A Matemática na Educação Infantil sob a ótica dos documentos oficiais: RCNEI E BNCC
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2022 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional PUC-Campinas |
Texto Completo: | http://repositorio.sis.puc-campinas.edu.br/xmlui/handle/123456789/16793 |
Resumo: | A Educação Infantil, como um todo, é uma fase da formação que exige intensa atenção, no que diz respeito ao desenvolvimento tanto de práticas como de pesquisas a respeito do seu cotidiano. E a matemática, em especial, merece atenção, pois ainda há insuficientes investigações acadêmicas nesta área, e até mesmo os documentos oficiais ainda são tímidos na abordagem da matemática nessa etapa escolar. Esta proposta de pesquisa, intitulada: “A matemática na Educação Infantil sob a ótica dos documentos oficiais: RCNEI E BNCC”, teve por objetivo geral compreender como as questões relacionadas ao tratamento dos conteúdos matemáticos se fazem presentes na Educação Infantil, a partir do exposto nos documentos RCNEI e BNCC. De maneira específica, buscou-se investigar como tais documentos apresentam possibilidades de desenvolvimento da linguagem matemática na criança e ainda analisar como se enfatiza, nos documentos estudados, o papel do outro – o colega e o professor – no processo de ensino e aprendizagem de matemática. Na busca de investigar como as questões relacionadas ao conhecimento matemático são contempladas na Educação Infantil nos dois documentos, optou-se pela abordagem qualitativa. E a produção de dados ocorreu a partir dos documentos BNCC – de caráter normativo e mandatório — e RCNEI, de caráter instrumental e didático e não obrigatório. Para empreender essa investigação desenvolveu-se um estudo de Pesquisa Documental. O tratamento dos dados empregou a análise textual discursiva (ATD), que propicia analisar os dois documentos para verificar como o conhecimento matemático é apresentado e quais indicativos são apontados para o trabalho com essa área, a fim de que subsidiem a ação dos professores. Espera-se, assim, ter contribuído para a reflexão dos profissionais de Educação Infantil sobre os documentos regulatórios dessa etapa escolar, sobretudo relacionada à necessidade de maior e melhor abordagem do ensino de matemática. |
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A Matemática na Educação Infantil sob a ótica dos documentos oficiais: RCNEI E BNCCMathematics in Early Childhood Education from the perspective of official documents: RCNEI AND BNCCEducação MatemáticaEducação InfantilDocumentos OficiaisBNCCRCNEIMathematics EducationChild educationOfficial documentsA Educação Infantil, como um todo, é uma fase da formação que exige intensa atenção, no que diz respeito ao desenvolvimento tanto de práticas como de pesquisas a respeito do seu cotidiano. E a matemática, em especial, merece atenção, pois ainda há insuficientes investigações acadêmicas nesta área, e até mesmo os documentos oficiais ainda são tímidos na abordagem da matemática nessa etapa escolar. Esta proposta de pesquisa, intitulada: “A matemática na Educação Infantil sob a ótica dos documentos oficiais: RCNEI E BNCC”, teve por objetivo geral compreender como as questões relacionadas ao tratamento dos conteúdos matemáticos se fazem presentes na Educação Infantil, a partir do exposto nos documentos RCNEI e BNCC. De maneira específica, buscou-se investigar como tais documentos apresentam possibilidades de desenvolvimento da linguagem matemática na criança e ainda analisar como se enfatiza, nos documentos estudados, o papel do outro – o colega e o professor – no processo de ensino e aprendizagem de matemática. Na busca de investigar como as questões relacionadas ao conhecimento matemático são contempladas na Educação Infantil nos dois documentos, optou-se pela abordagem qualitativa. E a produção de dados ocorreu a partir dos documentos BNCC – de caráter normativo e mandatório — e RCNEI, de caráter instrumental e didático e não obrigatório. Para empreender essa investigação desenvolveu-se um estudo de Pesquisa Documental. O tratamento dos dados empregou a análise textual discursiva (ATD), que propicia analisar os dois documentos para verificar como o conhecimento matemático é apresentado e quais indicativos são apontados para o trabalho com essa área, a fim de que subsidiem a ação dos professores. Espera-se, assim, ter contribuído para a reflexão dos profissionais de Educação Infantil sobre os documentos regulatórios dessa etapa escolar, sobretudo relacionada à necessidade de maior e melhor abordagem do ensino de matemática.Early Childhood Education, as a whole, is a phase of training that requires intense attention, with regard to the development of both practices and research regarding