A Escola Municipal Flor do Cerrado : uma experiência de educação de adolescentes, jovens e adultos em Goiânia
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2006 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_GOAIS (TEDE-PUC Goiás) |
Texto Completo: | http://localhost:8080/tede/handle/tede/1159 |
Resumo: | O tema deste trabalho inscreve-se na discussão da educação de adolescentes, jovens e adultos da Rede Municipal de Educação (RME) de Goiânia. Teve como objetivo entender como vêm se dando as relações entre a proposta de educação de jovens e adultos da RME de Goiânia e o Projeto Político-Pedagógico proposto pelas escolas dessa rede. Traz como tema central A Escola Municipal Flor do Cerrado : uma experiência de educação de adolescentes, jovens e adultos em Goiânia . Essa é uma das 41 escolas envolvidas em um projeto de pesquisa intervencionista para a construção da Proposta Político-Pedagógica para a Educação de Adolescentes, Jovens e Adultos da referida Rede. Optou-se, neste trabalho de pesquisa, pela investigação do Projeto Político-Pedagógico da EMFC proposto a seus alunos adolescentes, jovens e adultos da 5ª a 8ª série do turno noturno, entre 2001 e 2005. Essa investigação se insere no âmbito da pesquisa qualitativa e foi desenvolvida por meio da consulta bibliográfica que trata da temática em questão; da pesquisa documental (fontes oficiais e institucionais) e da pesquisa in loco. Entre os instrumentos utilizados destaca-se a entrevista com vários sujeitos da escola investigada, selecionados à luz dos objetivos e do problema da pesquisa. A exposição desta pesquisa foi organizada em três capítulos. No primeiro, foi apresentada a Região Metropolitana de Goiânia com dados atuais sobre essa região, situando a educação de jovens e adultos nesse contexto. Foi apresentada também a Proposta Político Pedagógica para a EAJA, da RME de Goiânia 2005, sua organização interna, sua concepção teórico-filosófica, os vínculos e as rupturas dessa proposta com os organismos internacionais comprometidos com o projeto neoliberal. Discute, ainda, a Base Curricular Paritária como elemento de fundamental importância para as mudanças que a proposta investigada vem buscando pôr em andamento. O segundo capítulo, além de apresentar a EMFC : seus recursos materiais, seus aspectos físicos e sua história, buscando sempre uma sintonia com a educação de jovens e adultos, focaliza o seu entorno: o bairro Canto Goiano , onde a Escola se localiza, e a Vila da Mata , adjacência de posse urbana, onde reside a maioria de seus alunos. O capítulo três apresenta os alunos, os professores e o quadro pedagógicoadministrativo da EMFC . Ele traça a tessitura interna dessa escola, revelando os vínculos entre os sujeitos que a constituem, o seu projeto político-pedagógico e a proposta de EAJA da RME de Goiânia: seus passos, compassos e descompassos. Os resultados obtidos indicam que a proposta investigada pretende, e, mais do que isso, busca ser uma maneira de atender as especificidades e os interesses dos alunos da EAJA, direcionando a prática educativa realizada com esses alunos para um caminho que já não é mais o do supletivo. Verificou-se, portanto, que é possível uma atuação pedagógica articulada com as classes subalternas e que sinaliza na direção de uma educação específica, crítica, democrática e capaz de contribuir para a transformação da sociedade. |
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A Escola Municipal Flor do Cerrado : uma experiência de educação de adolescentes, jovens e adultos em GoiâniaA Escola Municipal Flor do Cerrado : uma experiência de educação de adolescentes, jovens e adultos em GoiâniaEDUCAÇÃOPOLÍTICA EDUCACIONALEDUCAÇÃO POPULARESCOLA MUNICIPALEDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS (EJA)CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOO tema deste trabalho inscreve-se na discussão da educação de adolescentes, jovens e adultos da Rede Municipal de Educação (RME) de Goiânia. Teve como objetivo entender como vêm se dando as relações entre a proposta de educação de jovens e adultos da RME de Goiânia e o Projeto Político-Pedagógico proposto pelas escolas dessa rede. Traz como tema central A Escola Municipal Flor do Cerrado : uma experiência de educação de adolescentes, jovens e adultos em Goiânia . Essa é uma das 41 escolas envolvidas em um projeto de pesquisa intervencionista para a construção da Proposta Político-Pedagógica para a Educação de Adolescentes, Jovens e Adultos da referida Rede. Optou-se, neste trabalho de pesquisa, pela investigação do Projeto Político-Pedagógico da EMFC proposto a seus alunos adolescentes, jovens e adultos da 5ª a 8ª série do turno noturno, entre 2001 e 2005. Essa investigação se insere no âmbito da pesquisa qualitativa e foi desenvolvida por meio da consulta bibliográfica que trata da temática em questão; da pesquisa documental (fontes oficiais e institucionais) e da pesquisa in loco. Entre os instrumentos utilizados destaca-se a entrevista com vários sujeitos da escola investigada, selecionados à luz dos objetivos e do problema da pesquisa. A exposição desta pesquisa foi organizada em três capítulos. No primeiro, foi apresentada a Região Metropolitana de Goiânia com dados atuais sobre essa região, situando a educação de jovens e adultos nesse contexto. Foi apresentada também a Proposta Político Pedagógica para a EAJA, da RME de Goiânia 2005, sua organização interna, sua concepção teórico-filosófica, os vínculos e as rupturas dessa proposta com os organismos internacionais comprometidos com o projeto