Análise funcional do comportamento autolesivo em uma pessoa com desenvolvimento atípico.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Souza, Ellen Portilho de
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_GOAIS (TEDE-PUC Goiás)
Texto Completo: http://localhost:8080/tede/handle/tede/1869
Resumo: O presente estudo teve como objetivo avaliar uma série de tratamentos para diminuição do comportamento autolesivo de uma pessoa com desenvolvimento atípico após avaliação funcional. O trabalho foi realizado em uma instituição de ensino especial do interior de Goiás e teve como participante uma pessoa adulta, sexo feminino e 26 anos. Foram empregados dois delineamentos experimentais: o de múltiplos elementos e o de tratamentos alternados. Para avaliar os antecedentes e consequentes do comportamento autolesivo, foi usado processo de avaliação funcional que incluiu (1) avaliação indireta por meio de entrevista, (2) observação direta e, (3) análise funcional, por meio do delineamento de múltiplas condições utilizando as condições: atenção, demanda, e controle e sozinha. A condição de atenção foi subdivida em três subcondições: atenção-dividida, atenção-reprimenda e atenção não contingente. A condição demanda foi subdivida em: demanda encaixe e demanda leitura. A condição sozinha foi subdivida em: sozinha c atividade e sozinha sem atividades. Para intervir no comportamento autolesivo, optou-se pelo uso de um programa de intervenção por meio do delineamento de tratamentos alternados do tipo ABCAD. Os resultados sugerem que o comportamento autolesivo tem função de autoestimulação, ou seja, reforçamento automático. Também foi discutida a condição de demanda como operação estabelecedora para emissão desses comportamentos e reforçamento negativo. As condições de tempo-fixo 30 segundos (B) e reforçamento diferencial de comportamentos alternativos (D) ocasionaram redução na frequência desses comportamentos. Discute-se ainda a diminuição da densidade do esquema não-contingente como sendo responsável pelo aumento da frequência do comportamento autolesivo na condição (C).
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Para avaliar os antecedentes e consequentes do comportamento autolesivo, foi usado processo de avaliação funcional que incluiu (1) avaliação indireta por meio de entrevista, (2) observação direta e, (3) análise funcional, por meio do delineamento de múltiplas condições utilizando as condições: atenção, demanda, e controle e sozinha. A condição de atenção foi subdivida em três subcondições: atenção-dividida, atenção-reprimenda e atenção não contingente. A condição demanda foi subdivida em: demanda encaixe e demanda leitura. A condição sozinha foi subdivida em: sozinha c atividade e sozinha sem atividades. Para intervir no comportamento autolesivo, optou-se pelo uso de um programa de intervenção por meio do delineamento de tratamentos alternados do tipo ABCAD. Os resultados sugerem que o comportamento autolesivo tem função de autoestimulação, ou seja, reforçamento automático. Também foi discutida a condição de demanda como operação estabelecedora para emissão desses comportamentos e reforçamento negativo. As condições de tempo-fixo 30 segundos (B) e reforçamento diferencial de comportamentos alternativos (D) ocasionaram redução na frequência desses comportamentos. Discute-se ainda a diminuição da densidade do esquema não-contingente como sendo responsável pelo aumento da frequência do comportamento autolesivo na condição (C).This study aimed to functionally analyze and assess a series of treatments for the reduction of self-injurious behavior on a person with development disability. The assignment was carried out in a special education institute in central Goiás, and the subject was a 26-years-old female. Two experimental designs, multiple elements and alternate treatments, were applied. In order to assess the antecedents and consequents of self-injuring behavior, a functional assessment process was used, which included (1) indirect assessment through interview, (2) direct observation, and (3) functional analysis, through the design of multiple conditions using the following: attention, demand, control, and alone. The attention condition was subdivided into three sub conditions: shared attention, attention-reprimand, and noncontingent attention. The demand condition was subdivided into two kinds of academic demand: shape fitting and reading activities. The alone condition was subdivided into: alone with activity and alone without activities. The use of an intervention program through the design of ABCAD alternate treatments was chosen to intervene in self injurious behavior. The results suggest selfinjurious behavior has the role of self-stimulation, i.e., automatic reinforcement. The demand condition as an establishing operation for the emission of these behaviors and negative reinforcement was also discussed. Conditions of 30-seconds fixed-time (B) and differential reinforcement of alternative behaviors (D) resulted in reduction on the frequency of these behaviors. Density reduction of the noncontingent design as the responsible for the increase of self-injurious behavior frequency on condition (C) was also discussed.Pontifícia Universidade Católica de GoiásCiências HumanasBRPUC GoiásPsicologiaBritto, Ilma Aparecida Goulart de Souzahttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4708048Z6&dataRevisao=nullSouza, Ellen Portilho de2016-07-27T14:20:35Z2015-04-142014-12-10info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfSOUZA, Ellen Portilho de. Análise funcional do comportamento autolesivo em uma pessoa com desenvolvimento atípico.. 2014. 84 f. 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