its daily life. And mathematics, in particular, deserves attention, as there is still insufficient academic research in this area, and even official documents are still timid in approaching mathematics at this school stage. This research proposal, entitled: “Mathematics in Early Childhood Education from the perspective of official documents: RCNEI AND BNCC”, has the general objective of understanding how issues related to the treatment of mathematical content are present in Early Childhood Education, based on the above in the RCNEI and BNCC documents. Specifically, we seek to investigate how such documents present possibilities for the development of mathematical language in children and also to analyze how, in the studied documents, the role of the other – the colleague and the teacher – is emphasized in the process of teaching and learning mathematics. . In the quest to investigate how issues related to mathematical knowledge are addressed in Early Childhood Education in both documents, we opted for a qualitative approach. And the production of data will take place from the BNCC documents – of a normative and mandatory nature – and RCNEI, of an instrumental and didactic nature and not mandatory. To undertake this investigation, a Documentary Research study was developed. Data treatment used discursive textual analysis (DTA), which allows analyzing the two documents to verify how mathematical knowledge is presented and which indications are indicated for working with this area, in order to subsidize teachers' actions. It is expected, therefore, to contribute to the reflection of Early Childhood Education professionals on the regulatory documents of this school stage, especially related to the need for a greater and better approach to the teaching of mathematics.Não recebi financiamentoPontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-Campinas)Lopes, Celi EspasandinPontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-Campinas)Pinto, Eliane Ferreira2023-04-12T12:49:51Z2023-04-12T12:49:51Z2022-12-19info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://repositorio.sis.puc-campinas.edu.br/xmlui/handle/123456789/167933766494595226189porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional PUC-Campinasinstname:Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-CAMPINAS)instacron:PUC_CAMP2023-04-12T12:49:51Zoai:repositorio.sis.puc-campinas.edu.br:123456789/16793Repositório InstitucionalPRIhttps://repositorio.sis.puc-campinas.edu.br/oai/requestsbi.bibliotecadigital@puc-campinas.edu.bropendoar:2023-04-12T12:49:51Repositório Institucional PUC-Campinas - Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-CAMPINAS)false |
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A Educação Infantil, como um todo, é uma fase da formação que exige intensa atenção, no que diz respeito ao desenvolvimento tanto de práticas como de pesquisas a respeito do seu cotidiano. E a matemática, em especial, merece atenção, pois ainda há insuficientes investigações acadêmicas nesta área, e até mesmo os documentos oficiais ainda são tímidos na abordagem da matemática nessa etapa escolar. Esta proposta de pesquisa, intitulada: “A matemática na Educação Infantil sob a ótica dos documentos oficiais: RCNEI E BNCC”, teve por objetivo geral compreender como as questões relacionadas ao tratamento dos conteúdos matemáticos se fazem presentes na Educação Infantil, a partir do exposto nos documentos RCNEI e BNCC. De maneira específica, buscou-se investigar como tais documentos apresentam possibilidades de desenvolvimento da linguagem matemática na criança e ainda analisar como se enfatiza, nos documentos estudados, o papel do outro – o colega e o professor – no processo de ensino e aprendizagem de matemática. Na busca de investigar como as questões relacionadas ao conhecimento matemático são contempladas na Educação Infantil nos dois documentos, optou-se pela abordagem qualitativa. E a produção de dados ocorreu a partir dos documentos BNCC – de caráter normativo e mandatório — e RCNEI, de caráter instrumental e didático e não obrigatório. Para empreender essa investigação desenvolveu-se um estudo de Pesquisa Documental. O tratamento dos dados empregou a análise textual discursiva (ATD), que propicia analisar os dois documentos para verificar como o conhecimento matemático é apresentado e quais indicativos são apontados para o trabalho com essa área, a fim de que subsidiem a ação dos professores. Espera-se, assim, ter contribuído para a reflexão dos profissionais de Educação Infantil sobre os documentos regulatórios dessa etapa escolar, sobretudo relacionada à necessidade de maior e melhor abordagem do ensino de matemática. |
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