O curso de pedagogia e a formação de docentes para os anos iniciais do ensino fundamental
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2011 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_GOAIS (TEDE-PUC Goiás) |
Texto Completo: | http://localhost:8080/tede/handle/tede/1029 |
Resumo: | A pesquisa teve como foco o Curso de Pedagogia ministrado por uma Instituição de Ensino Superior (IES) particular situada no Estado de Goiás. Buscou-se avaliar se o curso de Pedagogia da UniEvangélica tem propiciado aos seus acadêmicos uma formação sólida, isto é, com os saberes e habilidades necessários para que o professor possa ter uma atuação pedagógica competente. Discute-se a questão da formação docente, mais especificamente do pedagogo, abordando os diversos saberes e habilidades considerados fundamentais para o exercício profissional do pedagogo. Em termos metodológicos, optou-se pela pesquisa qualitativa por ser considerada, atualmente, a mais pertinente quando se trata da compreensão dos fenômenos educacionais. A coleta de dados foi realizada no segundo semestre do ano de 2010. Os dados foram obtidos por meio de pesquisa documental e questionário aplicado aos acadêmicos concluintes do referido curso. A pesquisa mostra que, segundo as Diretrizes Curriculares Nacionais para o curso de Pedagogia, a docência constitui o foco da formação do pedagogo, a qual abrange também a habilitação para atuar na gestão escolar e em ambientes não-escolares. Os dados evidenciam que a instituição pesquisada atua de forma coerente com a proposta das DCN, o que é evidenciado pela análise de seu Projeto Pedagógico e pelos questionários aplicados. Por outro lado, os dados permitem inferir que a formação do pedagogo, cujo foco é a docência, apresenta fragilidades com relação ao preparo do pedagogo para atuar na gestão escolar e em ambientes não escolares. |
id |
PUC_GO_493c37662f3d89bffff7d46f035da84d |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ambar:tede/1029 |
network_acronym_str |
PUC_GO |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_GOAIS (TEDE-PUC Goiás) |
repository_id_str |
6593 |
spelling |
O curso de pedagogia e a formação de docentes para os anos iniciais do ensino fundamentalPedagogiaFormação docenteSaberes docentesPedagogyTeacher trainingTeacher knowledgeCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOA pesquisa teve como foco o Curso de Pedagogia ministrado por uma Instituição de Ensino Superior (IES) particular situada no Estado de Goiás. Buscou-se avaliar se o curso de Pedagogia da UniEvangélica tem propiciado aos seus acadêmicos uma formação sólida, isto é, com os saberes e habilidades necessários para que o professor possa ter uma atuação pedagógica competente. Discute-se a questão da formação docente, mais especificamente do pedagogo, abordando os diversos saberes e habilidades considerados fundamentais para o exercício profissional do pedagogo. Em termos metodológicos, optou-se pela pesquisa qualitativa por ser considerada, atualmente, a mais pertinente quando se trata da compreensão dos fenômenos educacionais. A coleta de dados foi realizada no segundo semestre do ano de 2010. Os dados foram obtidos por meio de pesquisa documental e questionário aplicado aos acadêmicos concluintes do referido curso. A pesquisa mostra que, segundo as Diretrizes Curriculares Nacionais para o curso de Pedagogia, a docência constitui o foco da formação do pedagogo, a qual abrange também a habilitação para atuar na gestão escolar e em ambientes não-escolares. Os dados evidenciam que a instituição pesquisada atua de forma coerente com a proposta das DCN, o que é evidenciado pela análise de seu Projeto Pedagógico e pelos questionários aplicados. Por outro lado, os dados permitem inferir que a formação do pedagogo, cujo foco é a docência, apresenta fragilidades com relação ao preparo do pedagogo para atuar na gestão escolar e em ambientes não escolares.The focus of this research was the Pedagogy Course ministered by a private Higher Education Institution (HEI) in the State of Goiás. We sought to identify the knowledge and skills acquired by the Pedagogy graduates about their teacher education. Knowing who the students who attend the Pedagogy course are and what they expect from the course are questions that guided the development of the research. The qualitative research was chosen for this study, as it is currently considered the most pertinent when dealing with the understanding the educational phenomena. The data was collected in the second semester of 2010 and it was obtained by documental research and surveys given to the graduating under-graduates of the mentioned course. The study infers that there are still many gaps in teacher training education, which occur not only because of difficulties related to Higher Education Institutions, but also because of the precariousness of public policies for teacher training.Pontifícia Universidade Católica de GoiásBRPUC GoiásPrograma de Pós-Graduação STRICTO SENSU em EducaçãoZanatta, Beatriz Aparecidahttp://lattes.cnpq.br/6652789366090984Bites, Maria Francisca de Souza Carvalhohttp://lattes.cnpq.br/9605710386752623Rosa, Dalva Eterna Gonçalveshttp://lattes.cnpq.br/2328482856293466Gonçalves, Quelma Gomes2016-07-27T13:52:22Z2012-03-202011-03-31info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfGonçalves, Quelma Gomes.O curso de pedagogia e a formação de docentes para os anos iniciais do ensino fundamental. 2011. 127 f. Dissertação (Mestrado em Educação) -- Pontifícia Universidade Católica de Goiás, Goiânia, 2011.http://localhost:8080/tede/handle/tede/1029porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_GOAIS (TEDE-PUC Goiás)instname:Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO)instacron:PUC_GO2024-03-07T17:49:47Zoai:ambar:tede/1029Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://tede2.pucgoias.edu.br:8080/http://tede2.pucgoias.edu.br:8080/oai/requesttede@pucgoias.edu.br||tede@pucgoias.edu.bropendoar:65932024-03-07T17:49:47Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_GOAIS (TEDE-PUC Goiás) - Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
