First World War on Europe and the War Literature in Periods of Great Difficulty (ACESSO SUSPENSO AO ARTIGO VISTO ESTABELECIMENTO DE PROCESSO DE ANÁLISE DE INTEGRIDADE ACADÊMICA)

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: David, Ricardo Santos
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Guará
Texto Completo: http://seer.pucgoias.edu.br/index.php/guara/article/view/5565
Resumo: Nowadays, one hundred years after the greatest sea and trench battles, a question is posed: how could this Great European War change not only the continental configurations, but also the concepts of war and war literature? Until the nineteenth century, many saw war as some heroic act through which men could prove their bravery in an open fight, facing the enemy directly. By means of new weapon technology, death comes invisibly: gas, submarines, long-range artilleries, mines, airplanes, tanks, and machine guns. War strategies are altered and the feeling of a worthy fight in order to defend one’s homeland is ended. In this article, the great disillusion with war will be exemplified in the following romances: Erich Maria Remarque’s All Quiet in the Western Front (1929); concerning land warfare, Vicente Blasco Ibáñez’s The Four Horsemen of the Apocalypse (1916), as well as Reinhard Göring’s Expressionist drama Seeschlacht (1917).Primeira Guerra Mundial sobre a Europa e a Literatura de Guerra em Períodos de Grandes DificuldadesHoje, cem anos depois das maiores batalhas navais e de trincheiras, cabe a pergunta: como esta Grande Guerra Europeia mudou não somente as configurações do continente, mas também os conceitos de guerra e de literatura de guerra? Até o século XIX, a guerra era vista por muitos como um ato heroico, pelo qual os homens podiam comprovar a sua valentia numa luta aberta, encarando diretamente o inimigo. Com a nova tecnologia de armas, a morte vem de forma invisível: gás, submarinos, artilharias de longo alcance, minas, aviões, tanques e metralhadoras. Muda-se a estratégia bélica e finda o sentimento de uma luta nobre para defender a pátria. Neste artigo, a grande desilusão com a guerra será exemplificada através dos romances Nada de novo no front (1929) de Erich Maria Remarque, Os quatro cavaleiros do Apocalipse (1916) de Vicente Blasco Ibáñez, abarcando a guerra terrestre, assim como o drama expressionista Batalha naval (1917) de Reinhard Göring.
id PUC_GO-6_abd47015c23b2b0fbd52b8b1f93ea1f1
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/5565
network_acronym_str PUC_GO-6
network_name_str Guará
spelling First World War on Europe and the War Literature in Periods of Great Difficulty (ACESSO SUSPENSO AO ARTIGO VISTO ESTABELECIMENTO DE PROCESSO DE ANÁLISE DE INTEGRIDADE ACADÊMICA)First World War; Trench Warfare; Naval warfare; Great European War; War literature; Primeira Guerra Mundial; Guerra das Trincheiras; Batalhas navais; Grande Guerra Europeia; Literatura de guerraNowadays, one hundred years after the greatest sea and trench battles, a question is posed: how could this Great European War change not only the continental configurations, but also the concepts of war and war literature? Until the nineteenth century, many saw war as some heroic act through which men could prove their bravery in an open fight, facing the enemy directly. By means of new weapon technology, death comes invisibly: gas, submarines, long-range artilleries, mines, airplanes, tanks, and machine guns. War strategies are altered and the feeling of a worthy fight in order to defend one’s homeland is ended. In this article, the great disillusion with war will be exemplified in the following romances: Erich Maria Remarque’s All Quiet in the Western Front (1929); concerning land warfare, Vicente Blasco Ibáñez’s The Four Horsemen of the Apocalypse (1916), as well as Reinhard Göring’s Expressionist