DISCURSOS PEDAGÓGICOS SOBRE OS USOS DO COMPUTADOR NA EDUCAÇÃO ESCOLAR (1997-2007)
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2008 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_GOAIS (TEDE-PUC Goiás) |
Texto Completo: | http://localhost:8080/tede/handle/tede/1216 |
Resumo: | Este estudo teve por objetivo apresentar uma análise temática e teórica do Estado da Arte realizado sobre os usos do computador na educação escolar no período de 1997 a 2007 nas produções científicas publicadas nos periódicos nacional e internacional nível A bem como no Grupo de Trabalho sobre Educação e Comunicação da Associação Nacional de Pósgraduação e Pesquisa em Educação (ANPEd). Dessa forma, foi norteada uma pesquisa que propunha, essencialmente, a seguinte questão: Quais orientações teóricas perspassam o discurso pedagógico presente nos artigos científicos sobre os usos do computador no ensino escolar? . Com base em tal pressuposto, realizou-se a pesquisa bibliográfica de caráter inventariante, com balanço temático da produção, encontrando 107 trabalhos relacionados ao tema da investigação e, ainda, 1.330 autores referenciados nestes estudos. Vale considerar que o aporte teórico que subsidiou o caminho metodológico da pesquisa foi baseado em textos de Soares (1989), Warde (1993), Deslandes (1994), Tiballi (1998), Ferreira (2002), Eco (2005), Franco (2005), Bardin (2006), Trivinõs (2006) e Barreto (2006). O corpus indicou a criação de duas grandes categorias, a saber: O computador como meio pedagógico e O computador como reflexão teórica no contexto da sociedade e na educação . Conclui-se que os estudos aqui considerados se direcionam, em sua grande maioria, mais para a temática da educação a distância e para as questões de uso do computador no processo de ensino e aprendizagem. As principais referências teóricas identificadas nos estudos acerca da educação e tecnologia são baseadas nos seguintes autores: Pierre Lévy, Paulo Freire, Lev S. Vygostky e Manuel Castells. |
id |
PUC_GO_1b98acb4c071ae19d6e5417d24548383 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ambar:tede/1216 |
network_acronym_str |
PUC_GO |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_GOAIS (TEDE-PUC Goiás) |
repository_id_str |
6593 |
spelling |
DISCURSOS PEDAGÓGICOS SOBRE OS USOS DO COMPUTADOR NA EDUCAÇÃO ESCOLAR (1997-2007)Usos do computadoreducação escolardiscursos pedagógicosUses the computerschool education, educational speechesCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOEste estudo teve por objetivo apresentar uma análise temática e teórica do Estado da Arte realizado sobre os usos do computador na educação escolar no período de 1997 a 2007 nas produções científicas publicadas nos periódicos nacional e internacional nível A bem como no Grupo de Trabalho sobre Educação e Comunicação da Associação Nacional de Pósgraduação e Pesquisa em Educação (ANPEd). Dessa forma, foi norteada uma pesquisa que propunha, essencialmente, a seguinte questão: Quais orientações teóricas perspassam o discurso pedagógico presente nos artigos científicos sobre os usos do computador no ensino escolar? . Com base em tal pressuposto, realizou-se a pesquisa bibliográfica de caráter inventariante, com balanço temático da produção, encontrando 107 trabalhos relacionados ao tema da investigação e, ainda, 1.330 autores referenciados nestes estudos. Vale considerar que o aporte teórico que subsidiou o caminho metodológico da pesquisa foi baseado em textos de Soares (1989), Warde (1993), Deslandes (1994), Tiballi (1998), Ferreira (2002), Eco (2005), Franco (2005), Bardin (2006), Trivinõs (2006) e Barreto (2006). O corpus indicou a criação de duas grandes categorias, a saber: O computador como meio pedagógico e O computador como reflexão teórica no contexto da sociedade e na educação . Conclui-se que os estudos aqui considerados se direcionam, em sua grande maioria, mais para a temática da educação a distância e para as questões de uso do computador no processo de ensino e aprendizagem. As principais referências teóricas identificadas nos estudos acerca da educação e tecnologia são baseadas nos seguintes