Os Valores da Leitura na Cidade de Goiânia (1937-1960)

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Melo, Orlinda Carrijo
Data de Publicação: 2011
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Educativa
Texto Completo: http://seer.pucgoias.edu.br/index.php/educativa/article/view/1621
Resumo: Resumo: O trabalho analisa os valores da leitura em Goiânia, a partir de suas práticas e representações, no período de 1933 a 1960. A partir da narrativa da transferência da capital de Goiás, são levantadas questões: Onde circulava a leitura ? Quem lia? O que lia? Como a leitura influenciava o imaginário social e o processo educativo da época? Essas questões, embasadas na História Cultural, levaram a reflexões sobre os valores atribuídos à leitura e às instituições de leitura numa cidade planejada sob a égide do progresso e da modernidade. Palavras-chave: cidade; valores da leitura; educação; modernidade.
id PUC_GO-4_6a0c2d9207791f5205307b467a36e0e3
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/1621
network_acronym_str PUC_GO-4
network_name_str Educativa
spelling Os Valores da Leitura na Cidade de Goiânia (1937-1960)Resumo: O trabalho analisa os valores da leitura em Goiânia, a partir de suas práticas e representações, no período de 1933 a 1960. A partir da narrativa da transferência da capital de Goiás, são levantadas questões: Onde circulava a leitura ? Quem lia? O que lia? Como a leitura influenciava o imaginário social e o processo educativo da época? Essas questões, embasadas na História Cultural, levaram a reflexões sobre os valores atribuídos à leitura e às instituições de leitura numa cidade planejada sob a égide do progresso e da modernidade. Palavras-chave: cidade; valores da leitura; educação; modernidade.EDITORA DA PUC GOIÁS2011-08-25info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://seer.pucgoias.edu.br/index.php/educativa/article/view/162110.18224/educ.v14i1.1621Revista Educativa - Revista de Educação; v. 14, n. 1 (2011); 123 a 1341983-77711415-049210.18224/educ.v14i1reponame:Educativainstname:Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO)instacron:PUC_GOporhttp://seer.pucgoias.edu.br/index.php/educativa/article/view/1621/1023Melo, Orlinda Carrijoinfo:eu-repo/semantics/openAccess2020-08-05T09:17:46Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/1621Revistahttp://seer.pucgoias.edu.br/index.php/educativa/oai1980-91312237-4469opendoar:null2020-08-05 09:17:46.348Educativa - Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO)false
dc.title.none.fl_str_mv Os Valores da Leitura na Cidade de Goiânia (1937-1960)
title Os Valores da Leitura na Cidade de Goiânia (1937-1960)
spellingShingle Os Valores da Leitura na Cidade de Goiânia (1937-1960)
Melo, Orlinda Carrijo
title_short Os Valores da Leitura na Cidade de Goiânia (1937-1960)
title_full Os Valores da Leitura na Cidade de Goiânia (1937-1960)
title_fullStr Os Valores da Leitura na Cidade de Goiânia (1937-1960)
title_full_unstemmed Os Valores da Leitura na Cidade de Goiânia (1937-1960)
title_sort Os Valores da Leitura na Cidade de Goiânia (1937-1960)
author Melo, Orlinda Carrijo
author_facet Melo, Orlinda Carrijo
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Melo, Orlinda Carrijo
dc.description.none.fl_txt_mv Resumo: O trabalho analisa os valores da leitura em Goiânia, a partir de suas práticas e representações, no período de 1933 a 1960. A partir da narrativa da transferência da capital de Goiás, são levantadas questões: Onde circulava a leitura ? Quem lia? O que lia? Como a leitura influenciava o imaginário social e o processo educativo da época? Essas questões, embasadas na História Cultural, levaram a reflexões sobre os valores atribuídos à leitura e às instituições de leitura numa cidade planejada sob a égide do progresso e da modernidade. Palavras-chave: cidade; valores da leitura; educação; modernidade.
description Resumo: O trabalho analisa os valores da leitura em Goiânia, a partir de suas práticas e representações, no período de 1933 a 1960. A partir da narrativa da transferência da capital de Goiás, são levantadas questões: Onde circulava a leitura ? Quem lia? O que lia? Como a leitura influenciava o imaginário social e o processo educativo da época? Essas questões, embasadas na História Cultural, levaram a reflexões sobre os valores atribuídos à leitura e às instituições de leitura numa cidade planejada sob a égide do progresso e da modernidade. Palavras-chave: cidade; valores da leitura; educação; modernidade.
publishDate 2011
dc.date.none.fl_str_mv 2011-08-25
dc.type.none.fl_str_mv
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://seer.pucgoias.edu.br/index.php/educativa/article/view/1621
10.18224/educ.v14i1.1621
url http://seer.pucgoias.edu.br/index.php/educativa/article/view/1621
identifier_str_mv 10.18224/educ.v14i1.1621
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://seer.pucgoias.edu.br/index.php/educativa/article/view/1621/1023
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv EDITORA DA PUC GOIÁS
publisher.none.fl_str_mv EDITORA DA PUC GOIÁS
dc.source.none.fl_str_mv Revista Educativa - Revista de Educação; v. 14, n. 1 (2011); 123 a 134
1983-7771
1415-0492
10.18224/educ.v14i1
reponame:Educativa
instname:Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO)
instacron:PUC_GO
reponame_str Educativa
collection Educativa
instname_str Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO)
instacron_str PUC_GO
institution PUC_GO
repository.name.fl_str_mv Educativa - Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1676341973926019072