EDUCAÇÃO E DIVERSIDADE ÉTNICO RACIAL

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Nascimento Junior, Raimundo Nonato
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_GOAIS (TEDE-PUC Goiás)
Texto Completo: http://tede2.pucgoias.edu.br:8080/handle/tede/4032
Resumo: JUNIOR, Raimundo Nonato Nascimento. 137 f. Dissertação (Mestrado em Educação) Pontifícia Universidade Católica de Goiás-PUC Goiás- Goiânia, 2018. Este estudo insere-se na Linha de Pesquisa Educação, Sociedade e Cultura e no Diretório de Pesquisa CNPq-PUC Goiás, Educação, História, Memória e Culturas em diferentes espaços sociais; circunscrita na temática Educação e Diversidade Étnico-Racial. Traçou-se como objetivo geral identificar os retratos revelados desta temática, expressa no cotidiano escolar apreendidos nos resumos das dissertações na área de educação defendidas no período compreendido entre os anos de 2006 a 2016. Intentou-se, também: a) Elaborar um Estado de Conhecimento desta temática, abrangendo as Dissertações da Área de Educação entre os anos de 2006 – 2016, registradas no Banco Digital de Teses e Dissertações BDTD/CAPES com o filtro “Questões Étnico-Raciais”; b) Demonstrar como as questões étnico-raciais são reproduzidas nas manifestações de racismo no âmbito escolar; c) Contribuir para a Formação de Professores para trabalhar a diversidade étnico-racial nos espaços escolares superando o paradigma monocultural, o qual ignora as diferenças e impõe uma frágil igualdade jurídica. Tratou-se de uma pesquisa de base bibliográfica, de natureza qualitativa e exploratória com aportes teóricos de Malerba e Bertoni (2001); Brandão (2002); Hernandez (2005); Mello e Souza (2006); Souza e Crosso (2007); d’Adesky (2008); Heywood (2012); Branco; Oliveira (2012), dentre outros. As análises teóricas e empíricas feitas por estes autores ratificaram a importância das investigações desta temática contribuindo no combate aos preconceitos, discriminações, violências, racismos, cujas origens históricas remontam ao passado colonizador. Da consulta realizada na BDTD/CAPES, foram encontradas 56 (Cinquenta e Seis), Dissertações inseridas em 15 (Quinze) Áreas de Conhecimento, sendo 29 (Vinte e Nove), 51,0% da Educação as quais forma selecionadas para as interlocuções teórico-empíricas. Os objetos de estudo abrangeram: diversidade, diferença, preconceitos, implantação da Lei nº 10.639/2003, ações afirmativas-cotas para ingresso no ensino superior; formação de professores da educação infantil, educação de jovens e adultos- EJA, itinerários de identidade e formação de Professoras negras, educação para as relações étnico-raciais, racismo, dentre outros; realizados em sua maioria absoluta nas Universidades Federais ou Estaduais (exceção de duas: PUC-SP e PUC-RGS), sendo 72% realizadas por Pesquisadoras Mulheres. Observou-se incidência das palavras-chave: Relações Étnico-Raciais, Educação Infantil, Formação Continuada de Professores, Lei nº 10.639/2003, Currículo e Diversidade, Educação das Relações Étnico-Raciais, Mulheres Negras, Racismo. Os retratos de como a diversidade étnico-racial se manifesta na escola (neste estudo a maioria em espaços de educação infantil séries iniciais do ensino fundamental, EJA e somente uma na universidade), possíveis de apreensão nas conclusões do resumo das dissertações foram: a) Os impactos da Lei nº 10.639/2003 e das Diretrizes Curriculares Nacionais no sentido de orientarem as instituições escolares a compreenderem e reconhecerem a diversidade das relações étnico-raciais; b) Destaque para a Formação de Professores, especialmente da educação infantil, com vistas a novas atitudes e práticas antirracistas nos espaços escolares; c) Itinerários de Formação Escolar e Identidade de Professores/as Negros/as; d) Papel desempenhado pelos movimentos sociais, especialmente negro, nas conquistas da Lei nº 10.639/2003, bem como, das Diretrizes Nacionais do CNE em julho de 2004; e) O Currículo Escolar os Livros Didáticos e Literatura Infantil devem incorporar em seus conteúdos orientações antirracistas, portanto educação para a diversidade isto é relações étnico-raciais respeitosas, reconhecidas.
