AS TECNOLOGIAS DIGITAIS COMO ARTEFATO E COMO LINGUAGEM NO ENSINO DAS ARTES

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silveira, Luciana Martha
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Educativa
Texto Completo: http://seer.pucgoias.edu.br/index.php/educativa/article/view/4261
Resumo: Resumo: A presença das tecnologias digitais no ensino de artes tem sido evidenciada como uma realidade multiplicada em diferentes contextos. Além das artes, várias áreas do conhecimento se preocupam em estudar e compreender seu desenvolvimento, a partir de um tecnocentrismo e sua influência no papel mediador do professor. A lógica do usuário que age em função da máquina deve ser substituída pela lógica da intervenção. Neste contexto, discute-se a validade da experimentação que parte de dispositivos ou processos tecnológicos em quatro situações, localizando sua utilização como artefato e como linguagem na mediação do professor de artes. Palavras-chave: Artes. Intervenção. Tecnologia. Artefato. Linguagem.
id PUC_GO-4_2dca0a095cd2b64bf5a43528fd22af35
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/4261
network_acronym_str PUC_GO-4
network_name_str Educativa
repository_id_str
spelling AS TECNOLOGIAS DIGITAIS COMO ARTEFATO E COMO LINGUAGEM NO ENSINO DAS ARTESResumo: A presença das tecnologias digitais no ensino de artes tem sido evidenciada como uma realidade multiplicada em diferentes contextos. Além das artes, várias áreas do conhecimento se preocupam em estudar e compreender seu desenvolvimento, a partir de um tecnocentrismo e sua influência no papel mediador do professor. A lógica do usuário que age em função da máquina deve ser substituída pela lógica da intervenção. Neste contexto, discute-se a validade da experimentação que parte de dispositivos ou processos tecnológicos em quatro situações, localizando sua utilização como artefato e como linguagem na mediação do professor de artes. Palavras-chave: Artes. Intervenção. Tecnologia. Artefato. Linguagem.EDITORA DA PUC GOIÁSSilveira, Luciana Martha2015-10-15info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://seer.pucgoias.edu.br/index.php/educativa/article/view/426110.18224/educ.v18i1.4261Revista Educativa - Revista de Educação; v. 18, n. 1 (2015); 120-1281983-77711415-049210.18224/educ.v18i1reponame:Educativainstname:Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO)instacron:PUC_GOporhttp://seer.pucgoias.edu.br/index.php/educativa/article/view/4261/2451Direitos autorais 2015 Educativainfo:eu-repo/semantics/openAccess2015-11-05T11:54:52ZRevista
dc.title.none.fl_str_mv AS TECNOLOGIAS DIGITAIS COMO ARTEFATO E COMO LINGUAGEM NO ENSINO DAS ARTES
title AS TECNOLOGIAS DIGITAIS COMO ARTEFATO E COMO LINGUAGEM NO ENSINO DAS ARTES
spellingShingle AS TECNOLOGIAS DIGITAIS COMO ARTEFATO E COMO LINGUAGEM NO ENSINO DAS ARTES
Silveira, Luciana Martha
title_short AS TECNOLOGIAS DIGITAIS COMO ARTEFATO E COMO LINGUAGEM NO ENSINO DAS ARTES
title_full AS TECNOLOGIAS DIGITAIS COMO ARTEFATO E COMO LINGUAGEM NO ENSINO DAS ARTES
title_fullStr AS TECNOLOGIAS DIGITAIS COMO ARTEFATO E COMO LINGUAGEM NO ENSINO DAS ARTES
title_full_unstemmed AS TECNOLOGIAS DIGITAIS COMO ARTEFATO E COMO LINGUAGEM NO ENSINO DAS ARTES
title_sort AS TECNOLOGIAS DIGITAIS COMO ARTEFATO E COMO LINGUAGEM NO ENSINO DAS ARTES
author Silveira, Luciana Martha
author_facet Silveira, Luciana Martha
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv
dc.contributor.author.fl_str_mv Silveira, Luciana Martha
description Resumo: A presença das tecnologias digitais no ensino de artes tem sido evidenciada como uma realidade multiplicada em diferentes contextos. Além das artes, várias áreas do conhecimento se preocupam em estudar e compreender seu desenvolvimento, a partir de um tecnocentrismo e sua influência no papel mediador do professor. A lógica do usuário que age em função da máquina deve ser substituída pela lógica da intervenção. Neste contexto, discute-se a validade da experimentação que parte de dispositivos ou processos tecnológicos em quatro situações, localizando sua utilização como artefato e como linguagem na mediação do professor de artes. Palavras-chave: Artes. Intervenção. Tecnologia. Artefato. Linguagem.
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015-10-15
dc.type.none.fl_str_mv
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://seer.pucgoias.edu.br/index.php/educativa/article/view/4261
10.18224/educ.v18i1.4261
url http://seer.pucgoias.edu.br/index.php/educativa/article/view/4261
identifier_str_mv 10.18224/educ.v18i1.4261
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://seer.pucgoias.edu.br/index.php/educativa/article/view/4261/2451
dc.rights.driver.fl_str_mv Direitos autorais 2015 Educativa
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Direitos autorais 2015 Educativa
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv EDITORA DA PUC GOIÁS
publisher.none.fl_str_mv EDITORA DA PUC GOIÁS
dc.source.none.fl_str_mv Revista Educativa - Revista de Educação; v. 18, n. 1 (2015); 120-128
1983-7771
1415-0492
10.18224/educ.v18i1
reponame:Educativa
instname:Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO)
instacron:PUC_GO
instname_str Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO)
instacron_str PUC_GO
institution PUC_GO
reponame_str Educativa
collection Educativa
repository.name.fl_str_mv
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1798319660647579648