A FORMAÇÃO PROFISSIONAL ESPECÍFICA NOS CURSOS DE LICENCIATURA EM PEDAGOGIA: A APROPRIAÇÃO DE SABERES PARA A DOCÊNCIA

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Cruz, Bruna Cardoso
Data de Publicação: 2011
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_GOAIS (TEDE-PUC Goiás)
Texto Completo: http://localhost:8080/tede/handle/tede/1036
Resumo: A pesquisa refere-se a aspectos da formação de professores para o ensino fundamental no curso de Pedagogia. Visa colher dados sobre como estão sendo trabalhadas as disciplinas de formação profissional específica nesses cursos e se elas estão contribuindo para a apropriação de saberes docentes ao exercício profissional de futuro professores. O tema de investigação foi escolhido em razão da busca de relações entre o currículo de formação profissional do licenciado em pedagogia e os baixos resultados escolares de alunos do ensino fundamental evidenciados nas estatísticas oficiais. A investigação analisa se os conteúdos trabalhados na didática, nos fundamentos e metodologias e nos conteúdos específicos do ensino fundamental correspondem às necessidades formativas em função do desempenho profissional futuro dos licenciandos. Trata-se de pesquisa qualitativa na modalidade de estudo de caso, realizada em quatro instituições de ensino superior que mantêm curso de Pedagogia no Estado de Goiás, sendo duas públicas e duas privadas. Como procedimentos de pesquisa, foram utilizados: observações de aulas, realização de entrevistas e questionários, aplicação de prova de aproveitamento, além da análise de projetos pedagógicos e curriculares das instituições pesquisadas. Para a análise e interpretação dos dados, recorreu-se ao referencial teórico da teoria histórico-cultural, especialmente da teoria de ensino desenvolvimental de V. Davydov. Espera-se que os resultados obtidos nesta investigação possam trazer elementos a uma avaliação crítica dos cursos de Pedagogia, contribuindo para a melhoria da qualidade da educação de nosso país.
id PUC_GO_da7a44c7ced1fc104b9ed2a644c8c358
oai_identifier_str oai:ambar:tede/1036
network_acronym_str PUC_GO
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_GOAIS (TEDE-PUC Goiás)
repository_id_str 6593
spelling A FORMAÇÃO PROFISSIONAL ESPECÍFICA NOS CURSOS DE LICENCIATURA EM PEDAGOGIA: A APROPRIAÇÃO DE SABERES PARA A DOCÊNCIAThe specific vocational training courses in the Degree in Pedagogy: the appropriation of knowledge for teachingPedagogiaDidáticaFundamentos TeóricosMetodológicosPedagogyDidacticsTheoreticalMethodologicalCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOA pesquisa refere-se a aspectos da formação de professores para o ensino fundamental no curso de Pedagogia. Visa colher dados sobre como estão sendo trabalhadas as disciplinas de formação profissional específica nesses cursos e se elas estão contribuindo para a apropriação de saberes docentes ao exercício profissional de futuro professores. O tema de investigação foi escolhido em razão da busca de relações entre o currículo de formação profissional do licenciado em pedagogia e os baixos resultados escolares de alunos do ensino fundamental evidenciados nas estatísticas oficiais. A investigação analisa se os conteúdos trabalhados na didática, nos fundamentos e metodologias e nos conteúdos específicos do ensino fundamental correspondem às necessidades formativas em função do desempenho profissional futuro dos licenciandos. Trata-se de pesquisa qualitativa na modalidade de estudo de caso, realizada em quatro instituições de ensino superior que mantêm curso de Pedagogia no Estado de Goiás, sendo duas públicas e duas privadas. Como procedimentos de pesquisa, foram utilizados: observações de aulas, realização de entrevistas e questionários, aplicação de prova de aproveitamento, além da análise de projetos pedagógicos e curriculares das instituições pesquisadas. Para a análise e interpretação dos dados, recorreu-se ao referencial teórico da teoria histórico-cultural, especialmente da teoria de ensino desenvolvimental de V. Davydov. Espera-se que os resultados obtidos nesta investigação possam trazer elementos a uma avaliação