Narrativas e imaginários: o Brasil dos Indie Games
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional PUC-Campinas |
Texto Completo: | http://repositorio.sis.puc-campinas.edu.br/xmlui/handle/123456789/15194 |
Resumo: | Esta pesquisa realiza um percurso pelas narrativas dos indie games brasileiros Dandara (LongHatHouse 2018), Banzo – Marcas da Escravidão (Uruca, 2018) e Árida (Aoca Game Lab, 2019), tendo como objetivo principal entender e identificar na composição de suas narrativas aspectos referentes ao seus imaginários histórico e culturais. Entendendo que os indie games (ou jogos independentes) no Brasil operam dentro de um cenário global dominado por uma cultura homogeneizada de produção e distribuição em massa de tendências, parte-se dos estudos culturais para melhor compreender a função desse mercado “indie” ou alternativo dentro desse contexto. Para análise dos jogos, trazemos alguns aspectos referentes a teoria do imaginário de Gilbert Durand, além de referências sobre questões da cultura e identidade brasileiras. |
id |
PUC_CAMP-5_d5ddb533f0c1c7ff9167d4d1d4c64bd0 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.sis.puc-campinas.edu.br:123456789/15194 |
network_acronym_str |
PUC_CAMP-5 |
network_name_str |
Repositório Institucional PUC-Campinas |
repository_id_str |
|
spelling |
Narrativas e imaginários: o Brasil dos Indie GamesIndie gamesEstudos culturaisImaginárioIndie gamesCultura studiesImaginaryEsta pesquisa realiza um percurso pelas narrativas dos indie games brasileiros Dandara (LongHatHouse 2018), Banzo – Marcas da Escravidão (Uruca, 2018) e Árida (Aoca Game Lab, 2019), tendo como objetivo principal entender e identificar na composição de suas narrativas aspectos referentes ao seus imaginários histórico e culturais. Entendendo que os indie games (ou jogos independentes) no Brasil operam dentro de um cenário global dominado por uma cultura homogeneizada de produção e distribuição em massa de tendências, parte-se dos estudos culturais para melhor compreender a função desse mercado “indie” ou alternativo dentro desse contexto. Para análise dos jogos, trazemos alguns aspectos referentes a teoria do imaginário de Gilbert Durand, além de referências sobre questões da cultura e identidade brasileiras.This research takes a journey through the Brazilian indie games narratives Dandara (LongHatHouse 2018), Banzo - Marks of Slavery (Uruca, 2018) and Arid (Aoca Game Lab, 2019). Our main goal is to understand and identify in the composition of their narratives aspects related to their historical and cultural imaginary. Understanding that indie games (or independent games) in Brazil operate within a global scenario dominated by a homogenized culture of mass production and distribution of trends, we start from cultural studies to better understand the role of this “indie” or alternative market within that context. For game analysis, we bring some aspects related to the theory of imagery by Gilbert Durand, in addition to references on issues of Brazilian culture and identity.PUC-CampinasSilva, Tarcisio TorresPontifícia Universidade Católica de CampinasMaia, Ana Flávia Martins2022-02-16T14:39:51Z2022-02-16T14:39:51Z2021-04-30info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://repositorio.sis.puc-campinas.edu.br/xmlui/handle/123456789/151948228758208998512porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional PUC-Campinasinstname:Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-CAMPINAS)instacron:PUC_CAMP2022-10-28T14:10:43Zoai:repositorio.sis.puc-campinas.edu.br:123456789/15194Repositório InstitucionalPRIhttps://repositorio.sis.puc-campinas.edu.br/oai/requestsbi.bibliotecadigital@puc-campinas.edu.bropendoar:2022-10-28T14:10:43Repositório Institucional PUC-Campinas - Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-CAMPINAS)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Narrativas e imaginários: o Brasil dos Indie Games |
title |
Narrativas e imaginários: o Brasil dos Indie Games |
spellingShingle |
Narrativas e imaginários: o Brasil dos Indie Games Maia, Ana Flávia Martins Indie games Estudos culturais Imaginário Indie games Cultura studies Imaginary |
title_short |
Narrativas e imaginários: o Brasil dos Indie Games |
title_full |
Narrativas e imaginários: o Brasil dos Indie Games |
title_fullStr |
Narrativas e imaginários: o Brasil dos Indie Games |
title_full_unstemmed |
Narrativas e imaginários: o Brasil dos Indie Games |
title_sort |
Narrativas e imaginários: o Brasil dos Indie Games |
author |
Maia, Ana Flávia Martins |
author_facet |
Maia, Ana Flávia Martins |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Silva, Tarcisio Torres Pontifícia Universidade Católica de Campinas |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Maia, Ana Flávia Martins |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Indie games Estudos culturais Imaginário Indie games Cultura studies Imaginary |
topic |
Indie games Estudos culturais Imaginário Indie games Cultura studies Imaginary |
description |
Esta pesquisa realiza um percurso pelas narrativas dos indie games brasileiros Dandara (LongHatHouse 2018), Banzo – Marcas da Escravidão (Uruca, 2018) e Árida (Aoca Game Lab, 2019), tendo como objetivo principal entender e identificar na composição de suas narrativas aspectos referentes ao seus imaginários histórico e culturais. Entendendo que os indie games (ou jogos independentes) no Brasil operam dentro de um cenário global dominado por uma cultura homogeneizada de produção e distribuição em massa de tendências, parte-se dos estudos culturais para melhor compreender a função desse mercado “indie” ou alternativo dentro desse contexto. Para análise dos jogos, trazemos alguns aspectos referentes a teoria do imaginário de Gilbert Durand, além de referências sobre questões da cultura e identidade brasileiras. |
publishDate |
2021 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2021-04-30 2022-02-16T14:39:51Z 2022-02-16T14:39:51Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://repositorio.sis.puc-campinas.edu.br/xmlui/handle/123456789/15194 8228758208998512 |
url |
http://repositorio.sis.puc-campinas.edu.br/xmlui/handle/123456789/15194 |
identifier_str_mv |
8228758208998512 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
PUC-Campinas |
publisher.none.fl_str_mv |
PUC-Campinas |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional PUC-Campinas instname:Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-CAMPINAS) instacron:PUC_CAMP |
instname_str |
Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-CAMPINAS) |
instacron_str |
PUC_CAMP |
institution |
PUC_CAMP |
reponame_str |
Repositório Institucional PUC-Campinas |
collection |
Repositório Institucional PUC-Campinas |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional PUC-Campinas - Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-CAMPINAS) |
repository.mail.fl_str_mv |
sbi.bibliotecadigital@puc-campinas.edu.br |
_version_ |
1792877992963211264 |