MAL-ESTAR DOCENTE NA EDUCAÇÃO SUPERIOR BRASILEIRA: DEMARCAÇÃO BIBLIOGRÁFICA NO CAMPO INVESTIGATIVO DA EDUCAÇÃO.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Dias, Maria José Pereira de Oliveira
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_GOAIS (TEDE-PUC Goiás)
Texto Completo: http://localhost:8080/tede/handle/tede/1131
Resumo: Nesta dissertação, propõe-se a indagar sobre quais referências embasam os estudos acerca do Mal-Estar Docente Universitário no quadro das reconfigurações educacionais formatadas pelas orientações políticas neoliberais. Trata-se de um estudo exploratório de natureza crítico-qualitativo aportado em fontes teóricobibliográficas emoldurantes da problematização temática, expressão das sociedades contemporâneas. Recorreu-se às contribuições de Weber (1864-1920), Freud (2006), Déjours (1992), Birman (1999), Zaragoza (1999), Benedito et al. (1995) e Trein e Rodrigues (2011). Perquiriu-se também o Banco de Teses e Dissertações da Capes, o BDTD e os Periódicos RBE-Anped, Cedes, Cadernos de Pesquisas-Fundação Carlos Chagas-SP, Em Aberto- MEC-INEP, referentes ao período de 2000 a 2014, utilizando-se os filtros Mal-Estar, Mal-Estar Docente e Mal- Estar Docente Universitário. Questões importantes foram reveladas, entre elas, o número de trabalhos é maior sobre Mal-Estar Docente e menor quanto ao Mal-Estar Docente Universitário, o que denota uma temática pouco investigada. O seu caráter é interdisciplinar, perpassando as áreas da Educação, Psicanálise, Sociologia, Psicologia e Administração. Das palavras-chave recorrentes como Mal-Estar Docente na Educação Superior, Mal-Estar na Academia, Trabalho Docente, Precarização, Estresse Ocupacional, Trabalho Solitário, Produtivismo, sinalizam para o Mal-Estar Social. As perspectivas de transformação coletiva abstraem dos Professores a sua responsabilização como individualidade. Por isso fez-se alusão política à poética Meditação XVII, de John Donne, inspiradora de Ernest Hemingway no filme Por quem os sinos dobram? Por nós todos!
id PUC_GO_050ece8e016982d67885e44a18a85c38
oai_identifier_str oai:ambar:tede/1131
network_acronym_str PUC_GO
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_GOAIS (TEDE-PUC Goiás)
repository_id_str 6593
spelling MAL-ESTAR DOCENTE NA EDUCAÇÃO SUPERIOR BRASILEIRA: DEMARCAÇÃO BIBLIOGRÁFICA NO CAMPO INVESTIGATIVO DA EDUCAÇÃO.Uneasiness on Professors at the Academy Brazilian: bibliographic demarcation in the investigative field of education.Mal-EstarMal-Estar DocenteMal-Estar Docente UniversitárioPrecarizaçãoAnsiedade e SofrimentoUneasinessUneasiness TeachingUneasiness on Professors at the AcademyPrecariousAnxiety and GriefCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAONesta dissertação, propõe-se a indagar sobre quais referências embasam os estudos acerca do Mal-Estar Docente Universitário no quadro das reconfigurações educacionais formatadas pelas orientações políticas neoliberais. Trata-se de um estudo exploratório de natureza crítico-qualitativo aportado em fontes teóricobibliográficas emoldurantes da problematização temática, expressão das sociedades contemporâneas. Recorreu-se às contribuições de Weber (1864-1920), Freud (2006), Déjours (1992), Birman (1999), Zaragoza (1999), Benedito et al. (1995) e Trein e Rodrigues (2011). Perquiriu-se também o Banco de Teses e Dissertações da Capes, o BDTD e os Periódicos RBE-Anped, Cedes, Cadernos de Pesquisas-Fundação Carlos Chagas-SP, Em Aberto- MEC-INEP, referentes ao período de 2000 a 2014, utilizando-se os filtros Mal-Estar, Mal-Estar Docente e Mal- Estar Docente Universitário. Questões importantes foram reveladas, entre elas, o número de trabalhos é maior sobre Mal-Estar Docente e menor quanto ao Mal-Estar Docente Universitário, o que denota uma temática pouco investigada. O seu caráter é interdisciplinar, perpassando as áreas da Educação, Psicanálise, Sociologia, Psicologia e Administração. Das palavras-chave recorrentes como Mal-Estar Docente na Educação Superior, Mal-Estar na Academia, Trabalho Docente, Precarização, Estresse Ocupacional, Trabalho Solitário, Produtivismo, sinalizam para o Mal-Estar Social. As perspectivas de transformação coletiva abstraem dos Professores a sua responsabilização como individualidade. Por isso fez-se alusão