neoliberal. Discute, ainda, a Base Curricular Paritária como elemento de fundamental importância para as mudanças que a proposta investigada vem buscando pôr em andamento. O segundo capítulo, além de apresentar a EMFC : seus recursos materiais, seus aspectos físicos e sua história, buscando sempre uma sintonia com a educação de jovens e adultos, focaliza o seu entorno: o bairro Canto Goiano , onde a Escola se localiza, e a Vila da Mata , adjacência de posse urbana, onde reside a maioria de seus alunos. O capítulo três apresenta os alunos, os professores e o quadro pedagógicoadministrativo da EMFC . Ele traça a tessitura interna dessa escola, revelando os vínculos entre os sujeitos que a constituem, o seu projeto político-pedagógico e a proposta de EAJA da RME de Goiânia: seus passos, compassos e descompassos. Os resultados obtidos indicam que a proposta investigada pretende, e, mais do que isso, busca ser uma maneira de atender as especificidades e os interesses dos alunos da EAJA, direcionando a prática educativa realizada com esses alunos para um caminho que já não é mais o do supletivo. Verificou-se, portanto, que é possível uma atuação pedagógica articulada com as classes subalternas e que sinaliza na direção de uma educação específica, crítica, democrática e capaz de contribuir para a transformação da sociedade.The theme of this paper is concerned with the discussion on adult and youth education given by Rede Municipal de Educação (RME) in Goiânia. Our aim is to understand how the relations between the RME adult and youth education proposal and the politicalpedagogical project proposed by other municipal schools are occurring. Our main theme: The Escola Municipal Flor do Cerrado case: an experience of adult and youth education in Goiânia. This school is part of 41 others involved in an interventional research project for the construction of the Municipal Political-pedagogical Proposal for Adult and Youth Education. We have chosen, in this research paper, the investigation of EMFC Political Pedagogical Project proposed to their evening students (Adult and Young) from the 5th to 8th grade, from 2001 to 2005. This is a qualitative research which was developed through bibliographical search on this issue; on documental data (official and institutional sources) as well as in loco research. Among tools used we highlight the interview with several subjects from the school being investigated, selected under the light of the goals and the research problem. This study presentation was organized in 3 chapters. In the first one, the metropolitan region of Goiânia was presented with current data about it, situating adult and young education in this context. We also presented the RME adult and youth education political-pedagogical proposal-2005, its internal organization, its theoretical philosophical conception, links and disruptions of such proposal with international institutions committed with the neo-liberal project. In addition, we discuss the party s curriculum basis as a critical element for the changes seeked by the investigated proposal. The second chapter in addition to presenting EMFC: its material resources, its physical aspects, and its history, always looking forward to being in tune with adult and youth education, focusing its surroundings: the Canto Goiano neighborhood, where the school is located, and Vila da Mata , periurban area, where most of its pupils live. The chapter 3 presents its students, teachers, and EMFC pedagogical-administrative staff. It shows the internal arrangement of the school, unraveling bonds among the subjects constituting it, its political-pedagogical project, and RME- Goiânia adult and youth education proposal: its advances, and drawbacks. The results show that the investigated proposal intends to, and, much more than this, has been trying to be a way of meeting their students interests and specificities, guiding educational praxis towards a path which is no longer the so-called supletivo . We have verified, therefore, that it is feasible a pedagogical work articulated with popular or subaltern classes which claims for a specific, critical, democratic education able to contribute to society transformation.Pontifícia Universidade Católica de GoiásCiências HumanasBRPUC GoiásEducaçãoNepomuceno, Maria de Araújohttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4784240J6Guimarães, Maria Tereza Canezinhttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4788867A3Machado, Maria Margaridahttp://lattes.cnpq.br/3133555536143694Gomes, Dinora de Castro2016-07-27T13:53:47Z2007-03-122006-09-06info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfGOMES, Dinora de Castro. A Escola Municipal Flor do Cerrado : uma experiência de educação de adolescentes, jovens e adultos em Goiânia. 2006. 192 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Humanas) - Pontifícia Universidade Católica de Goiás, GOIÂNIA, 2006.http://localhost:8080/tede/handle/tede/1159porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_GOAIS (TEDE-PUC Goiás)instname:Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO)instacron:PUC_GO2024-03-07T17:36:54Zoai:ambar:tede/1159Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://tede2.pucgoias.edu.br:8080/http://tede2.pucgoias.edu.br:8080/oai/requesttede@pucgoias.edu.br||tede@pucgoias.edu.bropendoar:65932024-03-07T17:36:54Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_GOAIS (TEDE-PUC Goiás) - Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO)false |
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