O curso de pedagogia e a formação de docentes para os anos iniciais do ensino fundamental

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Gonçalves, Quelma Gomes
Data de Publicação: 2011
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_GOAIS (TEDE-PUC Goiás)
Texto Completo: http://localhost:8080/tede/handle/tede/1029
Resumo: A pesquisa teve como foco o Curso de Pedagogia ministrado por uma Instituição de Ensino Superior (IES) particular situada no Estado de Goiás. Buscou-se avaliar se o curso de Pedagogia da UniEvangélica tem propiciado aos seus acadêmicos uma formação sólida, isto é, com os saberes e habilidades necessários para que o professor possa ter uma atuação pedagógica competente. Discute-se a questão da formação docente, mais especificamente do pedagogo, abordando os diversos saberes e habilidades considerados fundamentais para o exercício profissional do pedagogo. Em termos metodológicos, optou-se pela pesquisa qualitativa por ser considerada, atualmente, a mais pertinente quando se trata da compreensão dos fenômenos educacionais. A coleta de dados foi realizada no segundo semestre do ano de 2010. Os dados foram obtidos por meio de pesquisa documental e questionário aplicado aos acadêmicos concluintes do referido curso. A pesquisa mostra que, segundo as Diretrizes Curriculares Nacionais para o curso de Pedagogia, a docência constitui o foco da formação do pedagogo, a qual abrange também a habilitação para atuar na gestão escolar e em ambientes não-escolares. Os dados evidenciam que a instituição pesquisada atua de forma coerente com a proposta das DCN, o que é evidenciado pela análise de seu Projeto Pedagógico e pelos questionários aplicados. Por outro lado, os dados permitem inferir que a formação do pedagogo, cujo foco é a docência, apresenta fragilidades com relação ao preparo do pedagogo para atuar na gestão escolar e em ambientes não escolares.
id PUC_GO_493c37662f3d89bffff7d46f035da84d
oai_identifier_str oai:ambar:tede/1029
network_acronym_str PUC_GO
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_GOAIS (TEDE-PUC Goiás)
repository_id_str 6593
spelling O curso de pedagogia e a formação de docentes para os anos iniciais do ensino fundamentalPedagogiaFormação docenteSaberes docentesPedagogyTeacher trainingTeacher knowledgeCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOA pesquisa teve como foco o Curso de Pedagogia ministrado por uma Instituição de Ensino Superior (IES) particular situada no Estado de Goiás. Buscou-se avaliar se o curso de Pedagogia da UniEvangélica tem propiciado aos seus acadêmicos uma formação sólida, isto é, com os saberes e habilidades necessários para que o professor possa ter uma atuação pedagógica competente. Discute-se a questão da formação docente, mais especificamente do pedagogo, abordando os diversos saberes e habilidades considerados fundamentais para o exercício profissional do pedagogo. Em termos metodológicos, optou-se pela pesquisa qualitativa por ser considerada, atualmente, a mais pertinente quando se trata da compreensão dos fenômenos educacionais. A coleta de dados foi realizada no segundo semestre do ano de 2010. Os dados foram obtidos por meio de pesquisa documental e questionário aplicado aos acadêmicos concluintes do referido curso. A pesquisa mostra que, segundo as Diretrizes Curriculares Nacionais para o curso de Pedagogia, a docência constitui o foco da formação do pedagogo, a qual abrange também a habilitação para atuar na gestão escolar e em ambientes não-escolares. Os dados evidenciam que a instituição pesquisada atua de forma coerente com a proposta das DCN, o que é evidenciado pela análise de seu Projeto Pedagógico e pelos questionários aplicados. Por outro lado, os dados permitem inferir que a formação do pedagogo, cujo foco é a docência, apresenta fragilidades com relação ao preparo do pedagogo para atuar na gestão escolar e em ambientes não escolares.The focus of this research was the Pedagogy Course ministered by a private Higher Education Institution (HEI) in the State of Goiás. We sought to identify the knowledge and skills acquired by the Pedagogy graduates about their teacher education. Knowing who the students who attend the Pedagogy course are and what they expect from the course are questions that guided the development of the research. The qualitative research was chosen for this study, as it is currently considered the most pertinent when dealing with the understanding the educational phenomena. The data was collected in the second semester of 2010 and it was obtained by documental research and surveys given to the graduating under-graduates of the mentioned course. The study infers that there are still many gaps in teacher training education, which occur not only because of difficulties related to Higher Education Institutions, but also because of the precariousness of public policies for teacher training.Pontifícia Universidade Católica de GoiásBRPUC GoiásPrograma de Pós-Graduação STRICTO SENSU em EducaçãoZanatta, Beatriz Aparecidahttp://lattes.cnpq.br/6652789366090984Bites, Maria Francisca de Souza Carvalhohttp://lattes.cnpq.br/9605710386752623Rosa, Dalva Eterna Gonçalveshttp://lattes.cnpq.br/2328482856293466Gonçalves, Quelma Gomes2016-07-27T13:52:22Z2012-03-202011-03-31info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfGonçalves, Quelma Gomes.O curso de pedagogia e a formação de docentes para os anos iniciais do ensino fundamental. 2011. 127 f. Dissertação (Mestrado em Educação) -- Pontifícia Universidade Católica de Goiás, Goiânia, 2011.http://localhost:8080/tede/handle/tede/1029porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_GOAIS (TEDE-PUC Goiás)instname:Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO)instacron:PUC_GO2024-03-07T17:49:47Zoai:ambar:tede/1029Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://tede2.pucgoias.edu.br:8080/http://tede2.pucgoias.edu.br:8080/oai/requesttede@pucgoias.edu.br||tede@pucgoias.edu.bropendoar:65932024-03-07T17:49:47Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_GOAIS (TEDE-PUC Goiás) - Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO)false