política à poética Meditação XVII, de John Donne, inspiradora de Ernest Hemingway no filme Por quem os sinos dobram? Por nós todos!In this thesis, it is proposed to inquire about references which underlie the studies on the Uneasiness on Professors at the Academy in the context of educational reconfigurations formatted by neoliberal political orientations. It is an exploratory study of critical and qualitative nature contributed in focused theoretical and bibliographical sources of thematic questioning, expression of contemporary societies. We resorted to Weber s contributions (1864-1920), Freud (2006), Dejours (1992), Birman (1999), Zaragoza (1999), Benedict et al. (1995) and Trein and Roberts (2011).It also investigated meticulousnessly the Data of Thesis and Dissertations of Capes, the BDTD and RBE Journal - Anped, Cedes, books Research - Carlos Chagas Foundation-SP Plano Abrir - MEC-INEP, for the period of 2000-2014 using If the uneasiness teaching, Uneasiness Teaching and Professor Uneasiness. Important questions were revealed, among them, the number of jobs is greater for Uneasiness Teaching and less about the Uneasiness Professor Teaching, which denotes a subject little investigated. Its character is interdisciplinary, traversing the areas of Education, Psychoanalysis, Sociology, Psychology and Business Administration. The appellants keywords like Uneasiness Teaching in Higher Education, Uneasiness at the Academy, Teaching Work, Precarious, Occupational Stress, Work Alone, Productivism, signal to the Uneasiness Social Welfare. The prospects for collective transformation abstract Professor their accountability as individuality. It made allusion to political to the poetic Meditation XVII by John Donne, inspired Ernest Hemingway in the film For Whom the Bell Tolls? For all of us!Pontifícia Universidade Católica de GoiásCiências HumanasBRPUC GoiásEducaçãoBaldino, José Mariahttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/controladorbuscacvSiqueira, Teresa Cristina Barbohttp://lattes.cnpq.br/7957583668480004Alves, Amone Ináciahttp://lattes.cnpq.br/4562850692564105Dias, Maria José Pereira de Oliveira2016-07-27T13:53:22Z2015-09-012015-06-12info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfDIAS, Maria José Pereira de Oliveira. Uneasiness on Professors at the Academy Brazilian: bibliographic demarcation in the investigative field of education.. 2015. 126 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Humanas) - Pontifícia Universidade Católica de Goiás, GOIÂNIA, 2015.http://localhost:8080/tede/handle/tede/1131porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_GOAIS (TEDE-PUC Goiás)instname:Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO)instacron:PUC_GO2024-03-05T21:29:41Zoai:ambar:tede/1131Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://tede2.pucgoias.edu.br:8080/http://tede2.pucgoias.edu.br:8080/oai/requesttede@pucgoias.edu.br||tede@pucgoias.edu.bropendoar:65932024-03-05T21:29:41Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_GOAIS (TEDE-PUC Goiás) - Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO)false
dc.title.none.fl_str_mv MAL-ESTAR DOCENTE NA EDUCAÇÃO SUPERIOR BRASILEIRA: DEMARCAÇÃO BIBLIOGRÁFICA NO CAMPO INVESTIGATIVO DA EDUCAÇÃO.
Uneasiness on Professors at the Academy Brazilian: bibliographic demarcation in the investigative field of education.
title MAL-ESTAR DOCENTE NA EDUCAÇÃO SUPERIOR BRASILEIRA: DEMARCAÇÃO BIBLIOGRÁFICA NO CAMPO INVESTIGATIVO DA EDUCAÇÃO.
spellingShingle MAL-ESTAR DOCENTE NA EDUCAÇÃO SUPERIOR BRASILEIRA: DEMARCAÇÃO BIBLIOGRÁFICA NO CAMPO INVESTIGATIVO DA EDUCAÇÃO.
Dias, Maria José Pereira de Oliveira
Mal-Estar
Mal-Estar Docente
Mal-Estar Docente Universitário
Precarização
Ansiedade e Sofrimento
Uneasiness
Uneasiness Teaching
Uneasiness on Professors at the Academy
Precarious
Anxiety and Grief
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
title_short MAL-ESTAR DOCENTE NA EDUCAÇÃO SUPERIOR BRASILEIRA: DEMARCAÇÃO BIBLIOGRÁFICA NO CAMPO INVESTIGATIVO DA EDUCAÇÃO.
title_full MAL-ESTAR DOCENTE NA EDUCAÇÃO SUPERIOR BRASILEIRA: DEMARCAÇÃO BIBLIOGRÁFICA NO CAMPO INVESTIGATIVO DA EDUCAÇÃO.
title_fullStr MAL-ESTAR DOCENTE NA EDUCAÇÃO SUPERIOR BRASILEIRA: DEMARCAÇÃO BIBLIOGRÁFICA NO CAMPO INVESTIGATIVO DA EDUCAÇÃO.