crítica dos cursos de Pedagogia, contribuindo para a melhoria da qualidade da educação de nosso país.The research refers to aspects of teacher training for primary education in the Faculty of Education. Aims to collect data on how the subjects are being worked on specific training in these courses and if they are contributing to the appropriation of knowledge in the profession of teaching future teachers. The research topic was chosen because the search for relationships between the curriculum of graduate training in pedagogy and low school performance of elementary students shown in the official statistics. The research examines whether the content worked in teaching in theoretical and methodological foundations and content-specific elementary schools meet the needs depending on training future professional performance of the undergraduates. It s in the form of qualitative research case study conducted in four institutions of higher education pedagogy courses that maintain the state of Goias, two public and two private. As research procedures were used: observations of lessons, interviews and questionnaires, proof of application use, besides the analysis of educational projects and curricula of the institutions surveyed. For the analysis and interpretation of data, we used the theoretical framework of cultural-historical theory, especially the theory of developmental education V. Davydov. It s expected that the results obtained in this investigation can bring elements to a critical evaluation of Pedagogy, helping to improve the quality of education in our country.Pontifícia Universidade Católica de GoiásCiências HumanasBRPUC GoiásEducaçãoLibâneo, José Carloshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4728529T9Tiballi, Elianda Figueiredo Aranteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4784240E9Limonta, Sandra Valériahttp://lattes.cnpq.br/6361226363713191Cruz, Bruna Cardoso2016-07-27T13:52:25Z2015-02-052011-08-26info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfCRUZ, Bruna Cardoso. The specific vocational training courses in the Degree in Pedagogy: the appropriation of knowledge for teaching. 2011. 137 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Humanas) - Pontifícia Universidade Católica de Goiás, GOIANIA, 2011.http://localhost:8080/tede/handle/tede/1036porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_GOAIS (TEDE-PUC Goiás)instname:Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO)instacron:PUC_GO2024-03-05T20:43:23Zoai:ambar:tede/1036Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://tede2.pucgoias.edu.br:8080/http://tede2.pucgoias.edu.br:8080/oai/requesttede@pucgoias.edu.br||tede@pucgoias.edu.bropendoar:65932024-03-05T20:43:23Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_GOAIS (TEDE-PUC Goiás) - Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO)false
dc.title.none.fl_str_mv A FORMAÇÃO PROFISSIONAL ESPECÍFICA NOS CURSOS DE LICENCIATURA EM PEDAGOGIA: A APROPRIAÇÃO DE SABERES PARA A DOCÊNCIA
The specific vocational training courses in the Degree in Pedagogy: the appropriation of knowledge for teaching
title A FORMAÇÃO PROFISSIONAL ESPECÍFICA NOS CURSOS DE LICENCIATURA EM PEDAGOGIA: A APROPRIAÇÃO DE SABERES PARA A DOCÊNCIA
spellingShingle A FORMAÇÃO PROFISSIONAL ESPECÍFICA NOS CURSOS DE LICENCIATURA EM PEDAGOGIA: A APROPRIAÇÃO DE SABERES PARA A DOCÊNCIA
Cruz, Bruna Cardoso
Pedagogia
Didática
Fundamentos Teóricos
Metodológicos
Pedagogy
Didactics
Theoretical
Methodological
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
title_short A FORMAÇÃO PROFISSIONAL ESPECÍFICA NOS CURSOS DE LICENCIATURA EM PEDAGOGIA: A APROPRIAÇÃO DE SABERES PARA A DOCÊNCIA
title_full A FORMAÇÃO PROFISSIONAL ESPECÍFICA NOS CURSOS DE LICENCIATURA EM PEDAGOGIA: A APROPRIAÇÃO DE SABERES PARA A DOCÊNCIA
title_fullStr A FORMAÇÃO PROFISSIONAL ESPECÍFICA NOS CURSOS DE LICENCIATURA EM PEDAGOGIA: A APROPRIAÇÃO DE SABERES PARA A DOCÊNCIA
title_full_unstemmed A FORMAÇÃO PROFISSIONAL ESPECÍFICA NOS CURSOS DE LICENCIATURA EM PEDAGOGIA: A APROPRIAÇÃO DE SABERES PARA A DOCÊNCIA
title_sort A FORMAÇÃO PROFISSIONAL ESPECÍFICA NOS CURSOS DE LICENCIATURA EM PEDAGOGIA: A APROPRIAÇÃO DE SABERES PARA A DOCÊNCIA