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Intentou-se, também: a) Elaborar um Estado de Conhecimento desta temática, abrangendo as Dissertações da Área de Educação entre os anos de 2006 – 2016, registradas no Banco Digital de Teses e Dissertações BDTD/CAPES com o filtro “Questões Étnico-Raciais”; b) Demonstrar como as questões étnico-raciais são reproduzidas nas manifestações de racismo no âmbito escolar; c) Contribuir para a Formação de Professores para trabalhar a diversidade étnico-racial nos espaços escolares superando o paradigma monocultural, o qual ignora as diferenças e impõe uma frágil igualdade jurídica. Tratou-se de uma pesquisa de base bibliográfica, de natureza qualitativa e exploratória com aportes teóricos de Malerba e Bertoni (2001); Brandão (2002); Hernandez (2005); Mello e Souza (2006); Souza e Crosso (2007); d’Adesky (2008); Heywood (2012); Branco; Oliveira (2012), dentre outros. As análises teóricas e empíricas feitas por estes autores ratificaram a importância das investigações desta temática contribuindo no combate aos preconceitos, discriminações, violências, racismos, cujas origens históricas remontam ao passado colonizador. Da consulta realizada na BDTD/CAPES, foram encontradas 56 (Cinquenta e Seis), Dissertações inseridas em 15 (Quinze) Áreas de Conhecimento, sendo 29 (Vinte e Nove), 51,0% da Educação as quais forma selecionadas para as interlocuções teórico-empíricas. Os objetos de estudo abrangeram: diversidade, diferença, preconceitos, implantação da Lei nº 10.639/2003, ações afirmativas-cotas para ingresso no ensino superior; formação de professores da educação infantil, educação de jovens e adultos- EJA, itinerários de identidade e formação de Professoras negras, educação para as relações étnico-raciais, racismo, dentre outros; realizados em sua maioria absoluta nas Universidades Federais ou Estaduais (exceção de duas: PUC-SP e PUC-RGS), sendo 72% realizadas por Pesquisadoras Mulheres. Observou-se incidência das palavras-chave: Relações Étnico-Raciais, Educação Infantil, Formação Continuada de Professores, Lei nº 10.639/2003, Currículo e Diversidade, Educação das Relações Étnico-Raciais, Mulheres Negras, Racismo. Os retratos de como a diversidade étnico-racial se manifesta na escola (neste estudo a maioria em espaços de educação infantil séries iniciais do ensino fundamental, EJA e somente uma na universidade), possíveis de apreensão nas conclusões do resumo das dissertações foram: a) Os impactos da Lei nº 10.639/2003 e das Diretrizes Curriculares Nacionais no sentido de orientarem as instituições escolares a compreenderem e reconhecerem a diversidade das relações étnico-raciais; b) Destaque para a Formação de Professores, especialmente da educação infantil, com vistas a novas atitudes e práticas antirracistas nos espaços escolares; c) Itinerários de Formação Escolar e Identidade de Professores/as Negros/as; d) Papel desempenhado pelos movimentos sociais, especialmente negro, nas conquistas da Lei nº 10.639/2003, bem como, das Diretrizes Nacionais do CNE em julho de 2004; e) O Currículo Escolar os Livros Didáticos e Literatura Infantil devem incorporar em seus conteúdos orientações antirracistas, portanto educação para a diversidade isto é relações étnico-raciais respeitosas, reconhecidas.JUNIOR, Raimundo Nonato Nascimento. 137 f. Dissertation (Master in Education) Pontifical Catholic University of Goiás-PUC Goiás- Goiânia, 2018. This study is part of the Education, Society and Culture Research Line and Research Directory CNPq-PUC Goiás, Education, History, Memory and Cultures in different social spaces; circumscribed in the theme Ethnic and Racial Education and Diversity. The general objective was to identify the revealed portraits of this subject, expressed in the daily school life learned in the summaries of the dissertations in the area of education defended in the period between the years 2006 to 2016. It was also tried: a) To elaborate a State of Knowledge of this subject, covering the Dissertations of the Education Area between the years 2006 - 2016, registered in the Digital Bank of Theses