autores: Pierre Lévy, Paulo Freire, Lev S. Vygostky e Manuel Castells.This study aimed to present a thematic analysis and theoretical state of the art made about the uses of computers in school education in the period 1997 to 2007 in productions scientific journals published in national and international level as well as the Working Group on Education and Communication from the National Association of Postgraduate and Research in Education (ANPEd). Thus, a search that was guided proposed, essentially, the following question: "What theoretical guidance guide the pedagogical discourse in this scientific articles on uses of computer in school?". Based on this assumption, there was a literature search of character executrix, with thematic balance of production and found 107 work related to the subject of the investigation and, furthermore, 1330 authors referenced in these studies. considers that the theoretical contribution to subsidize the path of the research methodology was based on texts by Soares (1989), Warde (1993), Deslandes (1994), Tiballi (1998), Ferreira (2002), Eco (2005), Franco ( 2005), Bardin (2006), Triviños (2006) and Barreto (2006). The body indicated the establishment of two broad categories, namely: "The computer as a teaching" and "The computer as a theoretical discussion in the context of society and education." It is here that the studies are considered direct in their vast majority, more to the theme of the distance education and to the issues of use of computers in the teaching and learning process. The main theoretical references identified in studies about education and technology are based on the following authors: Pierre Lévy, Paulo Freire, Lev S. Vygostky and Manuel Castells.Pontifícia Universidade Católica de GoiásCiências HumanasBRPUC GoiásEducaçãoTiballi, Elianda Figueiredo Aranteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4784240E9Peixoto, Joanahttp://lattes.cnpq.br/5636200472384576Toschi, Mirza Seabrahttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4791070P4Araújo, Cláudia Helena dos Santos2016-07-27T13:54:16Z2015-02-042008-09-15info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfARAÚJO, Cláudia Helena dos Santos. DISCURSOS PEDAGÓGICOS SOBRE OS USOS DO COMPUTADOR NA EDUCAÇÃO ESCOLAR (1997-2007). 2008. 177 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Humanas) - Pontifícia Universidade Católica de Goiás, GOIÂNIA, 2008.http://localhost:8080/tede/handle/tede/1216porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_GOAIS (TEDE-PUC Goiás)instname:Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO)instacron:PUC_GO2024-03-01T20:55:51Zoai:ambar:tede/1216Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://tede2.pucgoias.edu.br:8080/http://tede2.pucgoias.edu.br:8080/oai/requesttede@pucgoias.edu.br||tede@pucgoias.edu.bropendoar:65932024-03-01T20:55:51Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_GOAIS (TEDE-PUC Goiás) - Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
DISCURSOS PEDAGÓGICOS SOBRE OS USOS DO COMPUTADOR NA EDUCAÇÃO ESCOLAR (1997-2007) |
title |
DISCURSOS PEDAGÓGICOS SOBRE OS USOS DO COMPUTADOR NA EDUCAÇÃO ESCOLAR (1997-2007) |
spellingShingle |
DISCURSOS PEDAGÓGICOS SOBRE OS USOS DO COMPUTADOR NA EDUCAÇÃO ESCOLAR (1997-2007) Araújo, Cláudia Helena dos Santos Usos do computador educação escolar discursos pedagógicos Uses the computer school education, educational speeches CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
title_short |
DISCURSOS PEDAGÓGICOS SOBRE OS USOS DO COMPUTADOR NA EDUCAÇÃO ESCOLAR (1997-2007) |
title_full |
DISCURSOS PEDAGÓGICOS SOBRE OS USOS DO COMPUTADOR NA EDUCAÇÃO ESCOLAR (1997-2007) |
title_fullStr |
DISCURSOS PEDAGÓGICOS SOBRE OS USOS DO COMPUTADOR NA EDUCAÇÃO ESCOLAR (1997-2007) |
title_full_unstemmed |
DISCURSOS PEDAGÓGICOS SOBRE OS USOS DO COMPUTADOR NA EDUCAÇÃO ESCOLAR (1997-2007) |
title_sort |
DISCURSOS PEDAGÓGICOS SOBRE OS USOS DO COMPUTADOR NA EDUCAÇÃO ESCOLAR (1997-2007) |
author |
Araújo, Cláudia Helena dos Santos |
author_facet |
