Ser professor: um estudo psicanalítico

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pinho, Francine Dela Torre Camargo
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_CAMPINAS
Texto Completo: http://repositorio.sis.puc-campinas.edu.br/xmlui/handle/123456789/15979
Resumo: Esta pesquisa apresentou um estudo sobre o ser professor com base no referencial teórico psicanalítico. O interesse por este estudo surgiu a partir da prática da pesquisadora como docente. Teve como propósito compreender o ser professor, bem como a relação professor aluno na Educação Infantil, contribuindo de forma significativa para a prática pedagógica e o processo de ensino-aprendizagem. No Brasil, as recentes políticas públicas para a Educação, apontam para a importância do trabalho coletivo para professores e alunos. Neste sentido, esta pesquisa inserida na área das Ciências Humanas, apoiou-se nos estudos de importantes teóricos no campo da grupalidade, tais como: Pichon-Rivière (1986), Bion (1975), Anzieu (1993) e Kaës (1997), para compreender o ser professor dentro de uma ótica psicanalítica de grupo. A partir da interface entre Psicanálise e Educação, foi proposto por meio desta reflexão teórica, pensar no uso possivel da psicanálise nas escolas, bem como, dos desafios e perspectivas desta profissão. Conclui-se que o caminho possivel contempla uma prática profisssional que possibilite espaços e momentos de compartilhar de experiências e livre circulação do saber dos professores através de grupos operativos.
id PCAM_da13a62c7a6bfccfc54bbdece091673c
oai_identifier_str oai:repositorio.sis.puc-campinas.edu.br:123456789/15979
network_acronym_str PCAM
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_CAMPINAS
repository_id_str 4886
spelling Pinho, Francine Dela Torre CamargoPontifícia Universidade Católica de CampinasTerzis, Antonios2022-02-16T19:00:29Z2022-02-16T19:00:29Z2013-02-05http://repositorio.sis.puc-campinas.edu.br/xmlui/handle/123456789/159798818061150887573Esta pesquisa apresentou um estudo sobre o ser professor com base no referencial teórico psicanalítico. O interesse por este estudo surgiu a partir da prática da pesquisadora como docente. Teve como propósito compreender o ser professor, bem como a relação professor aluno na Educação Infantil, contribuindo de forma significativa para a prática pedagógica e o processo de ensino-aprendizagem. No Brasil, as recentes políticas públicas para a Educação, apontam para a importância do trabalho coletivo para professores e alunos. Neste sentido, esta pesquisa inserida na área das Ciências Humanas, apoiou-se nos estudos de importantes teóricos no campo da grupalidade, tais como: Pichon-Rivière (1986), Bion (1975), Anzieu (1993) e Kaës (1997), para compreender o ser professor dentro de uma ótica psicanalítica de grupo. A partir da interface entre Psicanálise e Educação, foi proposto por meio desta reflexão teórica, pensar no uso possivel da psicanálise nas escolas, bem como, dos desafios e perspectivas desta profissão. Conclui-se que o caminho possivel contempla uma prática profisssional que possibilite espaços e momentos de compartilhar de experiências e livre circulação do saber dos professores através de grupos operativos.This research presented a study on the teacher be based on theoretical psychoanalysis. The interest for this study arose from the practice of the researcher as a teacher. Aimed to understand what being a teacher, and the teacher-student relationship in kindergarten, contributing significantly to the teaching practice and the teaching-learning process. In Brazil, recent public policies for education, point to the importance of collective work for teachers and students. In this sense, this research located in the area of Human Sciences, relied on studies of major theorists in the field of groupality such as Rivière (1986), Bion (1975), Anzieu (1993) and Kaës (1997), to understand be the teacher within a psychoanalytic perspective group. From the interface between Psychoanalysis and Education, was proposed through this theoretical reflection, thinking about the possible use of psychoanalysis in schools, as well as the challenges and prospects of this profession. We conclude that the possible path includes a practice that allows profisssional spaces and moments to share experiences and knowledge free movement of teachers across operating groups.porPUC-CampinasProfessorGrupoPsicanáliseEducaçãoCulturaTeacherGroupPsychoanalysisCultureEducationSer professor: um estudo psicanalíticoBeing a teacher: a psychoanalytic studyinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_CAMPINASinstname:Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-CAMPINAS)instacron:PUC_CAMP7646699220044786Wechsler, Solange MugliaSilva, Paulo Celso