ENSINO RELIGIOSO NA ESCOLA: O PAPEL DAS CIÊNCIAS DAS RELIGIÕES.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Brasileiro, Marislei de Sousa Espíndula
Data de Publicação: 2010
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_GOAIS (TEDE-PUC Goiás)
Texto Completo: http://localhost:8080/tede/handle/tede/753
Resumo: Neste estudo tem-se por objetivos analisar o ensino religioso e defender o papel das Ciências das Religiões nesse processo. Para tanto, realizou-se uma pesquisa bibliográfica, com análises integrativa, sistematizada e quanti-qualitativa de publicações científicas elaboradas entre 1978 e 2009. Os resultados apontaram 207 pesquisas disponibilizadas, em sua maioria, no sítio do Fórum Nacional Permanente de Ensino Religioso, intensificadas nos últimos dez anos em instituições das regiões Sudeste e Sul do Brasil. A análise das publicações permitiu identificar três grupos de estudos que discutem o ensino religioso: uma minoria que discorda do ensino religioso na escola; um grupo que se diz satisfeito com a situação atual e um grupo maior defensor de mudanças na legislação, na formação dos professores, no currículo e na didática do ensino religioso. O estudo revelou um ensino religioso interdisciplinar e transdisciplinar, que se apresenta como uma disciplina que colabora com outras ciências, o que justifica a necessidade de compreender o ensino religioso por meio dos constructos teórico-filosóficos/sociológicos das religiões. Os autores concordam que o ensino religioso é necessário e que se deve incluir as diferenças entre as religiões. Dentro dessa perspectiva, o presente estudo analisou o papel das Ciências das Religiões como uma alternativa para o ensino religioso, levando-se em consideração os princípios da cientificidade, da integralidade, da supraconfessionalidade, da interdisciplinaridade, da transdisciplinaridade, da subjetividade, da contextualidade, da refutabilidade e da flexibilidade. Ante o ensino religioso atual, as Ciências das Religiões podem contribuir de forma neutra e sem comparar as religiões entre si. Conclui-se, com este estudo, que nos últimos trinta anos muito se publicou sobre ensino religioso, no entanto, existe a necessidade de uma formação docente voltada para o ensino religioso brasileiro, levando em consideração toda a sua complexidade por meio das Ciências das Religiões.
id PUC_GO_7d30a47325ac40d700f029aeeeda9e00
oai_identifier_str oai:ambar:tede/753
network_acronym_str PUC_GO
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_GOAIS (TEDE-PUC Goiás)
repository_id_str 6593
spelling ENSINO RELIGIOSO NA ESCOLA: O PAPEL DAS CIÊNCIAS DAS RELIGIÕES.Religious teaching in school: the role of the Science of Religions.Ensino ReligiosoEducaçãoReligiãoCiências das ReligiõesReligious TeachingEducationReligionScience of ReligionsCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::TEOLOGIANeste estudo tem-se por objetivos analisar o ensino religioso e defender o papel das Ciências das Religiões nesse processo. Para tanto, realizou-se uma pesquisa bibliográfica, com análises integrativa, sistematizada e quanti-qualitativa de publicações científicas elaboradas entre 1978 e 2009. Os resultados apontaram 207 pesquisas disponibilizadas, em sua maioria, no sítio do Fórum Nacional Permanente de Ensino Religioso, intensificadas nos últimos dez anos em instituições das regiões Sudeste e Sul do Brasil. A análise das publicações permitiu identificar três grupos de estudos que discutem o ensino religioso: uma minoria que discorda do ensino religioso na escola; um grupo que se diz satisfeito com a situação atual e um grupo maior defensor de mudanças na legislação, na formação dos professores, no currículo e na didática do ensino religioso. O estudo revelou um ensino religioso interdisciplinar e transdisciplinar, que se apresenta como uma disciplina que colabora com outras ciências, o que justifica a necessidade de compreender o ensino religioso por meio dos constructos teórico-filosóficos/sociológicos das religiões. Os autores concordam que o ensino religioso é necessário e que se deve incluir as diferenças entre as religiões. Dentro dessa perspectiva, o presente estudo analisou o papel das Ciências das Religiões como uma alternativa para o ensino religioso, levando-se em consideração os princípios da cientificidade, da integralidade, da supraconfessionalidade, da interdisciplinaridade, da transdisciplinaridade, da subjetividade, da contextualidade, da refutabilidade e da flexibilidade. Ante o ensino religioso atual, as Ciências das Religiões podem contribuir de forma neutra e sem