O Ensino de História para Crianças e a Formação do Professor para os Anos Iniciais do Ensino Fundamental

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Oliveira, Sandra Regina Ferreira de
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Educativa
Texto Completo: http://seer.pucgoias.edu.br/index.php/educativa/article/view/2521
Resumo: Resumo: neste texto apresentamos resultados de dois projetos realizados com discentes do curso de Pedagogia envolvendo os saberes históricos a serem ensinados para as crianças nas escolas. As análises demonstram que as primeiras impressões que tecemos sobre o conhecimento histórico e a função do mesmo em nossa vida prática são influenciadas sobremaneira pela forma como somos apresentados a esse saber na escola. As experiências destacadas no texto desvelam os desafios a serem enfrentados quanto à formação do professor no que tange a prática de um ensino que potencialize a ação investigativa da criança sobre o mundo. Palavras-chave: Curso de Pedagogia. Formação de professores. Ensino de História.
id PUC_GO-4_425bc6edceb7204ae6a3a6efe3bf1835
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/2521
network_acronym_str PUC_GO-4
network_name_str Educativa
repository_id_str
spelling O Ensino de História para Crianças e a Formação do Professor para os Anos Iniciais do Ensino FundamentalResumo: neste texto apresentamos resultados de dois projetos realizados com discentes do curso de Pedagogia envolvendo os saberes históricos a serem ensinados para as crianças nas escolas. As análises demonstram que as primeiras impressões que tecemos sobre o conhecimento histórico e a função do mesmo em nossa vida prática são influenciadas sobremaneira pela forma como somos apresentados a esse saber na escola. As experiências destacadas no texto desvelam os desafios a serem enfrentados quanto à formação do professor no que tange a prática de um ensino que potencialize a ação investigativa da criança sobre o mundo. Palavras-chave: Curso de Pedagogia. Formação de professores. Ensino de História.EDITORA DA PUC GOIÁS2013-04-08info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://seer.pucgoias.edu.br/index.php/educativa/article/view/252110.18224/educ.v15i2.2521Revista Educativa - Revista de Educação; v. 15, n. 2 (2012)1983-77711415-049210.18224/educ.v15i2reponame:Educativainstname:Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO)instacron:PUC_GOporhttp://seer.pucgoias.edu.br/index.php/educativa/article/view/2521/1568Oliveira, Sandra Regina Ferreira deinfo:eu-repo/semantics/openAccess2013-04-04T18:36:07ZRevista
dc.title.none.fl_str_mv O Ensino de História para Crianças e a Formação do Professor para os Anos Iniciais do Ensino Fundamental
title O Ensino de História para Crianças e a Formação do Professor para os Anos Iniciais do Ensino Fundamental
spellingShingle O Ensino de História para Crianças e a Formação do Professor para os Anos Iniciais do Ensino Fundamental
Oliveira, Sandra Regina Ferreira de
title_short O Ensino de História para Crianças e a Formação do Professor para os Anos Iniciais do Ensino Fundamental
title_full O Ensino de História para Crianças e a Formação do Professor para os Anos Iniciais do Ensino Fundamental
title_fullStr O Ensino de História para Crianças e a Formação do Professor para os Anos Iniciais do Ensino Fundamental
title_full_unstemmed O Ensino de História para Crianças e a Formação do Professor para os Anos Iniciais do Ensino Fundamental
title_sort O Ensino de História para Crianças e a Formação do Professor para os Anos Iniciais do Ensino Fundamental
author Oliveira, Sandra Regina Ferreira de
author_facet Oliveira, Sandra Regina Ferreira de
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Oliveira, Sandra Regina Ferreira de
description Resumo: neste texto apresentamos resultados de dois projetos realizados com discentes do curso de Pedagogia envolvendo os saberes históricos a serem ensinados para as crianças nas escolas. As análises demonstram que as primeiras impressões que tecemos sobre o conhecimento histórico e a função do mesmo em nossa vida prática são influenciadas sobremaneira pela forma como somos apresentados a esse saber na escola. As experiências destacadas no texto desvelam os desafios a serem enfrentados quanto à formação do professor no que tange a prática de um ensino que potencialize a ação investigativa da criança sobre o mundo. Palavras-chave: Curso de Pedagogia. Formação de professores. Ensino de História.
publishDate 2013
dc.date.none.fl_str_mv 2013-04-08
dc.type.none.fl_str_mv
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://seer.pucgoias.edu.br/index.php/educativa/article/view/2521
10.18224/educ.v15i2.2521
url http://seer.pucgoias.edu.br/index.php/educativa/article/view/2521
identifier_str_mv 10.18224/educ.v15i2.2521
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://seer.pucgoias.edu.br/index.php/educativa/article/view/2521/1568
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv EDITORA DA PUC GOIÁS
publisher.none.fl_str_mv EDITORA DA PUC GOIÁS
dc.source.none.fl_str_mv Revista Educativa - Revista de Educação; v. 15, n. 2 (2012)
1983-7771
1415-0492
10.18224/educ.v15i2
reponame:Educativa
instname:Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO)
instacron:PUC_GO
instname_str Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO)
instacron_str PUC_GO
institution PUC_GO
reponame_str Educativa
collection Educativa
repository.name.fl_str_mv
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1798319661805207552