Efeito da prática musical no reconhecimento da fala no silêncio e no ruído

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Soncini,Fabiana
Data de Publicação: 2006
Outros Autores: Costa,Maristela Júlio
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Pró-fono (Online)
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-56872006000200005
Resumo: TEMA: o treinamento auditivo melhora a percepção de sinais acústicos complexos como a fala. OBJETIVO: verificar se o treinamento auditivo proporcionado pela prática musical é um fator que exerce influência na habilidade de reconhecer a fala no silêncio e no ruído. MÉTODO: participaram do estudo 55 indivíduos sem experiência musical (não músicos) e 45 indivíduos que atuavam como músicos profissionais em bandas militares há, no mínimo, 5 anos (músicos). Todos os voluntários eram militares, do sexo masculino, destros, normo-ouvintes e com idades variando entre 25 e 40 anos. Utilizando o teste Listas de Sentenças em Português (LSP), realizou-se a pesquisa do limiar de reconhecimento de sentenças no silêncio (LRSS) e do limiar de reconhecimento de sentenças no ruído (LRSR), a partir do qual foi calculada a relação sinal/ruído (S/R). As sentenças e o ruído (fixo a 65 dB NA) foram apresentados monoauralmente, por fones auriculares. RESULTADOS: ao serem comparados os desempenhos dos grupos estudados, a análise estatística dos resultados não evidenciou diferença significante entre os valores médios obtidos para os LRSS. No entanto, foi constatada diferença estatisticamente significante entre os valores médios obtidos para as relações S/R. CONCLUSÃO: no silêncio, músicos e não músicos apresentaram desempenhos semelhantes, porém, em tarefas de reconhecimento de sentenças apresentadas diante de ruído competitivo, músicos apresentaram melhores desempenhos, indicando que a prática musical é uma atividade que melhora a habilidade de reconhecimento da fala, quando esta ocorre diante de ruído.
id PFPEF-1_1b67175e297dfd41877d07e3c5045c76
oai_identifier_str oai:scielo:S0104-56872006000200005
network_acronym_str PFPEF-1
network_name_str Pró-fono (Online)
repository_id_str
spelling Efeito da prática musical no reconhecimento da fala no silêncio e no ruídoAudiologiaTeste de Discriminação da FalaRuídoMascaramento PerceptivoTreinamentoTEMA: o treinamento auditivo melhora a percepção de sinais acústicos complexos como a fala. OBJETIVO: verificar se o treinamento auditivo proporcionado pela prática musical é um fator que exerce influência na habilidade de reconhecer a fala no silêncio e no ruído. MÉTODO: participaram do estudo 55 indivíduos sem experiência musical (não músicos) e 45 indivíduos que atuavam como músicos profissionais em bandas militares há, no mínimo, 5 anos (músicos). Todos os voluntários eram militares, do sexo masculino, destros, normo-ouvintes e com idades variando entre 25 e 40 anos. Utilizando o teste Listas de Sentenças em Português (LSP), realizou-se a pesquisa do limiar de reconhecimento de sentenças no silêncio (LRSS) e do limiar de reconhecimento de sentenças no ruído (LRSR), a partir do qual foi calculada a relação sinal/ruído (S/R). As sentenças e o ruído (fixo a 65 dB NA) foram apresentados monoauralmente, por fones auriculares. RESULTADOS: ao serem comparados os desempenhos dos grupos estudados, a análise estatística dos resultados não evidenciou diferença significante entre os valores médios obtidos para os LRSS. No entanto, foi constatada diferença estatisticamente significante entre os valores médios obtidos para as relações S/R. CONCLUSÃO: no silêncio, músicos e não músicos apresentaram desempenhos semelhantes, porém, em tarefas de reconhecimento de sentenças apresentadas diante de ruído competitivo, músicos apresentaram melhores desempenhos, indicando que a prática musical é uma atividade que melhora a habilidade de reconhecimento da fala, quando esta ocorre diante de ruído.Pró-Fono Produtos Especializados para Fonoaudiologia Ltda.2006-08-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-56872006000200005Pró-Fono Revista de Atualização Científica v.18 n.2 2006reponame:Pró-fono (Online)instname:Pró-Fono Produtos Especializados para Fonoaudiologia Ltda (PFPEF)instacron:PFPEF10.1590/S0104-56872006000200005info:eu-repo/semantics/openAccessSoncini,FabianaCosta,Maristela Júliopor2006-09-12T00:00:00Zoai:scielo:S0104-56872006000200005Revistahttps://www.scielo.br/j/pfono/PRIhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.php||revista@profono.com.br1809-399X0104-5687opendoar:2006-09-12T00:00Pró-fono (Online) - Pró-Fono Produtos Especializados para Fonoaudiologia Ltda (PFPEF)false
