Orientação profissional sob o enfoque da análise do comportamento: avaliação de uma experiência
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Estudos de Psicologia (Campinas) |
Texto Completo: | https://periodicos.puc-campinas.edu.br/estpsi/article/view/6629 |
Resumo: | O objetivo deste trabalho foi avaliar uma experiência de atendimento de grupo em Orientação Profissional segundo o enfoque da Análise do Comportamento. Procurou-se avaliar as mudanças ocorridas no comportamento dos adolescentes quanto aos indicadores da escolha profissional. Participaram da intervenção dez adolescentes, de ambos os sexos, com idades entre 15 e 19 anos, alunos do Ensino Médio. O programa constou de nove sessões semanais estruturadas para discussão da problemática vocacional, focalizadas no desenvolvimento de auto-conhecimento e conhecimento das profissões. Antes do início e ao final dos atendimentos foi aplicado um instrumento contendo questões referentes aos indicadores da escolha profissional para levantamento de dados a serem comparados. Os resultados mostraram que 50% dos adolescentes conseguiram efetivar a escolha profissional e os outros 50% avançaram quanto aos critérios pessoais de seleção profissional. Estes resultados indicam que o modelo parece efetivo e necessita ser aprimorado para alcançar as necessidades de todos os adolescentes que procuram pelo Programa. |
id |
PUC_CAMP-3_a2be256e065f4a32e7290fcecc57f48b |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.periodicos.puc-campinas.edu.br:article/6629 |
network_acronym_str |
PUC_CAMP-3 |
network_name_str |
Estudos de Psicologia (Campinas) |
repository_id_str |
|
spelling |
Orientação profissional sob o enfoque da análise do comportamento: avaliação de uma experiênciaOrientação Profissional; Orientação Vocacional; Escolha Profissional; Análise do ComportamentoO objetivo deste trabalho foi avaliar uma experiência de atendimento de grupo em Orientação Profissional segundo o enfoque da Análise do Comportamento. Procurou-se avaliar as mudanças ocorridas no comportamento dos adolescentes quanto aos indicadores da escolha profissional. Participaram da intervenção dez adolescentes, de ambos os sexos, com idades entre 15 e 19 anos, alunos do Ensino Médio. O programa constou de nove sessões semanais estruturadas para discussão da problemática vocacional, focalizadas no desenvolvimento de auto-conhecimento e conhecimento das profissões. Antes do início e ao final dos atendimentos foi aplicado um instrumento contendo questões referentes aos indicadores da escolha profissional para levantamento de dados a serem comparados. Os resultados mostraram que 50% dos adolescentes conseguiram efetivar a escolha profissional e os outros 50% avançaram quanto aos critérios pessoais de seleção profissional. Estes resultados indicam que o modelo parece efetivo e necessita ser aprimorado para alcançar as necessidades de todos os adolescentes que procuram pelo Programa.Núcleo de Editoração - PUC-Campinas2022-11-10info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigosapplication/pdfhttps://periodicos.puc-campinas.edu.br/estpsi/article/view/6629Psychological Studies; Vol. 19 No. 1 (2002): Estudos de Psicologia (Campinas)Estudos de Psicologia; Vol. 19 Núm. 1 (2002): Estudos de Psicologia (Campinas)Estudos de Psicologia; v. 19 n. 1 (2002): Estudos de Psicologia (Campinas)1982-0275reponame:Estudos de Psicologia (Campinas)instname:Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-CAMPINAS)instacron:PUC_CAMPporhttps://periodicos.puc-campinas.edu.br/estpsi/article/view/6629/4273Copyright (c) 2022 Cynthia Borges de MOURA, Jocelaine Martins da SILVEIRAhttps://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessMOURA, Cynthia Borges deSILVEIRA, Jocelaine Martins da 2024-04-30T14:48:28Zoai:ojs.periodicos.puc-campinas.edu.br:article/6629Revistahttps://seer.sis.puc-campinas.edu.br/seer/index.php/estudosPRIhttps://seer.sis.puc-campinas.edu.br/seer/index.php/estudos/oaisbi.ne_estpsi@puc-campinas.edu.br||estudosdepsicologia@puc-campinas.edu.br||psychologicalstudies@puc-campinas.edu.br1982-02750103-166Xopendoar:2024-04-30T14:48:28Estudos de Psicologia (Campinas) - Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-CAMPINAS)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Orientação profissional sob o enfoque da análise do comportamento: avaliação de uma experiência |
title |