Araújo, Cláudia Helena dos Santos |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Tiballi, Elianda Figueiredo Arantes http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4784240E9 Peixoto, Joana http://lattes.cnpq.br/5636200472384576 Toschi, Mirza Seabra http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4791070P4 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Araújo, Cláudia Helena dos Santos |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Usos do computador educação escolar discursos pedagógicos Uses the computer school education, educational speeches CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
topic |
Usos do computador educação escolar discursos pedagógicos Uses the computer school education, educational speeches CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
description |
Este estudo teve por objetivo apresentar uma análise temática e teórica do Estado da Arte realizado sobre os usos do computador na educação escolar no período de 1997 a 2007 nas produções científicas publicadas nos periódicos nacional e internacional nível A bem como no Grupo de Trabalho sobre Educação e Comunicação da Associação Nacional de Pósgraduação e Pesquisa em Educação (ANPEd). Dessa forma, foi norteada uma pesquisa que propunha, essencialmente, a seguinte questão: Quais orientações teóricas perspassam o discurso pedagógico presente nos artigos científicos sobre os usos do computador no ensino escolar? . Com base em tal pressuposto, realizou-se a pesquisa bibliográfica de caráter inventariante, com balanço temático da produção, encontrando 107 trabalhos relacionados ao tema da investigação e, ainda, 1.330 autores referenciados nestes estudos. Vale considerar que o aporte teórico que subsidiou o caminho metodológico da pesquisa foi baseado em textos de Soares (1989), Warde (1993), Deslandes (1994), Tiballi (1998), Ferreira (2002), Eco (2005), Franco (2005), Bardin (2006), Trivinõs (2006) e Barreto (2006). O corpus indicou a criação de duas grandes categorias, a saber: O computador como meio pedagógico e O computador como reflexão teórica no contexto da sociedade e na educação . Conclui-se que os estudos aqui considerados se direcionam, em sua grande maioria, mais para a temática da educação a distância e para as questões de uso do computador no processo de ensino e aprendizagem. As principais referências teóricas identificadas nos estudos acerca da educação e tecnologia são baseadas nos seguintes autores: Pierre Lévy, Paulo Freire, Lev S. Vygostky e Manuel Castells. |
publishDate |
2008 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2008-09-15 2015-02-04 2016-07-27T13:54:16Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
ARAÚJO, Cláudia Helena dos Santos. DISCURSOS PEDAGÓGICOS SOBRE OS USOS DO COMPUTADOR NA EDUCAÇÃO ESCOLAR (1997-2007). 2008. 177 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Humanas) - Pontifícia Universidade Católica de Goiás, GOIÂNIA, 2008. http://localhost:8080/tede/handle/tede/1216 |
identifier_str_mv |
ARAÚJO, Cláudia Helena dos Santos. DISCURSOS PEDAGÓGICOS SOBRE OS USOS DO COMPUTADOR NA EDUCAÇÃO ESCOLAR (1997-2007). 2008. 177 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Humanas) - Pontifícia Universidade Católica de Goiás, GOIÂNIA, 2008. |
url |
http://localhost:8080/tede/handle/tede/1216 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Pontifícia Universidade Católica de Goiás Ciências Humanas BR PUC Goiás Educação |
publisher.none.fl_str_mv |
Pontifícia Universidade Católica de Goiás Ciências Humanas BR PUC Goiás Educação |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_GOAIS (TEDE-PUC Goiás) instname:Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO) instacron:PUC_GO |
instname_str |
Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO) |
instacron_str |
PUC_GO |
institution |
PUC_GO |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_GOAIS (TEDE-PUC Goiás) |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_GOAIS (TEDE-PUC Goiás) |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_GOAIS (TEDE-PUC Goiás) - Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO) |
repository.mail.fl_str_mv |
tede@pucgoias.edu.br||tede@pucgoias.edu.br |
_version_ |
1809202253835272192 |