POLÍTICA PÚBLICA DE FINANCIAMENTO DA EDUCAÇÃO INFANTIL NO ESTADO DE GOIÁS: O DESVELAMENTO DO REAL

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Mesquita, Maria Cristina das Graças Dutra
Data de Publicação: 2005
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_GOAIS (TEDE-PUC Goiás)
Texto Completo: http://localhost:8080/tede/handle/tede/1021
Resumo: Desde a publicação da LDB 9.394/96, que trata da política educacional brasileira, incluindo a Educação Infantil como parte integrante da Educação Básica, que vimos observando a questão da oferta e da demanda deste nível de ensino. Esta pesquisa surgiu no momento em que detectamos a necessidade de compreender melhor as políticas públicas para a Educação Básica, da qual a Educação Infantil faz parte. É nossa intenção verificar até que ponto tem sido realizado o atendimento às crianças na faixa etária de 0 a 6 anos e como se dá a Educação Infantil nos municípios de Goiânia, Catalão, Ipameri, Palmeiras de Goiás e Urutaí localizados no Estado de Goiás,tendo como referência de análise o financiamento. Entendendo que a realidade se compreende a partir da totalidade, vamos buscar no método histórico dialético as diretrizes para esta pesquisa. Assim, analisamos a política de financiamento para a Educação Básica como também a inserção da Educação Infantil. Trabalhamos com a pesquisa quantitativa como um dos instrumentos para compreender a realidade objetiva e facilitar a interação, entretanto, submetemos os resultados obtidos à análise qualitativa. Os estudos descritivos nos possibilitaram levantar dados referentes à oferta da Educação Infantil; da mesma forma que os estudos bibliográficos contribuíram no alicerce da discussão sobre a importância desta etapa da educação na formação cognitiva da criança e no seu processo de desenvolvimento. A fundamentação teórica que sustenta esta pesquisa baseia-se dentre outros em Kramer, Barbosa, Karl Marx, Saviani, Brzezinski, Philippe Áries, Sofia Lerche, Vygotsky, Piaget, Enguita e Perry Anderson. A pesquisa apresenta três capítulos sendo que o primeiro A Educação Infantil: Aspectos Históricos e Psico-pedagógicos aborda questões que envolvem a luta pelo acesso à Educação Infantil e sua importância no processo de desenvolvimento e aprendizagem; o segundo A Política de Financiamento da Educação Infantil: um projeto em construção trata da política de financiamento para o Ensino Fundamental, como e por que o Fundef foi instituído e toda a lógica que o permeia, bem como as normativas governamentais para financiamento da Educação Infantil e as contradições presentes no interior do discurso governamental; no último O Desvelamento dos Dados procede-se à análise qualitativa dos dados obtidos sobre os cinco municípios, retomando a importância do Plano Nacional de Educação, enquanto instrumento legal e legítimo, que defende a elevação do nível de escolaridade da população e melhoria da qualidade do ensino no país. Apesar da luta da sociedade brasileira, ainda não se conquistou destinação orçamentária específica para o financiamento da educação destinada ao atendimento das crianças de 0 a 6 anos, embora a Educação Infantil faça parte da Educação Básica Nacional que tem caráter obrigatório. Portanto tal questão é uma das contradições da educação brasileira, que deverá ser superada pela luta dos trabalhadores e trabalhadoras brasileiros.
