ENTRE O SABER E A VERDADE: PARRÉSIA PARA A FÁBRICA-ESCOLA

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Nascimento, João Vitor Lourenço Batista
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: Lima, Walter Matias
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Educativa
Texto Completo: https://seer.pucgoias.edu.br/index.php/educativa/article/view/8242
Resumo: Este artigo aborda o tema da relação entre Saber e Verdade, problematizando-o por meio da seguinte questão: quais as consequências da ausência da Parrésia nos processos de escolarização? São apresentados os resultados de uma pesquisa bibliográfica que objetivou: (a) compreender as relações entre Parrésia, Escolarização e modernidade; (b) discutir como opera o processo de escolarização e as influências que recebe no campo discursivo; (c) discutir, por intermédio da categoria Fábrica-Escola, as consequências da não utilização da Parrésia nos processos de escolarização. Adotou-se a abordagem transdisciplinar tendo em vista a complexidade e a pluralidade dos textos escolhidos. Foram analisados textos dos autores Michel Foucault, Martin Heidegger, Karl Marx, Walter Benjamin, entre outros. Pode-se concluir que as relações entre Parrésia, escolarização e modernidade influenciam nos diferentes processos de escolarização. E que as consequências da ausência de Parrésia nesses processos influência de maneira negativa as relações entre professores e alunos.
id PUC_GO-4_063c2a909a950af2e771b8d106e26b48
oai_identifier_str oai:ojs2.seer.pucgoias.edu.br:article/8242
network_acronym_str PUC_GO-4
network_name_str Educativa
repository_id_str
spelling ENTRE O SABER E A VERDADE: PARRÉSIA PARA A FÁBRICA-ESCOLAEscolarizaçãoParrésiaProcessos EducativosModernidade37.01Este artigo aborda o tema da relação entre Saber e Verdade, problematizando-o por meio da seguinte questão: quais as consequências da ausência da Parrésia nos processos de escolarização? São apresentados os resultados de uma pesquisa bibliográfica que objetivou: (a) compreender as relações entre Parrésia, Escolarização e modernidade; (b) discutir como opera o processo de escolarização e as influências que recebe no campo discursivo; (c) discutir, por intermédio da categoria Fábrica-Escola, as consequências da não utilização da Parrésia nos processos de escolarização. Adotou-se a abordagem transdisciplinar tendo em vista a complexidade e a pluralidade dos textos escolhidos. Foram analisados textos dos autores Michel Foucault, Martin Heidegger, Karl Marx, Walter Benjamin, entre outros. Pode-se concluir que as relações entre Parrésia, escolarização e modernidade influenciam nos diferentes processos de escolarização. E que as consequências da ausência de Parrésia nesses processos influência de maneira negativa as relações entre professores e alunos.Editora da Pontifícia Universidade Católica de Goiás2021-10-02info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://seer.pucgoias.edu.br/index.php/educativa/article/view/824210.18224/educ.v24i1.8242Revista Educativa - Education Journal; Vol. 24 (2021); 20 páginasRevista Educativa - Revista de Educación; Vol. 24 (2021); 20 páginasRevista Educativa - Magazine éducatif; Vol. 24 (2021); 20 páginasRevista Educativa - Revista de Educação; v. 24 (2021); 20 páginas1983-777110.18224/educ.v24i1reponame:Educativainstname:Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO)instacron:PUC_GOporhttps://seer.pucgoias.edu.br/index.php/educativa/article/view/8242/5366Copyright (c) 2021 João Vitor Lourenço Batista Nascimento, Walter Matias Limainfo:eu-repo/semantics/openAccessNascimento, João Vitor Lourenço BatistaLima, Walter Matias2022-04-11T15:25:33Zoai:ojs2.seer.pucgoias.edu.br:article/8242Revistahttp://seer.pucgoias.edu.br/index.php/educativaONGhttps://seer.pucgoias.edu.br/index.php/educativa/oai||educativa@pucgoias.edu.br1983-77711415-0492opendoar:2022-04-11T15:25:33Educativa - Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO)false
