AS TECNOLOGIAS DIGITAIS COMO ARTEFATO E COMO LINGUAGEM NO ENSINO DAS ARTES
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2015 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Educativa |
Texto Completo: | http://seer.pucgoias.edu.br/index.php/educativa/article/view/4261 |
Resumo: | Resumo: A presença das tecnologias digitais no ensino de artes tem sido evidenciada como uma realidade multiplicada em diferentes contextos. Além das artes, várias áreas do conhecimento se preocupam em estudar e compreender seu desenvolvimento, a partir de um tecnocentrismo e sua influência no papel mediador do professor. A lógica do usuário que age em função da máquina deve ser substituída pela lógica da intervenção. Neste contexto, discute-se a validade da experimentação que parte de dispositivos ou processos tecnológicos em quatro situações, localizando sua utilização como artefato e como linguagem na mediação do professor de artes. Palavras-chave: Artes. Intervenção. Tecnologia. Artefato. Linguagem. |
id |
PUC_GO-4_2dca0a095cd2b64bf5a43528fd22af35 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/4261 |
network_acronym_str |
PUC_GO-4 |
network_name_str |
Educativa |
repository_id_str |
|
spelling |
AS TECNOLOGIAS DIGITAIS COMO ARTEFATO E COMO LINGUAGEM NO ENSINO DAS ARTESResumo: A presença das tecnologias digitais no ensino de artes tem sido evidenciada como uma realidade multiplicada em diferentes contextos. Além das artes, várias áreas do conhecimento se preocupam em estudar e compreender seu desenvolvimento, a partir de um tecnocentrismo e sua influência no papel mediador do professor. A lógica do usuário que age em função da máquina deve ser substituída pela lógica da intervenção. Neste contexto, discute-se a validade da experimentação que parte de dispositivos ou processos tecnológicos em quatro situações, localizando sua utilização como artefato e como linguagem na mediação do professor de artes. Palavras-chave: Artes. Intervenção. Tecnologia. Artefato. Linguagem.EDITORA DA PUC GOIÁSSilveira, Luciana Martha2015-10-15info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://seer.pucgoias.edu.br/index.php/educativa/article/view/426110.18224/educ.v18i1.4261Revista Educativa - Revista de Educação; v. 18, n. 1 (2015); 120-1281983-77711415-049210.18224/educ.v18i1reponame:Educativainstname:Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO)instacron:PUC_GOporhttp://seer.pucgoias.edu.br/index.php/educativa/article/view/4261/2451Direitos autorais 2015 Educativainfo:eu-repo/semantics/openAccess2015-11-05T11:54:52ZRevista |
dc.title.none.fl_str_mv |
AS TECNOLOGIAS DIGITAIS COMO ARTEFATO E COMO LINGUAGEM NO ENSINO DAS ARTES |
title |
AS TECNOLOGIAS DIGITAIS COMO ARTEFATO E COMO LINGUAGEM NO ENSINO DAS ARTES |
spellingShingle |
AS TECNOLOGIAS DIGITAIS COMO ARTEFATO E COMO LINGUAGEM NO ENSINO DAS ARTES Silveira, Luciana Martha |
title_short |
AS TECNOLOGIAS DIGITAIS COMO ARTEFATO E COMO LINGUAGEM NO ENSINO DAS ARTES |
title_full |
AS TECNOLOGIAS DIGITAIS COMO ARTEFATO E COMO LINGUAGEM NO ENSINO DAS ARTES |
title_fullStr |
AS TECNOLOGIAS DIGITAIS COMO ARTEFATO E COMO LINGUAGEM NO ENSINO DAS ARTES |
title_full_unstemmed |
AS TECNOLOGIAS DIGITAIS COMO ARTEFATO E COMO LINGUAGEM NO ENSINO DAS ARTES |
title_sort |
AS TECNOLOGIAS DIGITAIS COMO ARTEFATO E COMO LINGUAGEM NO ENSINO DAS ARTES |
author |
Silveira, Luciana Martha |
author_facet |
Silveira, Luciana Martha |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
|
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Silveira, Luciana Martha |
description |
Resumo: A presença das tecnologias digitais no ensino de artes tem sido evidenciada como uma realidade multiplicada em diferentes contextos. Além das artes, várias áreas do conhecimento se preocupam em estudar e compreender seu desenvolvimento, a partir de um tecnocentrismo e sua influência no papel mediador do professor. A lógica do usuário que age em função da máquina deve ser substituída pela lógica da intervenção. Neste contexto, discute-se a validade da experimentação que parte de dispositivos ou processos tecnológicos em quatro situações, localizando sua utilização como artefato e como linguagem na mediação do professor de artes. Palavras-chave: Artes. Intervenção. Tecnologia. Artefato. Linguagem. |
publishDate |
2015 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2015-10-15 |
dc.type.none.fl_str_mv |
|
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://seer.pucgoias.edu.br/index.php/educativa/article/view/4261 10.18224/educ.v18i1.4261 |
url |
http://seer.pucgoias.edu.br/index.php/educativa/article/view/4261 |
identifier_str_mv |
10.18224/educ.v18i1.4261 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
http://seer.pucgoias.edu.br/index.php/educativa/article/view/4261/2451 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Direitos autorais 2015 Educativa info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Direitos autorais 2015 Educativa |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
EDITORA DA PUC GOIÁS |
publisher.none.fl_str_mv |
EDITORA DA PUC GOIÁS |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Educativa - Revista de Educação; v. 18, n. 1 (2015); 120-128 1983-7771 1415-0492 10.18224/educ.v18i1 reponame:Educativa instname:Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO) instacron:PUC_GO |
instname_str |
Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO) |
instacron_str |
PUC_GO |
institution |
PUC_GO |
reponame_str |
Educativa |
collection |
Educativa |
repository.name.fl_str_mv |
|
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1798319660647579648 |