id PUC_GO_c52926c3f735db3f6046527a01e679e2
oai_identifier_str oai:ambar:tede/1021
network_acronym_str PUC_GO
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_GOAIS (TEDE-PUC Goiás)
repository_id_str 6593
spelling POLÍTICA PÚBLICA DE FINANCIAMENTO DA EDUCAÇÃO INFANTIL NO ESTADO DE GOIÁS: O DESVELAMENTO DO REALeducação infantilpolítica econômicaneoliberalismofinanciamento da educaçãoPre-school Educationeconomic policyneoliberalismfinancing of educationCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAODesde a publicação da LDB 9.394/96, que trata da política educacional brasileira, incluindo a Educação Infantil como parte integrante da Educação Básica, que vimos observando a questão da oferta e da demanda deste nível de ensino. Esta pesquisa surgiu no momento em que detectamos a necessidade de compreender melhor as políticas públicas para a Educação Básica, da qual a Educação Infantil faz parte. É nossa intenção verificar até que ponto tem sido realizado o atendimento às crianças na faixa etária de 0 a 6 anos e como se dá a Educação Infantil nos municípios de Goiânia, Catalão, Ipameri, Palmeiras de Goiás e Urutaí localizados no Estado de Goiás,tendo como referência de análise o financiamento. Entendendo que a realidade se compreende a partir da totalidade, vamos buscar no método histórico dialético as diretrizes para esta pesquisa. Assim, analisamos a política de financiamento para a Educação Básica como também a inserção da Educação Infantil. Trabalhamos com a pesquisa quantitativa como um dos instrumentos para compreender a realidade objetiva e facilitar a interação, entretanto, submetemos os resultados obtidos à análise qualitativa. Os estudos descritivos nos possibilitaram levantar dados referentes à oferta da Educação Infantil; da mesma forma que os estudos bibliográficos contribuíram no alicerce da discussão sobre a importância desta etapa da educação na formação cognitiva da criança e no seu processo de desenvolvimento. A fundamentação teórica que sustenta esta pesquisa baseia-se dentre outros em Kramer, Barbosa, Karl Marx, Saviani, Brzezinski, Philippe Áries, Sofia Lerche, Vygotsky, Piaget, Enguita e Perry Anderson. A pesquisa apresenta três capítulos sendo que o primeiro A Educação Infantil: Aspectos Históricos e Psico-pedagógicos aborda questões que envolvem a luta pelo acesso à Educação Infantil e sua importância no processo de desenvolvimento e aprendizagem; o segundo A Política de Financiamento da Educação Infantil: um projeto em construção trata da política de financiamento para o Ensino Fundamental, como e por que o Fundef foi instituído e toda a lógica que o permeia, bem como as normativas governamentais para financiamento da Educação Infantil e as contradições presentes no interior do discurso governamental; no último O Desvelamento dos Dados procede-se à análise qualitativa dos dados obtidos sobre os cinco municípios, retomando a importância do Plano Nacional de Educação, enquanto instrumento legal e legítimo, que defende a elevação do nível de escolaridade da população e melhoria da qualidade do ensino no país. Apesar da luta da sociedade brasileira, ainda não se conquistou destinação orçamentária específica para o financiamento da educação destinada ao atendimento das crianças de 0 a 6 anos, embora a Educação Infantil faça parte da Educação Básica Nacional que tem caráter obrigatório. Portanto tal questão é uma das contradições da educação brasileira, que deverá ser superada pela luta dos trabalhadores e trabalhadoras brasileiros.Since the publication of LDB 9.394./96, guidelines which deal with Brazilian educational policy and which include Pre-school Education as an integral part of Primary Education, the question of supply and demand has been observed in this level of education. This research arose when we realized the necessity of a greater understanding of the Public Policy for Primary Education, of which Pre-school Education is a part. It is our intention to discover to what point the service to children up to six years old has been implanted and how Pre-school Education is progressing in the towns of Goiânia, Catalão, Ipameri, Palmeiras de Goiás e Urutaí in the state of Goiás, using finance as the basis of analysis. On the basis that the reality is understood from the totality, we used the historic dialectic method to provide the guidelines for this research. Thus, we analyzed the financing of Primary Education and how Pre-school Education is being catered for. We worked with quantative research as one of the instruments to understand the reality objectively. However, to facilitate interaction the results were analyzed qualatively. Descriptive studies allowed us to collect data on the availability of Pre-school Education; in the same way that bibliographical studies contributed to the arguments as to the importance of Pre-school Education for the cognitive