dc.title.none.fl_str_mv ENTRE O SABER E A VERDADE: PARRÉSIA PARA A FÁBRICA-ESCOLA
title ENTRE O SABER E A VERDADE: PARRÉSIA PARA A FÁBRICA-ESCOLA
spellingShingle ENTRE O SABER E A VERDADE: PARRÉSIA PARA A FÁBRICA-ESCOLA
Nascimento, João Vitor Lourenço Batista
Escolarização
Parrésia
Processos Educativos
Modernidade
37.01
title_short ENTRE O SABER E A VERDADE: PARRÉSIA PARA A FÁBRICA-ESCOLA
title_full ENTRE O SABER E A VERDADE: PARRÉSIA PARA A FÁBRICA-ESCOLA
title_fullStr ENTRE O SABER E A VERDADE: PARRÉSIA PARA A FÁBRICA-ESCOLA
title_full_unstemmed ENTRE O SABER E A VERDADE: PARRÉSIA PARA A FÁBRICA-ESCOLA
title_sort ENTRE O SABER E A VERDADE: PARRÉSIA PARA A FÁBRICA-ESCOLA
author Nascimento, João Vitor Lourenço Batista
author_facet Nascimento, João Vitor Lourenço Batista
Lima, Walter Matias
author_role author
author2 Lima, Walter Matias
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Nascimento, João Vitor Lourenço Batista
Lima, Walter Matias
dc.subject.por.fl_str_mv Escolarização
Parrésia
Processos Educativos
Modernidade
37.01
topic Escolarização
Parrésia
Processos Educativos
Modernidade
37.01
description Este artigo aborda o tema da relação entre Saber e Verdade, problematizando-o por meio da seguinte questão: quais as consequências da ausência da Parrésia nos processos de escolarização? São apresentados os resultados de uma pesquisa bibliográfica que objetivou: (a) compreender as relações entre Parrésia, Escolarização e modernidade; (b) discutir como opera o processo de escolarização e as influências que recebe no campo discursivo; (c) discutir, por intermédio da categoria Fábrica-Escola, as consequências da não utilização da Parrésia nos processos de escolarização. Adotou-se a abordagem transdisciplinar tendo em vista a complexidade e a pluralidade dos textos escolhidos. Foram analisados textos dos autores Michel Foucault, Martin Heidegger, Karl Marx, Walter Benjamin, entre outros. Pode-se concluir que as relações entre Parrésia, escolarização e modernidade influenciam nos diferentes processos de escolarização. E que as consequências da ausência de Parrésia nesses processos influência de maneira negativa as relações entre professores e alunos.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-10-02
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://seer.pucgoias.edu.br/index.php/educativa/article/view/8242
10.18224/educ.v24i1.8242
url https://seer.pucgoias.edu.br/index.php/educativa/article/view/8242
identifier_str_mv 10.18224/educ.v24i1.8242
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://seer.pucgoias.edu.br/index.php/educativa/article/view/8242/5366
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2021 João Vitor Lourenço Batista Nascimento, Walter Matias Lima
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2021 João Vitor Lourenço Batista Nascimento, Walter Matias Lima
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Editora da Pontifícia Universidade Católica de Goiás
publisher.none.fl_str_mv Editora da Pontifícia Universidade Católica de Goiás
dc.source.none.fl_str_mv Revista Educativa - Education Journal; Vol. 24 (2021); 20 páginas
Revista Educativa - Revista de Educación; Vol. 24 (2021); 20 páginas
Revista Educativa - Magazine éducatif; Vol. 24 (2021); 20 páginas
Revista Educativa - Revista de Educação; v. 24 (2021); 20 páginas
1983-7771
10.18224/educ.v24i1
reponame:Educativa
instname:Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO)
instacron:PUC_GO
instname_str Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO)
instacron_str PUC_GO
institution PUC_GO
reponame_str Educativa
collection Educativa
repository.name.fl_str_mv Educativa - Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO)
repository.mail.fl_str_mv ||educativa@pucgoias.edu.br
_version_ 1798319659757338624