A FORMAÇÃO PROFISSIONAL ESPECÍFICA NOS CURSOS DE LICENCIATURA EM PEDAGOGIA: A APROPRIAÇÃO DE SABERES PARA A DOCÊNCIA
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2011 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_GOAIS (TEDE-PUC Goiás) |
Texto Completo: | http://localhost:8080/tede/handle/tede/1036 |
Resumo: | A pesquisa refere-se a aspectos da formação de professores para o ensino fundamental no curso de Pedagogia. Visa colher dados sobre como estão sendo trabalhadas as disciplinas de formação profissional específica nesses cursos e se elas estão contribuindo para a apropriação de saberes docentes ao exercício profissional de futuro professores. O tema de investigação foi escolhido em razão da busca de relações entre o currículo de formação profissional do licenciado em pedagogia e os baixos resultados escolares de alunos do ensino fundamental evidenciados nas estatísticas oficiais. A investigação analisa se os conteúdos trabalhados na didática, nos fundamentos e metodologias e nos conteúdos específicos do ensino fundamental correspondem às necessidades formativas em função do desempenho profissional futuro dos licenciandos. Trata-se de pesquisa qualitativa na modalidade de estudo de caso, realizada em quatro instituições de ensino superior que mantêm curso de Pedagogia no Estado de Goiás, sendo duas públicas e duas privadas. Como procedimentos de pesquisa, foram utilizados: observações de aulas, realização de entrevistas e questionários, aplicação de prova de aproveitamento, além da análise de projetos pedagógicos e curriculares das instituições pesquisadas. Para a análise e interpretação dos dados, recorreu-se ao referencial teórico da teoria histórico-cultural, especialmente da teoria de ensino desenvolvimental de V. Davydov. Espera-se que os resultados obtidos nesta investigação possam trazer elementos a uma avaliação crítica dos cursos de Pedagogia, contribuindo para a melhoria da qualidade da educação de nosso país. |
id |
PUC_GO_da7a44c7ced1fc104b9ed2a644c8c358 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ambar:tede/1036 |
network_acronym_str |
PUC_GO |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_GOAIS (TEDE-PUC Goiás) |
repository_id_str |
6593 |
spelling |
A FORMAÇÃO PROFISSIONAL ESPECÍFICA NOS CURSOS DE LICENCIATURA EM PEDAGOGIA: A APROPRIAÇÃO DE SABERES PARA A DOCÊNCIAThe specific vocational training courses in the Degree in Pedagogy: the appropriation of knowledge for teachingPedagogiaDidáticaFundamentos TeóricosMetodológicosPedagogyDidacticsTheoreticalMethodologicalCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOA pesquisa refere-se a aspectos da formação de professores para o ensino fundamental no curso de Pedagogia. Visa colher dados sobre como estão sendo trabalhadas as disciplinas de formação profissional específica nesses cursos e se elas estão contribuindo para a apropriação de saberes docentes ao exercício profissional de futuro professores. O tema de investigação foi escolhido em razão da busca de relações entre o currículo de formação profissional do licenciado em pedagogia e os baixos resultados escolares de alunos do ensino fundamental evidenciados nas estatísticas oficiais. A investigação analisa se os conteúdos trabalhados na didática, nos fundamentos e metodologias e nos conteúdos específicos do ensino fundamental correspondem às necessidades formativas em função do desempenho profissional futuro dos licenciandos. Trata-se de pesquisa qualitativa na modalidade de estudo de caso, realizada em quatro instituições de ensino superior que mantêm curso de Pedagogia no Estado de Goiás, sendo duas públicas e duas privadas. Como procedimentos de pesquisa, foram utilizados: observações de aulas, realização de entrevistas e questionários, aplicação de prova de aproveitamento, além da análise de projetos pedagógicos e curriculares das instituições pesquisadas. Para a análise e interpretação dos dados, recorreu-se ao referencial teórico da teoria histórico-cultural, especialmente da teoria de ensino desenvolvimental de V. Davydov. Espera-se que os resultados obtidos nesta investigação possam trazer elementos a uma avaliação crítica dos cursos de Pedagogia, contribuindo