Escola de tempo integral: redimensionar o tempo ou a educação?
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2009 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional PUC-Campinas |
Texto Completo: | http://repositorio.sis.puc-campinas.edu.br/xmlui/handle/123456789/15343 |
Resumo: | O presente estudo teve como foco verificar a concepção de educação integral que possuem os professores que trabalham em duas escolas da rede pública estadual de ensino no interior de São Paulo, com base na concepção de tempo integral descrito nas Diretrizes para essa escola. Implantado em 2006 o projeto pressupõe a articulação integradora de experiências e conhecimentos, a fim de superar a fragmentação dos diversos campos do conhecimento através do redimensionamento do tempo escolar. Diante disso, resgatar a história das experiências desenvolvidas no Brasil, favorece a análise dessa nova experiência. De caráter qualitativa e exploratória, a pesquisa teve como procedimentos metodológicos: análise documental com foco na legislação de implantação e nas Diretrizes para a Escola de Tempo Integral, e os documentos advindos após esta publicação; entrevistas semi-estruturadas realizadas com dois diretores e dois professores coordenadores envolvidos com a implantação deste projeto; questionário aplicado aos professores das duas escolas que atuam no currículo básico e nas oficinas curriculares; realização de dois grupos focais envolvendo 20 professores das duas escolas. Os dados coletados foram analisados com base na Pedagogia histórico-crítica, contextualizando a experiência a partir do ideal formativo dos movimentos: anarquista e Escola Nova. Na análise e interpretação dos dados foi possível perceber, tanto na legislação de implantação do projeto quanto na manifestação dos professores, a concepção de educação compensatória destinada à camada pobre da população atendida. As Diretrizes fundamentam-se em concepções preconizadas pelo movimento escolanovista mas as condições físicas das duas escolas bem como os recursos disponibilizados e a falta de formação dos envolvidos inviabilizam tal concepção. A pesquisa aponta para a necessidade de discussões, formação continuada dos professores, e reflexões que ultrapassem a preocupação apenas com o fazer diário na dinâmica escolar para uma construção crítica desse processo que proporcione aos alunos experiências significativas através da garantia de acesso ao saber sistematizado, razão da existência da instituição escolar. |
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De caráter qualitativa e exploratória, a pesquisa teve como procedimentos metodológicos: análise documental com foco na legislação de implantação e nas Diretrizes para a Escola de Tempo Integral, e os documentos advindos após esta publicação; entrevistas semi-estruturadas realizadas com dois diretores e dois professores coordenadores envolvidos com a implantação deste projeto; questionário aplicado aos professores das duas escolas que atuam no currículo básico e nas oficinas curriculares; realização de dois grupos focais envolvendo 20 professores das duas escolas. Os dados coletados foram analisados com base na Pedagogia histórico-crítica, contextualizando a experiência a partir do ideal formativo dos movimentos: anarquista e Escola Nova. Na análise e interpretação dos dados foi possível perceber, tanto na legislação de implantação do projeto quanto na manifestação dos professores, a concepção de educação compensatória destinada à camada pobre da população atendida. As Diretrizes fundamentam-se em concepções preconizadas pelo movimento escolanovista mas as condições físicas das duas escolas bem como os recursos disponibilizados e a falta de formação dos envolvidos inviabilizam tal concepção. A pesquisa aponta para a necessidade de discussões, formação continuada dos professores, e reflexões que ultrapassem a preocupação apenas com o fazer diário na dinâmica escolar para uma construção crítica desse processo que proporcione aos alunos experiências significativas através da garantia de acesso ao saber sistematizado, razão da existência da instituição escolar.This study was to verify the conception of complete education that teachers who work in two inland public schools of Sao Paulo State have. Their conception is based on the fulltime conception described in the Guidelines (Diretrizes para a Escola de Tempo Integral) for those schools. Established in 2006, the project presupposes the integrating articulation of experiences and knowledge in order to overcome the fragmentation of various fields of knowledge through the reorganization of the school time. In the face of this, to rescue the history of experiences developed in Brazil favors the analysis of this new experience. With qualitative and exploratory character the research had the following methodological procedures: documentary analysis focusing on the legislation of the Guidelines for Fulltime School implementation and the documents coming after this publication; semistructured interviews conducted with two directors and two coordinator teachers involved in the set-up of this project; questionnaire answered by the teachers of two schools operating with the basic curriculum and curriculum workshops; organization of two focal groups involving twenty teachers from both schools. The data were analyzed based on the historical-critical pedagogy contextualizing the experience from the educational ideal of the movements: Anarchist and New School. In the analysis and interpretation of data it was possible to perceive both in the set-up legislation of the project and in the teachers opinions, the concept of compensatory education for the poor class of the population served. The Guidelines are based on the conceptions advocated by the movement of the New School, but the physical condition of these two schools, the available resources and the lack of training of those involved in the process make that conception impracticable. The research points to the need for discussions, continuing education for teachers, and reflections that go beyond a concern only with the daily school dynamics, and also points to a critical building of this process that provides significant experiences to students by ensuring access to systematized knowledge, that is the reason why school exist.PUC-CampinasAraujo, Elizabeth Adorno dePontifícia Universidade Católica de CampinasGomes, Maria do Carmo Rodrigues Lurial2022-02-16T18:12:27Z2022-02-16T18:12:27Z2009-03-20info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://repositorio.sis.puc-campinas.edu.br/xmlui/handle/123456789/15343porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional PUC-Campinasinstname:Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-CAMPINAS)instacron:PUC_CAMP2022-09-02T14:36:24Zoai:repositorio.sis.puc-campinas.edu.br:123456789/15343Repositório InstitucionalPRIhttps://repositorio.sis.puc-campinas.edu.br/oai/requestsbi.bibliotecadigital@puc-campinas.edu.bropendoar:2022-09-02T14:36:24Repositório Institucional PUC-Campinas - Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-CAMPINAS)false |
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