formation of the children and for the process of their development. The theoretical basis of this research is provided by works of Kramer, Barbosa, Karl Marx, Saviani, Brzezinski, Philippe Áries, Sofia Lerche, Vygotsky, Piaget, Enguita e Perry Anderson, among others. The research is presented in three chapters. In the first Pre-school Education: historical and psycho-pedagogic aspects we deal with questions involving the battle for access to Preschool Education and its importance in the development and learning of the pupils. In the second The policy for Pre-school Education: a project in the making we speak of the policy of finance for Pre-school Education, how and why Fundef (the Fund for Primary Education) was set up and the logic that permeates it, as well as governmental norms for the financing of Pre-school Education and the contradictions present inside governmental discourse. In the last chapter Analysis of the Data we move on to the qualitative analysis of the data obtained about the five towns, returning to the importance of the National Education Plan, as the legal and legitimate instrument which defend the raising of the level of schooling of the population and the improvement in the quality of teaching in the country. In spite of the battle, Brazilian society has still not won a specific budget for the financing of education for children under six, even though Pre-school Education is part of the obligatory National Primary Education. Therefore this question is one of the contradictions in Brazilian education which must be overcome in the fight of Brazilian workers.Pontifícia Universidade Católica de GoiásCiências HumanasBRPUC GoiásEducaçãoCarneiro, Maria Esperança Fernandeshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4707099D0Nunes, Heliane Prudentehttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4788628T7Barbosa, Ivone Garciahttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4723261U3Mesquita, Maria Cristina das Graças Dutra2016-07-27T13:52:15Z2005-11-302005-09-02info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfMESQUITA, Maria Cristina das Graças Dutra. POLÍTICA PÚBLICA DE FINANCIAMENTO DA EDUCAÇÃO INFANTIL NO ESTADO DE GOIÁS: O DESVELAMENTO DO REAL. 2005. 130 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Humanas) - Pontifícia Universidade Católica de Goiás, Goiânia, 2005.http://localhost:8080/tede/handle/tede/1021porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_GOAIS (TEDE-PUC Goiás)instname:Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO)instacron:PUC_GO2024-03-11T21:18:55Zoai:ambar:tede/1021Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://tede2.pucgoias.edu.br:8080/http://tede2.pucgoias.edu.br:8080/oai/requesttede@pucgoias.edu.br||tede@pucgoias.edu.bropendoar:65932024-03-11T21:18:55Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_GOAIS (TEDE-PUC Goiás) - Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO)false
dc.title.none.fl_str_mv POLÍTICA PÚBLICA DE FINANCIAMENTO DA EDUCAÇÃO INFANTIL NO ESTADO DE GOIÁS: O DESVELAMENTO DO REAL
title POLÍTICA PÚBLICA DE FINANCIAMENTO DA EDUCAÇÃO INFANTIL NO ESTADO DE GOIÁS: O DESVELAMENTO DO REAL
spellingShingle POLÍTICA PÚBLICA DE FINANCIAMENTO DA EDUCAÇÃO INFANTIL NO ESTADO DE GOIÁS: O DESVELAMENTO DO REAL
Mesquita, Maria Cristina das Graças Dutra
educação infantil
política econômica
neoliberalismo
financiamento da educação
Pre-school Education
economic policy
neoliberalism
financing of education
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
title_short POLÍTICA PÚBLICA DE FINANCIAMENTO DA EDUCAÇÃO INFANTIL NO ESTADO DE GOIÁS: O DESVELAMENTO DO REAL
title_full POLÍTICA PÚBLICA DE FINANCIAMENTO DA EDUCAÇÃO INFANTIL NO ESTADO DE GOIÁS: O DESVELAMENTO DO REAL
title_fullStr POLÍTICA PÚBLICA DE FINANCIAMENTO DA EDUCAÇÃO INFANTIL NO ESTADO DE GOIÁS: O DESVELAMENTO DO REAL
title_full_unstemmed POLÍTICA PÚBLICA DE FINANCIAMENTO DA EDUCAÇÃO INFANTIL NO ESTADO DE GOIÁS: O DESVELAMENTO DO REAL
title_sort POLÍTICA PÚBLICA DE FINANCIAMENTO DA EDUCAÇÃO INFANTIL NO ESTADO DE GOIÁS: O DESVELAMENTO DO REAL
author Mesquita, Maria Cristina das Graças Dutra
author_facet Mesquita, Maria Cristina das Graças Dutra
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Carneiro, Maria Esperança Fernandes
http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4707099D0
Nunes, Heliane Prudente
http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4788628T7
Barbosa, Ivone Garcia
http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4723261U3
dc.contributor.author.fl_str_mv Mesquita, Maria Cristina das Graças Dutra
dc.subject.por.fl_str_mv educação infantil
política econômica
neoliberalismo
financiamento da educação
Pre-school Education
economic policy
neoliberalism
financing of education
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
topic educação infantil
política econômica
