MAL-ESTAR DOCENTE NA EDUCAÇÃO SUPERIOR BRASILEIRA: DEMARCAÇÃO BIBLIOGRÁFICA NO CAMPO INVESTIGATIVO DA EDUCAÇÃO.
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2015 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_GOAIS (TEDE-PUC Goiás) |
Texto Completo: | http://localhost:8080/tede/handle/tede/1131 |
Resumo: | Nesta dissertação, propõe-se a indagar sobre quais referências embasam os estudos acerca do Mal-Estar Docente Universitário no quadro das reconfigurações educacionais formatadas pelas orientações políticas neoliberais. Trata-se de um estudo exploratório de natureza crítico-qualitativo aportado em fontes teóricobibliográficas emoldurantes da problematização temática, expressão das sociedades contemporâneas. Recorreu-se às contribuições de Weber (1864-1920), Freud (2006), Déjours (1992), Birman (1999), Zaragoza (1999), Benedito et al. (1995) e Trein e Rodrigues (2011). Perquiriu-se também o Banco de Teses e Dissertações da Capes, o BDTD e os Periódicos RBE-Anped, Cedes, Cadernos de Pesquisas-Fundação Carlos Chagas-SP, Em Aberto- MEC-INEP, referentes ao período de 2000 a 2014, utilizando-se os filtros Mal-Estar, Mal-Estar Docente e Mal- Estar Docente Universitário. Questões importantes foram reveladas, entre elas, o número de trabalhos é maior sobre Mal-Estar Docente e menor quanto ao Mal-Estar Docente Universitário, o que denota uma temática pouco investigada. O seu caráter é interdisciplinar, perpassando as áreas da Educação, Psicanálise, Sociologia, Psicologia e Administração. Das palavras-chave recorrentes como Mal-Estar Docente na Educação Superior, Mal-Estar na Academia, Trabalho Docente, Precarização, Estresse Ocupacional, Trabalho Solitário, Produtivismo, sinalizam para o Mal-Estar Social. As perspectivas de transformação coletiva abstraem dos Professores a sua responsabilização como individualidade. Por isso fez-se alusão política à poética Meditação XVII, de John Donne, inspiradora de Ernest Hemingway no filme Por quem os sinos dobram? Por nós todos! |
id |
PUC_GO_050ece8e016982d67885e44a18a85c38 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ambar:tede/1131 |
network_acronym_str |
PUC_GO |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_GOAIS (TEDE-PUC Goiás) |
repository_id_str |
6593 |
spelling |
MAL-ESTAR DOCENTE NA EDUCAÇÃO SUPERIOR BRASILEIRA: DEMARCAÇÃO BIBLIOGRÁFICA NO CAMPO INVESTIGATIVO DA EDUCAÇÃO.Uneasiness on Professors at the Academy Brazilian: bibliographic demarcation in the investigative field of education.Mal-EstarMal-Estar DocenteMal-Estar Docente UniversitárioPrecarizaçãoAnsiedade e SofrimentoUneasinessUneasiness TeachingUneasiness on Professors at the AcademyPrecariousAnxiety and GriefCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAONesta dissertação, propõe-se a indagar sobre quais referências embasam os estudos acerca do Mal-Estar Docente Universitário no quadro das reconfigurações educacionais formatadas pelas orientações políticas neoliberais. Trata-se de um estudo exploratório de natureza crítico-qualitativo aportado em fontes teóricobibliográficas emoldurantes da problematização temática, expressão das sociedades contemporâneas. Recorreu-se às contribuições de Weber (1864-1920), Freud (2006), Déjours (1992), Birman (1999), Zaragoza (1999), Benedito et al. (1995) e Trein e Rodrigues (2011). Perquiriu-se também o Banco de Teses e Dissertações da Capes, o BDTD e os Periódicos RBE-Anped, Cedes, Cadernos de Pesquisas-Fundação Carlos Chagas-SP, Em Aberto- MEC-INEP, referentes ao período de 2000 a 2014, utilizando-se os filtros Mal-Estar, Mal-Estar Docente e Mal- Estar Docente Universitário. Questões importantes foram reveladas, entre elas, o número de trabalhos é maior sobre Mal-Estar Docente e menor quanto ao Mal-Estar Docente Universitário, o que denota uma temática pouco investigada. O seu caráter é interdisciplinar, perpassando as áreas da Educação, Psicanálise, Sociologia, Psicologia e Administração. Das palavras-chave recorrentes como Mal-Estar Docente na Educação Superior, Mal-Estar na Academia, Trabalho Docente, Precarização, Estresse Ocupacional, Trabalho Solitário, Produtivismo, sinalizam para o Mal-Estar Social. As perspectivas de transformação coletiva abstraem dos Professores a sua responsabilização como individualidade. Por isso fez-se alusão política à poética Meditação XVII, de John Donne, inspiradora de Ernest Hemingway no filme Por quem os sinos dobram? Por nós todos!In this thesis, it is