drama Seeschlacht (1917).Primeira Guerra Mundial sobre a Europa e a Literatura de Guerra em Períodos de Grandes DificuldadesHoje, cem anos depois das maiores batalhas navais e de trincheiras, cabe a pergunta: como esta Grande Guerra Europeia mudou não somente as configurações do continente, mas também os conceitos de guerra e de literatura de guerra? Até o século XIX, a guerra era vista por muitos como um ato heroico, pelo qual os homens podiam comprovar a sua valentia numa luta aberta, encarando diretamente o inimigo. Com a nova tecnologia de armas, a morte vem de forma invisível: gás, submarinos, artilharias de longo alcance, minas, aviões, tanques e metralhadoras. Muda-se a estratégia bélica e finda o sentimento de uma luta nobre para defender a pátria. Neste artigo, a grande desilusão com a guerra será exemplificada através dos romances Nada de novo no front (1929) de Erich Maria Remarque, Os quatro cavaleiros do Apocalipse (1916) de Vicente Blasco Ibáñez, abarcando a guerra terrestre, assim como o drama expressionista Batalha naval (1917) de Reinhard Göring.Editora da PUC GoiásFCU - Florida Christian University / EUA.David, Ricardo Santos2017-06-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://seer.pucgoias.edu.br/index.php/guara/article/view/5565Revista Guará - Revista de Linguagem e Literatura; v. 7, n. 1 (2017): Transfigurações Artísticas e Culturais I; 11 págs.2237-495710.18224/gua.v7i1reponame:Guaráinstname:Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO)instacron:PUC_GOporhttp://seer.pucgoias.edu.br/index.php/guara/article/view/5565/3881Direitos autorais 2018 Guaráhttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2020-08-05T09:17:46Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/5565Revistahttp://seer.pucgoias.edu.br/index.php/guara/oai2237-49572237-4957opendoar:null2020-08-05 09:17:47.45Guará - Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO)false
dc.title.none.fl_str_mv First World War on Europe and the War Literature in Periods of Great Difficulty (ACESSO SUSPENSO AO ARTIGO VISTO ESTABELECIMENTO DE PROCESSO DE ANÁLISE DE INTEGRIDADE ACADÊMICA)
title First World War on Europe and the War Literature in Periods of Great Difficulty (ACESSO SUSPENSO AO ARTIGO VISTO ESTABELECIMENTO DE PROCESSO DE ANÁLISE DE INTEGRIDADE ACADÊMICA)
spellingShingle First World War on Europe and the War Literature in Periods of Great Difficulty (ACESSO SUSPENSO AO ARTIGO VISTO ESTABELECIMENTO DE PROCESSO DE ANÁLISE DE INTEGRIDADE ACADÊMICA)
David, Ricardo Santos
First World War; Trench Warfare; Naval warfare; Great European War; War literature; Primeira Guerra Mundial; Guerra das Trincheiras; Batalhas navais; Grande Guerra Europeia; Literatura de guerra
title_short First World War on Europe and the War Literature in Periods of Great Difficulty (ACESSO SUSPENSO AO ARTIGO VISTO ESTABELECIMENTO DE PROCESSO DE ANÁLISE DE INTEGRIDADE ACADÊMICA)
title_full First World War on Europe and the War Literature in Periods of Great Difficulty (ACESSO SUSPENSO AO ARTIGO VISTO ESTABELECIMENTO DE PROCESSO DE ANÁLISE DE INTEGRIDADE ACADÊMICA)
title_fullStr First World War on Europe and the War Literature in Periods of Great Difficulty (ACESSO SUSPENSO AO ARTIGO VISTO ESTABELECIMENTO DE PROCESSO DE ANÁLISE DE INTEGRIDADE ACADÊMICA)
title_full_unstemmed First World War on Europe and the War Literature in Periods of Great Difficulty (ACESSO SUSPENSO AO ARTIGO VISTO ESTABELECIMENTO DE PROCESSO DE ANÁLISE DE INTEGRIDADE ACADÊMICA)
title_sort First World War on Europe and the War Literature in Periods of Great Difficulty (ACESSO SUSPENSO AO ARTIGO VISTO ESTABELECIMENTO DE PROCESSO DE ANÁLISE DE INTEGRIDADE ACADÊMICA)
author David, Ricardo Santos
author_facet David, Ricardo Santos
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv FCU - Florida Christian University / EUA.
