Pista para se Repensar a Formação Inicial do Professor da Educação Básica em Cursos de Pedagogia
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2013 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Educativa |
Texto Completo: | http://seer.pucgoias.edu.br/index.php/educativa/article/view/2530 |
Resumo: | Resumo: o objetivo neste artigo é contribuir com o debate sobra a formação docente para as séries iniciais da educação básica, a partir de investigação sobre necessidades formativas expressas por professores da rede pública estadual do Paraná. O material empírico analisado foi produzido por professores que participaram do Programa de Desenvolvimento Educacional ?? PDE (2007 e 2008) de formação continuada do Estado do Paraná, na área de Pedagogia. A análise do material permitiu verificar algumas tendências nas necessidades formativas expressas pelos professores, focadas nas práticas em sala de aula e em questões relacionadas ao funcionamento da escola. Palavras-chave: Currículo e formação de professores. Pedagogia. Formação inicial. |
id |
PUC_GO-4_ab843f530942827a0fef4585e9fa6829 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/2530 |
network_acronym_str |
PUC_GO-4 |
network_name_str |
Educativa |
repository_id_str |
|
spelling |
Pista para se Repensar a Formação Inicial do Professor da Educação Básica em Cursos de PedagogiaResumo: o objetivo neste artigo é contribuir com o debate sobra a formação docente para as séries iniciais da educação básica, a partir de investigação sobre necessidades formativas expressas por professores da rede pública estadual do Paraná. O material empírico analisado foi produzido por professores que participaram do Programa de Desenvolvimento Educacional ?? PDE (2007 e 2008) de formação continuada do Estado do Paraná, na área de Pedagogia. A análise do material permitiu verificar algumas tendências nas necessidades formativas expressas pelos professores, focadas nas práticas em sala de aula e em questões relacionadas ao funcionamento da escola. Palavras-chave: Currículo e formação de professores. Pedagogia. Formação inicial.EDITORA DA PUC GOIÁS2013-04-08info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://seer.pucgoias.edu.br/index.php/educativa/article/view/253010.18224/educ.v15i2.2530Revista Educativa - Revista de Educação; v. 15, n. 2 (2012)1983-77711415-049210.18224/educ.v15i2reponame:Educativainstname:Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO)instacron:PUC_GOporhttp://seer.pucgoias.edu.br/index.php/educativa/article/view/2530/1576Penna, Marieta Gouvêa de Oliveirainfo:eu-repo/semantics/openAccess2013-04-05T13:14:09ZRevista |
dc.title.none.fl_str_mv |
Pista para se Repensar a Formação Inicial do Professor da Educação Básica em Cursos de Pedagogia |
title |
Pista para se Repensar a Formação Inicial do Professor da Educação Básica em Cursos de Pedagogia |
spellingShingle |
Pista para se Repensar a Formação Inicial do Professor da Educação Básica em Cursos de Pedagogia Penna, Marieta Gouvêa de Oliveira |
title_short |
Pista para se Repensar a Formação Inicial do Professor da Educação Básica em Cursos de Pedagogia |
title_full |
Pista para se Repensar a Formação Inicial do Professor da Educação Básica em Cursos de Pedagogia |
title_fullStr |
Pista para se Repensar a Formação Inicial do Professor da Educação Básica em Cursos de Pedagogia |
title_full_unstemmed |
Pista para se Repensar a Formação Inicial do Professor da Educação Básica em Cursos de Pedagogia |
title_sort |
Pista para se Repensar a Formação Inicial do Professor da Educação Básica em Cursos de Pedagogia |
author |
Penna, Marieta Gouvêa de Oliveira |
author_facet |
Penna, Marieta Gouvêa de Oliveira |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Penna, Marieta Gouvêa de Oliveira |
description |
Resumo: o objetivo neste artigo é contribuir com o debate sobra a formação docente para as séries iniciais da educação básica, a partir de investigação sobre necessidades formativas expressas por professores da rede pública estadual do Paraná. O material empírico analisado foi produzido por professores que participaram do Programa de Desenvolvimento Educacional ?? PDE (2007 e 2008) de formação continuada do Estado do Paraná, na área de Pedagogia. A análise do material permitiu verificar algumas tendências nas necessidades formativas expressas pelos professores, focadas nas práticas em sala de aula e em questões relacionadas ao funcionamento da escola. Palavras-chave: Currículo e formação de professores. Pedagogia. Formação inicial. |
publishDate |
2013 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2013-04-08 |
dc.type.none.fl_str_mv |
|
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://seer.pucgoias.edu.br/index.php/educativa/article/view/2530 10.18224/educ.v15i2.2530 |
url |
http://seer.pucgoias.edu.br/index.php/educativa/article/view/2530 |
identifier_str_mv |
10.18224/educ.v15i2.2530 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
http://seer.pucgoias.edu.br/index.php/educativa/article/view/2530/1576 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
EDITORA DA PUC GOIÁS |
publisher.none.fl_str_mv |
EDITORA DA PUC GOIÁS |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Educativa - Revista de Educação; v. 15, n. 2 (2012) 1983-7771 1415-0492 10.18224/educ.v15i2 reponame:Educativa instname:Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO) instacron:PUC_GO |
instname_str |
Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO) |
instacron_str |
PUC_GO |
institution |
PUC_GO |
reponame_str |
Educativa |
collection |
Educativa |
repository.name.fl_str_mv |
|
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1798319661462323200 |