comparar as religiões entre si. Conclui-se, com este estudo, que nos últimos trinta anos muito se publicou sobre ensino religioso, no entanto, existe a necessidade de uma formação docente voltada para o ensino religioso brasileiro, levando em consideração toda a sua complexidade por meio das Ciências das Religiões.This study has been to analyze the religious teaching and defending the role of the Science of Religions in the process. To this end, we carried out a literature search, analyzes integrative, systematic and quantitative and qualitative study of scientific publications produced between 1978 and 2009. The results showed 207 studies available, most of them on the website of the Permanent National Forum of Religious Teaching, intensified in the last ten years in the institutions of the Southeast and Southern Brazil. The analysis of publications identified three groups of studies that discuss religious education: a minority that disagrees with the religious education at school, a group that says satisfied with the current situation and a larger group advocate changes in legislation, training of teachers in curriculum and teaching of religious education. The study revealed a higher religious and inter-disciplinary, which is presented as a discipline that collaborates with other sciences, which justifies the need to understand the religious education through the constructs theoretical-philosophical/sociological religions. The authors agree that religious teaching is necessary and should include the differences among religions. Within this perspective, this study examined the role of the Science of Religions as an alternative to religious education, taking into account the principles of scientific, integrality, supraconfessional, interdisciplinary, transdisciplinary, subjectivity, contextuality, of falsification and flexibility. Faced with the current religious teaching, the Science of Religions can play a neutral and without comparing religions together. In conclusion, this study, that the last thirty years much has been published on religious education, however, there is a need for teacher education to the Brazilian religious education, taking into account all its complexity by means of Sciences of Religions.Pontifícia Universidade Católica de GoiásCiências HumanasBRPUC GoiásStricto Sensu - Doutorado em Ciências da ReligiãoMoreira, Alberto da Silvahttp://lattes.cnpq.br/5558732005019202Pinto, Raimundo Nonato Leitehttp://lattes.cnpq.br/6270506015144061Ternes, Joséhttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4796259Y9Souza, Marta Rovery dehttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4783833P0Teixeira, Raquel Figueiredo Alessandrihttp://lattes.cnpq.br/8404700912680274Brasileiro, Marislei de Sousa Espíndula2016-07-27T13:46:26Z2013-10-172010-05-10info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdfBRASILEIRO, Marislei de Sousa Espíndula. Religious teaching in school: the role of the Science of Religions.. 2010. 231 f. Tese (Doutorado em Ciências Humanas) - Pontifícia Universidade Católica de Goiás, GOIÂNIA, 2010.http://localhost:8080/tede/handle/tede/753porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_GOAIS (TEDE-PUC Goiás)instname:Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO)instacron:PUC_GO2024-02-21T17:18:19Zoai:ambar:tede/753Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://tede2.pucgoias.edu.br:8080/http://tede2.pucgoias.edu.br:8080/oai/requesttede@pucgoias.edu.br||tede@pucgoias.edu.bropendoar:65932024-02-21T17:18:19Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_GOAIS (TEDE-PUC Goiás) - Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO)false
dc.title.none.fl_str_mv ENSINO RELIGIOSO NA ESCOLA: O PAPEL DAS CIÊNCIAS DAS RELIGIÕES.
Religious teaching in school: the role of the Science of Religions.
title ENSINO RELIGIOSO NA ESCOLA: O PAPEL DAS CIÊNCIAS DAS RELIGIÕES.
spellingShingle ENSINO RELIGIOSO NA ESCOLA: O PAPEL DAS CIÊNCIAS DAS RELIGIÕES.
Brasileiro, Marislei de Sousa Espíndula
Ensino Religioso
Educação
Religião
Ciências das Religiões
Religious Teaching
Education
Religion
Science of Religions
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::TEOLOGIA
title_short ENSINO RELIGIOSO NA ESCOLA: O PAPEL DAS CIÊNCIAS DAS RELIGIÕES.
title_full ENSINO RELIGIOSO NA ESCOLA: O PAPEL DAS CIÊNCIAS DAS RELIGIÕES.
title_fullStr ENSINO RELIGIOSO NA ESCOLA: O PAPEL DAS CIÊNCIAS DAS RELIGIÕES.
title_full_unstemmed ENSINO RELIGIOSO NA ESCOLA: O PAPEL DAS CIÊNCIAS DAS RELIGIÕES.
title_sort ENSINO RELIGIOSO NA ESCOLA: O PAPEL DAS CIÊNCIAS DAS RELIGIÕES.