proposed to inquire about references which underlie the studies on the Uneasiness on Professors at the Academy in the context of educational reconfigurations formatted by neoliberal political orientations. It is an exploratory study of critical and qualitative nature contributed in focused theoretical and bibliographical sources of thematic questioning, expression of contemporary societies. We resorted to Weber s contributions (1864-1920), Freud (2006), Dejours (1992), Birman (1999), Zaragoza (1999), Benedict et al. (1995) and Trein and Roberts (2011).It also investigated meticulousnessly the Data of Thesis and Dissertations of Capes, the BDTD and RBE Journal - Anped, Cedes, books Research - Carlos Chagas Foundation-SP Plano Abrir - MEC-INEP, for the period of 2000-2014 using If the uneasiness teaching, Uneasiness Teaching and Professor Uneasiness. Important questions were revealed, among them, the number of jobs is greater for Uneasiness Teaching and less about the Uneasiness Professor Teaching, which denotes a subject little investigated. Its character is interdisciplinary, traversing the areas of Education, Psychoanalysis, Sociology, Psychology and Business Administration. The appellants keywords like Uneasiness Teaching in Higher Education, Uneasiness at the Academy, Teaching Work, Precarious, Occupational Stress, Work Alone, Productivism, signal to the Uneasiness Social Welfare. The prospects for collective transformation abstract Professor their accountability as individuality. It made allusion to political to the poetic Meditation XVII by John Donne, inspired Ernest Hemingway in the film For Whom the Bell Tolls? For all of us!Pontifícia Universidade Católica de GoiásCiências HumanasBRPUC GoiásEducaçãoBaldino, José Mariahttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/controladorbuscacvSiqueira, Teresa Cristina Barbohttp://lattes.cnpq.br/7957583668480004Alves, Amone Ináciahttp://lattes.cnpq.br/4562850692564105Dias, Maria José Pereira de Oliveira2016-07-27T13:53:22Z2015-09-012015-06-12info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfDIAS, Maria José Pereira de Oliveira. Uneasiness on Professors at the Academy Brazilian: bibliographic demarcation in the investigative field of education.. 2015. 126 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Humanas) - Pontifícia Universidade Católica de Goiás, GOIÂNIA, 2015.http://localhost:8080/tede/handle/tede/1131porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_GOAIS (TEDE-PUC Goiás)instname:Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO)instacron:PUC_GO2024-03-05T21:29:41Zoai:ambar:tede/1131Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://tede2.pucgoias.edu.br:8080/http://tede2.pucgoias.edu.br:8080/oai/requesttede@pucgoias.edu.br||tede@pucgoias.edu.bropendoar:65932024-03-05T21:29:41Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_GOAIS (TEDE-PUC Goiás) - Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
MAL-ESTAR DOCENTE NA EDUCAÇÃO SUPERIOR BRASILEIRA: DEMARCAÇÃO BIBLIOGRÁFICA NO CAMPO INVESTIGATIVO DA EDUCAÇÃO. Uneasiness on Professors at the Academy Brazilian: bibliographic demarcation in the investigative field of education. |
title |
MAL-ESTAR DOCENTE NA EDUCAÇÃO SUPERIOR BRASILEIRA: DEMARCAÇÃO BIBLIOGRÁFICA NO CAMPO INVESTIGATIVO DA EDUCAÇÃO. |
spellingShingle |
MAL-ESTAR DOCENTE NA EDUCAÇÃO SUPERIOR BRASILEIRA: DEMARCAÇÃO BIBLIOGRÁFICA NO CAMPO INVESTIGATIVO DA EDUCAÇÃO. Dias, Maria José Pereira de Oliveira Mal-Estar Mal-Estar Docente Mal-Estar Docente Universitário Precarização Ansiedade e Sofrimento Uneasiness Uneasiness Teaching Uneasiness on Professors at the Academy Precarious Anxiety and Grief CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
title_short |
MAL-ESTAR DOCENTE NA EDUCAÇÃO SUPERIOR BRASILEIRA: DEMARCAÇÃO BIBLIOGRÁFICA NO CAMPO INVESTIGATIVO DA EDUCAÇÃO. |
title_full |
MAL-ESTAR DOCENTE NA EDUCAÇÃO SUPERIOR BRASILEIRA: DEMARCAÇÃO BIBLIOGRÁFICA NO CAMPO INVESTIGATIVO DA EDUCAÇÃO. |
title_fullStr |
MAL-ESTAR DOCENTE NA EDUCAÇÃO SUPERIOR BRASILEIRA: DEMARCAÇÃO BIBLIOGRÁFICA NO CAMPO INVESTIGATIVO DA EDUCAÇÃO. |
title_full_unstemmed |
MAL-ESTAR DOCENTE NA EDUCAÇÃO SUPERIOR BRASILEIRA: DEMARCAÇÃO BIBLIOGRÁFICA NO CAMPO INVESTIGATIVO DA EDUCAÇÃO. |
title_sort |
MAL-ESTAR DOCENTE NA EDUCAÇÃO SUPERIOR BRASILEIRA: DEMARCAÇÃO BIBLIOGRÁFICA NO CAMPO INVESTIGATIVO DA EDUCAÇÃO. |
author |
Dias, Maria José Pereira de Oliveira |
author_facet |
