O Ensino de História para Crianças e a Formação do Professor para os Anos Iniciais do Ensino Fundamental
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2013 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Educativa |
Texto Completo: | http://seer.pucgoias.edu.br/index.php/educativa/article/view/2521 |
Resumo: | Resumo: neste texto apresentamos resultados de dois projetos realizados com discentes do curso de Pedagogia envolvendo os saberes históricos a serem ensinados para as crianças nas escolas. As análises demonstram que as primeiras impressões que tecemos sobre o conhecimento histórico e a função do mesmo em nossa vida prática são influenciadas sobremaneira pela forma como somos apresentados a esse saber na escola. As experiências destacadas no texto desvelam os desafios a serem enfrentados quanto à formação do professor no que tange a prática de um ensino que potencialize a ação investigativa da criança sobre o mundo. Palavras-chave: Curso de Pedagogia. Formação de professores. Ensino de História. |
id |
PUC_GO-4_425bc6edceb7204ae6a3a6efe3bf1835 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/2521 |
network_acronym_str |
PUC_GO-4 |
network_name_str |
Educativa |
repository_id_str |
|
spelling |
O Ensino de História para Crianças e a Formação do Professor para os Anos Iniciais do Ensino FundamentalResumo: neste texto apresentamos resultados de dois projetos realizados com discentes do curso de Pedagogia envolvendo os saberes históricos a serem ensinados para as crianças nas escolas. As análises demonstram que as primeiras impressões que tecemos sobre o conhecimento histórico e a função do mesmo em nossa vida prática são influenciadas sobremaneira pela forma como somos apresentados a esse saber na escola. As experiências destacadas no texto desvelam os desafios a serem enfrentados quanto à formação do professor no que tange a prática de um ensino que potencialize a ação investigativa da criança sobre o mundo. Palavras-chave: Curso de Pedagogia. Formação de professores. Ensino de História.EDITORA DA PUC GOIÁS2013-04-08info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://seer.pucgoias.edu.br/index.php/educativa/article/view/252110.18224/educ.v15i2.2521Revista Educativa - Revista de Educação; v. 15, n. 2 (2012)1983-77711415-049210.18224/educ.v15i2reponame:Educativainstname:Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO)instacron:PUC_GOporhttp://seer.pucgoias.edu.br/index.php/educativa/article/view/2521/1568Oliveira, Sandra Regina Ferreira deinfo:eu-repo/semantics/openAccess2013-04-04T18:36:07ZRevista |
dc.title.none.fl_str_mv |
O Ensino de História para Crianças e a Formação do Professor para os Anos Iniciais do Ensino Fundamental |
title |
O Ensino de História para Crianças e a Formação do Professor para os Anos Iniciais do Ensino Fundamental |
spellingShingle |
O Ensino de História para Crianças e a Formação do Professor para os Anos Iniciais do Ensino Fundamental Oliveira, Sandra Regina Ferreira de |
title_short |
O Ensino de História para Crianças e a Formação do Professor para os Anos Iniciais do Ensino Fundamental |
title_full |
O Ensino de História para Crianças e a Formação do Professor para os Anos Iniciais do Ensino Fundamental |
title_fullStr |
O Ensino de História para Crianças e a Formação do Professor para os Anos Iniciais do Ensino Fundamental |
title_full_unstemmed |
O Ensino de História para Crianças e a Formação do Professor para os Anos Iniciais do Ensino Fundamental |
title_sort |
O Ensino de História para Crianças e a Formação do Professor para os Anos Iniciais do Ensino Fundamental |
author |
Oliveira, Sandra Regina Ferreira de |
author_facet |
Oliveira, Sandra Regina Ferreira de |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Oliveira, Sandra Regina Ferreira de |
description |
Resumo: neste texto apresentamos resultados de dois projetos realizados com discentes do curso de Pedagogia envolvendo os saberes históricos a serem ensinados para as crianças nas escolas. As análises demonstram que as primeiras impressões que tecemos sobre o conhecimento histórico e a função do mesmo em nossa vida prática são influenciadas sobremaneira pela forma como somos apresentados a esse saber na escola. As experiências destacadas no texto desvelam os desafios a serem enfrentados quanto à formação do professor no que tange a prática de um ensino que potencialize a ação investigativa da criança sobre o mundo. Palavras-chave: Curso de Pedagogia. Formação de professores. Ensino de História. |
publishDate |
2013 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2013-04-08 |
dc.type.none.fl_str_mv |
|
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://seer.pucgoias.edu.br/index.php/educativa/article/view/2521 10.18224/educ.v15i2.2521 |
url |
http://seer.pucgoias.edu.br/index.php/educativa/article/view/2521 |
identifier_str_mv |
10.18224/educ.v15i2.2521 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
http://seer.pucgoias.edu.br/index.php/educativa/article/view/2521/1568 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
EDITORA DA PUC GOIÁS |
publisher.none.fl_str_mv |
EDITORA DA PUC GOIÁS |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Educativa - Revista de Educação; v. 15, n. 2 (2012) 1983-7771 1415-0492 10.18224/educ.v15i2 reponame:Educativa instname:Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO) instacron:PUC_GO |
instname_str |
Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO) |
instacron_str |
PUC_GO |
institution |
PUC_GO |
reponame_str |
Educativa |
collection |
Educativa |
repository.name.fl_str_mv |
|
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1798319661805207552 |