Orientação profissional sob o enfoque da análise do comportamento: avaliação de uma experiência |
spellingShingle |
Orientação profissional sob o enfoque da análise do comportamento: avaliação de uma experiência MOURA, Cynthia Borges de Orientação Profissional; Orientação Vocacional; Escolha Profissional; Análise do Comportamento |
title_short |
Orientação profissional sob o enfoque da análise do comportamento: avaliação de uma experiência |
title_full |
Orientação profissional sob o enfoque da análise do comportamento: avaliação de uma experiência |
title_fullStr |
Orientação profissional sob o enfoque da análise do comportamento: avaliação de uma experiência |
title_full_unstemmed |
Orientação profissional sob o enfoque da análise do comportamento: avaliação de uma experiência |
title_sort |
Orientação profissional sob o enfoque da análise do comportamento: avaliação de uma experiência |
author |
MOURA, Cynthia Borges de |
author_facet |
MOURA, Cynthia Borges de SILVEIRA, Jocelaine Martins da |
author_role |
author |
author2 |
SILVEIRA, Jocelaine Martins da |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
MOURA, Cynthia Borges de SILVEIRA, Jocelaine Martins da |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Orientação Profissional; Orientação Vocacional; Escolha Profissional; Análise do Comportamento |
topic |
Orientação Profissional; Orientação Vocacional; Escolha Profissional; Análise do Comportamento |
description |
O objetivo deste trabalho foi avaliar uma experiência de atendimento de grupo em Orientação Profissional segundo o enfoque da Análise do Comportamento. Procurou-se avaliar as mudanças ocorridas no comportamento dos adolescentes quanto aos indicadores da escolha profissional. Participaram da intervenção dez adolescentes, de ambos os sexos, com idades entre 15 e 19 anos, alunos do Ensino Médio. O programa constou de nove sessões semanais estruturadas para discussão da problemática vocacional, focalizadas no desenvolvimento de auto-conhecimento e conhecimento das profissões. Antes do início e ao final dos atendimentos foi aplicado um instrumento contendo questões referentes aos indicadores da escolha profissional para levantamento de dados a serem comparados. Os resultados mostraram que 50% dos adolescentes conseguiram efetivar a escolha profissional e os outros 50% avançaram quanto aos critérios pessoais de seleção profissional. Estes resultados indicam que o modelo parece efetivo e necessita ser aprimorado para alcançar as necessidades de todos os adolescentes que procuram pelo Programa. |
publishDate |
2022 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2022-11-10 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Artigos |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.puc-campinas.edu.br/estpsi/article/view/6629 |
url |
https://periodicos.puc-campinas.edu.br/estpsi/article/view/6629 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.puc-campinas.edu.br/estpsi/article/view/6629/4273 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2022 Cynthia Borges de MOURA, Jocelaine Martins da SILVEIRA https://creativecommons.org/licenses/by/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2022 Cynthia Borges de MOURA, Jocelaine Martins da SILVEIRA https://creativecommons.org/licenses/by/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Núcleo de Editoração - PUC-Campinas |
publisher.none.fl_str_mv |
Núcleo de Editoração - PUC-Campinas |
dc.source.none.fl_str_mv |
Psychological Studies; Vol. 19 No. 1 (2002): Estudos de Psicologia (Campinas) Estudos de Psicologia; Vol. 19 Núm. 1 (2002): Estudos de Psicologia (Campinas) Estudos de Psicologia; v. 19 n. 1 (2002): Estudos de Psicologia (Campinas) 1982-0275 reponame:Estudos de Psicologia (Campinas) instname:Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-CAMPINAS) instacron:PUC_CAMP |
instname_str |
Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-CAMPINAS) |
instacron_str |
PUC_CAMP |
institution |
PUC_CAMP |
reponame_str |
Estudos de Psicologia (Campinas) |
collection |
Estudos de Psicologia (Campinas) |
repository.name.fl_str_mv |
Estudos de Psicologia (Campinas) - Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-CAMPINAS) |
repository.mail.fl_str_mv |
sbi.ne_estpsi@puc-campinas.edu.br||estudosdepsicologia@puc-campinas.edu.br||psychologicalstudies@puc-campinas.edu.br |
_version_ |
1799126015315804160 |