Erisíchton e Macunaíma: algumas pistas para a compreensão das relações entre mídia e educação
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2007 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Educativa |
Texto Completo: | http://seer.pucgoias.edu.br/index.php/educativa/article/view/162 |
Resumo: | O artigo aborda a publicidade e o consumo como sistemas que asseguram a circulação de signos, regulando as trocas e organizando a comunicação na sociedade de consumo. A circulação da mercadoria como signo informa os conceitos da sociedade do espetáculo e da superindústria do imaginário, que massificam o sujeito e impedem o desenvolvimento do pensamento crítico. Como alternativa, a teoria das mediações inspira uma educação para a mídia vista como elemento regenerador das práticas democráticas. |
id |
PUC_GO-4_c5e8a90c4caf4387b1394cffa8631d20 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/162 |
network_acronym_str |
PUC_GO-4 |
network_name_str |
Educativa |
repository_id_str |
|
spelling |
Erisíchton e Macunaíma: algumas pistas para a compreensão das relações entre mídia e educaçãoO artigo aborda a publicidade e o consumo como sistemas que asseguram a circulação de signos, regulando as trocas e organizando a comunicação na sociedade de consumo. A circulação da mercadoria como signo informa os conceitos da sociedade do espetáculo e da superindústria do imaginário, que massificam o sujeito e impedem o desenvolvimento do pensamento crítico. Como alternativa, a teoria das mediações inspira uma educação para a mídia vista como elemento regenerador das práticas democráticas.EDITORA DA PUC GOIÁS2007-11-13info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://seer.pucgoias.edu.br/index.php/educativa/article/view/16210.18224/educ.v9i2.162Revista Educativa - Revista de Educação; v. 9, n. 2 (2006); 249-2641983-77711415-049210.18224/educ.v9i2reponame:Educativainstname:Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO)instacron:PUC_GOporhttp://seer.pucgoias.edu.br/index.php/educativa/article/view/162/126Peixoto, Joanainfo:eu-repo/semantics/openAccess2014-03-27T11:50:35ZRevista |
dc.title.none.fl_str_mv |
Erisíchton e Macunaíma: algumas pistas para a compreensão das relações entre mídia e educação |
title |
Erisíchton e Macunaíma: algumas pistas para a compreensão das relações entre mídia e educação |
spellingShingle |
Erisíchton e Macunaíma: algumas pistas para a compreensão das relações entre mídia e educação Peixoto, Joana |
title_short |
Erisíchton e Macunaíma: algumas pistas para a compreensão das relações entre mídia e educação |
title_full |
Erisíchton e Macunaíma: algumas pistas para a compreensão das relações entre mídia e educação |
title_fullStr |
Erisíchton e Macunaíma: algumas pistas para a compreensão das relações entre mídia e educação |
title_full_unstemmed |
Erisíchton e Macunaíma: algumas pistas para a compreensão das relações entre mídia e educação |
title_sort |
Erisíchton e Macunaíma: algumas pistas para a compreensão das relações entre mídia e educação |
author |
Peixoto, Joana |
author_facet |
Peixoto, Joana |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Peixoto, Joana |
description |
O artigo aborda a publicidade e o consumo como sistemas que asseguram a circulação de signos, regulando as trocas e organizando a comunicação na sociedade de consumo. A circulação da mercadoria como signo informa os conceitos da sociedade do espetáculo e da superindústria do imaginário, que massificam o sujeito e impedem o desenvolvimento do pensamento crítico. Como alternativa, a teoria das mediações inspira uma educação para a mídia vista como elemento regenerador das práticas democráticas. |
publishDate |
2007 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2007-11-13 |
dc.type.none.fl_str_mv |
|
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://seer.pucgoias.edu.br/index.php/educativa/article/view/162 10.18224/educ.v9i2.162 |
url |
http://seer.pucgoias.edu.br/index.php/educativa/article/view/162 |
identifier_str_mv |
10.18224/educ.v9i2.162 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
http://seer.pucgoias.edu.br/index.php/educativa/article/view/162/126 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
EDITORA DA PUC GOIÁS |
publisher.none.fl_str_mv |
EDITORA DA PUC GOIÁS |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Educativa - Revista de Educação; v. 9, n. 2 (2006); 249-264 1983-7771 1415-0492 10.18224/educ.v9i2 reponame:Educativa instname:Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO) instacron:PUC_GO |
instname_str |
Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO) |
instacron_str |
PUC_GO |
institution |
PUC_GO |
reponame_str |
Educativa |
collection |
Educativa |
repository.name.fl_str_mv |
|
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1798319661740195840 |