para a melhoria da qualidade da educação de nosso país.The research refers to aspects of teacher training for primary education in the Faculty of Education. Aims to collect data on how the subjects are being worked on specific training in these courses and if they are contributing to the appropriation of knowledge in the profession of teaching future teachers. The research topic was chosen because the search for relationships between the curriculum of graduate training in pedagogy and low school performance of elementary students shown in the official statistics. The research examines whether the content worked in teaching in theoretical and methodological foundations and content-specific elementary schools meet the needs depending on training future professional performance of the undergraduates. It s in the form of qualitative research case study conducted in four institutions of higher education pedagogy courses that maintain the state of Goias, two public and two private. As research procedures were used: observations of lessons, interviews and questionnaires, proof of application use, besides the analysis of educational projects and curricula of the institutions surveyed. For the analysis and interpretation of data, we used the theoretical framework of cultural-historical theory, especially the theory of developmental education V. Davydov. It s expected that the results obtained in this investigation can bring elements to a critical evaluation of Pedagogy, helping to improve the quality of education in our country.Pontifícia Universidade Católica de GoiásCiências HumanasBRPUC GoiásEducaçãoLibâneo, José Carloshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4728529T9Tiballi, Elianda Figueiredo Aranteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4784240E9Limonta, Sandra Valériahttp://lattes.cnpq.br/6361226363713191Cruz, Bruna Cardoso2016-07-27T13:52:25Z2015-02-052011-08-26info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfCRUZ, Bruna Cardoso. The specific vocational training courses in the Degree in Pedagogy: the appropriation of knowledge for teaching. 2011. 137 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Humanas) - Pontifícia Universidade Católica de Goiás, GOIANIA, 2011.http://localhost:8080/tede/handle/tede/1036porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_GOAIS (TEDE-PUC Goiás)instname:Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO)instacron:PUC_GO2024-03-05T20:43:23Zoai:ambar:tede/1036Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://tede2.pucgoias.edu.br:8080/http://tede2.pucgoias.edu.br:8080/oai/requesttede@pucgoias.edu.br||tede@pucgoias.edu.bropendoar:65932024-03-05T20:43:23Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_GOAIS (TEDE-PUC Goiás) - Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A FORMAÇÃO PROFISSIONAL ESPECÍFICA NOS CURSOS DE LICENCIATURA EM PEDAGOGIA: A APROPRIAÇÃO DE SABERES PARA A DOCÊNCIA The specific vocational training courses in the Degree in Pedagogy: the appropriation of knowledge for teaching |
title |
A FORMAÇÃO PROFISSIONAL ESPECÍFICA NOS CURSOS DE LICENCIATURA EM PEDAGOGIA: A APROPRIAÇÃO DE SABERES PARA A DOCÊNCIA |
spellingShingle |
A FORMAÇÃO PROFISSIONAL ESPECÍFICA NOS CURSOS DE LICENCIATURA EM PEDAGOGIA: A APROPRIAÇÃO DE SABERES PARA A DOCÊNCIA Cruz, Bruna Cardoso Pedagogia Didática Fundamentos Teóricos Metodológicos Pedagogy Didactics Theoretical Methodological CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
title_short |
A FORMAÇÃO PROFISSIONAL ESPECÍFICA NOS CURSOS DE LICENCIATURA EM PEDAGOGIA: A APROPRIAÇÃO DE SABERES PARA A DOCÊNCIA |
title_full |
A FORMAÇÃO PROFISSIONAL ESPECÍFICA NOS CURSOS DE LICENCIATURA EM PEDAGOGIA: A APROPRIAÇÃO DE SABERES PARA A DOCÊNCIA |
title_fullStr |
A FORMAÇÃO PROFISSIONAL ESPECÍFICA NOS CURSOS DE LICENCIATURA EM PEDAGOGIA: A APROPRIAÇÃO DE SABERES PARA A DOCÊNCIA |
title_full_unstemmed |
A FORMAÇÃO PROFISSIONAL ESPECÍFICA NOS CURSOS DE LICENCIATURA EM PEDAGOGIA: A APROPRIAÇÃO DE SABERES PARA A DOCÊNCIA |
title_sort |
A FORMAÇÃO PROFISSIONAL ESPECÍFICA NOS CURSOS DE LICENCIATURA EM PEDAGOGIA: A APROPRIAÇÃO DE SABERES PARA A DOCÊNCIA |
author |
Cruz, Bruna Cardoso |