author Cruz, Bruna Cardoso
author_facet Cruz, Bruna Cardoso
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Libâneo, José Carlos
http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4728529T9
Tiballi, Elianda Figueiredo Arantes
http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4784240E9
Limonta, Sandra Valéria
http://lattes.cnpq.br/6361226363713191
dc.contributor.author.fl_str_mv Cruz, Bruna Cardoso
dc.subject.por.fl_str_mv Pedagogia
Didática
Fundamentos Teóricos
Metodológicos
Pedagogy
Didactics
Theoretical
Methodological
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
topic Pedagogia
Didática
Fundamentos Teóricos
Metodológicos
Pedagogy
Didactics
Theoretical
Methodological
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
description A pesquisa refere-se a aspectos da formação de professores para o ensino fundamental no curso de Pedagogia. Visa colher dados sobre como estão sendo trabalhadas as disciplinas de formação profissional específica nesses cursos e se elas estão contribuindo para a apropriação de saberes docentes ao exercício profissional de futuro professores. O tema de investigação foi escolhido em razão da busca de relações entre o currículo de formação profissional do licenciado em pedagogia e os baixos resultados escolares de alunos do ensino fundamental evidenciados nas estatísticas oficiais. A investigação analisa se os conteúdos trabalhados na didática, nos fundamentos e metodologias e nos conteúdos específicos do ensino fundamental correspondem às necessidades formativas em função do desempenho profissional futuro dos licenciandos. Trata-se de pesquisa qualitativa na modalidade de estudo de caso, realizada em quatro instituições de ensino superior que mantêm curso de Pedagogia no Estado de Goiás, sendo duas públicas e duas privadas. Como procedimentos de pesquisa, foram utilizados: observações de aulas, realização de entrevistas e questionários, aplicação de prova de aproveitamento, além da análise de projetos pedagógicos e curriculares das instituições pesquisadas. Para a análise e interpretação dos dados, recorreu-se ao referencial teórico da teoria histórico-cultural, especialmente da teoria de ensino desenvolvimental de V. Davydov. Espera-se que os resultados obtidos nesta investigação possam trazer elementos a uma avaliação crítica dos cursos de Pedagogia, contribuindo para a melhoria da qualidade da educação de nosso país.
publishDate 2011
dc.date.none.fl_str_mv 2011-08-26
2015-02-05
2016-07-27T13:52:25Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv CRUZ, Bruna Cardoso. The specific vocational training courses in the Degree in Pedagogy: the appropriation of knowledge for teaching. 2011. 137 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Humanas) - Pontifícia Universidade Católica de Goiás, GOIANIA, 2011.
http://localhost:8080/tede/handle/tede/1036
identifier_str_mv CRUZ, Bruna Cardoso. The specific vocational training courses in the Degree in Pedagogy: the appropriation of knowledge for teaching. 2011. 137 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Humanas) - Pontifícia Universidade Católica de Goiás, GOIANIA, 2011.
url http://localhost:8080/tede/handle/tede/1036
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Pontifícia Universidade Católica de Goiás
Ciências Humanas
BR
PUC Goiás
Educação
publisher.none.fl_str_mv Pontifícia Universidade Católica de Goiás
Ciências Humanas
BR
PUC Goiás
Educação
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_GOAIS (TEDE-PUC Goiás)
instname:Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO)
instacron:PUC_GO
instname_str Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO)
instacron_str PUC_GO
institution PUC_GO
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_GOAIS (TEDE-PUC Goiás)
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_GOAIS (TEDE-PUC Goiás)
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_GOAIS (TEDE-PUC Goiás) - Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO)
repository.mail.fl_str_mv tede@pucgoias.edu.br||tede@pucgoias.edu.br
_version_ 1796791381725806592