Professor e o uso da informática em escolas públicas: o exemplo de Campinas

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Barreto, Patricia
Data de Publicação: 2010
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_CAMPINAS
Texto Completo: http://repositorio.sis.puc-campinas.edu.br/xmlui/handle/123456789/15378
Resumo: Devido às mudanças ocorridas no mundo no setor social, político e econômico e à forte presença das novas tecnologias, a Educação se vê obrigada a refletir e gerar mudanças no seu cenário para acompanhar um processo de informatização irreversível. Desse modo, o objetivo deste trabalho é investigar o processo de formação de professores para o uso das novas tecnologias no contexto da política do Programa Nacional de Informática na Educação PROINFO -, implantada nas escolas municipais da cidade de Campinas/SP. O presente trabalho está inserido na linha de pesquisa Práticas Pedagógicas e Formação do Educador. Para o desenvolvimento desta pesquisa, foi utilizada uma metodologia qualitativa, pois esta possibilita acompanhar a dinâmica dos conflitos, as contradições, a análise, a formulação e a reformulação de hipóteses causais. Foram utilizados, como instrumento para coleta dos dados, questionários aplicados a professores de Ensino Fundamental de escolas municipais de Campinas e entrevistas semiestruturadas, realizadas com a coordenadora do Núcleo Tecnológico Educacional NTE -, o qual é a representação da política do PROINFO em Campinas; com o diretor do Departamento Pedagógico da Prefeitura; com os dois diretores das escolas pesquisadas e com dois coordenadores nelas desenvolvidos. Os dados coletados e analisados apontam para um cenário complexo e contraditório nas relações que envolvem a escola, a tecnologia e o meio público. Constatamos que a política do PROINFO em Campinas se apresenta sem foco e sem clareza nas suas diretrizes de funcionamento.
id PCAM_da4ffced79331e4431d8ce8c22e7b40d
oai_identifier_str oai:repositorio.sis.puc-campinas.edu.br:123456789/15378
network_acronym_str PCAM
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_CAMPINAS
repository_id_str 4886
spelling Barreto, PatriciaPontifícia Universidade Católica de CampinasMendonça, Samuel2022-02-16T18:13:14Z2022-02-16T18:13:14Z2010-02-22http://repositorio.sis.puc-campinas.edu.br/xmlui/handle/123456789/153787930998077472671Devido às mudanças ocorridas no mundo no setor social, político e econômico e à forte presença das novas tecnologias, a Educação se vê obrigada a refletir e gerar mudanças no seu cenário para acompanhar um processo de informatização irreversível. Desse modo, o objetivo deste trabalho é investigar o processo de formação de professores para o uso das novas tecnologias no contexto da política do Programa Nacional de Informática na Educação PROINFO -, implantada nas escolas municipais da cidade de Campinas/SP. O presente trabalho está inserido na linha de pesquisa Práticas Pedagógicas e Formação do Educador. Para o desenvolvimento desta pesquisa, foi utilizada uma metodologia qualitativa, pois esta possibilita acompanhar a dinâmica dos conflitos, as contradições, a análise, a formulação e a reformulação de hipóteses causais. Foram utilizados, como instrumento para coleta dos dados, questionários aplicados a professores de Ensino Fundamental de escolas municipais de Campinas e entrevistas semiestruturadas, realizadas com a coordenadora do Núcleo Tecnológico Educacional NTE -, o qual é a representação da política do PROINFO em Campinas; com o diretor do Departamento Pedagógico da Prefeitura; com os dois diretores das escolas pesquisadas e com dois coordenadores nelas desenvolvidos. Os dados coletados e analisados apontam para um cenário complexo e contraditório nas relações que envolvem a escola, a tecnologia e o meio público. Constatamos que a política do PROINFO em Campinas se apresenta sem foco e sem clareza nas suas diretrizes de funcionamento.Due to the changes happened in the world in the social, political and economic section and strong presence of the new technologies, the Education one sees forced to contemplate and to generate changes in its scenery to accompany a process of irreversible advance in computers technology. So, the objective of this study it is to investigate the process of teachers' formation for the use of the new technologies in the politics context of the National Program of Computer science in Education - PROINFO -, implanted in the municipal schools Campinas city/SP. This study is inserted in the line of research Pedagogic Practices and Formation of the Educator. For the development of this research, a qualitative methodology was used, because this facilitates to accompany the dynamics of the conflicts, the contradictions, the analysis, the formulation and the reformulation of causal hypotheses. As instrument for collection of the data, it were applied questionnaires to the teachers of Fundamental Teaching of municipal schools of Campinas and interviews semi-structured, accomplished with the coordinator of the Educational Technological Nucleus - NTE -, which is the representation of the politics of PROINFO in Campinas; with the director of the Pedagogic Department of the City hall; with the two directors of the researched schools and with two coordinators in them developed. The collected data and analyzed direct for a complex and contradictory scenery in the relationships that involve the school, the technology and the public politics. It was verified that the politics of PROINFO in Campinas comes without focus and without clarity in its operation guidelines.porPUC-Campinastecnologias da informação e comunicação (TIC)práticas pedagógicasformação do professortechnologies of the information and communication (TIC)pedagogic practicesformation of the teacherProfessor e o uso da informática em escolas públicas: o exemplo de CampinasThe teacher and technology information utilization in public