and Dissertations BDTD / CAPES with the filter "Ethnic-Racial Issues"; b) Demonstrate how ethnic-racial issues are reproduced in manifestations of racism in school; c) Contribute to Teacher Training to work ethno-racial diversity in school spaces, overcoming the monocultural paradigm, which ignores differences and imposes fragile legal equality. It was a bibliographical research, of qualitative and exploratory nature with theoretical contributions of Malerba and Bertoni (2001); Brandão (2002); Hernandez (2005); Mello e Souza (2006); Souza and Crosso (2007); d'Adesky (2008); Heywood (2012); White; Oliveira (2012), among others. The theoretical and empirical analyzes made by these authors ratified the importance of the investigations of this thematic one contributing in the combat to the prejudices, discriminations, violence, racism, whose historical origins go back to the colonizing past. From the consultation carried out at the BDTD / CAPES, 56 (Fifty and Six) Dissertations were inserted in 15 (Fifteen) Knowledge Areas, 29 (Twenty-nine), 51.0% of Education being selected for theoretical interlocutions -empirical. The objects of study included: diversity, difference, prejudices, implementation of Law 10.639 / 2003, affirmative actions-quotas for admission to higher education; training of teachers of early childhood education, youth and adult education (EJA), identity and training of black teachers, education for ethnic-racial relations, racism, among others; (except for two: PUC-SP and PUC-RGS), 72% of which were carried out by Women Researchers. Key words: Ethnic-Racial Relations, Infant Education, Continuing Teacher Education, Law No. 10,639 / 2003, Curriculum and Diversity, Ethnic- Racial Relations Education, Black Women, Racism. Portraits of how ethno-racial diversity manifests itself in school (in this study most of them in early childhood education classes EJA and only one in the university), possible apprehension in the conclusions of the dissertation summary were: a) The impacts of Law 10.639 / 2003 and the National Curricular Guidelines in order to guide school institutions to understand and recognize the diversity of ethnic-racial relations; b) Highlight for Teacher Training, especially in early childhood education, with a view to new anti-racist attitudes and practices in school spaces; c) Itineraries of School Formation and Identity of Black Teachers; d) Role played by social movements, especially black, in the achievements of Law 10.639 / 2003, as well as the CNE National Guidelines in July 2004; e) The School Curriculum Didactic Books and Children's Literature should incorporate in their contents antiracist guidelines, therefore education for diversity ie respectful, recognized ethnic-racial relations.Pontifícia Universidade Católica de GoiásEscola de Formação de Professores e Humanidade::Curso de PedagogiaBrasilPUC GoiásPrograma de Pós-Graduação STRICTO SENSU em EducaçãoBaldino, José Mariahttp://lattes.cnpq.br/2750664629773893Baldino, José Mariahttp://lattes.cnpq.br/2750664629773893Cavalcante, Cláudia Valentehttp://lattes.cnpq.br/2596699122693694Gomes, Mareilene PelegrineNascimento Junior, Raimundo Nonato2018-09-06T20:38:47Z2018-06-26info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfNascimento Junior, Raimundo Nonato. EDUCAÇÃO E DIVERSIDADE ÉTNICO RACIAL. 2018. 137 f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Educação) - Pontifícia Universidade Católica de Goiás, Goiânia-GOhttp://tede2.pucgoias.edu.br:8080/handle/tede/4032porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_GOAIS (TEDE-PUC Goiás)instname:Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO)instacron:PUC_GO2018-09-07T04:00:28Zoai:ambar:tede/4032Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://tede2.pucgoias.edu.br:8080/http://tede2.pucgoias.edu.br:8080/oai/requesttede@pucgoias.edu.br||tede@pucgoias.edu.bropendoar:65932018-09-07T04:00:28Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_GOAIS (TEDE-PUC Goiás) - Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO)false
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