dc.contributor.author.fl_str_mv David, Ricardo Santos
dc.subject.none.fl_str_mv

dc.subject.por.fl_str_mv First World War; Trench Warfare; Naval warfare; Great European War; War literature; Primeira Guerra Mundial; Guerra das Trincheiras; Batalhas navais; Grande Guerra Europeia; Literatura de guerra
topic First World War; Trench Warfare; Naval warfare; Great European War; War literature; Primeira Guerra Mundial; Guerra das Trincheiras; Batalhas navais; Grande Guerra Europeia; Literatura de guerra
dc.description.none.fl_txt_mv Nowadays, one hundred years after the greatest sea and trench battles, a question is posed: how could this Great European War change not only the continental configurations, but also the concepts of war and war literature? Until the nineteenth century, many saw war as some heroic act through which men could prove their bravery in an open fight, facing the enemy directly. By means of new weapon technology, death comes invisibly: gas, submarines, long-range artilleries, mines, airplanes, tanks, and machine guns. War strategies are altered and the feeling of a worthy fight in order to defend one’s homeland is ended. In this article, the great disillusion with war will be exemplified in the following romances: Erich Maria Remarque’s All Quiet in the Western Front (1929); concerning land warfare, Vicente Blasco Ibáñez’s The Four Horsemen of the Apocalypse (1916), as well as Reinhard Göring’s Expressionist drama Seeschlacht (1917).Primeira Guerra Mundial sobre a Europa e a Literatura de Guerra em Períodos de Grandes DificuldadesHoje, cem anos depois das maiores batalhas navais e de trincheiras, cabe a pergunta: como esta Grande Guerra Europeia mudou não somente as configurações do continente, mas também os conceitos de guerra e de literatura de guerra? Até o século XIX, a guerra era vista por muitos como um ato heroico, pelo qual os homens podiam comprovar a sua valentia numa luta aberta, encarando diretamente o inimigo. Com a nova tecnologia de armas, a morte vem de forma invisível: gás, submarinos, artilharias de longo alcance, minas, aviões, tanques e metralhadoras. Muda-se a estratégia bélica e finda o sentimento de uma luta nobre para defender a pátria. Neste artigo, a grande desilusão com a guerra será exemplificada através dos romances Nada de novo no front (1929) de Erich Maria Remarque, Os quatro cavaleiros do Apocalipse (1916) de Vicente Blasco Ibáñez, abarcando a guerra terrestre, assim como o drama expressionista Batalha naval (1917) de Reinhard Göring.
description Nowadays, one hundred years after the greatest sea and trench battles, a question is posed: how could this Great European War change not only the continental configurations, but also the concepts of war and war literature? Until the nineteenth century, many saw war as some heroic act through which men could prove their bravery in an open fight, facing the enemy directly. By means of new weapon technology, death comes invisibly: gas, submarines, long-range artilleries, mines, airplanes, tanks, and machine guns. War strategies are altered and the feeling of a worthy fight in order to defend one’s homeland is ended. In this article, the great disillusion with war will be exemplified in the following romances: Erich Maria Remarque’s All Quiet in the Western Front (1929); concerning land warfare, Vicente Blasco Ibáñez’s The Four Horsemen of the Apocalypse (1916), as well as Reinhard Göring’s Expressionist drama Seeschlacht (1917).Primeira Guerra Mundial sobre a Europa e a Literatura de Guerra em Períodos de Grandes DificuldadesHoje, cem anos depois das maiores batalhas navais e de trincheiras, cabe a pergunta: como esta Grande Guerra Europeia mudou não somente as configurações do continente, mas também os conceitos de guerra e de literatura de guerra? Até o século XIX, a guerra era vista por muitos como um ato heroico, pelo qual os homens podiam comprovar a sua valentia numa luta aberta, encarando diretamente o inimigo. Com a nova tecnologia de armas, a morte vem de forma invisível: gás, submarinos, artilharias de longo alcance, minas, aviões, tanques e metralhadoras. Muda-se a estratégia bélica e finda o sentimento de uma luta nobre para defender a pátria. Neste artigo, a grande desilusão com a guerra será exemplificada através dos romances Nada de novo no front (1929) de Erich Maria Remarque, Os quatro cavaleiros do Apocalipse (1916) de Vicente Blasco Ibáñez, abarcando a guerra terrestre, assim como o drama expressionista Batalha naval (1917) de Reinhard Göring.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-06-30
dc.type.none.fl_str_mv
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://seer.pucgoias.edu.br/index.php/guara/article/view/5565
url http://seer.pucgoias.edu.br/index.php/guara/article/view/5565
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://seer.pucgoias.edu.br/index.php/guara/article/view/5565/3881
dc.rights.driver.fl_str_mv Direitos autorais 2018 Guará
http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Direitos autorais 2018 Guará
http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Editora da PUC Goiás
publisher.none.fl_str_mv Editora da PUC Goiás
dc.source.none.fl_str_mv Revista Guará - Revista de Linguagem e Literatura; v. 7, n. 1 (2017): Transfigurações Artísticas e Culturais I; 11 págs.
2237-4957
10.18224/gua.v7i1
reponame:Guará
instname:Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO)
instacron:PUC_GO
reponame_str Guará
collection Guará
instname_str Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO)
instacron_str PUC_GO
institution PUC_GO
repository.name.fl_str_mv Guará - Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1676341994327113728