O curso de pedagogia e a formação de docentes para os anos iniciais do ensino fundamental |
title |
O curso de pedagogia e a formação de docentes para os anos iniciais do ensino fundamental |
spellingShingle |
O curso de pedagogia e a formação de docentes para os anos iniciais do ensino fundamental Gonçalves, Quelma Gomes Pedagogia Formação docente Saberes docentes Pedagogy Teacher training Teacher knowledge CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
title_short |
O curso de pedagogia e a formação de docentes para os anos iniciais do ensino fundamental |
title_full |
O curso de pedagogia e a formação de docentes para os anos iniciais do ensino fundamental |
title_fullStr |
O curso de pedagogia e a formação de docentes para os anos iniciais do ensino fundamental |
title_full_unstemmed |
O curso de pedagogia e a formação de docentes para os anos iniciais do ensino fundamental |
title_sort |
O curso de pedagogia e a formação de docentes para os anos iniciais do ensino fundamental |
author |
Gonçalves, Quelma Gomes |
author_facet |
Gonçalves, Quelma Gomes |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Zanatta, Beatriz Aparecida http://lattes.cnpq.br/6652789366090984 Bites, Maria Francisca de Souza Carvalho http://lattes.cnpq.br/9605710386752623 Rosa, Dalva Eterna Gonçalves http://lattes.cnpq.br/2328482856293466 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Gonçalves, Quelma Gomes |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Pedagogia Formação docente Saberes docentes Pedagogy Teacher training Teacher knowledge CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
topic |
Pedagogia Formação docente Saberes docentes Pedagogy Teacher training Teacher knowledge CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
description |
A pesquisa teve como foco o Curso de Pedagogia ministrado por uma Instituição de Ensino Superior (IES) particular situada no Estado de Goiás. Buscou-se avaliar se o curso de Pedagogia da UniEvangélica tem propiciado aos seus acadêmicos uma formação sólida, isto é, com os saberes e habilidades necessários para que o professor possa ter uma atuação pedagógica competente. Discute-se a questão da formação docente, mais especificamente do pedagogo, abordando os diversos saberes e habilidades considerados fundamentais para o exercício profissional do pedagogo. Em termos metodológicos, optou-se pela pesquisa qualitativa por ser considerada, atualmente, a mais pertinente quando se trata da compreensão dos fenômenos educacionais. A coleta de dados foi realizada no segundo semestre do ano de 2010. Os dados foram obtidos por meio de pesquisa documental e questionário aplicado aos acadêmicos concluintes do referido curso. A pesquisa mostra que, segundo as Diretrizes Curriculares Nacionais para o curso de Pedagogia, a docência constitui o foco da formação do pedagogo, a qual abrange também a habilitação para atuar na gestão escolar e em ambientes não-escolares. Os dados evidenciam que a instituição pesquisada atua de forma coerente com a proposta das DCN, o que é evidenciado pela análise de seu Projeto Pedagógico e pelos questionários aplicados. Por outro lado, os dados permitem inferir que a formação do pedagogo, cujo foco é a docência, apresenta fragilidades com relação ao preparo do pedagogo para atuar na gestão escolar e em ambientes não escolares. |
publishDate |
2011 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2011-03-31 2012-03-20 2016-07-27T13:52:22Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
Gonçalves, Quelma Gomes.O curso de pedagogia e a formação de docentes para os anos iniciais do ensino fundamental. 2011. 127 f. Dissertação (Mestrado em Educação) -- Pontifícia Universidade Católica de Goiás, Goiânia, 2011. http://localhost:8080/tede/handle/tede/1029 |
identifier_str_mv |
Gonçalves, Quelma Gomes.O curso de pedagogia e a formação de docentes para os anos iniciais do ensino fundamental. 2011. 127 f. Dissertação (Mestrado em Educação) -- Pontifícia Universidade Católica de Goiás, Goiânia, 2011. |
url |
http://localhost:8080/tede/handle/tede/1029 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Pontifícia Universidade Católica de Goiás BR PUC Goiás Programa de Pós-Graduação STRICTO SENSU em Educação |
publisher.none.fl_str_mv |
Pontifícia Universidade Católica de Goiás BR PUC Goiás Programa de Pós-Graduação STRICTO SENSU em Educação |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_GOAIS (TEDE-PUC Goiás) instname:Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO) instacron:PUC_GO |
instname_str |
Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO) |
instacron_str |
PUC_GO |
institution |
PUC_GO |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_GOAIS (TEDE-PUC Goiás) |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_GOAIS (TEDE-PUC Goiás) |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_GOAIS (TEDE-PUC Goiás) - Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO) |
repository.mail.fl_str_mv |
tede@pucgoias.edu.br||tede@pucgoias.edu.br |
_version_ |
1796791381699592192 |