dc.title.none.fl_str_mv O curso de pedagogia e a formação de docentes para os anos iniciais do ensino fundamental
title O curso de pedagogia e a formação de docentes para os anos iniciais do ensino fundamental
spellingShingle O curso de pedagogia e a formação de docentes para os anos iniciais do ensino fundamental
Gonçalves, Quelma Gomes
Pedagogia
Formação docente
Saberes docentes
Pedagogy
Teacher training
Teacher knowledge
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
title_short O curso de pedagogia e a formação de docentes para os anos iniciais do ensino fundamental
title_full O curso de pedagogia e a formação de docentes para os anos iniciais do ensino fundamental
title_fullStr O curso de pedagogia e a formação de docentes para os anos iniciais do ensino fundamental
title_full_unstemmed O curso de pedagogia e a formação de docentes para os anos iniciais do ensino fundamental
title_sort O curso de pedagogia e a formação de docentes para os anos iniciais do ensino fundamental
author Gonçalves, Quelma Gomes
author_facet Gonçalves, Quelma Gomes
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Zanatta, Beatriz Aparecida
http://lattes.cnpq.br/6652789366090984
Bites, Maria Francisca de Souza Carvalho
http://lattes.cnpq.br/9605710386752623
Rosa, Dalva Eterna Gonçalves
http://lattes.cnpq.br/2328482856293466
dc.contributor.author.fl_str_mv Gonçalves, Quelma Gomes
dc.subject.por.fl_str_mv Pedagogia
Formação docente
Saberes docentes
Pedagogy
Teacher training
Teacher knowledge
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
topic Pedagogia
Formação docente
Saberes docentes
Pedagogy
Teacher training
Teacher knowledge
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
description A pesquisa teve como foco o Curso de Pedagogia ministrado por uma Instituição de Ensino Superior (IES) particular situada no Estado de Goiás. Buscou-se avaliar se o curso de Pedagogia da UniEvangélica tem propiciado aos seus acadêmicos uma formação sólida, isto é, com os saberes e habilidades necessários para que o professor possa ter uma atuação pedagógica competente. Discute-se a questão da formação docente, mais especificamente do pedagogo, abordando os diversos saberes e habilidades considerados fundamentais para o exercício profissional do pedagogo. Em termos metodológicos, optou-se pela pesquisa qualitativa por ser considerada, atualmente, a mais pertinente quando se trata da compreensão dos fenômenos educacionais. A coleta de dados foi realizada no segundo semestre do ano de 2010. Os dados foram obtidos por meio de pesquisa documental e questionário aplicado aos acadêmicos concluintes do referido curso. A pesquisa mostra que, segundo as Diretrizes Curriculares Nacionais para o curso de Pedagogia, a docência constitui o foco da formação do pedagogo, a qual abrange também a habilitação para atuar na gestão escolar e em ambientes não-escolares. Os dados evidenciam que a instituição pesquisada atua de forma coerente com a proposta das DCN, o que é evidenciado pela análise de seu Projeto Pedagógico e pelos questionários aplicados. Por outro lado, os dados permitem inferir que a formação do pedagogo, cujo foco é a docência, apresenta fragilidades com relação ao preparo do pedagogo para atuar na gestão escolar e em ambientes não escolares.
publishDate 2011
dc.date.none.fl_str_mv 2011-03-31
2012-03-20
2016-07-27T13:52:22Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv Gonçalves, Quelma Gomes.O curso de pedagogia e a formação de docentes para os anos iniciais do ensino fundamental. 2011. 127 f. Dissertação (Mestrado em Educação) -- Pontifícia Universidade Católica de Goiás, Goiânia, 2011.
http://localhost:8080/tede/handle/tede/1029
identifier_str_mv Gonçalves, Quelma Gomes.O curso de pedagogia e a formação de docentes para os anos iniciais do ensino fundamental. 2011. 127 f. Dissertação (Mestrado em Educação) -- Pontifícia Universidade Católica de Goiás, Goiânia, 2011.
url http://localhost:8080/tede/handle/tede/1029
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Pontifícia Universidade Católica de Goiás
BR
PUC Goiás
Programa de Pós-Graduação STRICTO SENSU em Educação
publisher.none.fl_str_mv Pontifícia Universidade Católica de Goiás
BR
PUC Goiás
Programa de Pós-Graduação STRICTO SENSU em Educação
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_GOAIS (TEDE-PUC Goiás)
instname:Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO)
instacron:PUC_GO
instname_str Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO)
instacron_str PUC_GO
institution PUC_GO
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_GOAIS (TEDE-PUC Goiás)
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_GOAIS (TEDE-PUC Goiás)
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_GOAIS (TEDE-PUC Goiás) - Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO)
repository.mail.fl_str_mv tede@pucgoias.edu.br||tede@pucgoias.edu.br
_version_ 1796791381699592192