author Brasileiro, Marislei de Sousa Espíndula
author_facet Brasileiro, Marislei de Sousa Espíndula
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Moreira, Alberto da Silva
http://lattes.cnpq.br/5558732005019202
Pinto, Raimundo Nonato Leite
http://lattes.cnpq.br/6270506015144061
Ternes, José
http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4796259Y9
Souza, Marta Rovery de
http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4783833P0
Teixeira, Raquel Figueiredo Alessandri
http://lattes.cnpq.br/8404700912680274
dc.contributor.author.fl_str_mv Brasileiro, Marislei de Sousa Espíndula
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino Religioso
Educação
Religião
Ciências das Religiões
Religious Teaching
Education
Religion
Science of Religions
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::TEOLOGIA
topic Ensino Religioso
Educação
Religião
Ciências das Religiões
Religious Teaching
Education
Religion
Science of Religions
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::TEOLOGIA
description Neste estudo tem-se por objetivos analisar o ensino religioso e defender o papel das Ciências das Religiões nesse processo. Para tanto, realizou-se uma pesquisa bibliográfica, com análises integrativa, sistematizada e quanti-qualitativa de publicações científicas elaboradas entre 1978 e 2009. Os resultados apontaram 207 pesquisas disponibilizadas, em sua maioria, no sítio do Fórum Nacional Permanente de Ensino Religioso, intensificadas nos últimos dez anos em instituições das regiões Sudeste e Sul do Brasil. A análise das publicações permitiu identificar três grupos de estudos que discutem o ensino religioso: uma minoria que discorda do ensino religioso na escola; um grupo que se diz satisfeito com a situação atual e um grupo maior defensor de mudanças na legislação, na formação dos professores, no currículo e na didática do ensino religioso. O estudo revelou um ensino religioso interdisciplinar e transdisciplinar, que se apresenta como uma disciplina que colabora com outras ciências, o que justifica a necessidade de compreender o ensino religioso por meio dos constructos teórico-filosóficos/sociológicos das religiões. Os autores concordam que o ensino religioso é necessário e que se deve incluir as diferenças entre as religiões. Dentro dessa perspectiva, o presente estudo analisou o papel das Ciências das Religiões como uma alternativa para o ensino religioso, levando-se em consideração os princípios da cientificidade, da integralidade, da supraconfessionalidade, da interdisciplinaridade, da transdisciplinaridade, da subjetividade, da contextualidade, da refutabilidade e da flexibilidade. Ante o ensino religioso atual, as Ciências das Religiões podem contribuir de forma neutra e sem comparar as religiões entre si. Conclui-se, com este estudo, que nos últimos trinta anos muito se publicou sobre ensino religioso, no entanto, existe a necessidade de uma formação docente voltada para o ensino religioso brasileiro, levando em consideração toda a sua complexidade por meio das Ciências das Religiões.
publishDate 2010
dc.date.none.fl_str_mv 2010-05-10
2013-10-17
2016-07-27T13:46:26Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv BRASILEIRO, Marislei de Sousa Espíndula. Religious teaching in school: the role of the Science of Religions.. 2010. 231 f. Tese (Doutorado em Ciências Humanas) - Pontifícia Universidade Católica de Goiás, GOIÂNIA, 2010.
http://localhost:8080/tede/handle/tede/753
identifier_str_mv BRASILEIRO, Marislei de Sousa Espíndula. Religious teaching in school: the role of the Science of Religions.. 2010. 231 f. Tese (Doutorado em Ciências Humanas) - Pontifícia Universidade Católica de Goiás, GOIÂNIA, 2010.
url http://localhost:8080/tede/handle/tede/753
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Pontifícia Universidade Católica de Goiás
Ciências Humanas
BR
PUC Goiás
Stricto Sensu - Doutorado em Ciências da Religião
publisher.none.fl_str_mv Pontifícia Universidade Católica de Goiás
Ciências Humanas
BR
PUC Goiás
Stricto Sensu - Doutorado em Ciências da Religião
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_GOAIS (TEDE-PUC Goiás)
instname:Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO)
instacron:PUC_GO
instname_str Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO)
instacron_str PUC_GO
institution PUC_GO
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_GOAIS (TEDE-PUC Goiás)
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_GOAIS (TEDE-PUC Goiás)
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_GOAIS (TEDE-PUC Goiás) - Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO)
repository.mail.fl_str_mv tede@pucgoias.edu.br||tede@pucgoias.edu.br
_version_ 1816810182977519616