RELAÇÃO ENTRE PROFESSORES, ALUNOS E CONHECIMENTO NA ESCOLA: ALGUNS APONTAMENTOS

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Penna, Marieta Gouvêa de Oliveira
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Educativa
Texto Completo: http://seer.pucgoias.edu.br/index.php/educativa/article/view/5942
Resumo: Apresenta-se neste artigo reflexões sobre aspectos das relações pedagógicas estabelecidas entre professores, alunos e o conhecimento escolar, com o objetivo de problematizar facetas de condicionantes institucionais implicados nas práticas de ensino. São mobilizados estudos teóricos da sociologia da educação e produção acadêmica da área educacional. Parte-se de compreensão da escola como instituição social específica, com modos próprios de organização de tempos, espaços, relações de socialização. Argumenta-se que as práticas de ensino estabelecidas pelos professores são, entre outros aspectos, reguladas pela vida da escola e suas finalidades educacionais, e pelas formas como os docentes concebem seu trabalho.
id PUC_GO-4_c51520711e47e27f41c75bb1f2708e8d
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/5942
network_acronym_str PUC_GO-4
network_name_str Educativa
spelling RELAÇÃO ENTRE PROFESSORES, ALUNOS E CONHECIMENTO NA ESCOLA: ALGUNS APONTAMENTOSEducaçãoPrática pedagógica; Conhecimento escolar; Cultura escolar; Formação de professores; Pedagogical practice; School knowledge; School culture; Teacher training.socialização escolar; relações sociaisApresenta-se neste artigo reflexões sobre aspectos das relações pedagógicas estabelecidas entre professores, alunos e o conhecimento escolar, com o objetivo de problematizar facetas de condicionantes institucionais implicados nas práticas de ensino. São mobilizados estudos teóricos da sociologia da educação e produção acadêmica da área educacional. Parte-se de compreensão da escola como instituição social específica, com modos próprios de organização de tempos, espaços, relações de socialização. Argumenta-se que as práticas de ensino estabelecidas pelos professores são, entre outros aspectos, reguladas pela vida da escola e suas finalidades educacionais, e pelas formas como os docentes concebem seu trabalho.EDITORA DA PUC GOIÁSPenna, Marieta Gouvêa de Oliveira2019-05-07info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://seer.pucgoias.edu.br/index.php/educativa/article/view/594210.18224/educ.v21i1.5942Revista Educativa - Revista de Educação; v. 21, n. 1 (2018); 198-2141983-77711415-049210.18224/educ.v21i1reponame:Educativainstname:Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO)instacron:PUC_GOporhttp://seer.pucgoias.edu.br/index.php/educativa/article/view/5942/4047Direitos autorais 2019 Marieta Gouvêa de Oliveira Pennainfo:eu-repo/semantics/openAccess2020-08-05T09:17:46Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/5942Revistahttp://seer.pucgoias.edu.br/index.php/educativa/oai1980-91312237-4469opendoar:null2020-08-05 09:17:47.144Educativa - Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO)false
dc.title.none.fl_str_mv RELAÇÃO ENTRE PROFESSORES, ALUNOS E CONHECIMENTO NA ESCOLA: ALGUNS APONTAMENTOS
title RELAÇÃO ENTRE PROFESSORES, ALUNOS E CONHECIMENTO NA ESCOLA: ALGUNS APONTAMENTOS
spellingShingle RELAÇÃO ENTRE PROFESSORES, ALUNOS E CONHECIMENTO NA ESCOLA: ALGUNS APONTAMENTOS
Penna, Marieta Gouvêa de Oliveira
Educação
Prática pedagógica; Conhecimento escolar; Cultura escolar; Formação de professores; Pedagogical practice; School knowledge; School culture; Teacher training.
