Orientação profissional sob o enfoque da análise do comportamento: avaliação de uma experiência

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: MOURA, Cynthia Borges de
Data de Publicação: 2022
Outros Autores: SILVEIRA, Jocelaine Martins da
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Estudos de Psicologia (Campinas)
Texto Completo: https://periodicos.puc-campinas.edu.br/estpsi/article/view/6629
Resumo: O objetivo deste trabalho foi avaliar uma experiência de atendimento de grupo em Orientação Profissional segundo o enfoque da Análise do Comportamento. Procurou-se avaliar as mudanças ocorridas no comportamento dos adolescentes quanto aos indicadores da escolha profissional. Participaram da intervenção dez adolescentes, de ambos os sexos, com idades entre 15 e 19 anos, alunos do Ensino Médio. O programa constou de nove sessões semanais estruturadas para discussão da problemática vocacional, focalizadas no desenvolvimento de auto-conhecimento e conhecimento das profissões. Antes do início e ao final dos atendimentos foi aplicado um instrumento contendo questões referentes aos indicadores da escolha profissional para levantamento de dados a serem comparados. Os resultados mostraram que 50% dos adolescentes conseguiram efetivar a escolha profissional e os outros 50% avançaram quanto aos critérios pessoais de seleção profissional. Estes resultados indicam que o modelo parece efetivo e necessita ser aprimorado para alcançar as necessidades de todos os adolescentes que procuram pelo Programa.
id PUC_CAMP-3_a2be256e065f4a32e7290fcecc57f48b
oai_identifier_str oai:ojs.periodicos.puc-campinas.edu.br:article/6629
network_acronym_str PUC_CAMP-3
network_name_str Estudos de Psicologia (Campinas)
repository_id_str
spelling Orientação profissional sob o enfoque da análise do comportamento: avaliação de uma experiênciaOrientação Profissional; Orientação Vocacional; Escolha Profissional; Análise do ComportamentoO objetivo deste trabalho foi avaliar uma experiência de atendimento de grupo em Orientação Profissional segundo o enfoque da Análise do Comportamento. Procurou-se avaliar as mudanças ocorridas no comportamento dos adolescentes quanto aos indicadores da escolha profissional. Participaram da intervenção dez adolescentes, de ambos os sexos, com idades entre 15 e 19 anos, alunos do Ensino Médio. O programa constou de nove sessões semanais estruturadas para discussão da problemática vocacional, focalizadas no desenvolvimento de auto-conhecimento e conhecimento das profissões. Antes do início e ao final dos atendimentos foi aplicado um instrumento contendo questões referentes aos indicadores da escolha profissional para levantamento de dados a serem comparados. Os resultados mostraram que 50% dos adolescentes conseguiram efetivar a escolha profissional e os outros 50% avançaram quanto aos critérios pessoais de seleção profissional. Estes resultados indicam que o modelo parece efetivo e necessita ser aprimorado para alcançar as necessidades de todos os adolescentes que procuram pelo Programa.Núcleo de Editoração - PUC-Campinas2022-11-10info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigosapplication/pdfhttps://periodicos.puc-campinas.edu.br/estpsi/article/view/6629Psychological Studies; Vol. 19 No. 1 (2002): Estudos de Psicologia (Campinas)Estudos de Psicologia; Vol. 19 Núm. 1 (2002): Estudos de Psicologia (Campinas)Estudos de Psicologia; v. 19 n. 1 (2002): Estudos de Psicologia (Campinas)1982-0275reponame:Estudos de Psicologia (Campinas)instname:Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-CAMPINAS)instacron:PUC_CAMPporhttps://periodicos.puc-campinas.edu.br/estpsi/article/view/6629/4273Copyright (c) 2022 Cynthia Borges de MOURA, Jocelaine Martins da SILVEIRAhttps://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessMOURA, Cynthia Borges deSILVEIRA, Jocelaine Martins da 2024-04-30T14:48:28Zoai:ojs.periodicos.puc-campinas.edu.br:article/6629Revistahttps://seer.sis.puc-campinas.edu.br/seer/index.php/estudosPRIhttps://seer.sis.puc-campinas.edu.br/seer/index.php/estudos/oaisbi.ne_estpsi@puc-campinas.edu.br||estudosdepsicologia@puc-campinas.edu.br||psychologicalstudies@puc-campinas.edu.br1982-02750103-166Xopendoar:2024-04-30T14:48:28Estudos de Psicologia (Campinas) - Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-CAMPINAS)false
