The art of saying what is not: lies, disguise and performance on Rousseau's pedagogy

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: de Paiva, Wilson Alves
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Educativa
Texto Completo: http://seer.pucgoias.edu.br/index.php/educativa/article/view/5871
Resumo: A ARTE DE DIZER O QUE NÃO É: MENTIRA, DISFARCE E ENCENAÇÃO NA PEDAGOGIA ROUSSEAUNIANA Resumo: embora Rousseau tenha defendido a frase Vitam impedero vero com tanto fervor, sua obra é marcada por algumas afirmações que sugerem o contrário. Porém, bem entendidas, tais afirmações conduzem à ideia de que, como antídoto, a arte e a ciência podem ser utilizadas contra seu mau e, nesse sentido, mentir e disfarçar podem virar instrumentos pedagógicos eficientes, sobretudo no processo pedagógico de formação do homem e do cidadão. Palavras-chave: Rousseau. Emílio. Pedagogia rousseauniana. Arte e educação. Formação humana. Abstract: although Rousseau has defended the Latim phrase Vitam impendere vero so fervently, his work is marked by some statements that suggest otherwise. However, well understood, such statements lead to the idea that, as an antidote, the art and science can be used against their evil, so that lying and disguising itself can become effective teaching tools, especially in the educational process of the formation of man and the citizen. Keywords: Rousseau. Emile. Pedagogy. Art and education. Human formation.
id PUC_GO-4_6481b08471bbcc96ca307ca279fa0c72
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/5871
network_acronym_str PUC_GO-4
network_name_str Educativa
repository_id_str
spelling The art of saying what is not: lies, disguise and performance on Rousseau's pedagogyA ARTE DE DIZER O QUE NÃO É: MENTIRA, DISFARCE E ENCENAÇÃO NA PEDAGOGIA ROUSSEAUNIANA Resumo: embora Rousseau tenha defendido a frase Vitam impedero vero com tanto fervor, sua obra é marcada por algumas afirmações que sugerem o contrário. Porém, bem entendidas, tais afirmações conduzem à ideia de que, como antídoto, a arte e a ciência podem ser utilizadas contra seu mau e, nesse sentido, mentir e disfarçar podem virar instrumentos pedagógicos eficientes, sobretudo no processo pedagógico de formação do homem e do cidadão. Palavras-chave: Rousseau. Emílio. Pedagogia rousseauniana. Arte e educação. Formação humana. Abstract: although Rousseau has defended the Latim phrase Vitam impendere vero so fervently, his work is marked by some statements that suggest otherwise. However, well understood, such statements lead to the idea that, as an antidote, the art and science can be used against their evil, so that lying and disguising itself can become effective teaching tools, especially in the educational process of the formation of man and the citizen. Keywords: Rousseau. Emile. Pedagogy. Art and education. Human formation.EDITORA DA PUC GOIÁSde Paiva, Wilson Alves2017-09-29info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://seer.pucgoias.edu.br/index.php/educativa/article/view/587110.18224/educ.v20i1.5871Revista Educativa - Revista de Educação; v. 20, n. 1 (2017); 166-1881983-77711415-049210.18224/educ.v20.n1.2017reponame:Educativainstname:Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO)instacron:PUC_GOporhttp://seer.pucgoias.edu.br/index.php/educativa/article/view/5871/3209Direitos autorais 2017 Wilson Alves de Paivainfo:eu-repo/semantics/openAccess2017-10-20T17:25:46ZRevista
dc.title.none.fl_str_mv The art of saying what is not: lies, disguise and performance on Rousseau's pedagogy
title The art of saying what is not: lies, disguise and performance on Rousseau's pedagogy
spellingShingle The art of saying what is not: lies, disguise and performance on Rousseau's pedagogy
de Paiva, Wilson Alves
title_short The art of saying what is not: lies, disguise and performance on Rousseau's pedagogy
title_full The art of saying what is not: lies, disguise and performance on Rousseau's pedagogy
title_fullStr The art of saying what is not: lies, disguise and performance on Rousseau's pedagogy
title_full_unstemmed The art of saying what is not: lies, disguise and performance on Rousseau's pedagogy
title_sort The art of saying what is not: lies, disguise and performance on Rousseau's pedagogy
author de Paiva, Wilson Alves
author_facet de Paiva, Wilson Alves
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv
dc.contributor.author.fl_str_mv de Paiva, Wilson Alves
dc.subject.none.fl_str_mv


description A ARTE DE DIZER O QUE NÃO É: MENTIRA, DISFARCE E ENCENAÇÃO NA PEDAGOGIA ROUSSEAUNIANA Resumo: embora Rousseau tenha defendido a frase Vitam impedero vero com tanto fervor, sua obra é marcada por algumas afirmações que sugerem o contrário. Porém, bem entendidas, tais afirmações conduzem à ideia de que, como antídoto, a arte e a ciência podem ser utilizadas contra seu mau e, nesse sentido, mentir e disfarçar podem virar instrumentos pedagógicos eficientes, sobretudo no processo pedagógico de formação do homem e do cidadão. Palavras-chave: Rousseau. Emílio. Pedagogia rousseauniana. Arte e educação. Formação humana. Abstract: although Rousseau has defended the Latim phrase Vitam impendere vero so fervently, his work is marked by some statements that suggest otherwise. However, well understood, such statements lead to the idea that, as an antidote, the art and science can be used against their evil, so that lying and disguising itself can become effective teaching tools, especially in the educational process of the formation of man and the citizen. Keywords: Rousseau. Emile. Pedagogy. Art and education. Human formation.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-09-29
dc.type.none.fl_str_mv
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://seer.pucgoias.edu.br/index.php/educativa/article/view/5871
10.18224/educ.v20i1.5871
url http://seer.pucgoias.edu.br/index.php/educativa/article/view/5871
identifier_str_mv 10.18224/educ.v20i1.5871
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://seer.pucgoias.edu.br/index.php/educativa/article/view/5871/3209
dc.rights.driver.fl_str_mv Direitos autorais 2017 Wilson Alves de Paiva
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Direitos autorais 2017 Wilson Alves de Paiva
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv EDITORA DA PUC GOIÁS
publisher.none.fl_str_mv EDITORA DA PUC GOIÁS
dc.source.none.fl_str_mv Revista Educativa - Revista de Educação; v. 20, n. 1 (2017); 166-188
1983-7771
1415-0492
10.18224/educ.v20.n1.2017
reponame:Educativa
instname:Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO)
instacron:PUC_GO
instname_str Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO)
instacron_str PUC_GO
institution PUC_GO
reponame_str Educativa
collection Educativa
repository.name.fl_str_mv
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1798319661753827328