A AUTONOMIA DO ALUNO NO CURSO DE LICENCIATURA EM FÍSICA À DISTÂNCIA DO CONSÓRCIO SETENTRIONAL UFG-UEG-UCG

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Schütz, Edslene Dias Pereira
Data de Publicação: 2010
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_GOAIS (TEDE-PUC Goiás)
Texto Completo: http://localhost:8080/tede/handle/tede/1030
Resumo: O objetivo desta dissertação foi identificar se os alunos do curso de Licenciatura em Física à Distância do Consórcio Setentrional UFG-UEG-UCG (LICFIS) são estimulados para o desenvolvimento de habilidades e de atitudes necessárias à aprendizagem autônoma. No primeiro capítulo são apresentados um breve histórico e os modelos de Educação à Distância (EAD), destacando o papel da autonomia neste tipo de ensino-aprendizagem. Estes temas são abordados à luz de Almeida (2003), Belloni (2002), Maia e Mattar (2007), Moore e Kearsley (2008), Peters (2004, 2006), Pretto (2001, 2002, 2003, 2008), Pretto e Picanço (2005), Santos (2005) e Silva (2000, 2003). O segundo capítulo discute a autonomia do aluno na EAD e se as TIC podem favorecer o desenvolvimento desta autonomia. O terceiro capítulo apresenta a pesquisa empírica, de tipo exploratória que consistiu basicamente na observação do ambiente virtual da disciplina Psicologia da Educação ministrada no período de 2008 e 2009, para os (42) quarenta e dois alunos dos polos de Luziânia e de Quirinópolis (Goiás) do Curso de Licenciatura em Física à Distância do Consórcio Setentrional UFG-UEG-UCG. As dimensões informacional e técnica da autonomia (Preti, 2005) foram adotadas como categorias de análise. Foi também aplicado um questionário com a professora formadora e com o orientador acadêmico da referida disciplina. Os dados obtidos indicam que no curso em tela, verificam-se alguns mecanismos que estimularam o desenvolvimento da autonomia dos alunos que permaneceram no curso, mas parece, não terem impedido a evasão.
id PUC_GO_fdc9291de6a026e455fd3c501b5ad143
oai_identifier_str oai:ambar:tede/1030
network_acronym_str PUC_GO
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_GOAIS (TEDE-PUC Goiás)
repository_id_str 6593
spelling A AUTONOMIA DO ALUNO NO CURSO DE LICENCIATURA EM FÍSICA À DISTÂNCIA DO CONSÓRCIO SETENTRIONAL UFG-UEG-UCGautonomia do alunodimensões da autonomiaeducação à distânciastudent autonomydimensions of autonomydistanceCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOO objetivo desta dissertação foi identificar se os alunos do curso de Licenciatura em Física à Distância do Consórcio Setentrional UFG-UEG-UCG (LICFIS) são estimulados para o desenvolvimento de habilidades e de atitudes necessárias à aprendizagem autônoma. No primeiro capítulo são apresentados um breve histórico e os modelos de Educação à Distância (EAD), destacando o papel da autonomia neste tipo de ensino-aprendizagem. Estes temas são abordados à luz de Almeida (2003), Belloni (2002), Maia e Mattar (2007), Moore e Kearsley (2008), Peters (2004, 2006), Pretto (2001, 2002, 2003, 2008), Pretto e Picanço (2005), Santos (2005) e Silva (2000, 2003). O segundo capítulo discute a autonomia do aluno na EAD e se as TIC podem favorecer o desenvolvimento desta autonomia. O terceiro capítulo apresenta a pesquisa empírica, de tipo exploratória que consistiu basicamente na observação do ambiente virtual da disciplina Psicologia da Educação ministrada no período de 2008 e 2009, para os (42) quarenta e dois alunos dos polos de Luziânia e de Quirinópolis (Goiás) do Curso de Licenciatura em Física à Distância do Consórcio Setentrional UFG-UEG-UCG. As dimensões informacional e técnica da autonomia (Preti, 2005) foram adotadas como categorias de análise. Foi também aplicado um questionário com a professora formadora e com o orientador acadêmico da referida disciplina. Os dados obtidos indicam que no curso em tela, verificam-se alguns mecanismos que estimularam o desenvolvimento da autonomia dos alunos que permaneceram no curso, mas parece, não terem impedido a evasão.The