da86495327666230437213133481107324CCV – Centro de Ciências da VidaPrograma de Pós-Graduação em PsicologiaORIGINALccv_ppgpsico_me_Francine_DTCP.pdfccv_ppgpsico_me_Francine_DTCP.pdfapplication/pdf785461http://repositorio.sis.puc-campinas.edu.br/xmlui/bitstream/123456789/15979/1/ccv_ppgpsico_me_Francine_DTCP.pdf7b2e4638ca55ce870c4e1cf70a672d9bMD51123456789/159792022-09-02 11:36:17.329oai:repositorio.sis.puc-campinas.edu.br:123456789/15979Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://tede.bibliotecadigital.puc-campinas.edu.br:8080/jspui/http://tede.bibliotecadigital.puc-campinas.edu.br:8080/oai/requestsbi.bibliotecadigital@puc-campinas.edu.b||sbi.bibliotecadigital@puc-campinas.edu.bropendoar:48862022-09-02T14:36:17Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_CAMPINAS - Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-CAMPINAS)false
dc.title.none.fl_str_mv Ser professor: um estudo psicanalítico
dc.title.alternative.none.fl_str_mv Being a teacher: a psychoanalytic study
title Ser professor: um estudo psicanalítico
spellingShingle Ser professor: um estudo psicanalítico
Pinho, Francine Dela Torre Camargo
Professor
Grupo
Psicanálise
Educação
Cultura
Teacher
Group
Psychoanalysis
Culture
Education
title_short Ser professor: um estudo psicanalítico
title_full Ser professor: um estudo psicanalítico
title_fullStr Ser professor: um estudo psicanalítico
title_full_unstemmed Ser professor: um estudo psicanalítico
title_sort Ser professor: um estudo psicanalítico
author Pinho, Francine Dela Torre Camargo
author_facet Pinho, Francine Dela Torre Camargo
author_role author
dc.contributor.institution.none.fl_str_mv Pontifícia Universidade Católica de Campinas
dc.contributor.author.fl_str_mv Pinho, Francine Dela Torre Camargo
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Terzis, Antonios
contributor_str_mv Terzis, Antonios
dc.subject.por.fl_str_mv Professor
Grupo
Psicanálise
Educação
Cultura
Teacher
Group
Psychoanalysis
Culture
Education
topic Professor
Grupo
Psicanálise
Educação
Cultura
Teacher
Group
Psychoanalysis
Culture
Education
description Esta pesquisa apresentou um estudo sobre o ser professor com base no referencial teórico psicanalítico. O interesse por este estudo surgiu a partir da prática da pesquisadora como docente. Teve como propósito compreender o ser professor, bem como a relação professor aluno na Educação Infantil, contribuindo de forma significativa para a prática pedagógica e o processo de ensino-aprendizagem. No Brasil, as recentes políticas públicas para a Educação, apontam para a importância do trabalho coletivo para professores e alunos. Neste sentido, esta pesquisa inserida na área das Ciências Humanas, apoiou-se nos estudos de importantes teóricos no campo da grupalidade, tais como: Pichon-Rivière (1986), Bion (1975), Anzieu (1993) e Kaës (1997), para compreender o ser professor dentro de uma ótica psicanalítica de grupo. A partir da interface entre Psicanálise e Educação, foi proposto por meio desta reflexão teórica, pensar no uso possivel da psicanálise nas escolas, bem como, dos desafios e perspectivas desta profissão. Conclui-se que o caminho possivel contempla uma prática profisssional que possibilite espaços e momentos de compartilhar de experiências e livre circulação do saber dos professores através de grupos operativos.
publishDate 2013
dc.date.issued.fl_str_mv 2013-02-05
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2022-02-16T19:00:29Z
dc.date.available.fl_str_mv 2022-02-16T19:00:29Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://repositorio.sis.puc-campinas.edu.br/xmlui/handle/123456789/15979
dc.identifier.lattes.none.fl_str_mv 8818061150887573
url http://repositorio.sis.puc-campinas.edu.br/xmlui/handle/123456789/15979
identifier_str_mv 8818061150887573
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv PUC-Campinas
publisher.none.fl_str_mv PUC-Campinas
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_CAMPINAS
instname:Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-CAMPINAS)
instacron:PUC_CAMP
instname_str Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-CAMPINAS)
instacron_str PUC_CAMP
institution PUC_CAMP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_CAMPINAS
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_CAMPINAS
bitstream.url.fl_str_mv http://repositorio.sis.puc-campinas.edu.br/xmlui/bitstream/123456789/15979/1/ccv_ppgpsico_me_Francine_DTCP.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 7b2e4638ca55ce870c4e1cf70a672d9b
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_CAMPINAS - Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-CAMPINAS)
repository.mail.fl_str_mv sbi.bibliotecadigital@puc-campinas.edu.b||sbi.bibliotecadigital@puc-campinas.edu.br
_version_ 1796790719363416064