RELAÇÃO ENTRE PROFESSORES, ALUNOS E CONHECIMENTO NA ESCOLA: ALGUNS APONTAMENTOS
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Educativa |
Texto Completo: | http://seer.pucgoias.edu.br/index.php/educativa/article/view/5942 |
Resumo: | Apresenta-se neste artigo reflexões sobre aspectos das relações pedagógicas estabelecidas entre professores, alunos e o conhecimento escolar, com o objetivo de problematizar facetas de condicionantes institucionais implicados nas práticas de ensino. São mobilizados estudos teóricos da sociologia da educação e produção acadêmica da área educacional. Parte-se de compreensão da escola como instituição social específica, com modos próprios de organização de tempos, espaços, relações de socialização. Argumenta-se que as práticas de ensino estabelecidas pelos professores são, entre outros aspectos, reguladas pela vida da escola e suas finalidades educacionais, e pelas formas como os docentes concebem seu trabalho. |
id |
PUC_GO-4_c51520711e47e27f41c75bb1f2708e8d |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/5942 |
network_acronym_str |
PUC_GO-4 |
network_name_str |
Educativa |
spelling |
RELAÇÃO ENTRE PROFESSORES, ALUNOS E CONHECIMENTO NA ESCOLA: ALGUNS APONTAMENTOSEducaçãoPrática pedagógica; Conhecimento escolar; Cultura escolar; Formação de professores; Pedagogical practice; School knowledge; School culture; Teacher training.socialização escolar; relações sociaisApresenta-se neste artigo reflexões sobre aspectos das relações pedagógicas estabelecidas entre professores, alunos e o conhecimento escolar, com o objetivo de problematizar facetas de condicionantes institucionais implicados nas práticas de ensino. São mobilizados estudos teóricos da sociologia da educação e produção acadêmica da área educacional. Parte-se de compreensão da escola como instituição social específica, com modos próprios de organização de tempos, espaços, relações de socialização. Argumenta-se que as práticas de ensino estabelecidas pelos professores são, entre outros aspectos, reguladas pela vida da escola e suas finalidades educacionais, e pelas formas como os docentes concebem seu trabalho.EDITORA DA PUC GOIÁSPenna, Marieta Gouvêa de Oliveira2019-05-07info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://seer.pucgoias.edu.br/index.php/educativa/article/view/594210.18224/educ.v21i1.5942Revista Educativa - Revista de Educação; v. 21, n. 1 (2018); 198-2141983-77711415-049210.18224/educ.v21i1reponame:Educativainstname:Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO)instacron:PUC_GOporhttp://seer.pucgoias.edu.br/index.php/educativa/article/view/5942/4047Direitos autorais 2019 Marieta Gouvêa de Oliveira Pennainfo:eu-repo/semantics/openAccess2020-08-05T09:17:46Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/5942Revistahttp://seer.pucgoias.edu.br/index.php/educativa/oai1980-91312237-4469opendoar:null2020-08-05 09:17:47.144Educativa - Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
RELAÇÃO ENTRE PROFESSORES, ALUNOS E CONHECIMENTO NA ESCOLA: ALGUNS APONTAMENTOS |
title |
RELAÇÃO ENTRE PROFESSORES, ALUNOS E CONHECIMENTO NA ESCOLA: ALGUNS APONTAMENTOS |
spellingShingle |
RELAÇÃO ENTRE PROFESSORES, ALUNOS E CONHECIMENTO NA ESCOLA: ALGUNS APONTAMENTOS Penna, Marieta Gouvêa de Oliveira Educação Prática pedagógica; Conhecimento escolar; Cultura escolar; Formação de professores; Pedagogical practice; School knowledge; School culture; Teacher training. socialização escolar; relações sociais |
title_short |
RELAÇÃO ENTRE PROFESSORES, ALUNOS E CONHECIMENTO NA ESCOLA: ALGUNS APONTAMENTOS |
title_full |
RELAÇÃO ENTRE PROFESSORES, ALUNOS E CONHECIMENTO NA ESCOLA: ALGUNS APONTAMENTOS |
title_fullStr |
RELAÇÃO ENTRE PROFESSORES, ALUNOS E CONHECIMENTO NA ESCOLA: ALGUNS APONTAMENTOS |