neoliberalismo
financiamento da educação
Pre-school Education
economic policy
neoliberalism
financing of education
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
description Desde a publicação da LDB 9.394/96, que trata da política educacional brasileira, incluindo a Educação Infantil como parte integrante da Educação Básica, que vimos observando a questão da oferta e da demanda deste nível de ensino. Esta pesquisa surgiu no momento em que detectamos a necessidade de compreender melhor as políticas públicas para a Educação Básica, da qual a Educação Infantil faz parte. É nossa intenção verificar até que ponto tem sido realizado o atendimento às crianças na faixa etária de 0 a 6 anos e como se dá a Educação Infantil nos municípios de Goiânia, Catalão, Ipameri, Palmeiras de Goiás e Urutaí localizados no Estado de Goiás,tendo como referência de análise o financiamento. Entendendo que a realidade se compreende a partir da totalidade, vamos buscar no método histórico dialético as diretrizes para esta pesquisa. Assim, analisamos a política de financiamento para a Educação Básica como também a inserção da Educação Infantil. Trabalhamos com a pesquisa quantitativa como um dos instrumentos para compreender a realidade objetiva e facilitar a interação, entretanto, submetemos os resultados obtidos à análise qualitativa. Os estudos descritivos nos possibilitaram levantar dados referentes à oferta da Educação Infantil; da mesma forma que os estudos bibliográficos contribuíram no alicerce da discussão sobre a importância desta etapa da educação na formação cognitiva da criança e no seu processo de desenvolvimento. A fundamentação teórica que sustenta esta pesquisa baseia-se dentre outros em Kramer, Barbosa, Karl Marx, Saviani, Brzezinski, Philippe Áries, Sofia Lerche, Vygotsky, Piaget, Enguita e Perry Anderson. A pesquisa apresenta três capítulos sendo que o primeiro A Educação Infantil: Aspectos Históricos e Psico-pedagógicos aborda questões que envolvem a luta pelo acesso à Educação Infantil e sua importância no processo de desenvolvimento e aprendizagem; o segundo A Política de Financiamento da Educação Infantil: um projeto em construção trata da política de financiamento para o Ensino Fundamental, como e por que o Fundef foi instituído e toda a lógica que o permeia, bem como as normativas governamentais para financiamento da Educação Infantil e as contradições presentes no interior do discurso governamental; no último O Desvelamento dos Dados procede-se à análise qualitativa dos dados obtidos sobre os cinco municípios, retomando a importância do Plano Nacional de Educação, enquanto instrumento legal e legítimo, que defende a elevação do nível de escolaridade da população e melhoria da qualidade do ensino no país. Apesar da luta da sociedade brasileira, ainda não se conquistou destinação orçamentária específica para o financiamento da educação destinada ao atendimento das crianças de 0 a 6 anos, embora a Educação Infantil faça parte da Educação Básica Nacional que tem caráter obrigatório. Portanto tal questão é uma das contradições da educação brasileira, que deverá ser superada pela luta dos trabalhadores e trabalhadoras brasileiros.
publishDate 2005
dc.date.none.fl_str_mv 2005-11-30
2005-09-02
2016-07-27T13:52:15Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv MESQUITA, Maria Cristina das Graças Dutra. POLÍTICA PÚBLICA DE FINANCIAMENTO DA EDUCAÇÃO INFANTIL NO ESTADO DE GOIÁS: O DESVELAMENTO DO REAL. 2005. 130 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Humanas) - Pontifícia Universidade Católica de Goiás, Goiânia, 2005.
http://localhost:8080/tede/handle/tede/1021
identifier_str_mv MESQUITA, Maria Cristina das Graças Dutra. POLÍTICA PÚBLICA DE FINANCIAMENTO DA EDUCAÇÃO INFANTIL NO ESTADO DE GOIÁS: O DESVELAMENTO DO REAL. 2005. 130 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Humanas) - Pontifícia Universidade Católica de Goiás, Goiânia, 2005.
url http://localhost:8080/tede/handle/tede/1021
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Pontifícia Universidade Católica de Goiás
Ciências Humanas
BR
PUC Goiás
Educação
publisher.none.fl_str_mv Pontifícia Universidade Católica de Goiás
Ciências Humanas
BR
PUC Goiás
Educação
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_GOAIS (TEDE-PUC Goiás)
instname:Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO)
instacron:PUC_GO
instname_str Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO)
instacron_str PUC_GO
institution PUC_GO
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_GOAIS (TEDE-PUC Goiás)
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_GOAIS (TEDE-PUC Goiás)
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_GOAIS (TEDE-PUC Goiás) - Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO)
repository.mail.fl_str_mv tede@pucgoias.edu.br||tede@pucgoias.edu.br
_version_ 1796791381666037760