author_facet |
Cruz, Bruna Cardoso |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Libâneo, José Carlos http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4728529T9 Tiballi, Elianda Figueiredo Arantes http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4784240E9 Limonta, Sandra Valéria http://lattes.cnpq.br/6361226363713191 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Cruz, Bruna Cardoso |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Pedagogia Didática Fundamentos Teóricos Metodológicos Pedagogy Didactics Theoretical Methodological CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
topic |
Pedagogia Didática Fundamentos Teóricos Metodológicos Pedagogy Didactics Theoretical Methodological CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
description |
A pesquisa refere-se a aspectos da formação de professores para o ensino fundamental no curso de Pedagogia. Visa colher dados sobre como estão sendo trabalhadas as disciplinas de formação profissional específica nesses cursos e se elas estão contribuindo para a apropriação de saberes docentes ao exercício profissional de futuro professores. O tema de investigação foi escolhido em razão da busca de relações entre o currículo de formação profissional do licenciado em pedagogia e os baixos resultados escolares de alunos do ensino fundamental evidenciados nas estatísticas oficiais. A investigação analisa se os conteúdos trabalhados na didática, nos fundamentos e metodologias e nos conteúdos específicos do ensino fundamental correspondem às necessidades formativas em função do desempenho profissional futuro dos licenciandos. Trata-se de pesquisa qualitativa na modalidade de estudo de caso, realizada em quatro instituições de ensino superior que mantêm curso de Pedagogia no Estado de Goiás, sendo duas públicas e duas privadas. Como procedimentos de pesquisa, foram utilizados: observações de aulas, realização de entrevistas e questionários, aplicação de prova de aproveitamento, além da análise de projetos pedagógicos e curriculares das instituições pesquisadas. Para a análise e interpretação dos dados, recorreu-se ao referencial teórico da teoria histórico-cultural, especialmente da teoria de ensino desenvolvimental de V. Davydov. Espera-se que os resultados obtidos nesta investigação possam trazer elementos a uma avaliação crítica dos cursos de Pedagogia, contribuindo para a melhoria da qualidade da educação de nosso país. |
publishDate |
2011 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2011-08-26 2015-02-05 2016-07-27T13:52:25Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
CRUZ, Bruna Cardoso. The specific vocational training courses in the Degree in Pedagogy: the appropriation of knowledge for teaching. 2011. 137 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Humanas) - Pontifícia Universidade Católica de Goiás, GOIANIA, 2011. http://localhost:8080/tede/handle/tede/1036 |
identifier_str_mv |
CRUZ, Bruna Cardoso. The specific vocational training courses in the Degree in Pedagogy: the appropriation of knowledge for teaching. 2011. 137 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Humanas) - Pontifícia Universidade Católica de Goiás, GOIANIA, 2011. |
url |
http://localhost:8080/tede/handle/tede/1036 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Pontifícia Universidade Católica de Goiás Ciências Humanas BR PUC Goiás Educação |
publisher.none.fl_str_mv |
Pontifícia Universidade Católica de Goiás Ciências Humanas BR PUC Goiás Educação |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_GOAIS (TEDE-PUC Goiás) instname:Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO) instacron:PUC_GO |
instname_str |
Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO) |
instacron_str |
PUC_GO |
institution |
PUC_GO |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_GOAIS (TEDE-PUC Goiás) |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_GOAIS (TEDE-PUC Goiás) |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_GOAIS (TEDE-PUC Goiás) - Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO) |
repository.mail.fl_str_mv |
tede@pucgoias.edu.br||tede@pucgoias.edu.br |
_version_ |
1796791381725806592 |