dc.title.none.fl_str_mv Orientação profissional sob o enfoque da análise do comportamento: avaliação de uma experiência
title Orientação profissional sob o enfoque da análise do comportamento: avaliação de uma experiência
spellingShingle Orientação profissional sob o enfoque da análise do comportamento: avaliação de uma experiência
MOURA, Cynthia Borges de
Orientação Profissional; Orientação Vocacional; Escolha Profissional; Análise do Comportamento
title_short Orientação profissional sob o enfoque da análise do comportamento: avaliação de uma experiência
title_full Orientação profissional sob o enfoque da análise do comportamento: avaliação de uma experiência
title_fullStr Orientação profissional sob o enfoque da análise do comportamento: avaliação de uma experiência
title_full_unstemmed Orientação profissional sob o enfoque da análise do comportamento: avaliação de uma experiência
title_sort Orientação profissional sob o enfoque da análise do comportamento: avaliação de uma experiência
author MOURA, Cynthia Borges de
author_facet MOURA, Cynthia Borges de
SILVEIRA, Jocelaine Martins da
author_role author
author2 SILVEIRA, Jocelaine Martins da
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv MOURA, Cynthia Borges de
SILVEIRA, Jocelaine Martins da
dc.subject.por.fl_str_mv Orientação Profissional; Orientação Vocacional; Escolha Profissional; Análise do Comportamento
topic Orientação Profissional; Orientação Vocacional; Escolha Profissional; Análise do Comportamento
description O objetivo deste trabalho foi avaliar uma experiência de atendimento de grupo em Orientação Profissional segundo o enfoque da Análise do Comportamento. Procurou-se avaliar as mudanças ocorridas no comportamento dos adolescentes quanto aos indicadores da escolha profissional. Participaram da intervenção dez adolescentes, de ambos os sexos, com idades entre 15 e 19 anos, alunos do Ensino Médio. O programa constou de nove sessões semanais estruturadas para discussão da problemática vocacional, focalizadas no desenvolvimento de auto-conhecimento e conhecimento das profissões. Antes do início e ao final dos atendimentos foi aplicado um instrumento contendo questões referentes aos indicadores da escolha profissional para levantamento de dados a serem comparados. Os resultados mostraram que 50% dos adolescentes conseguiram efetivar a escolha profissional e os outros 50% avançaram quanto aos critérios pessoais de seleção profissional. Estes resultados indicam que o modelo parece efetivo e necessita ser aprimorado para alcançar as necessidades de todos os adolescentes que procuram pelo Programa.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-11-10
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Artigos
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.puc-campinas.edu.br/estpsi/article/view/6629
url https://periodicos.puc-campinas.edu.br/estpsi/article/view/6629
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.puc-campinas.edu.br/estpsi/article/view/6629/4273
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2022 Cynthia Borges de MOURA, Jocelaine Martins da SILVEIRA
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2022 Cynthia Borges de MOURA, Jocelaine Martins da SILVEIRA
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Núcleo de Editoração - PUC-Campinas
publisher.none.fl_str_mv Núcleo de Editoração - PUC-Campinas
dc.source.none.fl_str_mv Psychological Studies; Vol. 19 No. 1 (2002): Estudos de Psicologia (Campinas)
Estudos de Psicologia; Vol. 19 Núm. 1 (2002): Estudos de Psicologia (Campinas)
Estudos de Psicologia; v. 19 n. 1 (2002): Estudos de Psicologia (Campinas)
1982-0275
reponame:Estudos de Psicologia (Campinas)
instname:Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-CAMPINAS)
instacron:PUC_CAMP
instname_str Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-CAMPINAS)
instacron_str PUC_CAMP
institution PUC_CAMP
reponame_str Estudos de Psicologia (Campinas)
collection Estudos de Psicologia (Campinas)
repository.name.fl_str_mv Estudos de Psicologia (Campinas) - Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-CAMPINAS)
repository.mail.fl_str_mv sbi.ne_estpsi@puc-campinas.edu.br||estudosdepsicologia@puc-campinas.edu.br||psychologicalstudies@puc-campinas.edu.br
_version_ 1799126015315804160