Polisse e a dimensão (in)dizível da violência contra crianças e adolescente

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Roure, Glacy Queirós de
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Educativa
Texto Completo: http://seer.pucgoias.edu.br/index.php/educativa/article/view/5429
Resumo: Resumo: A teoria psicanalítica referenda a proposta deste artigo de discutir sobre o filme francês Polissia (2011), de Maïwenn Le Besco. A análise incide sobre um cinema cuja estética obstaculiza a presença de representações idealizantes sobre a infância. Reflete sobre o modo como crianças e adolescentes tem sido violentados no mundo adulto problematizando a existência de uma espécie de silenciamento a que esses sujeitos são submetidos em situações de proteção e acolhimento. Interpretada e enquadrada, a partir de uma discursividade centrada nas categorias agressor e vítima, o comum desconsiderar na fala da criança a condição de enigma que reveste toda e qualquer narrativa que envolva situações de abuso e violência. Palavras-chave: Crianças e adolescentes, Abuso e violência, Infância.
id PUC_GO-4_288cb8f2da49484c96ff0028b9e87745
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/5429
network_acronym_str PUC_GO-4
network_name_str Educativa
spelling Polisse e a dimensão (in)dizível da violência contra crianças e adolescenteResumo: A teoria psicanalítica referenda a proposta deste artigo de discutir sobre o filme francês Polissia (2011), de Maïwenn Le Besco. A análise incide sobre um cinema cuja estética obstaculiza a presença de representações idealizantes sobre a infância. Reflete sobre o modo como crianças e adolescentes tem sido violentados no mundo adulto problematizando a existência de uma espécie de silenciamento a que esses sujeitos são submetidos em situações de proteção e acolhimento. Interpretada e enquadrada, a partir de uma discursividade centrada nas categorias agressor e vítima, o comum desconsiderar na fala da criança a condição de enigma que reveste toda e qualquer narrativa que envolva situações de abuso e violência. Palavras-chave: Crianças e adolescentes, Abuso e violência, Infância.EDITORA DA PUC GOIÁSRoure, Glacy Queirós de2017-02-16info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://seer.pucgoias.edu.br/index.php/educativa/article/view/542910.18224/educ.v19i3.5429Revista Educativa - Revista de Educação; v. 19, n. 3 (2016); 774-7951983-77711415-049210.18224/educ.v19i3reponame:Educativainstname:Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO)instacron:PUC_GOporhttp://seer.pucgoias.edu.br/index.php/educativa/article/view/5429/2981Direitos autorais 2017 Glacy Queirós de Rourehttp://creativecommons.org/licenses/by-nd/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2020-08-05T09:17:46Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/5429Revistahttp://seer.pucgoias.edu.br/index.php/educativa/oai1980-91312237-4469opendoar:null2020-08-05 09:17:48.019Educativa - Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO)false
dc.title.none.fl_str_mv Polisse e a dimensão (in)dizível da violência contra crianças e adolescente
title Polisse e a dimensão (in)dizível da violência contra crianças e adolescente
spellingShingle Polisse e a dimensão (in)dizível da violência contra crianças e adolescente
Roure, Glacy Queirós de
title_short Polisse e a dimensão (in)dizível da violência contra crianças e adolescente
title_full Polisse e a dimensão (in)dizível da violência contra crianças e adolescente
title_fullStr Polisse e a dimensão (in)dizível da violência contra crianças e adolescente
title_full_unstemmed Polisse e a dimensão (in)dizível da violência contra crianças e adolescente
title_sort Polisse e a dimensão (in)dizível da violência contra crianças e adolescente
author Roure, Glacy Queirós de
author_facet Roure, Glacy Queirós de
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv
dc.contributor.author.fl_str_mv Roure, Glacy Queirós de
dc.description.none.fl_txt_mv Resumo: A teoria psicanalítica referenda a proposta deste artigo de discutir sobre o filme francês Polissia (2011), de Maïwenn Le Besco. A análise incide sobre um cinema cuja estética obstaculiza a presença de representações idealizantes sobre a infância. Reflete sobre o modo como crianças e adolescentes tem sido violentados no mundo adulto problematizando a existência de uma espécie de silenciamento a que esses sujeitos são submetidos em situações de proteção e acolhimento. Interpretada e enquadrada, a partir de uma discursividade centrada nas categorias agressor e vítima, o comum desconsiderar na fala da criança a condição de enigma que reveste toda e qualquer narrativa que envolva situações de abuso e violência. Palavras-chave: Crianças e adolescentes, Abuso e violência, Infância.
description Resumo: A teoria psicanalítica referenda a proposta deste artigo de discutir sobre o filme francês Polissia (2011), de Maïwenn Le Besco. A análise incide sobre um cinema cuja estética obstaculiza a presença de representações idealizantes sobre a infância. Reflete sobre o modo como crianças e adolescentes tem sido violentados no mundo adulto problematizando a existência de uma espécie de silenciamento a que esses sujeitos são submetidos em situações de proteção e acolhimento. Interpretada e enquadrada, a partir de uma discursividade centrada nas categorias agressor e vítima, o comum desconsiderar na fala da criança a condição de enigma que reveste toda e qualquer narrativa que envolva situações de abuso e violência. Palavras-chave: Crianças e adolescentes, Abuso e violência, Infância.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-02-16
dc.type.none.fl_str_mv
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://seer.pucgoias.edu.br/index.php/educativa/article/view/5429
10.18224/educ.v19i3.5429
url http://seer.pucgoias.edu.br/index.php/educativa/article/view/5429
identifier_str_mv 10.18224/educ.v19i3.5429
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://seer.pucgoias.edu.br/index.php/educativa/article/view/5429/2981
dc.rights.driver.fl_str_mv Direitos autorais 2017 Glacy Queirós de Roure
http://creativecommons.org/licenses/by-nd/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Direitos autorais 2017 Glacy Queirós de Roure
http://creativecommons.org/licenses/by-nd/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv EDITORA DA PUC GOIÁS
publisher.none.fl_str_mv EDITORA DA PUC GOIÁS
dc.source.none.fl_str_mv Revista Educativa - Revista de Educação; v. 19, n. 3 (2016); 774-795
1983-7771
1415-0492
10.18224/educ.v19i3
reponame:Educativa
instname:Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO)
instacron:PUC_GO
reponame_str Educativa
collection Educativa
instname_str Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO)
instacron_str PUC_GO
institution PUC_GO
repository.name.fl_str_mv Educativa - Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1676341974263660545