Egressos do ProUni de uma universidade do interior do Estado de São Paulo do ano de 2008 até o ano de 2016: trajetórias de ex-bolsistas do Programa Bolsa Família

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Borges, Renato Gonçalves
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional PUC-Campinas
Texto Completo: http://repositorio.sis.puc-campinas.edu.br/xmlui/handle/123456789/15517
Resumo: Esta pesquisa analisou a situação de ex-bolsistas do Programa Universidade para Todos (ProUni) do Governo Federal brasileiro que frequentaram curso de educação superior em uma Universidade do interior do Estado de São Paulo, graduados a partir do ano de 2008 até o ano de 2016. Em sentido complementar, objetivou compreender a importância conferida à graduação na educação superior e à participação no ProUni dos ex-bolsistas em relação à melhoria ou não de suas vidas, bem como um olhar mais específico para aqueles com famílias beneficiadas pelo Programa Bolsa Família (PBF). A pesquisa está baseada nas respostas disponibilizadas por 274 alunos graduados que responderam ao questionário disponibilizado no Google Docs. Entre as conclusões da pesquisa destacou-se os esforços pessoais para a superação da situação de vulnerabilidade social e econômica por meio da trajetória acadêmica, que pelas referências consultadas nos permite pensar em ineditismo ao utilizarmos o referencial dos beneficiários do PBF em conjunto com o do ProUni. Incentivados por uma política pública afirmativa, os egressos expuseram a importância dos programas destinados a quebra do ciclo da miséria. Mostrou-se no estudo a evolução pessoal, profissional e social obtida pelos integrantes do grupo pesquisado que, diante das dificuldades, multiplicaram os resultados de suas trajetórias de forma positiva, ocorrência nem sempre observada em seus progenitores. Notou-se no grupo do PBF, com maior vulnerabilidade, a percepção de maior participação percentual de negros e pardos, grupos com mais dificuldades sociais. Nestes grupos as dificuldades de colocação laboral em atividades formais foram maiores, o que valoriza os resultados pessoais na obtenção de melhor situação econômica. Os egressos do PBF dedicaram-se às licenciaturas em percentual maior do que o grupo somente ProUni, multiplicando as transformações conquistadas com o trabalho docente. Também os cursos escolhidos pelos egressos na educação superior se mostraram coerentes com os rumos profissionais escolhidos, onde se priorizou a vocação antes da legitimação social por meio da graduação. A desejada evolução social e econômica ocorreu naturalmente após o desenvolvimento acadêmico. A satisfação dos egressos PBF também foi maior que dos egressos apenas ProUni. Mesmo com maiores dificuldades a serem superadas e condições de vidas iniciais menos favorecidas, o grupo de beneficiários PBF mostrou maior satisfação e realização de seus objetivos. Este texto visa contribuir com a compreensão sobre a importância dos programas que facilitam a inserção dos indivíduos na educação superior para a quebra do ciclo intergeracional da miséria e a elevação da população vulnerável economicamente a melhores patamares sociais.