title_full_unstemmed |
RELAÇÃO ENTRE PROFESSORES, ALUNOS E CONHECIMENTO NA ESCOLA: ALGUNS APONTAMENTOS |
title_sort |
RELAÇÃO ENTRE PROFESSORES, ALUNOS E CONHECIMENTO NA ESCOLA: ALGUNS APONTAMENTOS |
author |
Penna, Marieta Gouvêa de Oliveira |
author_facet |
Penna, Marieta Gouvêa de Oliveira |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
|
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Penna, Marieta Gouvêa de Oliveira |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação Prática pedagógica; Conhecimento escolar; Cultura escolar; Formação de professores; Pedagogical practice; School knowledge; School culture; Teacher training. socialização escolar; relações sociais |
topic |
Educação Prática pedagógica; Conhecimento escolar; Cultura escolar; Formação de professores; Pedagogical practice; School knowledge; School culture; Teacher training. socialização escolar; relações sociais |
dc.description.none.fl_txt_mv |
Apresenta-se neste artigo reflexões sobre aspectos das relações pedagógicas estabelecidas entre professores, alunos e o conhecimento escolar, com o objetivo de problematizar facetas de condicionantes institucionais implicados nas práticas de ensino. São mobilizados estudos teóricos da sociologia da educação e produção acadêmica da área educacional. Parte-se de compreensão da escola como instituição social específica, com modos próprios de organização de tempos, espaços, relações de socialização. Argumenta-se que as práticas de ensino estabelecidas pelos professores são, entre outros aspectos, reguladas pela vida da escola e suas finalidades educacionais, e pelas formas como os docentes concebem seu trabalho. |
description |
Apresenta-se neste artigo reflexões sobre aspectos das relações pedagógicas estabelecidas entre professores, alunos e o conhecimento escolar, com o objetivo de problematizar facetas de condicionantes institucionais implicados nas práticas de ensino. São mobilizados estudos teóricos da sociologia da educação e produção acadêmica da área educacional. Parte-se de compreensão da escola como instituição social específica, com modos próprios de organização de tempos, espaços, relações de socialização. Argumenta-se que as práticas de ensino estabelecidas pelos professores são, entre outros aspectos, reguladas pela vida da escola e suas finalidades educacionais, e pelas formas como os docentes concebem seu trabalho. |
publishDate |
2019 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2019-05-07 |
dc.type.none.fl_str_mv |
|
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://seer.pucgoias.edu.br/index.php/educativa/article/view/5942 10.18224/educ.v21i1.5942 |
url |
http://seer.pucgoias.edu.br/index.php/educativa/article/view/5942 |
identifier_str_mv |
10.18224/educ.v21i1.5942 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
http://seer.pucgoias.edu.br/index.php/educativa/article/view/5942/4047 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Direitos autorais 2019 Marieta Gouvêa de Oliveira Penna info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Direitos autorais 2019 Marieta Gouvêa de Oliveira Penna |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
EDITORA DA PUC GOIÁS |
publisher.none.fl_str_mv |
EDITORA DA PUC GOIÁS |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Educativa - Revista de Educação; v. 21, n. 1 (2018); 198-214 1983-7771 1415-0492 10.18224/educ.v21i1 reponame:Educativa instname:Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO) instacron:PUC_GO |
reponame_str |
Educativa |
collection |
Educativa |
instname_str |
Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO) |
instacron_str |
PUC_GO |
institution |
PUC_GO |
repository.name.fl_str_mv |
Educativa - Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1676341973986836480 |