objective of this thesis was to identify whether students in the Bachelor's Degree in Physics Distance Learning Consortium Northern UFG-UEG-UCG (LICFIS) are encouraged to develop skills and attitudes necessary for independent learning. In the first chapter presents a brief history and models of Distance Education (EAD), highlighting the role of autonomy in this type of teaching and learning. These topics are discussed in light of Almeida (2003), Belloni (2002), Maia and Mattar (2007), Moore and Kearsley (2008), Peters (2004, 2006) Pretto (2001, 2002, 2003, 2008) Pretto and Shrike (2005), Santos (2005) and Silva (2000, 2003). The second chapter discusses learner autonomy in distance education and ICT can foster the development of autonomy. The third chapter presents the empirical research of what was basically an exploratory observation of the virtual environment of the course "Psychology of Education" conducted between 2008 and 2009, for (42) forty-two students from the poles and Luziânia Quirinópolis (Goiás)'s Degree in Physics Distance Learning Consortium Northern UFG-UEG-SCU. The informational and technical dimensions of autonomy (Preti, 2005) were adopted as analytical categories. It was also a questionnaire with the teacher educator and the academic advisor of that discipline. Data indicate that in the course on screen, there are some mechanisms that stimulated the development of the autonomy of the students who stayed the course, but apparently not have prevented the escape.Pontifícia Universidade Católica de GoiásCiências HumanasBRPUC GoiásEducaçãoPeixoto, Joanahttp://lattes.cnpq.br/5636200472384576Toschi, Mirza Seabrahttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4791070P4Rodrigues, Cleide Aparecida CarvalhoCPF:61348783168http://lattes.cnpq.br/6665148469537613Schütz, Edslene Dias Pereira2016-07-27T13:52:22Z2015-02-052010-12-16info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfSCHÜTZ, Edslene Dias Pereira. A AUTONOMIA DO ALUNO NO CURSO DE LICENCIATURA EM FÍSICA À DISTÂNCIA DO CONSÓRCIO SETENTRIONAL UFG-UEG-UCG. 2010. 187 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Humanas) - Pontifícia Universidade Católica de Goiás, Goiânia, 2010.http://localhost:8080/tede/handle/tede/1030porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_GOAIS (TEDE-PUC Goiás)instname:Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO)instacron:PUC_GO2016-07-28T05:25:19Zoai:ambar:tede/1030Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://tede2.pucgoias.edu.br:8080/http://tede2.pucgoias.edu.br:8080/oai/requesttede@pucgoias.edu.br||tede@pucgoias.edu.bropendoar:65932016-07-28T05:25:19Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_GOAIS (TEDE-PUC Goiás) - Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO)false
dc.title.none.fl_str_mv A AUTONOMIA DO ALUNO NO CURSO DE LICENCIATURA EM FÍSICA À DISTÂNCIA DO CONSÓRCIO SETENTRIONAL UFG-UEG-UCG
title A AUTONOMIA DO ALUNO NO CURSO DE LICENCIATURA EM FÍSICA À DISTÂNCIA DO CONSÓRCIO SETENTRIONAL UFG-UEG-UCG
spellingShingle A AUTONOMIA DO ALUNO NO CURSO DE LICENCIATURA EM FÍSICA À DISTÂNCIA DO CONSÓRCIO SETENTRIONAL UFG-UEG-UCG
Schütz, Edslene Dias Pereira
autonomia do aluno
dimensões da autonomia
educação à distância
student autonomy
dimensions of autonomy
distance
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
title_short A AUTONOMIA DO ALUNO NO CURSO DE LICENCIATURA EM FÍSICA À DISTÂNCIA DO CONSÓRCIO SETENTRIONAL UFG-UEG-UCG
title_full A AUTONOMIA DO ALUNO NO CURSO DE LICENCIATURA EM FÍSICA À DISTÂNCIA DO CONSÓRCIO SETENTRIONAL UFG-UEG-UCG
title_fullStr A AUTONOMIA DO ALUNO NO CURSO DE LICENCIATURA EM FÍSICA À DISTÂNCIA DO CONSÓRCIO SETENTRIONAL UFG-UEG-UCG
title_full_unstemmed A AUTONOMIA DO ALUNO NO CURSO DE LICENCIATURA EM FÍSICA À DISTÂNCIA DO CONSÓRCIO SETENTRIONAL UFG-UEG-UCG
title_sort A AUTONOMIA DO ALUNO NO CURSO DE LICENCIATURA EM FÍSICA À DISTÂNCIA DO CONSÓRCIO SETENTRIONAL UFG-UEG-UCG
author Schütz, Edslene Dias Pereira