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Em sentido complementar, objetivou compreender a importância conferida à graduação na educação superior e à participação no ProUni dos ex-bolsistas em relação à melhoria ou não de suas vidas, bem como um olhar mais específico para aqueles com famílias beneficiadas pelo Programa Bolsa Família (PBF). A pesquisa está baseada nas respostas disponibilizadas por 274 alunos graduados que responderam ao questionário disponibilizado no Google Docs. Entre as conclusões da pesquisa destacou-se os esforços pessoais para a superação da situação de vulnerabilidade social e econômica por meio da trajetória acadêmica, que pelas referências consultadas nos permite pensar em ineditismo ao utilizarmos o referencial dos beneficiários do PBF em conjunto com o do ProUni. Incentivados por uma política pública afirmativa, os egressos expuseram a importância dos programas destinados a quebra do ciclo da miséria. Mostrou-se no estudo a evolução pessoal, profissional e social obtida pelos integrantes do grupo pesquisado que, diante das dificuldades, multiplicaram os resultados de suas trajetórias de forma positiva, ocorrência nem sempre observada em seus progenitores. Notou-se no grupo do PBF, com maior vulnerabilidade, a percepção de maior participação percentual de negros e pardos, grupos com mais dificuldades sociais. Nestes grupos as dificuldades de colocação laboral em atividades formais foram maiores, o que valoriza os resultados pessoais na obtenção de melhor situação econômica. Os egressos do PBF dedicaram-se às licenciaturas em percentual maior do que o grupo somente ProUni, multiplicando as transformações conquistadas com o trabalho docente. Também os cursos escolhidos pelos egressos na educação superior se mostraram coerentes com os rumos profissionais escolhidos, onde se priorizou a vocação antes da legitimação social por meio da graduação. A desejada evolução social e econômica ocorreu naturalmente após o desenvolvimento acadêmico. A satisfação dos egressos PBF também foi maior que dos egressos apenas ProUni. Mesmo com maiores dificuldades a serem superadas e condições de vidas iniciais menos favorecidas, o grupo de beneficiários PBF mostrou maior satisfação e realização de seus objetivos. Este texto visa contribuir com a compreensão sobre a importância dos programas que facilitam a inserção dos indivíduos na educação superior para a quebra do ciclo intergeracional da miséria e a elevação da população vulnerável economicamente a melhores patamares sociais.This survey aimed to explore the situation of ex-scholarship of Universidade para Todos Program (ProUni) of the Brazilian Federal Government who attended a Graduation course in a university in the interior of the State of São Paulo, graduated from 2008 until 2016. In a complementary sense, the objective was to understand importance conferred by graduates in higher education and participation in ProUni of former scholarship holders in relation to the improvement of their lives, as well as a more specific look at those with families benefited by Bolsa Família Program (PBF). The survey is based on the answers provided by 274 graduate students who answered the questionnaire provided in Google Docs. Among the conclusions of the research, personal efforts to overcome the situation of social and economic vulnerability through the academic trajectory were highlighted, that by the references consulted allows us to think of novelty when using this reference of PBF in conjunction with the ProUni. Encouraged by an affirmative public policy, the graduates exposed the importance of programs designed to break the cycle of misery. The study showed the personal, professional and social evolution acquired by the members of the group that, in the face of difficulties, multiplied the results of their trajectories in a positive way, an occurrence not always observed in their parents. It was observed in the PBF group, with greater vulnerability, the perception of greater percentage participation of blacks and browns, groups with more social difficulties. In these groups, the difficulties of job placement in formal activities were greater, which values personal results in obtaining a better economic situation. The graduates of the PBF dedicated themselves to the degrees in a greater percentage than the group ProUni only, multiplying the transformations conquered with the teaching work. Also the courses chosen by the graduates in higher education were coherent with the chosen professional paths, where vocation was prioritized before social legitimation through graduation. The desired social and economic evolution occurred naturally after academic development. The satisfaction of the graduates PBF was also higher than that of the graduates only ProUni. Even with greater difficulties to overcome and lower initial life conditions, the group of PBF beneficiaries showed greater satisfaction and achievement of their objectives. This text aims to contribute to the understanding of the importance of programs that facilitate the insertion of individuals in higher education to break the intergenerational cycle of misery and raise the economically vulnerable population to better social levels.PUC-CampinasPires, AndréPontifícia Universidade Católica de CampinasBorges, Renato Gonçalves2022-02-16T18:15:59Z2022-02-16T18:15:59Z2018-02-15info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://repositorio.sis.puc-campinas.edu.br/xmlui/handle/123456789/155177465742953192327porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional PUC-Campinasinstname:Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-CAMPINAS)instacron:PUC_CAMP2022-10-27T12:48:22Zoai:repositorio.sis.puc-campinas.edu.br:123456789/15517Repositório InstitucionalPRIhttps://repositorio.sis.puc-campinas.edu.br/oai/requestsbi.bibliotecadigital@puc-campinas.edu.bropendoar:2022-10-27T12:48:22Repositório Institucional PUC-Campinas - Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-CAMPINAS)false
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