dc.title.none.fl_str_mv Efeito da prática musical no reconhecimento da fala no silêncio e no ruído
title Efeito da prática musical no reconhecimento da fala no silêncio e no ruído
spellingShingle Efeito da prática musical no reconhecimento da fala no silêncio e no ruído
Soncini,Fabiana
Audiologia
Teste de Discriminação da Fala
Ruído
Mascaramento Perceptivo
Treinamento
title_short Efeito da prática musical no reconhecimento da fala no silêncio e no ruído
title_full Efeito da prática musical no reconhecimento da fala no silêncio e no ruído
title_fullStr Efeito da prática musical no reconhecimento da fala no silêncio e no ruído
title_full_unstemmed Efeito da prática musical no reconhecimento da fala no silêncio e no ruído
title_sort Efeito da prática musical no reconhecimento da fala no silêncio e no ruído
author Soncini,Fabiana
author_facet Soncini,Fabiana
Costa,Maristela Júlio
author_role author
author2 Costa,Maristela Júlio
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Soncini,Fabiana
Costa,Maristela Júlio
dc.subject.por.fl_str_mv Audiologia
Teste de Discriminação da Fala
Ruído
Mascaramento Perceptivo
Treinamento
topic Audiologia
Teste de Discriminação da Fala
Ruído
Mascaramento Perceptivo
Treinamento
description TEMA: o treinamento auditivo melhora a percepção de sinais acústicos complexos como a fala. OBJETIVO: verificar se o treinamento auditivo proporcionado pela prática musical é um fator que exerce influência na habilidade de reconhecer a fala no silêncio e no ruído. MÉTODO: participaram do estudo 55 indivíduos sem experiência musical (não músicos) e 45 indivíduos que atuavam como músicos profissionais em bandas militares há, no mínimo, 5 anos (músicos). Todos os voluntários eram militares, do sexo masculino, destros, normo-ouvintes e com idades variando entre 25 e 40 anos. Utilizando o teste Listas de Sentenças em Português (LSP), realizou-se a pesquisa do limiar de reconhecimento de sentenças no silêncio (LRSS) e do limiar de reconhecimento de sentenças no ruído (LRSR), a partir do qual foi calculada a relação sinal/ruído (S/R). As sentenças e o ruído (fixo a 65 dB NA) foram apresentados monoauralmente, por fones auriculares. RESULTADOS: ao serem comparados os desempenhos dos grupos estudados, a análise estatística dos resultados não evidenciou diferença significante entre os valores médios obtidos para os LRSS. No entanto, foi constatada diferença estatisticamente significante entre os valores médios obtidos para as relações S/R. CONCLUSÃO: no silêncio, músicos e não músicos apresentaram desempenhos semelhantes, porém, em tarefas de reconhecimento de sentenças apresentadas diante de ruído competitivo, músicos apresentaram melhores desempenhos, indicando que a prática musical é uma atividade que melhora a habilidade de reconhecimento da fala, quando esta ocorre diante de ruído.
publishDate 2006
dc.date.none.fl_str_mv 2006-08-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-56872006000200005
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-56872006000200005
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/S0104-56872006000200005
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Pró-Fono Produtos Especializados para Fonoaudiologia Ltda.
publisher.none.fl_str_mv Pró-Fono Produtos Especializados para Fonoaudiologia Ltda.
dc.source.none.fl_str_mv Pró-Fono Revista de Atualização Científica v.18 n.2 2006
reponame:Pró-fono (Online)
instname:Pró-Fono Produtos Especializados para Fonoaudiologia Ltda (PFPEF)
instacron:PFPEF
instname_str Pró-Fono Produtos Especializados para Fonoaudiologia Ltda (PFPEF)
instacron_str PFPEF
institution PFPEF
reponame_str Pró-fono (Online)
collection Pró-fono (Online)
repository.name.fl_str_mv Pró-fono (Online) - Pró-Fono Produtos Especializados para Fonoaudiologia Ltda (PFPEF)
repository.mail.fl_str_mv ||revista@profono.com.br
_version_ 1754821082727055360