author_facet Schütz, Edslene Dias Pereira
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Peixoto, Joana
http://lattes.cnpq.br/5636200472384576
Toschi, Mirza Seabra
http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4791070P4
Rodrigues, Cleide Aparecida Carvalho
CPF:61348783168
http://lattes.cnpq.br/6665148469537613
dc.contributor.author.fl_str_mv Schütz, Edslene Dias Pereira
dc.subject.por.fl_str_mv autonomia do aluno
dimensões da autonomia
educação à distância
student autonomy
dimensions of autonomy
distance
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
topic autonomia do aluno
dimensões da autonomia
educação à distância
student autonomy
dimensions of autonomy
distance
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
description O objetivo desta dissertação foi identificar se os alunos do curso de Licenciatura em Física à Distância do Consórcio Setentrional UFG-UEG-UCG (LICFIS) são estimulados para o desenvolvimento de habilidades e de atitudes necessárias à aprendizagem autônoma. No primeiro capítulo são apresentados um breve histórico e os modelos de Educação à Distância (EAD), destacando o papel da autonomia neste tipo de ensino-aprendizagem. Estes temas são abordados à luz de Almeida (2003), Belloni (2002), Maia e Mattar (2007), Moore e Kearsley (2008), Peters (2004, 2006), Pretto (2001, 2002, 2003, 2008), Pretto e Picanço (2005), Santos (2005) e Silva (2000, 2003). O segundo capítulo discute a autonomia do aluno na EAD e se as TIC podem favorecer o desenvolvimento desta autonomia. O terceiro capítulo apresenta a pesquisa empírica, de tipo exploratória que consistiu basicamente na observação do ambiente virtual da disciplina Psicologia da Educação ministrada no período de 2008 e 2009, para os (42) quarenta e dois alunos dos polos de Luziânia e de Quirinópolis (Goiás) do Curso de Licenciatura em Física à Distância do Consórcio Setentrional UFG-UEG-UCG. As dimensões informacional e técnica da autonomia (Preti, 2005) foram adotadas como categorias de análise. Foi também aplicado um questionário com a professora formadora e com o orientador acadêmico da referida disciplina. Os dados obtidos indicam que no curso em tela, verificam-se alguns mecanismos que estimularam o desenvolvimento da autonomia dos alunos que permaneceram no curso, mas parece, não terem impedido a evasão.
publishDate 2010
dc.date.none.fl_str_mv 2010-12-16
2015-02-05
2016-07-27T13:52:22Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv SCHÜTZ, Edslene Dias Pereira. A AUTONOMIA DO ALUNO NO CURSO DE LICENCIATURA EM FÍSICA À DISTÂNCIA DO CONSÓRCIO SETENTRIONAL UFG-UEG-UCG. 2010. 187 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Humanas) - Pontifícia Universidade Católica de Goiás, Goiânia, 2010.
http://localhost:8080/tede/handle/tede/1030
identifier_str_mv SCHÜTZ, Edslene Dias Pereira. A AUTONOMIA DO ALUNO NO CURSO DE LICENCIATURA EM FÍSICA À DISTÂNCIA DO CONSÓRCIO SETENTRIONAL UFG-UEG-UCG. 2010. 187 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Humanas) - Pontifícia Universidade Católica de Goiás, Goiânia, 2010.
url http://localhost:8080/tede/handle/tede/1030
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Pontifícia Universidade Católica de Goiás
Ciências Humanas
BR
PUC Goiás
Educação
publisher.none.fl_str_mv Pontifícia Universidade Católica de Goiás
Ciências Humanas
BR
PUC Goiás
Educação
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_GOAIS (TEDE-PUC Goiás)
instname:Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO)
instacron:PUC_GO
instname_str Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO)
instacron_str PUC_GO
institution PUC_GO
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_GOAIS (TEDE-PUC Goiás)
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_GOAIS (TEDE-PUC Goiás)
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_GOAIS (TEDE-PUC Goiás) - Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO)
repository.mail.fl_str_mv tede@pucgoias.edu.br||tede@pucgoias.edu.br
_version_ 1791080044049727488