Dias, Maria José Pereira de Oliveira |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Baldino, José Maria http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/controladorbuscacv Siqueira, Teresa Cristina Barbo http://lattes.cnpq.br/7957583668480004 Alves, Amone Inácia http://lattes.cnpq.br/4562850692564105 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Dias, Maria José Pereira de Oliveira |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Mal-Estar Mal-Estar Docente Mal-Estar Docente Universitário Precarização Ansiedade e Sofrimento Uneasiness Uneasiness Teaching Uneasiness on Professors at the Academy Precarious Anxiety and Grief CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
topic |
Mal-Estar Mal-Estar Docente Mal-Estar Docente Universitário Precarização Ansiedade e Sofrimento Uneasiness Uneasiness Teaching Uneasiness on Professors at the Academy Precarious Anxiety and Grief CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
description |
Nesta dissertação, propõe-se a indagar sobre quais referências embasam os estudos acerca do Mal-Estar Docente Universitário no quadro das reconfigurações educacionais formatadas pelas orientações políticas neoliberais. Trata-se de um estudo exploratório de natureza crítico-qualitativo aportado em fontes teóricobibliográficas emoldurantes da problematização temática, expressão das sociedades contemporâneas. Recorreu-se às contribuições de Weber (1864-1920), Freud (2006), Déjours (1992), Birman (1999), Zaragoza (1999), Benedito et al. (1995) e Trein e Rodrigues (2011). Perquiriu-se também o Banco de Teses e Dissertações da Capes, o BDTD e os Periódicos RBE-Anped, Cedes, Cadernos de Pesquisas-Fundação Carlos Chagas-SP, Em Aberto- MEC-INEP, referentes ao período de 2000 a 2014, utilizando-se os filtros Mal-Estar, Mal-Estar Docente e Mal- Estar Docente Universitário. Questões importantes foram reveladas, entre elas, o número de trabalhos é maior sobre Mal-Estar Docente e menor quanto ao Mal-Estar Docente Universitário, o que denota uma temática pouco investigada. O seu caráter é interdisciplinar, perpassando as áreas da Educação, Psicanálise, Sociologia, Psicologia e Administração. Das palavras-chave recorrentes como Mal-Estar Docente na Educação Superior, Mal-Estar na Academia, Trabalho Docente, Precarização, Estresse Ocupacional, Trabalho Solitário, Produtivismo, sinalizam para o Mal-Estar Social. As perspectivas de transformação coletiva abstraem dos Professores a sua responsabilização como individualidade. Por isso fez-se alusão política à poética Meditação XVII, de John Donne, inspiradora de Ernest Hemingway no filme Por quem os sinos dobram? Por nós todos! |
publishDate |
2015 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2015-09-01 2015-06-12 2016-07-27T13:53:22Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
DIAS, Maria José Pereira de Oliveira. Uneasiness on Professors at the Academy Brazilian: bibliographic demarcation in the investigative field of education.. 2015. 126 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Humanas) - Pontifícia Universidade Católica de Goiás, GOIÂNIA, 2015. http://localhost:8080/tede/handle/tede/1131 |
identifier_str_mv |
DIAS, Maria José Pereira de Oliveira. Uneasiness on Professors at the Academy Brazilian: bibliographic demarcation in the investigative field of education.. 2015. 126 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Humanas) - Pontifícia Universidade Católica de Goiás, GOIÂNIA, 2015. |
url |
http://localhost:8080/tede/handle/tede/1131 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Pontifícia Universidade Católica de Goiás Ciências Humanas BR PUC Goiás Educação |
publisher.none.fl_str_mv |
Pontifícia Universidade Católica de Goiás Ciências Humanas BR PUC Goiás Educação |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_GOAIS (TEDE-PUC Goiás) instname:Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO) instacron:PUC_GO |
instname_str |
Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO) |
instacron_str |
PUC_GO |
institution |
PUC_GO |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_GOAIS (TEDE-PUC Goiás) |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_GOAIS (TEDE-PUC Goiás) |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_GOAIS (TEDE-PUC Goiás) - Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO) |
repository.mail.fl_str_mv |
tede@pucgoias.edu.br||tede@pucgoias.edu.br |
_version_ |
1809202253161037824 |