizagem motora e os grupos GTC e GAC tiveram a presença do cão como estimulador da intervenção. O questionário Affordances in the Home Environment for Motor Development – Infant Scale (AHEMD-IS) foi escolhido para avaliar as oportunidades presentes no ambiente domiciliar. A análise de dados qualitativos foi por meio de fotos e filmagens. Resultados: foi possível observar que com a presença do cão nos grupos GTC e GAC, os lactentes mantiveram o toque no pelo do animal, realizaram movimentos alternados de membros, o contato visual foi estabelecido, presença de emissão de sons, evolução na interação social, sentimento de segurança para realização das habilidades motoras e o ambiente estava descontraído e divertido. Nos grupos GTB e GAB, os lactentes não emitiram sons, o contato visual e interesse pelo toque ocorreu com brinquedos que apresentassem diversas cores somente, pouca agitação e motivação para as habilidades motoras nas diferentes posições. Conclusão: a presença do cão em comparação com a utilização de brinquedos promoveu melhores resultados motores, sociais, afetivos e cognitivos. A TAA pode ser um método eficaz para auxiliar na terapia convencional das sessões fisioterapêuticas de lactentes com atraso do desenvolvimento neuromotor.
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spelling Prado, Caroline Marie Calil ScholzPontifícia Universidade Católica de CampinasPinheiro, Sérgio Luiz2022-02-16T13:56:22Z2022-02-16T13:56:22Z2021-02-22http://repositorio.sis.puc-campinas.edu.br/xmlui/handle/123456789/148963751073776917887Introdução: a avaliação fisioterapêutica criteriosa para o planejamento de uma adequada intervenção e para a identificação precoce de alterações do desenvolvimento neuromotor infantil é muito importante. Após o diagnóstico do déficit neuromotor, a Terapia Assistida por Animais (TAA) pode ser uma alternativa para reabilitação neuromotora. Objetivo: o objetivo do presente estudo foi comparar a fisioterapia convencional com a utilização de brinquedos e uso da Terapia Assistida por Cães no desenvolvimento neuromotor de lactentes típicos e atípicos de quatro meses de idade. Material e Métodos: participaram da pesquisa 10 lactentes com idade de quatro meses de idade que foram avaliados pela Escala Motora Infantil de Alberta (EMIA) na Clínica de Fisioterapia da PUC-Campinas. A escala foi utilizada para subdivisão dos lactentes em Grupo Típico (GT) e Atípico (GA), que foram subdivididos em Grupo Brinquedo (GTB e GAB) e Grupo Cão (GTC e GAC) para a realização das intervenções quinzenais. Os grupos GTB e GAB tiveram brinquedos para motivação de aprendizagem motora e os grupos GTC e GAC tiveram a presença do cão como estimulador da intervenção. O questionário Affordances in the Home Environment for Motor Development – Infant Scale (AHEMD-IS) foi escolhido para avaliar as oportunidades presentes no ambiente domiciliar. A análise de dados qualitativos foi por meio de fotos e filmagens. Resultados: foi possível observar que com a presença do cão nos grupos GTC e GAC, os lactentes mantiveram o toque no pelo do animal, realizaram movimentos alternados de membros, o contato visual foi estabelecido, presença de emissão de sons, evolução na interação social, sentimento de segurança para realização das habilidades motoras e o ambiente estava descontraído e divertido. Nos grupos GTB e GAB, os lactentes não emitiram sons, o contato visual e interesse pelo toque ocorreu com brinquedos que apresentassem diversas cores somente, pouca agitação e motivação para as habilidades motoras nas diferentes posições. Conclusão: a presença do cão em comparação com a utilização de brinquedos promoveu melhores resultados motores, sociais, afetivos e cognitivos. A TAA pode ser um método eficaz para auxiliar na terapia convencional das sessões fisioterapêuticas de lactentes com atraso do desenvolvimento neuromotor.Introduction: Careful physical therapy assessment is very important for identifying early changes in child neuropsychomotor development and planning an appropriate intervention. When neuropsychomotor deficit is diagnosed, conventional treatment be may complemented by animal-assisted therapy (AAT). Objective: This study aimed to compare the effects of conventional physical therapy with the use of toys versus therapy dogs on the neuropsychomotor development of typical and atypical infants of four months of age. Material and Methods: Ten infants aged four months were evaluated using the Alberta Infant Motor Scale (AIMS) at the PUC-Campinas Physical Therapy Clinic, southeastern Brazil. The scale was used to divide the infants into typical (TG) and atypical (AG) groups, which were then subdivided into toy groups (TTG and TAG) and dog groups (DTG and DAG) to perform the fortnightly interventions. Groups TTG and TAG had toys to motivate motor learning, and groups DTG and DAG had a dog as a stimulator for the intervention. The Affordances in the Home Environment for Motor Development – Infant Scale (AHEMD- IS) questionnaire was chosen to assess the opportunities present in the home environment. Qualitative data were analyzed using photos and recordings. Results: With the presence of the dog in the groups DTG and DAG, the infants kept touching the animal's fur, performed alternating movements of limbs, and established visual contact. Other achievements were emission of sounds, increased social interaction, and a feeling of safety for developing motor skills in a relaxed and fun environment. In the groups TTG and TAG, infants emitted no sounds, eye contact and interest in touching occurred with toys of different colors only, and there was little agitation and motivation for motor skills in different positions. Conclusion: The presence of the dog compared to the use of toys provided better motor, social, affective, and cognitive outcomes. AAT can be an effective method to assist in conventional physical therapy sessions for infants with delayed neuropsychomotor development.Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPESporPUC-CampinasDesenvolvimento infantilFisioterapiaTerapia Assistida por animaisChild DevelopmentPhysical TherapyAnimal-Assisted TherapyComparação da fisioterapia utilizando brinquedos com a terapia assistida por cães em lactentes com déficits no desenvolvimento neuromotorComparision of physical therapy using toys twith dog assisted therapy in infants with neuromotor development delayinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_CAMPINASinstname:Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-CAMPINAS)instacron:PUC_CAMP7626006574266027Iwabe, CristinaSilva, Sandra Regina Echeverria Pinho da12163105497184795122452081444949CCV – Centro de Ciências da VidaPrograma de Pós-Graduação em Ciências da SaúdeORIGINALccv_ppgcs_me_Caroline_MCSP.pdfccv_ppgcs_me_Caroline_MCSP.pdfapplication/pdf5901974http://repositorio.sis.puc-campinas.edu.br/xmlui/bitstream/123456789/14896/1/ccv_ppgcs_me_Caroline_MCSP.pdfdb7eb67b6b251c5bf035f6d96b43897dMD51123456789/148962022-10-17 16:33:22.559oai:repositorio.sis.puc-campinas.edu.br:123456789/14896Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://tede.bibliotecadigital.puc-campinas.edu.br:8080/jspui/http://tede.bibliotecadigital.puc-campinas.edu.br:8080/oai/requestsbi.bibliotecadigital@puc-campinas.edu.b||sbi.bibliotecadigital@puc-campinas.edu.bropendoar:48862022-10-17T18:33:22Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_CAMPINAS - Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-CAMPINAS)false
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