A EDUCA??O LIBERTàRIA NAS PàGINAS DA REVISTA EDUCA??O (LISBOA, 1913)
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2010 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Educativa |
Texto Completo: | http://seer.pucgoias.edu.br/index.php/educativa/article/view/882 |
Resumo: | Este artigo focaliza uma revista de educação e ensino editada em Lisboa em princípios do século XX, intitulada Educação, cuja existência se deve aos professores de uma escola, a Escola Oficina Nú 1 de Lisboa. Criada em 1905, essa escola era propriedade da Sociedade Promotora de Escolas, instituição, declaradamente republicana, mantida e controlada pela maçonaria portuguesa. Inicialmente voltada para a formação profissional dos trabalhadores urbanos, a Escola Oficina promoveu uma verdadeira revolução silenciosa no campo da educação escolar, segundo Candeias um dos principais estudiosos dessa instituição escolar , com a inclusão de professores de formação libertária em seus quadros, como os irmãos Adolfo e António Lima, dentre outros. Esses professores teriam sido os principais responsáveis pela criação de uma nova forma de educar orientada por saberes de inspiração libertária. Por essas razões, a revista Educação, que circulou por apenas um ano, entre janeiro e dezembro de 1913, faz-se fonte documental de fundamental importância para o conhecimento de algumas das práticas escolares que tiveram lugar na Escola Oficina Nú 1 de Lisboa. O objetivo deste artigo é apresentar alguns dos saberes e práticas, postos em circulação por essa revista. |
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A EDUCA??O LIBERTàRIA NAS PàGINAS DA REVISTA EDUCA??O (LISBOA, 1913)Este artigo focaliza uma revista de educação e ensino editada em Lisboa em princípios do século XX, intitulada Educação, cuja existência se deve aos professores de uma escola, a Escola Oficina Nú 1 de Lisboa. Criada em 1905, essa escola era propriedade da Sociedade Promotora de Escolas, instituição, declaradamente republicana, mantida e controlada pela maçonaria portuguesa. Inicialmente voltada para a formação profissional dos trabalhadores urbanos, a Escola Oficina promoveu uma verdadeira revolução silenciosa no campo da educação escolar, segundo Candeias um dos principais estudiosos dessa instituição escolar , com a inclusão de professores de formação libertária em seus quadros, como os irmãos Adolfo e António Lima, dentre outros. Esses professores teriam sido os principais responsáveis pela criação de uma nova forma de educar orientada por saberes de inspiração libertária. Por essas razões, a revista Educação, que circulou por apenas um ano, entre janeiro e dezembro de 1913, faz-se fonte documental de fundamental importância para o conhecimento de algumas das práticas escolares que tiveram lugar na Escola Oficina Nú 1 de Lisboa. O objetivo deste artigo é apresentar alguns dos saberes e práticas, postos em circulação por essa revista.EDITORA DA PUC GOIÁS2010-01-22info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://seer.pucgoias.edu.br/index.php/educativa/article/view/88210.18224/educ.v11i2.882Revista Educativa - Revista de Educação; v. 11, n. 2 (2008); 193-2191983-77711415-049210.18224/educ.v11i2reponame:Educativainstname:Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO)instacron:PUC_GOporhttp://seer.pucgoias.edu.br/index.php/educativa/article/view/882/620Barreira, Luiz Carlosinfo:eu-repo/semantics/openAccess2010-01-22T18:02:36ZRevista |
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