school: Campinas exampleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_CAMPINASinstname:Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-CAMPINAS)instacron:PUC_CAMP6369572439782922Gurgel, Celia Margutti do AmaralBianchini, David85901499068680565563637821003140CCHSA – Centro de Ciências Humanas e Sociais AplicadasPrograma de Pós-Graduação em EducaçãoORIGINALcchsa_ppgedu_me_Patricia_B.pdfcchsa_ppgedu_me_Patricia_B.pdfapplication/pdf2330813http://repositorio.sis.puc-campinas.edu.br/xmlui/bitstream/123456789/15378/1/cchsa_ppgedu_me_Patricia_B.pdf4d15f6391c56f968d519533eebbcfc92MD51123456789/153782022-09-02 11:36:25.856oai:repositorio.sis.puc-campinas.edu.br:123456789/15378Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://tede.bibliotecadigital.puc-campinas.edu.br:8080/jspui/http://tede.bibliotecadigital.puc-campinas.edu.br:8080/oai/requestsbi.bibliotecadigital@puc-campinas.edu.b||sbi.bibliotecadigital@puc-campinas.edu.bropendoar:48862022-09-02T14:36:25Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_CAMPINAS - Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-CAMPINAS)false
dc.title.none.fl_str_mv Professor e o uso da informática em escolas públicas: o exemplo de Campinas
dc.title.alternative.none.fl_str_mv The teacher and technology information utilization in public school: Campinas example
title Professor e o uso da informática em escolas públicas: o exemplo de Campinas
spellingShingle Professor e o uso da informática em escolas públicas: o exemplo de Campinas
Barreto, Patricia
tecnologias da informação e comunicação (TIC)
práticas pedagógicas
formação do professor
technologies of the information and communication (TIC)
pedagogic practices
formation of the teacher
title_short Professor e o uso da informática em escolas públicas: o exemplo de Campinas
title_full Professor e o uso da informática em escolas públicas: o exemplo de Campinas
title_fullStr Professor e o uso da informática em escolas públicas: o exemplo de Campinas
title_full_unstemmed Professor e o uso da informática em escolas públicas: o exemplo de Campinas
title_sort Professor e o uso da informática em escolas públicas: o exemplo de Campinas
author Barreto, Patricia
author_facet Barreto, Patricia
author_role author
dc.contributor.institution.none.fl_str_mv Pontifícia Universidade Católica de Campinas
dc.contributor.author.fl_str_mv Barreto, Patricia
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Mendonça, Samuel
contributor_str_mv Mendonça, Samuel
dc.subject.por.fl_str_mv tecnologias da informação e comunicação (TIC)
práticas pedagógicas
formação do professor
technologies of the information and communication (TIC)
pedagogic practices
formation of the teacher
topic tecnologias da informação e comunicação (TIC)
práticas pedagógicas
formação do professor
technologies of the information and communication (TIC)
pedagogic practices
formation of the teacher
description Devido às mudanças ocorridas no mundo no setor social, político e econômico e à forte presença das novas tecnologias, a Educação se vê obrigada a refletir e gerar mudanças no seu cenário para acompanhar um processo de informatização irreversível. Desse modo, o objetivo deste trabalho é investigar o processo de formação de professores para o uso das novas tecnologias no contexto da política do Programa Nacional de Informática na Educação PROINFO -, implantada nas escolas municipais da cidade de Campinas/SP. O presente trabalho está inserido na linha de pesquisa Práticas Pedagógicas e Formação do Educador. Para o desenvolvimento desta pesquisa, foi utilizada uma metodologia qualitativa, pois esta possibilita acompanhar a dinâmica dos conflitos, as contradições, a análise, a formulação e a reformulação de hipóteses causais. Foram utilizados, como instrumento para coleta dos dados, questionários aplicados a professores de Ensino Fundamental de escolas municipais de Campinas e entrevistas semiestruturadas, realizadas com a coordenadora do Núcleo Tecnológico Educacional NTE -, o qual é a representação da política do PROINFO em Campinas; com o diretor do Departamento Pedagógico da Prefeitura; com os dois diretores das escolas pesquisadas e com dois coordenadores nelas desenvolvidos. Os dados coletados e analisados apontam para um cenário complexo e contraditório nas relações que envolvem a escola, a tecnologia e o meio público. Constatamos que a política do PROINFO em Campinas se apresenta sem foco e sem clareza nas suas diretrizes de funcionamento.
publishDate 2010
dc.date.issued.fl_str_mv 2010-02-22
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2022-02-16T18:13:14Z
dc.date.available.fl_str_mv 2022-02-16T18:13:14Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://repositorio.sis.puc-campinas.edu.br/xmlui/handle/123456789/15378
dc.identifier.lattes.none.fl_str_mv 7930998077472671
url http://repositorio.sis.puc-campinas.edu.br/xmlui/handle/123456789/15378
identifier_str_mv 7930998077472671
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv PUC-Campinas
publisher.none.fl_str_mv PUC-Campinas
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_CAMPINAS
instname:Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-CAMPINAS)
instacron:PUC_CAMP
instname_str Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-CAMPINAS)
instacron_str PUC_CAMP
institution PUC_CAMP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_CAMPINAS
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_CAMPINAS
bitstream.url.fl_str_mv http://repositorio.sis.puc-campinas.edu.br/xmlui/bitstream/123456789/15378/1/cchsa_ppgedu_me_Patricia_B.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 4d15f6391c56f968d519533eebbcfc92
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_CAMPINAS - Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-CAMPINAS)
repository.mail.fl_str_mv sbi.bibliotecadigital@puc-campinas.edu.b||sbi.bibliotecadigital@puc-campinas.edu.br
_version_ 1796790737295114240