socialização escolar; relações sociais
title_short RELAÇÃO ENTRE PROFESSORES, ALUNOS E CONHECIMENTO NA ESCOLA: ALGUNS APONTAMENTOS
title_full RELAÇÃO ENTRE PROFESSORES, ALUNOS E CONHECIMENTO NA ESCOLA: ALGUNS APONTAMENTOS
title_fullStr RELAÇÃO ENTRE PROFESSORES, ALUNOS E CONHECIMENTO NA ESCOLA: ALGUNS APONTAMENTOS
title_full_unstemmed RELAÇÃO ENTRE PROFESSORES, ALUNOS E CONHECIMENTO NA ESCOLA: ALGUNS APONTAMENTOS
title_sort RELAÇÃO ENTRE PROFESSORES, ALUNOS E CONHECIMENTO NA ESCOLA: ALGUNS APONTAMENTOS
author Penna, Marieta Gouvêa de Oliveira
author_facet Penna, Marieta Gouvêa de Oliveira
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv
dc.contributor.author.fl_str_mv Penna, Marieta Gouvêa de Oliveira
dc.subject.por.fl_str_mv Educação
Prática pedagógica; Conhecimento escolar; Cultura escolar; Formação de professores; Pedagogical practice; School knowledge; School culture; Teacher training.
socialização escolar; relações sociais
topic Educação
Prática pedagógica; Conhecimento escolar; Cultura escolar; Formação de professores; Pedagogical practice; School knowledge; School culture; Teacher training.
socialização escolar; relações sociais
dc.description.none.fl_txt_mv Apresenta-se neste artigo reflexões sobre aspectos das relações pedagógicas estabelecidas entre professores, alunos e o conhecimento escolar, com o objetivo de problematizar facetas de condicionantes institucionais implicados nas práticas de ensino. São mobilizados estudos teóricos da sociologia da educação e produção acadêmica da área educacional. Parte-se de compreensão da escola como instituição social específica, com modos próprios de organização de tempos, espaços, relações de socialização. Argumenta-se que as práticas de ensino estabelecidas pelos professores são, entre outros aspectos, reguladas pela vida da escola e suas finalidades educacionais, e pelas formas como os docentes concebem seu trabalho.
description Apresenta-se neste artigo reflexões sobre aspectos das relações pedagógicas estabelecidas entre professores, alunos e o conhecimento escolar, com o objetivo de problematizar facetas de condicionantes institucionais implicados nas práticas de ensino. São mobilizados estudos teóricos da sociologia da educação e produção acadêmica da área educacional. Parte-se de compreensão da escola como instituição social específica, com modos próprios de organização de tempos, espaços, relações de socialização. Argumenta-se que as práticas de ensino estabelecidas pelos professores são, entre outros aspectos, reguladas pela vida da escola e suas finalidades educacionais, e pelas formas como os docentes concebem seu trabalho.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-05-07
dc.type.none.fl_str_mv
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://seer.pucgoias.edu.br/index.php/educativa/article/view/5942
10.18224/educ.v21i1.5942
url http://seer.pucgoias.edu.br/index.php/educativa/article/view/5942
identifier_str_mv 10.18224/educ.v21i1.5942
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://seer.pucgoias.edu.br/index.php/educativa/article/view/5942/4047
dc.rights.driver.fl_str_mv Direitos autorais 2019 Marieta Gouvêa de Oliveira Penna
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Direitos autorais 2019 Marieta Gouvêa de Oliveira Penna
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv EDITORA DA PUC GOIÁS
publisher.none.fl_str_mv EDITORA DA PUC GOIÁS
dc.source.none.fl_str_mv Revista Educativa - Revista de Educação; v. 21, n. 1 (2018); 198-214
1983-7771
1415-0492
10.18224/educ.v21i1
reponame:Educativa
instname:Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO)
instacron:PUC_GO
reponame_str Educativa
collection Educativa
instname_str Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO)
instacron_str PUC_GO
institution PUC_GO
repository.name.fl_str_mv Educativa - Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1676341973986836480