title_full_unstemmed MAL-ESTAR DOCENTE NA EDUCAÇÃO SUPERIOR BRASILEIRA: DEMARCAÇÃO BIBLIOGRÁFICA NO CAMPO INVESTIGATIVO DA EDUCAÇÃO.
title_sort MAL-ESTAR DOCENTE NA EDUCAÇÃO SUPERIOR BRASILEIRA: DEMARCAÇÃO BIBLIOGRÁFICA NO CAMPO INVESTIGATIVO DA EDUCAÇÃO.
author Dias, Maria José Pereira de Oliveira
author_facet Dias, Maria José Pereira de Oliveira
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Baldino, José Maria
http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/controladorbuscacv
Siqueira, Teresa Cristina Barbo
http://lattes.cnpq.br/7957583668480004
Alves, Amone Inácia
http://lattes.cnpq.br/4562850692564105
dc.contributor.author.fl_str_mv Dias, Maria José Pereira de Oliveira
dc.subject.por.fl_str_mv Mal-Estar
Mal-Estar Docente
Mal-Estar Docente Universitário
Precarização
Ansiedade e Sofrimento
Uneasiness
Uneasiness Teaching
Uneasiness on Professors at the Academy
Precarious
Anxiety and Grief
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
topic Mal-Estar
Mal-Estar Docente
Mal-Estar Docente Universitário
Precarização
Ansiedade e Sofrimento
Uneasiness
Uneasiness Teaching
Uneasiness on Professors at the Academy
Precarious
Anxiety and Grief
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
description Nesta dissertação, propõe-se a indagar sobre quais referências embasam os estudos acerca do Mal-Estar Docente Universitário no quadro das reconfigurações educacionais formatadas pelas orientações políticas neoliberais. Trata-se de um estudo exploratório de natureza crítico-qualitativo aportado em fontes teóricobibliográficas emoldurantes da problematização temática, expressão das sociedades contemporâneas. Recorreu-se às contribuições de Weber (1864-1920), Freud (2006), Déjours (1992), Birman (1999), Zaragoza (1999), Benedito et al. (1995) e Trein e Rodrigues (2011). Perquiriu-se também o Banco de Teses e Dissertações da Capes, o BDTD e os Periódicos RBE-Anped, Cedes, Cadernos de Pesquisas-Fundação Carlos Chagas-SP, Em Aberto- MEC-INEP, referentes ao período de 2000 a 2014, utilizando-se os filtros Mal-Estar, Mal-Estar Docente e Mal- Estar Docente Universitário. Questões importantes foram reveladas, entre elas, o número de trabalhos é maior sobre Mal-Estar Docente e menor quanto ao Mal-Estar Docente Universitário, o que denota uma temática pouco investigada. O seu caráter é interdisciplinar, perpassando as áreas da Educação, Psicanálise, Sociologia, Psicologia e Administração. Das palavras-chave recorrentes como Mal-Estar Docente na Educação Superior, Mal-Estar na Academia, Trabalho Docente, Precarização, Estresse Ocupacional, Trabalho Solitário, Produtivismo, sinalizam para o Mal-Estar Social. As perspectivas de transformação coletiva abstraem dos Professores a sua responsabilização como individualidade. Por isso fez-se alusão política à poética Meditação XVII, de John Donne, inspiradora de Ernest Hemingway no filme Por quem os sinos dobram? Por nós todos!
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015-09-01
2015-06-12
2016-07-27T13:53:22Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv DIAS, Maria José Pereira de Oliveira. Uneasiness on Professors at the Academy Brazilian: bibliographic demarcation in the investigative field of education.. 2015. 126 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Humanas) - Pontifícia Universidade Católica de Goiás, GOIÂNIA, 2015.
http://localhost:8080/tede/handle/tede/1131
identifier_str_mv DIAS, Maria José Pereira de Oliveira. Uneasiness on Professors at the Academy Brazilian: bibliographic demarcation in the investigative field of education.. 2015. 126 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Humanas) - Pontifícia Universidade Católica de Goiás, GOIÂNIA, 2015.
url http://localhost:8080/tede/handle/tede/1131
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Pontifícia Universidade Católica de Goiás
Ciências Humanas
BR
PUC Goiás
Educação
publisher.none.fl_str_mv Pontifícia Universidade Católica de Goiás
Ciências Humanas
BR
PUC Goiás
Educação
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_GOAIS (TEDE-PUC Goiás)
instname:Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO)
instacron:PUC_GO
instname_str Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO)
instacron_str PUC_GO
institution PUC_GO
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_GOAIS (TEDE-PUC Goiás)
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_GOAIS (TEDE-PUC Goiás)
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_GOAIS (TEDE-PUC Goiás) - Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO)
repository.mail.fl_str_mv tede@pucgoias.edu.br||tede@pucgoias.edu.br
_version_ 1809202253161037824